Já era

PASSA QUATRO | O negócio agora é ver quando a Lotus Renault vai fazer o anúncio, tirar as fotos oficiais, preparar todo o mise-en-scene necessário para confirmar a chegada de um novo piloto e tal. É Heidfeld, não tem jeito. O cabra chega em Jerez e mete tempo em todo mundo. “Ah, andou leve, ele foi beneficiado e o Senna ainda nem teve chance, a Associação Internacional para Prejudicar um Brasileiro (AIPB) voltou à ativa…” Elaborem as teorias conspiratórias que julgarem necessárias ou aceitem uma realidade: o cara é o melhor que há disponível no mercado. São dez anos de experiência que caem como uma luva na meta da equipe, que é ter alguém para pegar este bem nascido R31 e ir desenvolvendo ao longo do ano.

Prever que Heidfeld possa lutar pelo título, sim, é pensar demais. Deve pesar muito nas costas de um piloto passar uma década sem vencer. E Heidfeld é de uma escola alemã de ótimos frutos. Aí ele vê que até Ralf Schumacher já venceu na F1. Isso é pior que defecar de bruços, como diria meu amigo Plinio Galhardo, numa linguagem mais branda. Nota que uma geração posterior à sua, que tem Adrian Sutil e Nico Hülkenberg e, evidentemente, Sebastian Vettel, já representa o presente da categoria. Nick verdadeiramente tem sua última chance. Além de tudo, seu trabalho é na verdade ser tão bom em 2011 que a Lotus Renault não vai ter como dispensá-lo quando Kubica voltar.

A Senna vai restar o papel de aprender de fato como funciona uma equipe de F1, uma equipe decente, com recursos e que deve estar andando pelo topo com Heidfeld. Petrov vai ser aquilo de sempre, também não tem muito que se esperar do russo. É limitado, coitado, vai fazer quatro ou cinco provas de efeito e olhe lá. O negócio é Bruno ser dedicado, esperto e inteligente, e ele o é, e esperar que a Lotus Renault lhe dê uma chance diante de um provável saco cheio com Vitaly.

Comentários

  • Olá Victor,
    Não conhecemos o contrato de Heidfeld com a Pirelli e nem a posição da FIA, mas por favor, qual a sua opinião das minhas dúvidas !
    – Será que as outras equipes irão sentir-se “prejudicadas” com a contratação do Heidfeld pela Renault devido ele ter ajudado no desenvolvimento dos pneus Pirelli ?
    – Para desenvolver os pneus ele usou carros da F1 ?
    – Treinou para a Pirelli num período onde os pilotos e equipes de F1 não podiam treinar ?
    – Ele não foi escolhido pela Pirelli por ser um piloto experiente e não ter equipe para 2011 ?
    Abs, Carlos.

  • O KUBICA, mesmo no “EXÍLIO” está tentando se garantir. Já mandou um PITACO sugerindo o LIUZZI para a sua vaga na Lotus-Renault.
    Ora, é fácil perceber que como TONIO é um piloto MEDÍOCRE, nível PETROV, seria só para esquentar o banco para ele.
    Se HEIDFELD fizer um bom trabalho, vai ser difícil mandá-lo embora. O ideal seria ter o POLONÊS e o ALEMÃO na equipe, mas o CASCÁIO do RUSSO o torna QUASE INTOCÁVEL.

  • Bicho, eu concordo em gênero, número e degrau (rs)
    Agora gostaria de lançar uma campanha para que parem de chamar esse negócio preto e dourado de LOTUS.. isso não é o TEAM LOTUS.. isso é a GENNI, patrocinada pela LADA, com motor RENAULT e um adesivo emprestado da LOTUS CARS, querendo se passar pela garagem do Colin Chapman e o mundo inteiro é conivente porque a formula 1 do espetáculo, anda sem glamour, e com grandes marcas recem debandando.. patrocinadores e montadoras..

    Se tiver que haver uma lotus, que seja a do Fernandes, por favor chamem esse negocio com motor renault e trezentas marcas, de qq outra coisa.

