McLinda

SÃO PAULO | Gosto da McLaren. Não torço, mas gosto. A McLaren é do tipo de equipe que deveria ter uma torcida tão relevante e difundida quanto a da Ferrari, pela importância da equipe de Woking na F1. E o que me faz ter um apreço pelo time é que, em termos de carros, não há medo em arriscar. Reparem: a McLaren sempre tem algo diferente em relação às outras. O último grande pulo do gato foi o tal duto frontal.

Hoje, a apresentação em si foi diferenciada: o carro ali desmontado na Potsdamer Platz de Berlim, com peças de plástico representando o falso escapamento tradicional. Que talvez tenham ficado de lado por conta daqueles ‘sidepods’, as entradas laterais do carro, em L — a McLaren fala em U, mas no meu alfabeto romano aquilo é um L. Aí  a cobertura do motor, a asa dianteira e os pneus foram vindo aos poucos. Além da abertura do santantônio, lá aparece uma entrada extra, tipo uma exposição clarividente do duto frontal que foi proibido naqueles moldes de 2010. E na parte frontal há aquelas aletas nas extremidades que todas têm, mas ao lado delas surgiu uma peça curvilínea, adaptada do modelo do ano passado que ela mesma havia inventado.

É, de fato, o mais inovador carro de 2011. E a McLaren já avisou que escondeu muito de seu jogo. Todas as dicas que vêm dando apontam para um escapamento similar ao da Renault — nem tudo se cria —, jogando o ar expelido pelo motor para a frente, próximo ao L lateral. Mal foi à pista, tal, mas o carro já parece bem nascido, com cara de vencedor.

Pintou o grande rival do RB7 da Red Bull.

Comentários

  • Essas entradas de ar, vão ser um prato cheio para o pessoal da Ferrari, falar que é fora do regulamento e que tem fins aéro dinâmicos. E vem por aí mais uma batalha fora das pistas…. e a formula 1 está cada vez mais ……………

  • Sou Ferrarista justamente por causa de tudo o que ela representa em termos de amor ao automóvel, pra mim, particularmente. E gosto demais da McLaren pq ela representa isso especialmente na Formula 1.. justamente com o monoposto de corrida mais **** que tem no planeta. Eu concordei com seu texto! Acho que a diferença entra nos Ferrari days, Le-Mans, e em outras várias categorias em que a Ferrari participou ao longo da história dos automóveis e competições, enquanto a Mclaren não existia. Além, é claro, da histórica fábrica de automóveis e design de carros de rua dignos da parte mais rica da história da arte da Itália, que convenhamos é uma das mais ricas do planeta.

    Gostaria MUITO que a Mclaren se tornasse, tambem, uma fábrica de carros exóticos e sports, além de fornecer carros para outras categorias. Seria algo que a Inglaterra poderia se orgulhar com muita honra. Gostei muito do MP4-C12… da Mclaren Mercedes SLR e principalmente, a F1 com motor BMW lançada em meado dos anos 90. Creio que, por conta de seu sucesso na F1, a Mclaren nasceria com uma importância maior até do que o de uma Lamborghini, na minha opinião. Gosto e torço muito pelo sucesso da Mclaren.

    Esse campeonato promete! Que vença de modo justo, o melhor!

    Pq a RB7, a Ferrari, a Mercedes, a Renault e a Williams tambem estão maravilhosas!

  • Antes de ser um “L” ou um “U”, parece mesmo um par de botas. Parecem galochas… o que quer dizer que o carro deve andar bem na chuva. Brincadeiras à parte, achei o carro bem bonito. Se vai andar na frente…bem…isto depende. Por fim, ainda não consegui ver nem entender como funcionam os tais escapamentos da Lotus Renault … a preta. Alguém me explica?

  • Se vc observar as duas grandes entradas de ar individualmente, ai vc vai ver “L” realmente, mas se vc observar duas de vez, vc vai ver que é um “U” quadrado.

