Sondermann

INTERLAGOS | As primeiras informações vieram desencontradas e extremistas: por um lado, jornalistas corriam, desesperada e erroneamente, para dizer que estava tudo bem; do outro, começavam a borbulhar as informações de que o pior poderia ter acontecido. Curiosamente, eu estava sentado na sala de imprensa no mesmo lugar que naquele dezembro de 2007. E sinceramente, temi pelo pior, até pela semelhança do que acontecera com Rafael Sperafico.

Três anos e meio se passaram daquele acidente, e nota-se que pouquíssima coisa mudou. À época, era Stock Light. Hoje, Copa Montana. Tiago Geronimi tocou o carro de Gustavo Sondermann, que rodou e acertou o guard-rail e voltou à pista. Foi acertado em cheio por Pedro Boesel. Estamos atentos às informações sobre o estado de Sondermann, que está inconsciente, teve parada respiratória e foi reanimado ainda na pista.

Felipe Maluhy declarou há pouco para Evelyn Guimarães que toda vez os pilotos passam ali com um frio na barriga. O Sérgio Jimenez, indignado, expôs no Twitter suas queixas. “Estão esperando outro piloto morrer?”, e indicou onde é que os pilotos pedem recorrentemente mudanças — e que se utilize ali a chicane da região da curva do Café.

A CBA não atende — a CBA, incrível, não faz nada de bom pro automobilismo; esta joça só serve para cobrar taxas; é quase uma instituição financeira. É a CBAmerindus.

Adendo: Sondermann morreu. Foda. É um sentimento de indignação e revolta que consomem. Aos parentes e amigos, meus sentimentos profundos.

Comentários

  • É chicane e acabou o assunto. O cara vem de pé colado, em curva e subida. Fazê o que quando alguem estiver atravessado e parado na pista?

  • Lastimo a dor da família e presto meus pêsames a eles, mas como aficionado por corridas encaro a morte na pista como sublime já que o piloto está exercendo o que mais gosta, digam aos tantos alpinistas, pára-quedistas e outras tantas diversões de alto risco.

    Culpar a subida do Café é uma idiotice, quem viu os fatos que antecederam desde o 360° que o Sondermann deu ainda no miolo vê com clareza que o carro dele já ficou danificado e mesmo assim que eu menciono como um tilt ele continuou na luta tentando recuperar o irrecuperável, pisou fora na junção e conseqüentemente todo o inicio da subida do Café.

    Ele é culpado, mas se não fosse esta fome de luta será que existiríamos como humanos?

    Não tem vez que eu não vá ao autódromo e fique abismado com a estrutura que a direção monta nestes eventos, pichá-los é ser cego para todas as virtudes que eles apresentam fazendo acontecer um espetáculo nunca visto no automobilismo nacional!

  • A CBA não atende — a CBA, incrível, não faz nada de bom pro automobilismo; esta joça só serve para cobrar taxas; é quase uma instituição financeira. É a CBAmerindus.

    Genial! Parabéns pela colocação cara!

    E lamento pelo Sonderman. É sempre chato ver um piloto falecer praticando o que ele mais gosta…

  • A Sanha arrecadatória da CBA não tem limites. Muio bem colocado por você Vitor, a CBA é uma instituição financeira, sem a mínima capacidade para definir limites técnicos.

    Até quando nós pilotos iremos nos sujeitar a esses desmandos? Por que não eleicões livres para a Presidencia da CBA. Seria justo e honesto permitir que as categorias gerissem seus próprios caminhos.
    Os pilotos pagam a conta, o pato e nunca são ouvidos.
    Basta!!!! Temos de mudar a CBA, pelo futuro do automobilismo brasileiro.

  • Está na hora de o Brasil seguir o exemplo da Suiça e proibir que o automobilismo seja praticado em terras tupiniquins. Os autodromos brasileiros estão virando verdadeiros matadouros.

    Chega dessa barbaridade.

  • O problema de tudo que acontece nos acidentes está na cultura da CBA que criou uma geração de pilotos das categorias de acesso sabendo que os comissários sempre irão se omitir, permitindo um vale tudo nas competições que acabam como agora na morte de um jovem. ele foi claramente colocado para fora da pista antes, como outros já foram antes. aqui no sul em uma prova de marcas e pilotos um piloto ficou por 18 minutos sendo atendido no asfalto, com parada cardiaca e o maximo que as autoridades fizeram foi colocar safety car. alegação não teriamos tempo de realizar a proxima bateria. em qualquer lugar do mundo isso seria crime, não é. aqui no R.G Sul todos as autoridades são amigos da CBA e podem fazer tudo de ilegal que quiserem.