  • Li em um site. Não é desculpa, mais temos que nos informar mais antes de julgar.
    Antes de tudo, a Renault-Lotus programou o mesmo programa de testes para ambos os pilotos. E a diferença de tempo? É simples de entender: Heidfeld deu 86 voltas e não teve problemas mecânicos em seu teste. Ele, inclusive, pôde fazer um stint curto, de oito voltas, onde marcou seu melhor tempo. Bruno não teve a mesma oportunidade. Seu carro sofreu com problemas e a equipe precisou mantê-lo nos boxes por três horas após o almoço. Para completar, os últimos 40 minutos do dia ainda tiveram algumas bandeiras vermelhas e chuva, o que inviabilizou a tentativa dele com menos combustível.
    Inclusive, Bruno e Heidfeld marcaram tempos muito parecidos. Com pneus duros, viraram 1m21s9 (SEN – 1m21s990 x HEI 1m21s933). Com os macios, a diferença ficou em 130 milésimos (SEN – 1m21s400 x HEI 1m21s270). Por causa dos problemas, o brasileiro só usou um jogo de pneus novos, enquanto o alemão pôde usar mais. Quero deixar claro que não estou dizendo que Heidfeld foi favorecido, muito pelo contrário. São circunstâncias normais em testes.

  • Se nem o Senna acha que ta pronto para a vaga!!! quem sou ele pra discordar dele?
    Quem tinha que pegar essa vaga era o Felipe Massa, pra não passar pelo ridiculo papel de ser segundo piloto.

  • boa tarde ,só acho temos que parar com esse brasileirismo,o senna até agora não disse nada ,só ganhou corridas na gp2 por estar na melhor equipe ,gosto dele um garoto bacana ,mais como piloto top ele não é.uma pena .sobro heidfeld era a melhor escolha e domingo mesmo ja sabia que era ele , e se olhar os numeros dele e do kubica de 2007 pra ca ,esta 2x 1 pra ele em temporadas.ele é tão ruim que tirou o pizonia da wilians.

  • Eu acho que só pelas declarações do Bruno Senna, “Eu tive apenas um dia no carro e foi bom, mas para uma preparação você precisa de muito mais que isso. Eles precisam de um piloto que já esteja pronto para isto”, realmente não tem o DNA do tio, não tem determinação, empenho, gana de vencer e estar entre os melhores, ele só quer APRENDER (com 29 anos), este vai ser no máximo um Nelsinho Piquet ou um Antonio Pizzonia da vida , ou seja UM ZERO A ESQUERDA, seria melhor ele desistir logo da F1, pelo menos não iria mais manchar o sobrenome SENNA com suas apresentações PIFIAS. E eu que pensei que era só o carro da Hispania que era ruim e que as apresentações do Karun melhores que as do Senna eram apenas SORTE, doce ilusão.

    • O Bruno tem 27 anos (e não 29) e apenas foi realista, o Heidfeld tem muito mais experiência. Mas com pneus duros e macios os tempos foram muito idênticos. Com mais treino o Bruno Senna não tardaria a andar no mínimo ao nível do alemão. Este conseguiu usar o jogo de pneus supermacios e o Bruno não teve essa oportunidade. Ele provou ser um piloto competente. Com um bom carro pode ganhar corridas e lutar por títulos. Muito provavelmente já teria ganho corridas se tivesse entrado em 2009 com a Brawn, pois é um piloto que aprende rápido e tem grande margem de progressão.

      O Ayrton foi único e nunca mais haverá outro. O Bruno Senna é apenas um piloto com potencial para suceder ao Barrichello e ao Massa. Deviam apoiá-lo em vez de persistirem em comparações que não o ajudam em nada! Não vêem que o talento não é suficiente na F1 de hoje? Petrov e Perez têm menos talento mas estão como titulares porque tiveram grandes apoios financeiros. Se não acreditarem no Bruno este tem menos hipóteses de ganhar um lugar como titular (as empresas não investem tanto nele) e o Brasil pode perder um piloto de grande potencial.

  • Heidfeld não é qualquer piloto, para a desesperada Renautl que não é favorita ao título em 2011 esta de bom tamanho…

    O alemão pode não ser gênio, mas coloca fácil o sobrinho no bolso!!! Heidfeld tem 171 corridas na F1, correu de: Prost, Sauber, Jordan, Williams, BMW Sauber, só pilotou lixo, mas conseguiu 12 pódios, 2 M.voltas e uma pole, isso é relevante! Teve 13 companheiros de equipe, isso também pesa em seu favor. Correu com 5 tipos de motores em 11 modelos de carros diferentes. Tornou-se o testador oficial da Pirelli de 2011, este conhecimento do pneu fez dele um piloto especialmente cobiçado. No conjunto, Heid esta anos luz a frente do Bruno, outro detalhe relevante, Heid por 31 vezes seguidas levou um F1 até a bandeirada, mostrando que sabe poupar equipamento, lembrando que 99% das vezes não tinha carro para brigar por vitórias, então fez o certo, objetivo principal era terminar as corridas. Não adianta dizer que Bruno foi ou vai ser “fritado”, se Heid pegar a vaga é porque teve méritos. Com a proibição de testes Heid ficou muito valorizado, até Rubinho permanece na F1 pelo mesmo motivo, não é fora de serie, mas para uma equipe do meio do pelotão cabe como uma luva.