  • Esse carro aí vai esquentar uma barbaridade na Malásia e Bahrein.

    Lembram ano passado? Todomundo teve que adaptar entradas de ar na última hora.

  • Estou de certa forma surpreso com 3 carros: A Mclaren em primeiro lugar, a Renault pela saída de ar e em menor grau com a Williams pela ponta do bico.

    Achei interessante estes 3 ‘diferentes’ carros, vamos ver como será o campeonato.

    PS: Quanto a chamarem de ‘U’, acho que é por, vendo de frente e olhando a totalidade, forma um ‘U’ quadrado.

  • Tenho a impressão pelo desenho que a asa dianteira joga muito ar da refrigeração dos freios, se for isso, pode indicar que é permitido usa-los com “mais força” nas curvas.

    Agora em relação a entra de ar em U (que é a soma de dois L um deles invertido), eu tentaria ser mais ousado, ligaria o topo dele com o corpo do carro, fazendo uma asa invertida neste ponto… Isso é claro, se o regulamento deixar.

    Mas fora meus devaneios, o carro realmente é o que merece o título de ousado este ano. Acho que não tem uma pessoa que acompanha a F1 que não quer ver como esse carro reage na pista.

    • Fernando M. A.

      Legal suas observações. Mas não se poderia fazer uma asa ligando o topo do “L” (ou U como preferirem) ao cockpit pois foi proibido aletas aerodinamicas q gerem downforce (na horizontal forçando para baixo) no carro sem ser no bico e aerofolio. Somente é permetido aletas que direcionem o fluxo de ar, ou seja, aquelas aletas na vertical q ficam a frente da entrada de ar.

    • Leonardo de Lara, obrigado pelo esclarecimento…
      Uma pena que existam normas assim na F1, acho que isso mata mais a tecnologia e a criatividade dos engenheiros.

  • Um carro muito interessante. Repleto de inovações. Os engenheiros da escuderia não estão de todo errados ao chamar as entradas de ar com formato U. Basta olhar a frente do carro como um todo e verá que, de fato, é um U.

  • Eu acho que o escapamento será como o da Renaut, porém já prevendo o problema de aquecimento eles elevaram a entrada de ar. Muito bem sacado, o próprio Brawn disse que a Renaut estava pensando na direção certa e acho que agora a Mclaren pensou em tudo certo.
    Sou torcedor da Mclaren e fã de Lewis que para mim será o cara a ser batido nesse ano.

  • Pois é, a McLaren sacudiu a manhã da sexta. Não tenho simpatia pela equipe, como tbem não pela Ferrari, mas concordo com o que tu falou de não ter medo de arriscar. O carro deve ter sido muito discutido e pensado durante o nascimento, pois trás coisas novas em tudo que é canto. E eles têm motor, diferente da Williams (que merece torcida, se for feminina com pompons melhor). Essa fez um carro bonito demais, mas parece que ainda não tem quem empurre.

  • Ficou meio estranho a primeira vista, mas torço pela McLaren….

    Victor, voce consegue colocar umas fotos comparando os modelo de 2010 e 2011? Ia ser interessante…

  • Fiquei bem entusiasmado quando soube que a McLaren lançaria seu carro em Berlin.
    Imaginei um lançamento no Portão de Brandemburgo, em frente ao Reichstag, na Alexanderplatz ou percorrendo a East Side gallery tendo o Muro de Berlin como percurso, mas preferiram lançar dentro do Sony Center. Que fizessem logo na Potsdamer Platz, era só sair de dentro do Sony Center e fizesse em frente a estação, a alguns poucos metros dali.
    Mas ali foi tudo marketing da Vodafone, não dá pra querer muito né?

    • Quero ver na pista, se o tempo não vier esse desenho em L/U não vai representar nada!
      Sim, óbvio que se der certo vão copiar.
      Ah, e sobre o escapamento dianteiro não creio que a McLaren vá usar justamente pelo desenho em L/U.(IMO)

      []’s