Quem é Alonso?

SÃO PAULO | A F1 preparou um vídeo legal com grande parte dos pilotos desejando a Kubica uma pronta recuperação. Curioso, também, é que se nota que uns são desinibidos e outros parecem que vão morrer diante da câmera. O vídeo está no site da F1 — que, atrasada como é, não deixa nenhum link para incorporá-lo onde quer que seja; só a F1 existe para si mesma.

Nos mais de 10 minutos de aparições, uma frase de Alonso — o que mais aparece — é que se destaca ao falar do polonês: “Nós somos muito parecidos. Não estamos aqui para fazer amigos. Estamos aqui pra vencer”, diz o espanhol, amigo de Kubica, que foi o primeiro a visitá-lo no hospital lá de Pietra Ligure, na Itália.

Dias atrás, saiu na biografia autorizada por Bernie Ecclestone, e não muito apreciada pelo próprio, diga-se, que Alonso pediu à McLaren para sabotar o carro de Hamilton naquele GP da Hungria de 2007, em que o bicampeão atrapalhou propositalmente o companheiro no Q3 da classificação. O episódio, se verídico, soma-se aos casos de Cingapura 2008 e Alemanha 2010, em que esteve envolvido, direta ou indiretamente, em jogos de equipe, válidos ou sujos.

Para muitos, fica a dúvida se Alonso é um ímã de polêmicas — ou se, na verdade, até as provoca — ou se tudo não passa de uma mera coincidência de um mundo que parece conspirar contra ele. Pode ser Vettel campeão, mas Alonso é quem vem sendo o grande centro das atenções da F1, na pista e fora dela. É um garoto-propaganda sem que a categoria precise ou peça.

Quem conhece bem Alonso o taxa de tímido, por vezes introspectivo, mas que, enquanto profissional, age a seu modo para ter a equipe para si rapidamente — algo que já conseguiu na Ferrari. E essas características todas parecem comuns a todos os grandes do esporte, como Senna e Schumacher.

Por mais de uma vez Alonso já disse que pararia de correr com um terceiro título no currículo, o que me leva a pensar que a aposentadoria já poderia ter acontecido no fim do ano passado, caso o normal acontecesse naquela prova de Abu Dhabi. Se levarmos à risca suas palavras, de qualquer forma essa aposentadoria tende a estar perto. É ele é o principal rival de Vettel neste ano — se a Ferrari tiver, mesmo, fôlego para enfrentar este novo canhão da Red Bull e se a McLaren realmente não acertar o incrivelmente problemático MP4-26 e deixar Hamilton e Button à míngua. Se não for em 2011, realmente longe não está.

Muito além de perguntar aos caros internautas a opinião de quem é Alonso — gênio? incompreendido? sagaz? desonesto? — é saber deles se o peso do espanhol na categoria é realmente semelhante aos do velho Schumacher e de Senna e o que pensam que mudaria na F1 com sua eventual saída.

Siga-me no Twitter.

Comentários

  • INCRÍVEL COMO EXISTEM PESSOAS QUE VALORIZAM OS FINS, SEM SE IMPORTAR COM OS MEIOS. DEPOIS QUEREM CRITICAR A CORRUPÇÃO. DESTA FORMA, VAI SER DIFÍCIL TERMOS UM PAÍS JUSTO.

    AS PESSOAS CRITICAM OS DESONESTOS, MAS, SE TIVEREM UMA CHANCE DE FAZER O MESMO, MUITOS SERÃO IGUAIS NA DESONESTIDADE.

    NÃO ACHO QUE ALONSO SEJA INOCENTE EM NENHUM DAS POLÊMICAS DO SEU REPERTÓRIO, MAS, É ESTE TIPO DE GENTE QUE É VALORIZADO, HOJE. ESTA É A F1 QUE VEMOS HOJE.

    TENHO SAUDADES DO TEMPO DE EMERSON, STEWART, CEVERT, PETERSON, HULME, REVSON, PACE, REUTEMANN, REGAZZONI, LAUDA, BELTOISE, ENTRE TANTOS OUTROS QUE EU VI CORRER. OUTROS DOS QUAIS SÓ TIVE NOTÍCIAS, COMO BRUCE MCLAREN, JOCHEN RINDT, JIM CLARCK, HILL. ERAM TEMPOS DE DISPUTA NA PISTA, MAS, HAVIA RESPEITO ENTRE OS PILOTOS.