  • Quando alguém morre no automobilismo é porque alguma coisa está muito errada. Automobilismo e morte não combinam, pois o esporte é vida, alegria, superação. Gustavo Sondermann, de 29 anos, morreu hoje, em Interlagos. Há algo muito errado. Tinha sido assim quando Rafael Sperafico morreu; continua assim até hoje. Não é hora de encontrar culpados nem sacrificar ninguém. Pelo contrário, o momento é de reverência à sua memória e amparo à família. Mas há de se buscar ensinamentos que evitem novas tragédias como essa. Sou um cético que não acredita em sorte ou azar, muito menos em fatalidade. Sondermann morreu porque alguma coisa precisa ser revista e ainda não o foi. Que nos engajemos todos nós, profissionais e amantes do esporte, para que não tenhamos mais de viver situações de tanta dor como essa.

  • Caros,
    A CBA só pensa em $$$ e não faz nada de bom para o automobilismo!!!
    A Vicar arrecada milhões e milhões e o que eles fazem também?? NADA!!!!! Falta MUITA atitude da Vicar!!! Querem só aparecer na Globo e nada mais!!!

  • Longe de querer achar culpados para o que aconteceu, foi mencionado em um post anterior que a testeira dos carros tinha o dobro do tamanho regulamentar, o que prejudicava a visão dos pilotos.

  • galera no site do ig tem as fotos do acidente,h o pneu trazeiro direito, que é o pneu de apoio, pois o traçado de interlagos é anti-horário. Estava montado ao contrario.. isso resulta em aquapalhagem, pois a agua ao inves de ser jogada pra fora o pneu vai para o meio levantando o pneu e perdendo aderencia… Isso pode ter sido a causa dele ter rodado….

    • oi Pablo com certeza o pneu montado invertido pode ter sido o catalizador do acidente, mas acidentes acontecem, poderia ser um pneu furado etc, a grande questão é que se não conseguem construir carros seguros, façam a chicane pra reduzir a velocidade, ou coloquem a mão no bolso pra criar uma área de escape concorda?
      Abs.

  • Amigos, quando senna morreu o mundo ficou horrorizado, meses depois já estavam vidrados, é assim normal, depois de uma morte tragica como esta aparecem os hipocritas e os pedidos de mundanças disso ou daquilo, foi um acidente, da qual eles (pilotos) estão expostos e CIENTES, nenhum piloto é OBRIGADO a correr, com todo respeito a esses que se dizem indiginados quero ver a hipocrisia deles de lado! Por que esses “revotadinhos” não parem de correr, hein? Chega! Acabou! Deu pra vocês! Vão cuidar de restaurantes ou dos negócios do papai e parem de correr, se é perigoso demais pra vocês e nos poupem dessa hipocrisia!

    • Seu comentário é chulo Marcelinho…acredito que nem em kart de aluguel vc já sentou a b.u.n.d.i.n.h.a. inenarrável, faça-me o favor…vá assistir futebol! Cada uma que aparece!

  • Me tira uma duvida: para o GP Brasil de F1 2010 não foi instalada a tal da safe barrier, a mesma da NASCAR e da Indy no Café? Mais uma vez, infelizmente, somos testemunhas de um trágico accident no café, e, infelizmente, vamos continuar vendo uma CBA omissa e a Vicar com discurso meloso sobre o fato. Brasil il il…

  • Há uma discussão, parece que o Gustavo Sondermann faleceu no próprio autodromo, pelas imagens que temos, logo que a ambulância que trazia o piloto na reta dos boxes, dá para notar uma silhueta de alguém fazendo massagen cardiaca dentro da ambulância, nos apavorando ainda mais.