    Em 94 Nick foi campeão da German F.Ford 1600, vencendo 8 das 9 provas, já no ano seguinte, Nick foi campeão da German International Formula Ford e segundo lugar da German Formula Ford 1800. Em 1997,competiu na F3, vencendo várias provas, foi campeão da F3 alemã e começou um grande passo em sua carreira, ao ser convidado para ser piloto de testes da McLaren. Foi vice campeão da F3000 em 1998, e campeão em 1999, ano no qual ele também bateu o recorde do Goodwood Festival of Speed, com 41,6 segundos. Na F1 na Sauber em 2001 consegui um terceiro lugar no GP do Brasil, nada mal! Na Williams em 2005 Nick conquistou 3 pódios, com 2 segundos lugares e um terceiro, além de uma pole position em Nürburgring e a equipe Williams nesse ano era um LIXO(será que Rubens chega a um pódio na mesma equipe? Lembrando que Ralf Schumacher pegou a equipe em baixa em 99 e anos depois venceu 6 corridas, ou seja levou a equipe até as vitórias), Heidfeld também bateu fácil companheiro Webber em 05.

    Se fosse para o Rubinho substituir Kubica ninguém ia reclamar…

  • É sempre assim mesmo!

    Um jogo de cartas marcadas…Pobres pilotos brasileiros. Sempre superiores técnicamente, mas relegados a segundo plano por fatores extra-pista.

    Tudo bem, o Bruno vai mostrar que é um Senna e em breve vai brilhar na Fórmula 1, como o tio fez.

  • Sinceramente… Heidfeld era apenas o “menos pior dos dois”. Pode ser até que o Petrov leve a melhor em cima do Heidfeld. Acho que se o Petrov corresse por 11 anos na f1 faria mais do que aquele alemão meia-boca.

  • Concordo plenamente!
    O negócio é convencer a Renault disso.
    Além disso….uma coisa que eu ainda não entendi com relação ao Heidfeld… onde esse sujeito sempre arruma um jeito prá conseguir um cockpit ? Tudo bem….ele vai prá pista faz um bom tempo, mostrar serviço e é só isso. Alguém sabe quem ou que grupo patrocina esse sujeito que sempre está pulando de equipe em equipe e equipes até boas, mas, não mostra muita coisa, fica fora da categoria, mas, sempre acaba voltando e sempre em equipes de média prá boa.
    Alguém sabe quem patrocina esse sujeito?

  • OK. Em 11 anos de Fórmula 1, o Heidfeld não fez grande coisa. Por outro lado, o Bruno Senna nunca foi campeão de nenhuma categoria do automobilismo.
    Que vença o melhor !!!

  • concordo com o fato da equipe optar por Heidfeld, no entanto nos treinos de hoje, Senna não conseguiu rodas com os pneus super macios que Heidfeld rodou ontem e foi só 1s mais lento que ele porém no combinado de resultados da semana Senna deu 1s no Petrov, então sou levado a crer que se as calças apertarem, (o que não é difícil), tchau Petrov, Senna é bem vindo..

  • O Bruno Senna foi bem testando alguns componentes da equipe e quanto ao Heidfeld o foco nele foi o de quanto ele era rápido. Bruno Senna dava poucas voltas e parava testando ajustes do carro. Não teria sentido já que ele não era o escohido de ficar andando rápido sem gasolina só pra impressionar.

  • Bom, na minha opinião o Bruno fez o esperado. Andou mais que o Petrov. 1:21.990 contra 1:22.493, 0,5 segundo mais rápido.
    É óbvio que o Heidfeld seria mais rápido que o brasileiro, o cara está a 400 anos na F1.
    Na minha opinião, Bruno mostrou q tem talento, pois na primeira vez q sentou no carro da Renault, andou mais que o Russo que já está lá a 1 ano.
    Bota pressão no Petrov, sem dúvida. É um talento a ser lapidado.
    Outro destaque foi o Massa mais rápido que o Alonso. 1:20.413 contra 1:20.493 do espanhol.
    Talvez, esta diferença mínima sejam os quilos a menos do brasileiro, quem sabe…

  • Buscando um comentário equilibrado, sem a paixão dos torcedores de Bruno Senna(faço parte), ou os do contra de plantão( que por algum motivo,que respeito, não gostam do Bruno), enfim, essa vaga nunca foi do Senna, ele é terceiro piloto da equipe e pronto, mas veja que para uma primeira vez no carro, parece ter ido bem, voltando a “luta” pela vaga, se não desse Heifeld, chamariam outro piloto experiente, é o lógico, é o coerente! Enfim, minha torcida continua, e sorte ao alemão que ao que parece receberá talvez sua ultima chance.