    SENNA, MESMO DEPOIS DESTA FASE, AINDA CONSEGUIU MARCAR POSITIVAMENTE SUA PASSAGEM. O QUE NÃO SE PODE DIZER DOS OUTROS.

    HOJE VALORIZA-SE A MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS, NÃO A DISPUTA.
    A F1, NOS MOLDES ATUAIS, VAI CONTINUAR MAIS ALGUM TEMPO COMO ESPETÁCULO, MAS, COMO ESPORTE, NÃO VAI DURAR MUITO.

  • Alonso ficou desiludido com a FIARRARI em 2006, após Massa ter lhe atrapalhado em volta rápida, eai resolveu atirar em tudo e todos!!! E ali, ele começou a ficar do mau, pois ele viu toda a sujeira que existia na F1, até então apenas como 3ª pessoa, sentiu em 1ª!

    Mas isso tbm não justifica ele ser o dono da verdade, dono do mundo, e dono da pista!!!
    Ele deveria ser mais humilde, e isso só vai acontecer, quando ele for humilhado, como Rubinho e Schumacher já foram, e eu acho que esse ano Massa vai por ele no seu devido lugar, como Felipe fez em Espanha 2007, e outras corridas!!!

    Massa com os Pirelli é o mesmo de 2007 e 2008, e Alonso já demonstrou MI MI MI com esses pneus que são completamente o oposto dos ano passado!
    Já imaginou o rádio de Alonso:
    “Felipe is Faster THAN YOU, Can understood that MESSAGE???”
    Nada como uma temporada após a outra!

  • Alonso é mais um daqueles que querem vencer a qualquer preço. Não é por acaso que manifestou sua grande admiração pelo Schumaker que, de anjo não tem nada. São exemplos que se estão na mídia e na história como vencedores, também estão (pelo menos para aqueles que pensam) como os que usaram de meios desonestos e anti desportivos para conseguirem suas vitórias e seus títulos. E para mim, não adianta ter vencido o jogo com “a mão de Deus” do Maradona. Isso para mim nada vale mesmo. Vale vencer com cabeçadas de Zidane contra o Brasil, com o gol de Carlos Alberto contra a Italia ou como Emerson e Stewart venceram seus campeonatos.

  • A saida de Fernando Alonso da F-1 me deixaria praticamente orfa. Sou sua fa. Na minha opniao ele esta muito acima dos demais da atualidade, Praticamente se iguala aos mitos Sena, Prost e Schumacher. Teria sido sensacional se pudessemos ve-los correr juntos. . E muito talentoso, rapido e midiatico. Parte se deve a sua competencia parte se deve ao fato de ser um belo exemplar da especie. Quanto a sua honestidade e dificilimo julgar. E evidente o seu espirito competitivo e sua agressividade na profssao. E isso nao e errado. Eu tambem sou assim e nao sou desonesta.

  • Alonso é Alonso um grande piloto para quem gosta de pilotos de verdade uma polemica ambulante para quem gosta de fofocas de bastidores todos os grandes pilotos fazem falta mas a vida continua sem ele

  • Desonesto ao extremo!!! esse sim é o Dick Vigarista, o resto é tudo aprendiz de feiticeiro comparado a ele, não esqueçam que ele sabia e participou (se beneficiou) da história do Piquet, quanto a gênio não concordo já que ele só se sobressai com pilotos medianos, na única vez que teve como companheiro um piloto veloz (Hamilton no seu ano de estréia) perdeu e “pediu para sair”

  • Como piloto é mediano, como pessoa possui carater duvidoso. É mas o cara é bicampeao mundial – correndo contra quem – Ferrari e Mclarem em fase ridicula e como dono da equipe, quando enfrentou alguém que não tem medo dele sucumbiu e mostrou sua verdadeira face. Não o comparem com Senna, pois este correu na mesma equipe venceu, Alonso tinha como empresario o chefe de sua equipe. Na Ferrari tem a mancha da Alemanha, Cingapura e Vitali Petrov que o mandou ir as favas.

  • O cara é muito bom, um dos melhores da F1 atual. Mas simplesmente eu não vou com a cara dele…. Antipatia pura, nunca torci e nunca torcerei por ele…

  • Sobre o Alonso só tenho 3 coisas a dizer:

    1. Ele é muito rápido;
    2. Não me inspira a menor confiança no quesito honestidade;
    3. Que ele lembra, principalmente com esta barba mau feita no grande e proeminente queixo, o Dick Vigarista, lembra!