  • que a curva do café é ruim é…o problema persisti..a safety barrier instala na f1, lá e está e no resto nenhuma categoria faz nada pelo autodromo tb….só colocam e tiram as porras das placas de publicidade…e porque com aquela agua toda teve corrida? mesmo ja tendo um acidente antes…essa cba é foda…só inventa…e coloca incompetentes para tocar a stock…
    e agora quem paga a conta do acontecido..aqui no meu estado rondonia tem pista tem ..mas fico indignado..com o fato

  • PARABENS A ORGANIZAÇAO !!!ATE AGORA NADA NO SITE DA STOCK!!!!!!!ACHO QUE ESTAO VIBRANDO COM O RETORNO !!!!!!!!!!!! MERCENARIOS FIZERAM UM MONOPOLIO SEM RESPONSABILIDADE VISANDO $$$$$$$$$$$$$$…………

  • Bom falar o q nesta hora de dor ? Eu e minha Família deseja muita PAZ a Família do Sondermann, e ……. muita PAZ nesta hora de dor !!! Bom agora que mais
    um piloto morreu neste circuito traiçoeiro, que tal toda a família do Automobilismo Brasileiro
    COBRAR daqueles que acham que Interlagos e outros circuitos são deles ? E esta CBA ?
    Não vai fazer nada ? E os Pilotos e PATROCINADORES e Jornalistas de auto motor, também
    não vão fazer nada ? hora vamos cobrar daqueles que acham que o automobilismo são deles !!!!
    E se são deles vamos cobrar e muito né, para que tomem alguma providencia, para que depois
    outro piloto, outro filho e outro pai, não tenha a mesma dor que a família Sondermann está sentindo agora !!! QUE DEUS ABENÇOE A família Sondermann. Hoje é um dia triste para quem
    gosta de automobilismo.

  • Domingo, 19h38, e a Globo.com se resume a colocar na home “Sondermann e Boesel se envolvem em batida feia na ‘pré-Stock’ em SP”. rídiculo.

  • Mais um piloto morreu e nada vai mudar, acho que passou da hora de tomarem uma providência. A CBA se acha a dona do automobilismo nacional mas não é, se os pilotos e equipes se unirem e formarem uma associação e tomarem a frente do automobilismo estes cartolas nada poderão fazer. Se uma associação de quem realmente faz o esporte a motor neste País começar a tomar decisões as coisas mudam. Advogados ligados ao automobilismo chegou a hora de virar o jogo.

  • Igual ao acidente do R SPERAFICO uma batida lateral forte ao qual um carro mal projetado sem proteçao nenhuma ao cock do piloto falo isso com certeza pois ja trabalhei na stock e inclusive com o piloto sondermann uma perda enorme que causa uma indignaçao atualmente estou 2 anos e meio forta das pistas agora ja que fizeram tantas mudanças na categoria principal mudaran o carro pq nao mudaram o carro da light (montana) ,sabe pq??nao tem visibilidade,nao tem a mesma verba$$$$o interesse sao outros e o resultado final sao esses acidentes fatais que gera alguma mudança igual a que foi modificado no caso do sperafico um tubo a mais na gaiola e uma porcaria de proteçao lateral barata !!!!impax ???kd o impax funcionou ??e ainda mais se nao me engano no lado direito do carro nao e obrigatorio colocar esse material ate agora os organizadores da categoria nao colocaram no site da STOCK O FALECIMENTO DO PILOTO !!!!organizaçao !!!!de…………..$$$$$$$………….

  • Prezado Victor:

    Gosto muito de toda a equipe do Grande Premio. Vejo em vocês profissionais sérios e pessoas dignas, as quais convidaria sem dúvidas para uma visita em minha casa. Vejo que vocês estão sempre denunciando essa turma estranha da CBA e parece que ningém se mobiliza contra eles. Queria saber se não existe nenhum movimento para derrubar esse pessoal. Nenhum ex ou atual piloto ou dirigiente está fazendo nada? Vocês fazem a parte de vocês até demais e parece que não existe reação. Aqui onde moro, tinhamos um síndico que mandava e desmantava, manipulando até eleições, porém nós unimos e derrubamos ele. Não está na hora de alguém também fazer isso?

  • Lamentável esse acidente com o Sondermann. Acidentes em corridas acontecem, mas as coisas podem ser evitadas, ou pelos menos, ter seus efeitos “suavizados”. A CBA tinha conhecimento dos riscos daquela curva, desde o acidente do Sperafico e nada fez! Nada,como sempre! E é mais uma morte no currículo do Carlos Col. Desde que ele “revolucionou” a stock, já é a terceira morte na categoria (Laercio Justino, Rafael Sperafico e Gustavo Sondermann). Talvez se essa porcaria de carro não se desmanchasse dessa forma, os resultados seriam outros.

