O duelo

SÃO PAULO | E temos um embate, diria alguém. A Lotus Renault anunciou sua programação para os testes deste fim de semana em Jerez de la Frontera e vai promover o duelo entre os favoritos à vaga do lesionado Robert Kubica. Senna e Heidfeld terão dois dias para mostrarem serviço a Eric Boullier, o chefe, e ao resto da equipe.

Primeiro reserva da escuderia anglo-francesa e com apenas um ano de experiência na F1 — ainda que andar na Hispania não deva ter servido propriamente como base —, Senna vai enfrentar um alemão que tem uma década de história na categoria e 175 GPs no currículo. Mesmo assim, Heidfeld ainda está por encontrar sua primeira vitória. Um brasileiro contra um alemão para a história registrar. E Heidfeld tem experiência em vestibulares deste tipo — e contra um brasileiro, Pizzonia. Nick ganhou a vaga de Antonio para ser titular da Williams em 2005.

Nenhum dos dois andou com o R31, carro feito ao gosto de Kubica e que carrega uma das grandes novidades desta temporada, o escapamento frontal. Apenas o polonês e o russo Vitaly Petrov, que vai participar dos testes na quinta e na sexta, testaram com sucesso o novo bólido na semana passada em Valência. Senna e Heidfeld vão se revezar no sábado e no domingo, em momentos ainda a serem definidos pela Lotus Renault.

O time não fez nenhuma menção a Vitantonio Liuzzi, outro que aparece na lista dos prováveis substitutos de Kubica, que segue internado na UTI do hospital Santa Corona di Pietra Ligure, no noroeste da Itália. O piloto passa bem, tem apresentado melhora significativa, está lúcido e já consegue movimentar os dedos da mão direita, grande preocupação da equipe médica que dele cuida.  

Heidfeld é claramente o favorito. Tem ampla vantagem e conhecimento de pista, mesmo não sendo o exemplo de piloto vencedor que a LR procura. O único ponto que pode ser favorável a Senna é o mercadológico: o Brasil é um ponto-chave para as vendas dos carros da montadora francesa. No fim das contas, o negócio é sentar a bota e passar o maior número de informações possível aos engenheiros e mecânicos.

Negócio vai ser bom.

Comentários

  • Eu acho que o fato do Bruno ter corrido numa equipe tão ruim quanto a Hispania traz vantagens a ele, pois o carro era muito ruim, então analisar todas as informações e conseguir ajustar o bólido era uma tarefa muito árdua, e o Bruno foi muito melhor que seus companheiros no acerto do carro, tanto que nas classificações sempre andou na frente.
    Então essa foi uma experiência boa, que o ajuda no duelo contra no Heidfeld.

  • JÁ ESTOU ATÉ PEDINDO A SÃO JUDAS TADEU QUE AJUDE SENNA. TEM CARÁTER, PERSONALIDADE, NÃO FALA ABOBRINHAS E É UM EXCELENTE PILOTO. A CHEGADA TARDIA À F-1 E O NOME DO TIO TALVES O TENHA ESTERIOTIPADO E O PREJUDICADO MAIS QUE AJUDADO. O FATO É QUE ELE É BOM. NÃO É COMO O TIO, MAS TAMBÉM NINGUEM FOI. PORÉM, TEM TANTO POTENCIAL QUANTO OS ÚLTIMOS BRASILEIROS DE SUCESSO E MUITO MAIS DO QUE VÁRIOS OUTROS QUE POR LÁ PASSARAM.

  • Bom! vejo que a questão não é tão simples, como quem será mais rapido, realmente milésimos para lá ou para cá, não farão diferença, o que será realmente avaliado pela Renault será o feedback das informações fornecidas aos Engenheiros, neste caso o Alemão terá larga vantagem, e o Bruno tem que fornecer o minimo de informações para o desenvolvimento do carro e ai sim aliar ao melhor tempo conseguido nas passagens, pois se ele tiver o minimo de capacidade técnica, conhecimentos padão, irá pesar o fato de a Renault apostar nele pela idade e pelo futuro promissor, mas sem isso fica quase impossível conseguir a vaga.

  • O brasileiros não tem bom históricos nesse tipo de embate. Bruno Junqueira perdeu para Button e Pizzonia perdeu para Heidfeld, ambos na Williams.

  • Eu não acredito na honestidade de um teste destes, onde a equipe poderá alterar os formatos de setup, pneus, calibragem, injeção, aerodinamica.
    A coisa mais fácil do mundo é manipular um teste desses, e no final fazer quem vc exatamente quer, ser o mais rápido.