  • Alonso é supervalorizado. Campeao do mundo nenhum faz uma corrida como a que ele fez no Canada em 2007. Nao toma tempo de estreante (2007) nem comete tantos erros quanto os que fez na primeira metade de 2010. Nem fica 1 hora atras de uma Renault se um titulo mundial ta em jogo.
    Alonso, genio? Afe… Bater o Schumacher em 2005 faz dele um genio?
    Fora esse aspecto tecnico, nao sei de nenhum grande genio do esporte que seja tao chorao assim. É uma atitude estranha, desagradavel…
    Mas cada um tem sua opiniao…

  • essa duvida acaba acontecendo por falta de um senna, um mansell, um prost hoje na formula 1….alonso genio rsrsrsrss, isso nao deveria nem ser coditado, nao só por ele ser um trapaceiro de mao cheia que tenta chantagiar até fotografos e reporteres de um pais que ele chega dizendo que se tirarem fotos dele ele iria falar mau do pais , olha bem o absurdo que um cara mesquinho como ele chega a pensar, que se acha tao importante a ponto de achar que pode desmoralizar um pais inteiro com um simples comentario dele….se sair vai tarde, a formula1 nunca precisou de um cara desses q se acha mto mais do que é…..um piloto mto rapido, concistente, sem carater e sem carisma .

  • O Alonso é um piloto como qualquer outro, um grande de sua geração. A F1 sobreviveria a ele como sobreviveu a Senna, Schumacher, Stewart e outros.

    A vida vai seguir, ué. Ninguém é insubstituível.

  • Cara, sei lá essa pergunta comparativa entre Senna e Schumi e o babaca do príncipe da astúcia-acho que nem carecia isso- mas que texto ducaralho, bem escrito, claro….putz…mandou bem!!! Parabéns!

  • Victor, respondendo de modo sucinto:

    1) Piloto acima da média, mas não gênio;
    2) Muito bem compreendido, ainda que as pessoas não o digam com todas as letras;
    3) Muito sagaz, visto que nunca foi responsabilizado por suas atitudes desonestas;
    4) Sim, desonesto, seu único compromisso é com o próprio sucesso. Se para isso tiver que trapacear o companheiro de time (Hamilton), denunciar a equipe em que pilota para a FIA (Mclaren) ou fazer com que seu companheiro de equipe seja banido da Fórmula 1 para que ganhe uma corrida (Piquet), ele fará isso e depois dormirá tranquilo, sem peso algum na consciência.
    5) Não está no nível do Senna e do Schumacher em seu auge, e se sair amanhã da F1 ainda teremos Vettel, Hamilton, Kubica, Schumacher…

  • Alonso e’ um baita piloto mas parece ser dos mais chatos e desleais – capaz de ganhar varios titulos mundiais que nem o Schumacher entao. So’ ta’ faltando jogar o carro pra cima dos outros agora.

  • Psicopata seria o termo mais adequa-lo para definí-lo. Para esclarecer o termo “psicopata” não é usado exclusivamente para assassinos; na verdade é um termo empregado para enquadrar todas as pessoas que se consideram acima do bem e do mal, além da moral e da lei, capaz de executar qualquer artifício para conseguir seus objetivos ainda que isso implique em danos de natureza material ou emocional à terceiros. Parece ou não parece com a descrição do espanhol?

  • Alonso? Um cuzão…
    Guia muito, seguramente o piloto mais completo do grid, mas não faz falta nenhuma. Não fosse o caso Cingapura, nem seria lembrado nas temporadas 08 e 09.
    Ao meu ver, ganhou a antipatia do público por ser muito chorão. Até Webber, rabugento que é, é mais querido que ele.

  • Eu torço pro Fernando Alonso desde 2005, foram anos a fio tentando ver o Rubinho campeão, ou até menos, um piloto fazendo frente ao Schumacher. Mas foram inúmeras quebras, abandonos, acidentes, sacanagens…

    Desisti, e comecei a torcer pro espanhol, e desde então o cara foi campeão 2x e fazendo frente ao Schumacher dos anos de glória. Era um moleque liderando um time de pouca expressão (até então), e detonando o maior campeão (vencedor, pontuador e sei lá mais o que) de todos os tempos. Acho, e eu disse acho, que ele nunca fez coisa alguma pra tirar alguém da pista. Se o Little Piquet, ou Zacarias fizeram as suas merdas pra beneficiá-lo, parabéns pra eles! Cagadas deles, não do Alonso.