    Mas essa é a cara do nosso automobilismo. Daqui a pouco vão querer acabar com Interlagos, em vez de fazer uma simples alteração numa área de escape.

    Enfim, que o Sondermann descanse em paz e tenha muita luz em sua missão!

  • Grande parcela da culpa é sim da CBA, mas e a manutenção e as reformas prometidas pela prefeitura do Kassab que só aparecem na época da formula 1? agora ele está recapeando a marginal pra ter corrida de fórmula indy, pra quem sabe nao passarmos a vergonha do ano passado. Não seria o caso de se promover uma auditoria nas contas da secretaria de turismo e esporte do município de são paulo pra saber qual o destino do dinheiro destinado à essas obras e mais ainda o destino de toda a receita obtida com os eventos???

    • eu concordo com isso, é muito provável que haja ‘erros’ nessa administração da SPTuris, e embora pareça não haver, a princ´pio, relação direta com o acidente de hoje, essa fatalidade poderá justamente servir para se iniciar uma averiguação geral das já conhecidas deficiências crescentes do esporte a motor no Brasil.

      minhas sinceras condolências aos familiares do Gustavo ,e aos profissionais que trabalhavam para ele.
      vim às lágrimas agora que vim a saber da fatalidade . e peço desculpas de expressar o pensamento acima, mas é reflexo de constatar o absurdo da tragédia repetir-se num mesmo ponto, com um mesmo tipo de carro (apenas há a diferença, entre os dois eventos, das condições de clima seco e de chuva).

      algo está muitíssimo errado, parecem ser muitos aspectos assim, e há que se averiguar.

  • lamentável..o fato de hoje, independentemente dessa história do pneu, perdemos mais um talentoso piloto que infelizmente partiu fazendo o que mais gostava correndo, agora muito me espanta a cba e a direção de prova da stock. re largarem na prova , se nas primeiras voltas um outro acidente já havia acontecido, com aquele tanto de água na pista…a tv mostrava que não se enchergava nada…relargaram e tiraram o safety…quero saber para que e quem tomou a brilhante decisão…algumas coisas na stock andam mt estranhas…atualmente ..como e regras e atitudes como essa? será que alguem da cba vai aparecer para falar porque a prova foi relargada..com tanta agua…ou vão culpar o pneu e acusar quem montou o mesmo…
    sondermman não lhe conhecia.vá em paz, .mas como espectador de corrida há mais de 50 anos…me estranham os fatos…na cba e na stock…outro dia mesmo..conversando com um amigo ele me disse que só fazem merda por lá…vamos aguardar a cba e ou a direção de prova..acho q é esse o termo ou diretor aparecerem …
    triste domingo que se tivessem pensado mais… poderia ter sido evitado né?

  • Devem existir dispositivos legais para cobrar providências, se for preciso, na justiça. Com a palavra, os amantes do automobilismo/advogados. Se não existirem, que os criemos.

  • Deus o mundo está louco….!!!

    Você é uma entidade que é responsável em fiscalizar e organizar corridas de automobilismo em um determinado país.

    Sabe que em um determinado trecho de seu principal autódromo existe um ponto de risco extremo (pra quem conhece o café não é uma curva dificil pra quem vê, mas pra quem faz).

    O risco deste ponto é simples: se um carro bate volta pra pista e voltado corre o risco de um dos piores tipos de acidente em corridas.

    Quem não se lembra do acidente na F1, do Sperafico, do piloto de moto a uns 3 meses e agora novamente com o Sondermann.

    Todos lembramos e inclusive acredito que a CBA e FASP lembrem. O problema ao meu ver é que as entidades fecham os olhos e dizem esporte a motor é um esporte de risco.

    Concordo, mas será que a vida de uma pessoa vale mais que alguns “dinheiros” a mais no bolso de algum magnata que economiza na construção de uma área de escape com conivência da CBA e FASP ?

    Sinto muito não concordo !