  • Pela resignação do Primeiro-sobrinho,pode-se deduzir que ele sabe muito bem o seu limite(que deve ser bem pequeno).Muita resignação,sinal de pioto bundão ou quem sabe(sê vestir macacão vermelho);SEGUNDÃO!!!
    Háááá se fosse o Tio,tenho a certeza de que não se conformaria e exigiria um teste sem tretas.Os dois andando com o mesmo carro e com o mesmo acerto e no mesmo dia e horario,um após o outro volta a volta.Pois Airton era determinação,arrojo e pericia,queiram os estupidos detratores ou não(aqueles imbecis que chamam de viuva os milhões de fans pelo mundo-frustados pilotos de potentes 1,0 das avenidas e estradas)__Não sou fan do Airton,pois ele ajudou a destruir o verdadeiro Interlagos,más sua capacidade como piloto é inquestionavel. É como negar que Maradona tenha sido um crack só porque ele é argentino.
    E pelo visto,para racionais europeus(racionais????duas guerras mundiais???).Má,va lá; o sobre nome famoso deveria ter pelo menos 50/100 da capacidade do tio,e acredito que o frances ache que ele não tenha.

  • concordo contigo cunha. o heidfeld já teve diversas chances, e mostrou q é um piloto apenas regular. experiência? o o de la rosa tem e tbm é outro bosta. o duro para a renault é q não tem ninguém melhor no mercado. de la rosa, liuzzi etc conseguem ser piores q o heidfeld…
    não acho o senna uma maravilha, mas ele teve anos bons na gp2, e ano passado não dá para avaliar. torço por ele pois o futuro na f1, para nós brasileiros, é bem nebuloso. mas não vejo ele ou o di grassi como futuros campeões…apesar q se até o button ganhou um título…
    sei lá, a chance dele vai ser na vaga do petrov msm, esse aí depois de 4 corridas já estará ameaçado…

  • O que to percebendo que neste testes a Renault prioriza os testes pela manha com tanque cheio e a tarde com o carro mais leve, isso já fizeram com Petrov e com o Nick, com o Brunno deve ser a mesma coisa, e comparando os tempos que foram obtidos pela manha o Nick teve 0,101 mais rapido que o Bruno e o Petrov levou 1 banho dos dois, pra mim fecha com esses para a temporada e deixa o Petrov como reserva(mas ele é quem paga, vai ficar de titular)

  • …..esse Heidfeld é tão Bão, tão Bão que tem cento e tantos GPs nas costas, nunca ganhou nada e tem no maravilhoso curridiculum ser o unico que conseguiu bater numa ambulancia de pista quando tava na Sauber…..a Lotus não precisa mais nada…….

    • Levou 1 décimo em condições de igualdade. Tendo em conta a diferença de experiência entre ambos pode dizer-se que o Bruno mostrou que é um bom piloto, com grande margem de progressão.

  • Sem comentarios é incrivel e absurdo este cara receber de mão beijada esta vaga,não fez nada em equipe alguma que passou,experiencia de 11 anos não significa nada sem andar forte em carro ruim.

    • Ô Cunha, respeito seu comentário, cada um tem seu ponto de vista, mas sugiro você dar uma olhada no http://www.statsf1.com , ir na seção “Pilotos” e procurar por “Nick Heidfeld” (procure na letra H). Em onze anos de F-1, ele nunca correu em um carro de ponta. Todos os resultados dele foram com carros de equipes médias ou pequenas (a Williams de2005 era uma bosta, e a BMW Sauber nunca foi um time de ponta, apesar dos resultados). E entre os desempregados, quem é melhor que Heidfeld? Liuzzi? De la Rosa? Se a disputa fosse com Glock ou Sutil, ai sim eu escolheria um desses dois. O Bruno Senna tem potencial, mas é preciso que se tenha paciência com ele, pois ele passou dez anos parado. Acho que agora, ele fazendo dupla com o Petrov, a chance de ser queimar seria grande. Melhor fazer dupla com o Kubica ano que vem.

    • Heidfeld bateu Kubica em 2007 e 2009, anos nos quais os carros feitos pela BMW não eram competitivos. Isso por si só mostra a qualidade do piloto alemão.
      Antes ele do que o Senninha, que só está na F1 pelo peso do sobrenome.