    Quantos de nós riram, e sejamos sinceros agora, quando ele falou que disputaria o título do ano passado logo após o GP de Silverstone? Pois é, e o cara foi lá e ganhou mais quatro corridas e esteve no pódio de todas as restantes (exceto Bélgica e Abu Dhabi)
    Não quero errar o nome, mas acho que foi o Berger que comentou, ao final do GP da Coreia, que era impressionante ver o estado dos pneus intermediários (bons), após um número tão grande de voltas, e virando o tempo que ele estava virando.

    Se o cara vai fazer falta? Pra mim vai. Gosto de ver ele fazendo milagre pra andar na frente. O cara nunca teve o melhor carro em 2010 e tava lá como favorito na última corrida.

    Em 2008 e 2009 ele andou no top 10 com um carro top 16. Espero que não se aposente tão cedo!

    • A FERRAI NÃO EXISTIU EM 2005. SOMENTE GANHOU EM INDIANÁPOLIS PORQUE APENAS TRÊS EQUIPES CORRERAM. ALONSO DISPUTOU COM A MCLAREN. EM 2006 ESTAVA TUDO BEM PRA ELE ATÉ O SCHUMACHER SE RECUPERAR E ENCOSTAR NA CLASSIFICAÇÃO. AÍ ELE PASSOU A RECLAMAR DO BRIATORE, DO CARRO, DO COMPANHEIRO, DOS DEMAIS PILOTOS, ETC. SÓ NÃO PERDEU O TÍTULO PRO ALEMÃO PORQUE A FERRARI QUEBROU NO GP DO JAPÃO QUANDO ERA LIDER DA PROVA. FORAM 10 PONTOS PERDIDOS FUNDAMENTAIS PARA QUE SCHUMACHER PRECISASSE VENCER NO BRASIL COM O ALONSO CHEGANDO EM OITAVO. FERNANDINHO FEZ UMA CORRIDA MEDÍOCRE NO BRASIL ENQUANTO SCHMACHER SE DESPEDIU FAZENDO A MELHOR CORRIDA DE SUA VIDA. EM 2007 APELOU DE TODAS AS FORMAS PARA QUE HAMILTON NÃO TIVESSE AS MESMAS CONDIÇÕES QUE ELE POIS HAMILTON É CARNE DE PESCOÇO. NO FIM, DEIXOU DE GANHAR O TÍTULO.

    • “A FERRAI NÃO EXISTIU EM 2005″ Existiu sim, no GP de San Marino foram mais de 10 voltas a fio o Schumacher na caixa de câmbio do Alonso.
      ” ALONSO DISPUTOU COM A MCLAREN” e ganhou da então fera Raikkonen.
      ” AÍ ELE PASSOU A RECLAMAR DO BRIATORE, DO CARRO” Procura no youtube o Martin Brundle perguntando da penalidade imposta no GP da Itália, totalmente ridícula.
      “SÓ NÃO PERDEU O TÍTULO PRO ALEMÃO PORQUE A FERRARI QUEBROU NO GP DO JAPÃO” mais uma no youtube pra vc, digita lá “alonso bad boy video” e assista de camarote o passão que o Schumacher tomou na R130, e detalhe, por fora!
      ” FERNANDINHO FEZ UMA CORRIDA MEDÍOCRE NO BRASIL” Aí não bro, o cara tava no pódio e precisava chegar em oitavo.
      ” ENQUANTO SCHMACHER SE DESPEDIU FAZENDO A MELHOR CORRIDA DE SUA VIDA” Agora dou o braço a torcer, foi uma corrida pra calar a boca de qualquer fdp que fale mal do alemão, ele quase tomou uma volta do Massa e se recuperou chegando em quarto lugar, AWESOME! Eu disse em casa, “um pecado ele não estar no pódio hoje!” Mas isso tudo são apenas opiniões, e o mais interessante é dividir aqui.

      Um abraço

  • Alonso empatou com Hamilton em 2007 mesmo com a Mclaren preferindo e dando todas as condições ao inglês;
    Andou sempre muito forte com a Renault, mesmo sendo apenas um clio perto dos carros de ponta;
    Em seu primeiro ano de Ferrari disputou o título contra um carro de outro planeta até a última corrida e embolsou o cara que andava igual a Shumi e Haikonnen;
    Pergunta pro Vettel quem é o cara mais completo do grid e por acaso vai ser o nome do mais odiado.
    Por quê será ????