    Oscar

  • O pneu traseiro direito estava montado ao contrário (vejam fotos)!! Sem comentários!!
    Apontar um culpado não vai melhorar a situação do Gustavo, mas além de todos os outros problemas citados ai em cima, eu creio que esse pneu pode SIM ter tido influência no acidente… não vi as imagens do acidente, mas se ele escapou da trajetória sem ter levado nenhum toque de nenhum adversário, creio que esse pneu pode ter tido grande parte (ou toda!!) da culpa pelo acidente.
    O resto, infelizmente foi consequência…
    FORÇA GUSTAVO!! Fé em DEUS!!

  • É isso mesmo o que eu estou vendo? Pneu Invertido?

    É alguma tecnica novade pilotagem na chuva ou mais um “jeitinho Brasil” sem se preucupar com as consequências?

  • Quando estive no WTCC conversei com o presidente da CBA e a primeira coisa que eu falei foi que a proteçao de pneus da curva da vitoria de Curitiba é muito perigosa podendo jogar o carro de volta para a pista e ser atingido por outro, lembrando o acontecido com o Sperafico em Interlagos.
    Ele apenas sugeriu para eu enviar a ideia traves do site da CBA, nao concordando, discordando nem opinando.
    No acidente de hoje em Interlagos reparei que onde o Sonderman bateu parece que foi colocado algo parecido com o safer barrier.
    Bom, ainda nao sabemos as consequencias do acidente de hoje, mas só queria destacar que em curvas desse tipo(idem Curitiba) usar protecao de pneus é algo que precisa ser repensado!!!!

  • Sinceramente as informações de onde o piloto bateu é que estão desencontradas..

    Simplesmente estão querendo tampar o sol com a peneira..

    Está bem claro, no vídeo deu pra perceber que o piloto escorregou na zebra, na tangencia normal do café, e “E” “””EEEEE”””” foi direto, mas direto mesmo para o muro de metal que há lá.
    Me desculpem mas, é o que aconteceu, e essa é a verdade…. A tv mostrou de vários angulos e mesmo com o spray de água foi nitido o caminho percorrido pela pick up… E depois voltou para a pista destruida já, depois foi abalrroada por alguns outros carros…
    Tá certo que estava chovendo, a visibilidade é muito ruim alí, o piloto foi afoito ou recebeu um toque trazeiro, não importa muito. O que realmente importa é que quem tem o dever e a obrigação de cuidar das instalações do autodromo simplesmente não o faz, não o fez e dificilmente o fará…
    Aquele muro é uma aberração, é extremamete perigoso e letal, tem que sair de lá pra ontem e recolocarem no lugar dele os pneus que sempre estiveram lá.. É preciso o chamamento dos responsáveis por ele.
    E que, revejam com urgencia a sua eficiencia, e que assumam que erraram e feio e grotescamente. Aquilo é puro amadorismo e só está lá para sustentar o ego de algum manda chuvas endinheirado que está distribuindo uma propinazinha, de “lei”

    Será que esse “manda chuvas” terá força suficiente pra censurar as imagens da transmição ao vivo pela tv? Vai querer dizer que o carro nâo bateu naquele muro? Vão simplesmente dizer que o carro rodou e recebeu várias batidas?..
    Uma imagem vale por mil palavras e ela é clara!!!
    Por sorte até agora não recebemos noticias ruins em relação ao piloto, e esperamos que só noticias de recuperação de seu estado fisico sejam ditas. Vamos pensar positivamente quanto a vida de quem faz do esporte sua vida!!!!
    Agora que lá virou um ponto extremamente perigoso virou, não era assim, sem dúvidas ali é um ponto critico sabemos disso precisa de melhoras na segurança… Agora botar uma barreira de aço pra segurar um carro que é basicamente uma gaiola é brincadeira de mau gosto, pra mim é um crime premeditado, como fiseram com a pessoa que morreu em cima de uma moto lá neste mesmo lugar infelismente… A culpa dessas tragédias , todas anunciadas, tem um culpado e cumplices… E esses tem que responder por seus atos insanos e deploráveis.. Que começem por aqui a se defender.. Mostrem atravéz dos estudos de engenharia que esse tal muro é mais seguro do que as barreiras de pneus que sempre estiveram lá.. Mas mostrem os estudos para carros de turismo, que é o que anda o ano inteiro lá!” Monopostos com células de sobrevivencia de fibra de carbono só f-1 e F-Indy, o
    resto não tem isso… Basta ver que o piloto hoje sofreu um traumatismo craniano e parada respiratória, mesmo com o capacete de ultima geração e com o Hans….
    Bom vamos ver como as “”Otoridades””” do Templo vão se manifestar… Espero que com claresa e dignidade, e a CBA por homologar aquele muro bate e volta também se manifeste…
    Agora ficou evidente e claro que quando os outros erram quem sempre paga a conta é o piloto, e a conta é sempre alta demais.. E mais importante ainda, quantos pilotos serão nescessários, para pagarem por essa conta? E a que preço?
    Hoje só temos pessoas nocivas e incopetentes dirigindo desde o templo até a CBA..
    Que absurdo o que aconteceu hoje no nosso templo….
    Infelismente…..