    • Vc realmente não sabe nada de F1, falar isso do Heidfeld é sacanagem… o cara bateu Massa, Raikonen e Kubica enquanto companheiros de equipe e vc fala que o cara nunca fez nada…. hahahaha…. Vc é um “Brincalhão”

    • Botou mais de um segundo no Senna, se isso nao eh andar forte, imagine a hora q o kra resolver acelerar!!!!

      Eu q nao colocava o Senna nessa Reanult, mas de jeito maneira…. tomou mais de um segundo, nao tem experiencia nenhuma, nunca se destacou nas categorias de base [ganhou uma F3 Inglesa (se eh q ganhou, realmente nao lembro) fraca que nem ele]…. seria a maior caca!!

      O Heidfeld mereceu a vaga, nao ganhou de mao beijada nao pow, acelerou pra caramba e a grande experiencia dele conta muito numa situacao dessas!!

    • tenho q concordar com vc amigo tb odiei essa escolha do Heidfeld praticamente esse cretino não fez nada só pq ele pilotou uma sauber no lugar do De La Rosa ai é ridiculo essa vaga deve ser do Senna

  • Com certeza.

    Ele fazendo bem no domingo poem pressao no Petrov.

    E o time esta indo bem… ano passado foi bem…esse ano parece q tem um carro melhor ainda… logo.. a vodka nao sera assim tao necessaria… Petrov nao convence ninguem la e logo deve sair. 1 ano..1ano e meio….

  • A coisa para Senna ficou mais russa que para Petrov.
    E diria mais; sempre achei Heidfeld um bom piloto e que não merecia ter ficado de fora do grid ainda e, se fizer um bom campeonato, vai cavar mais uma vaga para o já apertado grid de 2012.
    E olha que uma dupla Kubica – Heidfeld, com Kubica voltando em forma e Heidfeld tendo desenvolvido bem o carro, vai ser interessante para a Renault. O que salva Petrov é a grana, por enquanto, mas a vaga de Trulli pode ser uma saída para o ano que vem.
    E 2011 nem começou e pintou um “segundo Webber”. Será?

  • A única chance do Bruno Senna é baixar o espírito do tio dele e fazer aqueles tempos inequaláveis que o Ayrton Senna conseguia fazer.
    O Heidfeld também é sempre assim….em treinos ele anda bem, faz tempos excelentes, anda como um vencedor, mas, quando chega nas corridas….é uma negação.
    Lembra aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo, o Sandoval Guaresma…..ele começa respondendo todas as perguntas de maneira brilhante, mas, na pergunta prá receber a nota 10, ele se enrola e fala besteira e toma um zero. É a mesma coisa o Heidfeld….em treinos é um show….na hora da corrida……não passa de um piloto mediano.
    Vamos ver o que o Bruno Senna tem para mostrar e que seja algo que desbanque o alemão.

  • INJUSTIÇA!!! INJUSTIÇA ser tão incauto assim, Victor!! Ainda tem que dar chance para o outro piloto experiente!! Em tese, seria chamado Pedro de La R… Oh, wait…

  • Concordo Victor, hoje o heidfeld é a melhor opção, acho que se o r31 for o que parece ele pode até sonhar com o primeiro triunfo. Acho que o Senna pode vir a se tornar titular com uns 2 anos, com experiência e velocidade. Agora te pergunto, será que o petrov não é subestimado, pois na gp2 ele foi bem em alguns anos.

  • ah tá , e algum ainda pesava que o primeiro sobrinho seria o eleito para andar na lotus preta ???? a chance é só se o petrov resolver fazer “petrovices “em demasia ( palavrinha mais besta sô) , bem de qualquer forma boa sorte ao senna

  • Concordo… só falta assinar… ainda acho o Heidfeld quase do mesmo nível do Kubica, e que vai beliscar bons pódios esse ano e incomodar os grandes (quem sabe uma vitória), se esse desempenho da Renault for real.

    Amanhã é a grande chance do Bruno, sim, mas pra buscar uma vaga de titular pra 2012.

    Um primeiro ou segundo, ou talvez terceiro tempo e seu empresário pode começar a trabalhar…

    Boa sorte pra ele amanhã!

  • Senna deu sorte de poder andar pelo menos neste domingo… su previsão era de andar em carros anteriores, em testes de aerodinamica em linha reta e talvez em filmagens de videos publicitários com o carro desse ano. Já Heidfeld eu não me empolgo nehum pouco com esse primeiro lugar… duvido que faça algo parecido durante o campeonato todo. Ah sim… talvez em treinos das sextas-feiras. E concordo em relação ao Petrov, ele que se cuide com o treino do Bruno amanha, e com suas constantes batidas durante a temporada.