  • Faltou citar o caso da espionagem entre McLaren e Ferrari.
    Acho que a F1 não é lugar para santos, mas no meu ponto de vista Alonso passa da conta.
    O acho um babaca completo.

  • Excelente piloto, mas longe ainda do calibre de um Schumacher, Senna, Piquet, Stewart… e por falar em “maracutaias”, todos os citados as cometeram, apenas acho que nesse ponto Schumacher é principiante perto de Alonso. A famosa alcunha de “Dick Vigarista” cai muito melhor no espanhol, mas não foi ele o último rival de Senna, portanto…

  • Pra mim, Alonso sendo ou não um piloto excepcional, não faz diferença alguma… olha pra cara dele e vejo pilantragem, falcatrua e tudo mais que não presta, assim como via Schumi nos tempos de Ferrari… acho q a F1 não precisa de garotos propagandas como ele, muito menos de pilotos q falam o q quer e fazem o q quer para ganhar corridas… estamos cansados de saber q pisar em alguém para conseguir exito em algo é errado, independente de valores, crenças, raças e tudo mais… isso é ilegal e pronto, quero ver se ele conseguiria ser campeão se a Ferrari desse igualdade a Massa com um carro adversário q mais parece um foguete voando baixo q nem o RB7? Duvidoooooo…

  • Defino Alonso com uma simples equação:

    Senna + Schumacher + Piquet + Mansell + Fangio (- Damon Hill) . Prost = FERNANDO ALONSO

  • Não conheço o Alonso. Mas, algumas atitudes dele dentro das pistas chegam a ser ridículas. E atrelar a imagem dele a gambiarras sujas por aí, é quase inevitável. Acho que a declaração que ele deu para o video do Kubica e ainda mais na proporção que foi, deixa tudo isso bem confuso. O título tá perfeito. Só não dá pra questionar sua qualidade como piloto.

    Abraços

  • Victor, posso dizer com veemencia: Alonso é sim DESONESTO! Acredito em coincidencias, mas nao quando elas se repetem mais uma 2 vezes. Opinioes de varias fontes diferentes ja falaram de sua natureza “vencer de qualquer forma”. Ele é habilidoso, o piloto mais completo atualmente e, assim como Schumacher e Prost, nao precisa dessas coisas para vencer.

    E se a F-1, vendo todas essas situaçoes, ainda da credito a alguem como ele, mostra que a categoria em si prefere gente como ele. Se realmente pensam assim, so posso lamentar pelo fim da desportividade.

  • Os comentários são diversos, e são obras primas!!!Estou surpreso com a qualidade dos que comentam e seguem este blog!!!O nivel aqui é outro, diferente dos sites modinhas, e comunidades em orkuts, aqui existem um certo nivel bem maior de conhecimento, educação e respeito!!!

    Gostei demais deste comentario:

    A F1 nada mais é que um superlativo da própria vida. Em qualquem empresa existem os boa-praça, os que querem vencer pelos próprios méritos, os sabotadores, os auto-sabotadores, os inseguros e os que até vendem a mãe se for preciso… Alonso é mais um dos que vendem a mãe (aliás, a maioria que consegue chegar lá é, se não acaba ficando pelo caminho, só que muitos conseguem disfarçar melhor)… Tem muita gente que faz a mesma coisa por uma promoção, por exemplo, só que a mídia não está em cima apontando… É triste, mas este é o mundo que vivemos…

  • Con corco com meu xará André no comentario nº1. Alonso é necessário, não dá pra criticá-lo em um esporte onde a maioria está sem sal e sem personalidade. E o cara é um gênio. Essa parte de caráter é sempre discutivel, Schumacher e Senna até hoje tem caráteres bem discutíveis. Mas no fim todos são feitos da vontade de vencer, temos de respeitar isso.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Na verdade, não acredito que ele sairia após a conquista do terceiro título. A menos que o faça no ocaso de sua carreira. Pra mim, isso é papo furado.