  • Heidfeld apanhou do koba nas cinco provas que disputaram, na corrida, nos testes em tudo. Chegou a tomar um segundo no Q3 em singapura e um segundo nas melhores voltas do japao. Koba, junto com grosjean, digrassi, buemi, maldonado, dambrosio e chandok, tomaram inumeras ultrapassagens de Senna na sua ultima temporada de GP2, que foi vice campeao, so perdendo pra um ex piloto da F1. Heidfeld fez o melhor tempo nos treinos livres de 2007 de bmwsauber. Senna tb em 2007, bateu o recorde da pista de jerez quando sentou a primeira vez no carro que era de Glock, que venceu os treinos e qualifing de 2010 contra digrassi de 53 a 14. Senna venceu seus companheiros por 47 a 19.
    Depois da surra imposta por kobayashi ao heidfeld, acho q no momento senna esta mais veloz. Vamos torcer muito pra isso. Mas se nao tiver, weather channel diz que vai ter sol em jerez na quinta na sexta e no sabado. Domingo chove. Senna esta escalado para sabado. Heidfeld para domingo.
    Depois da tristeza que felipe massa nos impos em 2010, estou vendo que poderemos voltar a sorrir em 2011, se for com um senna, serão gargalhadas de alegria.

  • Tomara que o Bruno consiga a vaga.

    Não é nem por ser brasileiro, mas é que Heidfeld já deu o que tinha de dar na F-1. O Bruno ainda não teve chances de mostrar serviço, merece uma chance!

  • Sabia que ia rolar um vestibular… Eu gosto desses vestibulares, que hoje praticamente não existem mais por causa da resução drastica de testes durante o ano. Heidfeld terá que mostrar motivação. E Senna mostrar que pode desenvolver um carro de corrida durante o ano. Os dois também terão que mostrar velocidade, claro.

  • Renault? Mercado brasileiro?

    Victor, a Renault não vendeu a equipe para a Genii e agora está apenas fornecendo motores? Desculpe-me por discordar, mas se o Senninha depender disso é melhor desistir.

    • É um bom ponto, Thiago.

      Cá com meu pessimísmo (porque admitidamente torço para o Bruno ter sucesso na F1), acho que eles só colocaram ele para andar para poder dizer que deram uma chance.

      Talvez para ter uma alternativa caso nos proximos dias surja a notícia que o Kubica volta em 6 meses. Aí vão de Senna.

  • Boa tentativa da Lotus Renault, colocar os dois em pé de igualdade e quem conseguir trazer mais informaçoes do carro para a equipe, fica com a vaga. Eu acho que vai ser isso mesmo, nada de quem andou milessimos de segundo mais rapido do que o outro, o importante nessa avaliação é a consistencia e qualidade de informação.

  • E ai Vitor! Naqueles testes que o Bruno fez com a Honda ele foi até que razoável não? e por fim ele até mesmo iria tirar a vaga de Rubens. Isso conta alguma coisa?

  • Mesmo o Heidfeld entrando como favorito, eu confio no Bruno. Ele esta passando pelo mesmo “vestibular” feito a 2 anos atras com o Barrichello. Esta enfrentando um piloto mais rodado em busca de uma vaga em uma equipe q anceia brigar pela vitoria nos GPs. Capacidade ele tem. E torcida, tambem.

    • O detalhe do “vestibular da Honda” era que os chefes japoneses não queriam o Rubinho, e queriam o nome Senna/Honda juntos de novo.

      Tanto que quando virou Brawn, Seninha dançou.

    • Quando virou Brawn, Senninha dançou porque não tinha experiência nenhuma e o Barrichello tinha 270 GP e 16 temporadas de F1. Foi só por isso que o Bruno não ficou, não foi por falta de capacidade. O Ross Brawn elogiou bastante o teste do Bruno com a Honda e iria certamente contratá-lo em condições normais. (Caso o Bruno tivesse tido ocasião de fazer mais testes durante o Inverno, aprendendo e evoluíndo)

  • Só de colocarem o Bruno em um embate com o Heidfeld já mostra que a equipe coloca alguma fé na capacidade dele. Claro que ele é azarão.
    Só espero que o vestibular não seja como aquela farsa promovida pela Williams entre o Pizzonia e o próprio Heidfeld onde colocaram o alemão pra testar pneus e o Pizzonia componentes aerodinâmicos. E a BMW (então parceira da Williams) já tinha decidido muitos antes dos testes.

  • Na decada de 80 um outro Senna estava em uma lotus Renault preta e dourada, carro mediano e mesmo assim conseguiu grande destaque. Hoje temos mais um Senna sentando em um carro Preto e Dourado. Vamos torcer para que tenha sucesso também.