O duelo
SÃO PAULO | E temos um embate, diria alguém. A Lotus Renault anunciou sua programação para os testes deste fim de semana em Jerez de la Frontera e vai promover o duelo entre os favoritos à vaga do lesionado Robert Kubica. Senna e Heidfeld terão dois dias para mostrarem serviço a Eric Boullier, o chefe, e ao resto da equipe.
Primeiro reserva da escuderia anglo-francesa e com apenas um ano de experiência na F1 — ainda que andar na Hispania não deva ter servido propriamente como base —, Senna vai enfrentar um alemão que tem uma década de história na categoria e 175 GPs no currículo. Mesmo assim, Heidfeld ainda está por encontrar sua primeira vitória. Um brasileiro contra um alemão para a história registrar. E Heidfeld tem experiência em vestibulares deste tipo — e contra um brasileiro, Pizzonia. Nick ganhou a vaga de Antonio para ser titular da Williams em 2005.
Nenhum dos dois andou com o R31, carro feito ao gosto de Kubica e que carrega uma das grandes novidades desta temporada, o escapamento frontal. Apenas o polonês e o russo Vitaly Petrov, que vai participar dos testes na quinta e na sexta, testaram com sucesso o novo bólido na semana passada em Valência. Senna e Heidfeld vão se revezar no sábado e no domingo, em momentos ainda a serem definidos pela Lotus Renault.
O time não fez nenhuma menção a Vitantonio Liuzzi, outro que aparece na lista dos prováveis substitutos de Kubica, que segue internado na UTI do hospital Santa Corona di Pietra Ligure, no noroeste da Itália. O piloto passa bem, tem apresentado melhora significativa, está lúcido e já consegue movimentar os dedos da mão direita, grande preocupação da equipe médica que dele cuida.
Heidfeld é claramente o favorito. Tem ampla vantagem e conhecimento de pista, mesmo não sendo o exemplo de piloto vencedor que a LR procura. O único ponto que pode ser favorável a Senna é o mercadológico: o Brasil é um ponto-chave para as vendas dos carros da montadora francesa. No fim das contas, o negócio é sentar a bota e passar o maior número de informações possível aos engenheiros e mecânicos.
Negócio vai ser bom.
Eu acho que o fato do Bruno ter corrido numa equipe tão ruim quanto a Hispania traz vantagens a ele, pois o carro era muito ruim, então analisar todas as informações e conseguir ajustar o bólido era uma tarefa muito árdua, e o Bruno foi muito melhor que seus companheiros no acerto do carro, tanto que nas classificações sempre andou na frente.
Então essa foi uma experiência boa, que o ajuda no duelo contra no Heidfeld.
JÁ ESTOU ATÉ PEDINDO A SÃO JUDAS TADEU QUE AJUDE SENNA. TEM CARÁTER, PERSONALIDADE, NÃO FALA ABOBRINHAS E É UM EXCELENTE PILOTO. A CHEGADA TARDIA À F-1 E O NOME DO TIO TALVES O TENHA ESTERIOTIPADO E O PREJUDICADO MAIS QUE AJUDADO. O FATO É QUE ELE É BOM. NÃO É COMO O TIO, MAS TAMBÉM NINGUEM FOI. PORÉM, TEM TANTO POTENCIAL QUANTO OS ÚLTIMOS BRASILEIROS DE SUCESSO E MUITO MAIS DO QUE VÁRIOS OUTROS QUE POR LÁ PASSARAM.
Bruno teve ano 5 anos pra mostrar serviços em monopostos, se ninguém quis ele não foi a toa!
heidfeld teve 10 anos de Formula 1.
tá arriscado os dois serem mais rápidos que o russo…
O vestibular de Pizzonia para entrar na Williams em 2005 foi com Nico Rosberg e não com Heidefeld.
VM responde: Um pouco impossível, visto que Rosberg entrou na F1 em 2006…
Bom! vejo que a questão não é tão simples, como quem será mais rapido, realmente milésimos para lá ou para cá, não farão diferença, o que será realmente avaliado pela Renault será o feedback das informações fornecidas aos Engenheiros, neste caso o Alemão terá larga vantagem, e o Bruno tem que fornecer o minimo de informações para o desenvolvimento do carro e ai sim aliar ao melhor tempo conseguido nas passagens, pois se ele tiver o minimo de capacidade técnica, conhecimentos padão, irá pesar o fato de a Renault apostar nele pela idade e pelo futuro promissor, mas sem isso fica quase impossível conseguir a vaga.
O brasileiros não tem bom históricos nesse tipo de embate. Bruno Junqueira perdeu para Button e Pizzonia perdeu para Heidfeld, ambos na Williams.
Eu não acredito na honestidade de um teste destes, onde a equipe poderá alterar os formatos de setup, pneus, calibragem, injeção, aerodinamica.
A coisa mais fácil do mundo é manipular um teste desses, e no final fazer quem vc exatamente quer, ser o mais rápido.
Corretissima sua analise!