  • Infelizmente, pessoas como Alonso s~so os grandes campeões. Não quero defender o comportamento do asturiano; pelo contrário, mas pessoas como ele, Schumacher e Senna “saíram do óbvio”; buscaram outros meios de serm campeões, e assim se fizeram na F-1.
    Como fã da categoria é triste dizer que são os que ultrapassam os limites morais e desportivos são aqueles que se tornarão grandes campeões. È por isso que pilotos como Barrichello, Massa. Hill ou Kubica: Rapidos, talentosos e amantes do que fazem a tal ponto de respeitar a dignidade do esporte, óu não são campeões, ou levaram um título para casa e continuaram sem prestígio algum.

  • Não acredito que Alonso esteja próximo de se aposentar. Ele ainda é jovem e é um dos melhores da atualidade, senão o melhor. Duvido que saia da F1 antes de 2015, independetemente do número de títulos que possa vir a conquistar até lá.

  • CARACTERÍSTICAS POSITIVAS:
    1- TEM FOCO TOTAL NO QUE FAZ E NO QUE ESTÁ A SEU REDOR;
    2- SABE SE TORNAR IMPORTANTE, REVELAR SEU FILME, SE AUTO PROMOVER (APARECE PARA A EQUIPE E PARA O MUNDO – MOSTRA SEU TRABALHO);
    3- É RÁPIDO E MUITO CONSISTENTE E PERSISTENTE (NÃO DESISTE NUNCA);
    4- TEM MUITA SORTE;

    CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS:
    1- ACHA QUE O MUNDO TEM QUE GIRAR AO SEU REDOR E QUE TODOS CONSPIRAM CONTRA ELE;
    2- SÓ ELE PODE JOGAR DURO E NÃO ADMITE QUE FAÇAM O MESMO COM ELE;
    3- QUANDO AS COISAS FOGEM DE SEU CONTROLE ELE SE PERDE. FALA E FAZ BESTEIRAS. FOI ASSIM COM O SCHUMACHER EM 2006 QUANDO SE SENTIU AMEAÇADO DE PERDER O TÍTULO E COM HAMILTON EM 2007 QUANDO LEVOU UM PAU!

    ENFIM: NÃO É MELHOR QUE SENNA, SCHUMACHER, PROST, MANSELL E NEM TÃO COMPLETO QUANTO LAUDA E PIQUET. ISSO FALANDO DE QUEM VI CORRER (DE 1984 PRA CÁ).

    HOJE É O MAIS COMPLETO PILOTO DA F-1, MAS PERDE PRA HAMILTON E VETTEL EM VELOCIDADE E TALENTO PURO.

  • Definitivamente, um piloto de verdade. Não fez, nem vai repetir, coisas que fizeram senna e Schumacher. Mas o princípio é o mesmo. pilotos devem agir no limite máximo da legalidade, ainda que às vezes isso pareça trapaça.

  • O Cara é desonesto arrogante e mesquinho, realmente se acha demais.

    Não sabe perder para um adversario momentaneamente em melhores condições,

    Não tem classe e dignidade.

    Mas isso não siginifica NADA para o mundinho em que vive da F1.

    Mas se sair hoje a noite de lá, amanhã cedo já terá sido praticamente esquecido, pois lhe falta carisma e empatia.

    Rei morto, Rei posto é a lei que vale na F-1.

  • Compara lo com Senna é uma blasfemia. Eu nao me lembro do Senna “Manipular” uma equipe toda contra o companheiro de equipe….. E olha que ele na epoca da Mclaren, apesar da disputa e brigas internas com o Prost, e mesmo ele sempre ter sido o queridinho do Ron Dennis, nada parecido com o que esse individuo faz.
    Ele parece ter aprendido muita coisa com seu antigo empresario (Flavio Briatore), e acha que o esporte e assim, custe o que custar.
    Chamar o cara de “genio”?? So se for “genio” do mal, o cara acabou com o campeonato da Mclaren em 2007, entregando as “marmeladas” do antigo emprego,criando problema com o jovem companheiro de equipe. Depois veio 2008 com o desinteligente “Piquet” acabando com a sua carreira ao obedecer ordens de equipe.pro Alonso. E era obvio que ele sabia disso, e provavelmente estava envolvido ate o pescoço naquilo.
    Falar da corrida da Alemanha ano passado entao, vale o que ele proprio disse via radio “É Ridiculo”.
    O que mais fico surpreso é que tem muita gente da imprensa (Ou quase todos) que so falam bem do cara. E o pior até a Mclaren, que apos o episodio, nao fala as verdades dele, so o liberou e pronto. Incrivel.
    Bom piloto ele com certeza é,, mas nem o Shumacher no auge da sacanagem em 1994 e 1997 conseguiu esse nivel de mal caratismo. Tomara que ele cumpra o que prometeu e saia logo da F1.