    • Eu acho que o que ocorre no Brasil, é o mais descrachado e cretino pouco caso com os nossos esportistas, se houvesse a mais simples valorização da vida dos nossos Automobilistas, as mudanças requisitadas pelos pilotos já teriam ocorrido após o acidente do Rafael Sperafico, mais, como ele aparentemente não foi nenhum ídolo nacional, a CBA, pouco se lixou, sinceramente amigos pitaqueiros que talvez acompanhem este blog com mais frequencia que eu, apesar de que, se eu não me engano, as mudanças feitas no circuito de Ímola se demoraram ainda algum tempo a ocorrer após a morte de Ayrton Senna, não esperaram a morte de mais alguém no circuito.

  • Bom eu não acho que ali deveriamos mecher na pista onde aconteceu o acidente hoje. Ninguem esta culpando a direção de prova que permitiu uma corrida onde não tinha condições de acontecer. Estava muito molhado e os pneus de chuva da good year são os mesmos do ano passado e nunca foram testados nesse ano. Ali é raro acontecer acidentes.. acho que foi muito mais culpa da direção de prova que poderia ter deixado o safety car mais tempo na pista. Abraços

    • com ctz luis..a direção de prova é culpada..e a cba tb.que é quem escolhe essas pessoas…só que eles são uns merdas e fogem agora

  • parece que ele bateu no lado de dentro da pista, e não do lado de fora. com o softwall que colocaram do lado de fora do café ele não teria voltado pro meio da pista. eu não vi o acidente, mas eu acho que aquele trecho não é perigoso ao extremo, mas é dificil e desafiador, se colocassem uma chicane ali seira como colocar uma chicane na aou rouge em spa como foi em 94

  • Carros de turismo deveriam ter faróis, não adesivos imitando. Uma forma de melhorar a visibilidade do pilotos e dos outros competidores.

    • Primeiro que os carros da Estoque não são carros de turismo. Os carros de turismo de verdade possuem farois, sim. E funcionam.

    • e ia resolver o que , infelizmente esses caras não desistem de prejudicar o automobilismo…pior q ele é o o presidente do tal do ctdn…e da direção de prova q largou com aquela puta chuva

  • A questão da curva do café é muito fácil e simples de ser resolvida, basta boa vontade e desembolsar um pouco do dinheiro que a CBA rouba dos pilotos. Afastar o muro, simples e claro, sem precisar fazer chicane nenhuma.
    Aliás não é responsabilidade somente da CBA, pouco se fala da federação paulista que é outro orgão que só serve para expedição das famosas “carteirinhas de piloto”.
    O problema de acidentes como este no automobilismo é complexo, difícil de responsabilizar alguém, mas existem alguns meios de se diminuirem os riscos.
    Os próprios pilotos precisam cobrar atitudes destes orgaõs imcompetentes e inúteis.

    • pelo que eu vi no google maps a chicane ja esta la…
      acho q precisa ampliar apenas, nao gasta nada mais q uns 100 metros quadrados de asfalto

      verifique vc tb pelo google maps e vera q um pouco antes da curva existe uma chicane

      como q eh a relaçao entre os pilotos, tem q se unir pra acabar com essas coisas

  • é impressão minha ou na foto do que sobrou do carro o pneu traseiro direito está com suas ranhuras invertidas???
    sinto muito mas enquanto as categorias brasileiras continuarem fazendo gambiarras acidentes acontecerão… lamentável…

  • O perigo acho que é um pouco mais para frente, quando batem no muro e voltam para a “reta”. Se mexer ali vai tirar uma das emoções de Interlagos, então é complicado. Talvez se afastar mais o muro, retirando uma das arquibancadas.