Heidfeld apanhou do koba nas cinco provas que disputaram, na corrida, nos testes em tudo. Chegou a tomar um segundo no Q3 em singapura e um segundo nas melhores voltas do japao. Koba, junto com grosjean, digrassi, buemi, maldonado, dambrosio e chandok, tomaram inumeras ultrapassagens de Senna na sua ultima temporada de GP2, que foi vice campeao, so perdendo pra um ex piloto da F1. Heidfeld fez o melhor tempo nos treinos livres de 2007 de bmwsauber. Senna tb em 2007, bateu o recorde da pista de jerez quando sentou a primeira vez no carro que era de Glock, que venceu os treinos e qualifing de 2010 contra digrassi de 53 a 14. Senna venceu seus companheiros por 47 a 19.
Depois da surra imposta por kobayashi ao heidfeld, acho q no momento senna esta mais veloz. Vamos torcer muito pra isso. Mas se nao tiver, weather channel diz que vai ter sol em jerez na quinta na sexta e no sabado. Domingo chove. Senna esta escalado para sabado. Heidfeld para domingo.
Depois da tristeza que felipe massa nos impos em 2010, estou vendo que poderemos voltar a sorrir em 2011, se for com um senna, serão gargalhadas de alegria.
O Bruno mostrou que tem sorte. Assinou com a Renaut a semana passada para ser apenas mais um e agora tem uma posição de destaque na equipe.
Tomara que o Bruno consiga a vaga.
Não é nem por ser brasileiro, mas é que Heidfeld já deu o que tinha de dar na F-1. O Bruno ainda não teve chances de mostrar serviço, merece uma chance!
Sabia que ia rolar um vestibular… Eu gosto desses vestibulares, que hoje praticamente não existem mais por causa da resução drastica de testes durante o ano. Heidfeld terá que mostrar motivação. E Senna mostrar que pode desenvolver um carro de corrida durante o ano. Os dois também terão que mostrar velocidade, claro.
Renault? Mercado brasileiro?
Victor, a Renault não vendeu a equipe para a Genii e agora está apenas fornecendo motores? Desculpe-me por discordar, mas se o Senninha depender disso é melhor desistir.
É um bom ponto, Thiago.
Cá com meu pessimísmo (porque admitidamente torço para o Bruno ter sucesso na F1), acho que eles só colocaram ele para andar para poder dizer que deram uma chance.
Talvez para ter uma alternativa caso nos proximos dias surja a notícia que o Kubica volta em 6 meses. Aí vão de Senna.
Boa tentativa da Lotus Renault, colocar os dois em pé de igualdade e quem conseguir trazer mais informaçoes do carro para a equipe, fica com a vaga. Eu acho que vai ser isso mesmo, nada de quem andou milessimos de segundo mais rapido do que o outro, o importante nessa avaliação é a consistencia e qualidade de informação.
E ai Vitor! Naqueles testes que o Bruno fez com a Honda ele foi até que razoável não? e por fim ele até mesmo iria tirar a vaga de Rubens. Isso conta alguma coisa?
Ô se vai ser bom, que vença o melhor….
Talvez o fato de ter batido o record da pista em 2007 pela GP2 possa ajudar o Senna, mas o Alemão tem larga vantagem, vamos esperar….
Será que a Renault tem simulador? Se tiver tal equipamento o Seninha pode ter alguma vantagem…
Mesmo o Heidfeld entrando como favorito, eu confio no Bruno. Ele esta passando pelo mesmo “vestibular” feito a 2 anos atras com o Barrichello. Esta enfrentando um piloto mais rodado em busca de uma vaga em uma equipe q anceia brigar pela vitoria nos GPs. Capacidade ele tem. E torcida, tambem.
O detalhe do “vestibular da Honda” era que os chefes japoneses não queriam o Rubinho, e queriam o nome Senna/Honda juntos de novo.
Tanto que quando virou Brawn, Seninha dançou.
Quando virou Brawn, Senninha dançou porque não tinha experiência nenhuma e o Barrichello tinha 270 GP e 16 temporadas de F1. Foi só por isso que o Bruno não ficou, não foi por falta de capacidade. O Ross Brawn elogiou bastante o teste do Bruno com a Honda e iria certamente contratá-lo em condições normais. (Caso o Bruno tivesse tido ocasião de fazer mais testes durante o Inverno, aprendendo e evoluíndo)
Fora que o Heidfeld conhece muito bem os pneus Pirelli. Coitado do Bruno, vai ter nem chance, ‘tadinho’.
Só de colocarem o Bruno em um embate com o Heidfeld já mostra que a equipe coloca alguma fé na capacidade dele. Claro que ele é azarão.
Só espero que o vestibular não seja como aquela farsa promovida pela Williams entre o Pizzonia e o próprio Heidfeld onde colocaram o alemão pra testar pneus e o Pizzonia componentes aerodinâmicos. E a BMW (então parceira da Williams) já tinha decidido muitos antes dos testes.
Na decada de 80 um outro Senna estava em uma lotus Renault preta e dourada, carro mediano e mesmo assim conseguiu grande destaque. Hoje temos mais um Senna sentando em um carro Preto e Dourado. Vamos torcer para que tenha sucesso também.