  • Uma diferença a ser notada é que, Senna nunca pediu para companheiro de equipe abrir ou tirar o pé para ele passar,pelo menos até onde lembro.
    Schumacher poderia até exigir isso, mas fazia isso em contrato,nao ficava pedindo isso durante a corrida, como fez Alonso.

  • Alonso é um grande piloto. Não é anjo, como também não foram os ícones do passado. Mas Senna e Schumacher estão no patamar da GENIALIDADE, característica que o esturiano não tem e não terá. Aliás, nesse quesito, o esporte a motor atual está num verdadeiro deserto, exceção feita a Valentino Rossi, gênio em atividade (não considero Schummy verdadeiramente “em atividade”).

  • Alonso é um excelente piloto, mas é um canalha.
    .
    Infelizmente este canalha resolveu ganhar seu dinheiro no esporte e, se não bastasse ser o excelente piloto que é, quer vencer de qualquer jeito, mesmo que isso signifique a trapaça.
    .
    Colocou os 3 títulos na carreira como meta apenas pra figurar entre os melhores de todos os tempos, porque dinheiro ele já deve ter muito e, parece, que é só isso que ele quer.
    .
    Barrichello não tem 1/3 da qualidade de Alonso, está há anos na F1 mesmo sem um mísero título e ainda é pé-embaixo o tempo todo, dentro de suas limitações. Esse sim gosta do esporte, assim como outros que poderão ser destacados pelo pessoal.
    .
    Concluo que ele é um cara que não está nem aí para o esporte, está na Fórmula 1 por dinheiro e vaidade. Um mimado que tem o dom de ser excelente piloto.

  • Alonso, assim como Schumacher e Senna tem uma obscessão pela vitória. Se ele parar, a F1 acha outro substituto que passará a ser a cara da categoria, mas Senna e Schumacher foram quase que unanimidade entre os fãs, e ao meu ver Alonso ainda está longe disso. Não gosto do Alonso, assim como não gosto do Schumacher, mas é inegavel o talento deles, se Alonso é sujo por se beneficiar das armações do Briatore, Schumacher também é, puxem na memoria, a tabua embaixo do carro, a valvula da mangueira de combustivel. Se querer que a equipe trabalhe a seu favor faz dele desonesto, o que dizer de Senna? Agora, se ele tentou ou não sabotar Hamilton, e o que realmente aconteceu naquele ano de 2007, os fãs da F1 nunca terão certeza.

  • Pra mim é muito simples … é um cara que quer ganhar a qualquer custo ,,, não importa se seja de modo limpo ou sujo !!!

    Está longe de ser um Schumi ou Senna … não aguenta a pressão como aguentavam os outros dois (haja visto as cagadas que fez no ano passado qdo estava atrás no campeonato)

    Os dois títulos que tem foram consquistados sob a batuta do Briatore e portanto altamente suspeitos. Me lembro que teve uma polêmica enorme sobre a suspensão da Renault (amortecedores móveis … algo assim) , que a FIA deixou barato pra derrubar o favoritismo do Schumi e Ferrari na época.

    Apesar de saber que o mundo a F1 é competitivo e blá, blá blá … considero que pra tudo na vida existe um limite. Ou pro espanhol esse limite é “mais amplo” ou ele simplesmete não os conhece.

    O que esse espanhol fez na MacLaren em 2007 foi o pior que já vi na F1 (e acompanho a F1 desde os tempos do Emerson).

    O Alonso é o maior mau caráter que já passou pela F1 … pior que o Schumi, que sempre foi tão criticado pelo que fez.

    Acho que vai se aposentar e ser lembrado e bajulado apenas pelos espanhois. Pro resto do mundo será apenas mais um que passou … não contribuiu com nada na categoria e não vai deixar saudades !!!!!!!!! E tenho dito !!!!!!

    JCS

    • Schumacher e Senna também já cometeram suas cagadas sob a pressão de disputar um título (basta ver Suzuka 94 para o Schumacher e Monza 88 para o Senna). Na verdade, sem entrar no mérito de quem é melhor que quem, acho que os três realmente tem perfis muito parecidos, principalmente no que tange à competitividade.

