2 anos

CURITIBA | Assim que abri meu computador aqui na capital do Paraná, a parte de calendários e datas marcantes da caixa de e-mail me lembrou que faz dois anos hoje que Cleyton Pinteiro se transformou em presidente da CBA. Ninguém precisa me contar, me recordo bem, de seu discurso de renovação, de evolução, de mudança para o automobilismo brasileiro quando do lançamento de sua candidatura, fortemente apoiada por Nestor Valduga.

Julgo que não preciso relatar em muitas linhas o que foram estes 24 meses para o esporte nacional e a condução que foi dada. Autódromos que pareciam nascer morreram — porque Pinteiro acredita que dar vida a tais praças não é função da sua entidade. Pessoas que tentam contribuir são ceifadas por suas posições políticas — em outros termos, quem foi aliado de Paulo Scaglione não presta. Preços de carteirinhas aumentam. Decisões em corridas, principalmente da Stock Car, são consideradas por relacionamentos pessoais, ou falta de.  

Vou só dar algumas das declarações resultantes de uma longa uma conversa que tive com importante personalidade deste automobilismo supracitado, tendo como viés a própria Stock. “Antes até havia uma separação, e a CBA defendia os interesses dos pilotos. Agora a CBA está dominada. Stock e CBA são a mesma coisa”, e encerrou dizendo que Pinteiro ocupa, na verdade, um cargo ilustrativo. O presidente atual era um diretor-presidente, se me entendem bem.

O automobilismo no Brasil, resumidamente, não existe. O que há são, em sua grandiosa maioria, promotores preocupados com seus shows, brinquedos de carros como plataforma de negócios e network e business. Repito a pergunta que venho fazendo: existe algum piloto 100% feliz no Brasil? Existe dono de equipe 100% feliz? Enquanto isso, a gente vai ouvindo histórias de bastidores, até mesmo de gente arrependida de ter apoiado a “renovação, evolução e mudança” e que só espera 2013 acabar para tentar um novo rumo.

Não creio, pois, que haja parabéns para esta data querida.

Comentários

  • Como Rodolfo disse acima, criticar é fácil e eu junto, contribuições precisam-se.
    Cadê uma associação de pilotos profissionais e amadores, uma associação de preparadores e promotores?
    Estão à espera que a CBA resolva tudo a contento de todos os descontentes, que a única coisa que sabem é que estão descontentes, sem ao menos saberem porquê?
    Como seria bom que a CBA, reformasse todos os autódromos, nos desse as carteirinhas, nos isentasse de caras inscrições, organizasse campeonatos em que todos fossemos campeões…
    Meus amigos, sabem por que eu não corro há mais de dez anos?, PORQUE NÃO TENHO DINHEIRO e nem por isso acho que a culpa é dos dirigentes! Desporto automóvel é muito caro, até para quem corre de carro sem preparação alguma, o que o torna ainda mais caro!
    O patrocínio tem ida e volta, ele paga e nós ou apresentamos resultados ou …

  • O brasileiro é um povo todo particular…
    Basta uma pessoa ter uma opinião que fica muito mais fácil todas as outras seguirem com o mesmo discurso porque ter sua própria opinião da trabalho de pensar e se posicionar. Toda historia tem dois lados (no mínimo) e por mais que a nossa tendência seja simplificar as coisas, algumas são realmente complexas. Vejo pessoas criticando mais não vejo nenhuma se dispondo a fazer alguma coisa (criticar é mais fácil). Sou automobilista desde sempre. Participei e participo de automobilismo de todas as formas. Já fui preparador, mecânico, promotor e agora faço parte da comissão técnica da F1 para o Brasil, represento a comissão de velocidade para a America do sul e sou uma espécie de faz tudo de uma federação. Por tanto passei por todos os estágios deste esporte. E como todo ser humano já tive meu momento de achar que tudo era uma droga mais percebi que para mudar isso eu não tinha que ficar reclamando pelos cantos. Se queria uma mudança, “eu” é que tinha que fazer alguma coisa, pois estava caindo no comum de ser mais um que reclama e não faz nada. Conheço o Clayton e sei que como eu ele também é um apaixonado pelo esporte a motor e abre mão ate de sua vida pessoal para tentar fazer alguma coisa (certo ou errado quem vai saber???).
    A diferença é que ele esta tentando. Não esta sentado esperando que alguém apareça para fazer…
    Não estamos julgando o certo ou errado (algumas pessoas ate se exaltam nos comentários e ofende ate a índole das pessoas sem nem ao menos conhecê-las) e sim o que cada um realmente pode fazer. Mais volto a repetir criticar é mais fácil…
    Abraço a todos!

    • Vc tem toda a razão quando diz que está tentando!!!!
      Ele está tentando é acabar com o esporte isso sim!!!!
      Sabe senhor,, quem é vice nunca vai ser presidente, não tem jeito, não dá…Ele é o maior ex disso..
      Pois quem manda na CBA e nele hoje é outra pessoa.. Pessoa que é funcionária da Vicar!!!
      Ou não?

  • Faço minhas palavras o que a PrincessF1 mencionou no dia que tivemos uma conversa: O piloto Marçal Melo foi injustamente multado por um acontecimento na 1a. etapa do Paulista de Kart. Injusto, pq ele ja havia sido punido no resultado da prova. Para uma categoria de base, ele recebeu uma multa de 6 mil reais. Ele podia pagar, mas se fosse uma criança, ou alguem que nao tivesse esse poder aquisitivo todo? Ia pagar a multa como?

    Minha revolta com essa administraçao é com esse criterio (ou falta de) para as puniçoes. Acompanho o que é feito na CBA desde o antecessor do Scaglione (que nao lembro o nome e prefiro nem lembrar). Scaglione nao fez milagre, mas estava reerguendo aos poucos uma conferederaçao que estava aos cacos. Ai vem esse “renovador” e consegue quase destruir o que ja nao tava bom.

    Vai por mim, nao é orgulho algum ter apenas um circuito no pais inteiro com certificaçao FIA A Class…

  • Só em 2013 que essa coisa sai?
    Tem que sair antes!!! Não deverai ter ficado nem um dia!
    Tá loco!! Aquentar essa corja até lá!!!
    Nisso tudo a unica coisa boa é que a Stock a cada ano perde de 10 a 15% do seu prestígio inícial. Logo logo o berruga também larga isso ou a Vicar larga o Berruga!!!
    Sei lá quem larga quem , só sei que da dificil de largarem o osso.. Essa CBA via seu atual prespone tá mesmo precisando da lupa da policia federal!!! E já tá passando da hora…
    Se demorar muito vão acabar dizendo que o Berruga tá mandando até nela.. Coisa que não é verdade, lá tem gente muito séria.. Que deve já estar de olho nessas falcatruas todas….
    Vamos aguardar por novidades!!!!!!!!

  • Recordo que no início alguns ficaram empolgados quando ele convidou um ou outro piloto de renome para ser consultor de não sei o que, aí teve a ala mais esperançosa. Como se estes tais pilotos pudessem fazer algo. A única esperança para a CBA é ter uma 3ª chapa pra 2013, que seja totalmente fora do eixo Scaglione-Valduga (Pinteiro nem conto, é só figuração).
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Automobilismo no Brasil NÃO EXISTE, MORREU FAZ MUUUUUITO TEMPO, Esse cara ai, é mais um incompetente, que deve assim como outros estar visando apenas beneficios pessoais

  • Victor
    Sua coluna Impressiona pela forma clara e objetiva com que você relata os fatos.
    Desde que assumiu a presidência, o Sr Pinteiro deixa claro o motivo porque se tornou uma mera figura decorativa dentro da entidade, uma peça digna de uma sala de troféus, não troféus das glórias com que a duras penas conquistamos e sim troféus que demonstram sua total falta de capacidade e conhecimento das coisas do esporte.
    As rédeas da entidade estão agora nas mãos de uma repugnante figura, Sr. Valduga, cujo passado duvidoso e descontrolado principalmente com as finanças alheias a ele confiadas, invariavelmente é trazido a tona e nada acontece com ele, nada nem ninguém o derruba, justamente por terem os promotores seus rabos devidamente presos a ele.

  • Lamentável. Moro em Goiânia, já tem mais de 10 anos que não acontece uma etapa de nacional aqui. Acho que nem meus filhos irão ver também, o que era para ajudar, agora atrapalha. Já era. O que era um autodromo referencia, virou ponto de drogas e prostituição.
    Que pena!!!! Meu REPÚDIO a CBA.

  • O nosso automobilismo é o espelho da política brasileira, os governantes fazem o que querem, quando querem, onde querem e com quem querem e os mortais dizem amém.
    Infelizmente só quem é ouvido no meio automobilístico é quem está com as fichas, ou, seja CBA e Patrocinadores/dirigentes. Pilotos tem apenas o direito de correr no que apresentam para eles, os astros na verdade são meros coadjuvantes do espetáculo $$$$$$$

  • Olha, eu nem acompanho muito o mundo da política esportiva neste país mas pelo que tenho observado até aqui é que por pior que fosse a administração do Paulo Scaglione (tinha imperfeições claro, várias bobeiras haviam sido marcadas já na admin Scaglione) mas eu confesso a vocês que essa administração desse tal de Cleyton Pinteiro é horrível. O cara não tem atitude nenhuma, não se posiciona, não chama responsabilidade pra si, não presta esclarecimentos. O cidadão só que ganhar dinheiro e ostentar o posto de presidente da CBA. Ahh pelo amor de Deus né….que palhaçada é essa ein. Se na admin Scaglione o automobilismo brasileira já estava numa descendente, com a vinda desse cara aí, foi pro buracão mesmo viu.

  • Nada a comemorar mesmo. A CBA de hoje vive do que foi plantado na gestão passada, parte de seu patrimônio, 1 milhão de dólares, foi distribuído entre parceiros e amigos do rei Valduga para desenvolver a categoria Formula Universitaria sem que ninguém questionasse que os carros já estavam desenvolvidos e não participaram de nenhuma prova, mesmo com apoio da Petrobras. O relacionamento CBA x piloto foi pelo ralo e não poderia ser diferente pois não se pode adorar a DEUS e ao diabo ao mesmo tempo. Ou se atende os promotores ou aos pilotos e como a campanha foi patrocinada pelos promotores hoje eles mandam e se acham até com poderes superiores aos limites dos direitos constitucionais dos cidadões. Onde já se viu punir quem recorrer ao STJD da CBA. Alguém já procurou saber como e de que forma o tal STJD foi constituído e se tem realmente legitimidade, em 2010 o mesmo STJD reconheceu que a marca de um pneu a ser usado em rally era item de segurança com base na determinação do Rei Valduga. E triste mas uma campanha iniciada pelo “digno e nobre” ex presidente REGINALDO FREUA BUBAIÇAL, em conjunto com inicialmente 8 federações de fachada e dois promotores/fabricantes de veículos de competição, somente poderia dar no que esta dando. É lamentável mas é o nosso automobilismo atual e podem esperar vai piorar ainda mais se houver uma maior fiscalização federal nas federações fantasma próprias para lavagem de dinheiro ou até desvio dos mesmo para o bolso de seus presidentes. Aguardem a grande festa dos 50 anos em setembro, com dinheiro dos pilotos e algumas migalhas dos promotores.