      Na minha opinião, o tão batido apelido de Dick Vigarista que o Schumacher ganhou, estaria de bom tamanho para os dois. Embora as conseqüências dos atos cometidos pelo alemão tenham sido mais graves, acredito que Senna e Alonso teriam feito o mesmo se estivessem no seu lugar.

      Quanto ao impacto de cada um dos três na categoria, acredito que o Alonso (embora também tenha um impacto significativo sobre a categoria) esteja abaixo dos dois, seja pelo poder midiático do Senna, seja pelos títulos e recordes do Schumacher.

    • O pessoal vê mal o Alonso pois suas principais polêmicas foram com brasileiros. Aí brasileiro cai em cima. Alonso pode ser sujo fora da pista, mas dentro da pista não é. Isso que vale. Sujo dentro da pista é o Schimacher. Capaz de bater e tirar outros pilotos da corrida pra ganhar, ou apenas fazer uma ultrapassagem. Várias vezes ele fez atos desonestos e contou com a conivencia dos comissários. O título dele em cima do Hill, a tentativa da repetiçao pra cima do Vilenneuve (eu acho). O título em cima do Montoya foi conquistado às custas de puniçoes estranhas que foram dadas a Montoya que não foram para ele (bater atras de outro carro, passar em cima da faixa ao sair dos pits.

      Alonso nunca fez algo parecido, então ele nunca estará perto de ser o mais sujo.

    • Simonassi, concordo com o episódio McLaren 2007.

      Anderson, a maior sujeira dele foi em 2007, e não tinha nenhum Brasileiro envolvido.

  • Infelizmente em qualquer meio existem pessoas como Fernando Alonso no quesito jeito de ser, amigo de poucos, carrancudo, enjoado, marrento mesmo ! O problema de pessoas como ele é que sempre por atrair mais desafetos do que amigos a tendência natural é de se questionar seu caráter. E alguém naturalmente talentoso como ele é acaba sempre ficando em evidência da mídia que claro não perderia a oportunidade de expor todas suas facetas, mas outros tbm estão em evidência ou estiveram e não precisaram de tantas falcatruas para vencer “tipo chantagem ou pedir sabotagem do companheiro de equipe” então realmente considero duvidoso o caráter dele mas claro que será alguém que fará falta ao circo da formula 1 no que se trata de pilotos acima da média disputando uma prova quando se aposentar.

  • A F1 nada mais é que um superlativo da própria vida. Em qualquem empresa existem os boa-praça, os que querem vencer pelos próprios méritos, os sabotadores, os auto-sabotadores, os inseguros e os que até vendem a mãe se for preciso… Alonso é mais um dos que vendem a mãe (aliás, a maioria que consegue chegar lá é, se não acaba ficando pelo caminho, só que muitos conseguem disfarçar melhor)… Tem muita gente que faz a mesma coisa por uma promoção, por exemplo, só que a mídia não está em cima apontando… É triste, mas este é o mundo que vivemos…

  • Acho que Alonso é um cara que usa meios justos e injustos para ser campeão.

    Isso incomoda um pouco a imagem que queremos ter do esporte, mas…Esse é o mundo da F1.
    Não acho que ele seja diferente de Senna, Prost ou Schumacher.

    Acho que ele merecia aquele título de 2007, mais do que Raikkonen ou Hamilton. A McLaren jogou fora um título ganho por querer dar o título para Hamilton. Foram afobados com a carreira de Hamilton e pagaram caro por isso.

    Alonso já devia ser tri-campeão e já devia ter se aposentado.

  • As minhas dúvidas com o Alonso ficaram mais intensas depois da passagem dele pela McLaren. Aquela história de chantagem e exigencia para ter todos os privilegios no time realmente me fizeram duvidar do caráter do espanhol
    Exigir tudo bem, faz parte e Senna deve ter feito muito isso… mas chantagear???

    Tem horas que eu acho que os sorrisos dele são apenas marketing para tentar fazê-lo menos antipático

  • Alonso é o cara que toda categoria esportiva precisa, polêmico, fala o que quer, e está lá para vencer a qualquer custo. Gostando ou não, a F1 precisa dele, já que a grande maioria dos pilotos, ultimamente, está mantendo a mesmice de discursos prontos e tudo mais.
    Pensando no lado show, no lado comercial, um cara como o Alonso é necessário.