Os pilotos contra o diretor

SÃO PAULO | Reproduzo parte do texto de Felipe Paranhos no Grande Prêmio, que entrevistou o diretor de prova Sérgio Berti. Apenas para contextualizar, tanto Cacá Bueno quanto Thiago Camilo afirmaram que o representante da CBA declarou no briefing dos pilotos na última sexta em Interlagos que “os acidentes precisavam acontecer num esporte de risco para que as medidas fossem tomadas, que para evoluir precisa ser feito isso”.

Berti, por sua vez, respondeu a acusação de Cacá. “Ele foi completamente infeliz no que falou. Fiz um comentário dizendo que não só o automobilismo, como também a aviação, as embarcações, todas elas evoluem após cada acidente. Ao longo da história da humanidade, os acidentes de qualquer meio de transporte fazem com que se evolua nas questões de segurança. A frase foi dita em uma discussão dentro do briefing, sobre pit-stop e reabastecimento, dois dias antes de acontecer o acidente.”

(…) Segundo Berti, Camilo peca por não considerar que as corridas são regidas não só pelos valores esportivos, mas também pelos interesses comerciais e da CBA. “Eu acho que existe até um pouco de infantilidade, digamos assim, nesse pensamento do Thiago Camilo, apesar de eu achar maravilhoso isso. Ele está com uma vontade de criar essa associação, e aí teremos um representante da categoria falando por todos. É muito fácil que a gente consiga ter resultados positivos assim. (…) É maravilhosa essa proposta dele, é óbvio que, se ele se tornar o líder, vai ter algumas barreiras, porque a corrida não é só a parte desportiva, tem a parte comercial, dos patrocinadores dele mesmo.”

Pois acaba de me ligar Camilo, revoltado, com as palavras de Berti. “O Cacá não é nenhum mentiroso. E o que ele falou foi exatamente isso que te falei. O maior absurdo é ele dar uma declaração dessas praticamente chamando os pilotos de mentirosos. Pode perguntar para qualquer um que esteve no briefing se ele não falou isso”, falou, para então completar. “Os pilotos têm consciência de que há promoções e tudo mais durante o fim de semana, mas o que vamos impor é que vamos cobrar deles segurança”, tornou a repetir.

No Twitter, Lico Kaesemodel havia me confirmado que foram estas, mesmo, as palavras de Berti. E Mario Romancini, que foi convidado deste fim de semana do Mini Challenge, disse o seguinte: “Acabei de ler no Grande Prêmio as declarações do Sergio Berti, diretor de prova da Stock Car em resposta ao Thiago Camilo e Cacá. Não faço parte da categoria e não vou entrar em polêmicas. O que não posso deixar de falar, já que este assunto veio à tona, é que o briefing da MINI (…) foi uma vergonha! 5 minutos de conversa sem informação nenhuma. Infelizmente nada vai trazer o Gustavo (Sondermann) de volta, mas acho importantíssimo e apoio qualquer movimento que os pilotos façam em prol da segurança!”

Não conheço Berti, muito prazer. Tudo bem, não mudaria muito se conhecesse. Mas fazendo um mix de tudo que aconteceu de sexta até aqui, tudo vai de encontro com o que disse ontem, a respeito da chance que os pilotos da Montana não têm de falar e da pouca valia que é dada aos competidores em geral. E vai de encontro com tudo que é falado aqui, no Blog do Gomes, no BloGP, no Grande Prêmio e em outras parcas mídias sérias e independentes: vejam em que mãos está entregue o automobilismo brasileiro. Alguém que espera que o pior aconteça, alertado como foi, para se mexer realmente não pode dirigir uma corrida de carros ou outras tantas coisas de maior valor. Que me desculpe Berti, são muitas vozes importantes que garantem que você disse aquilo, mas deveria cometer a gentileza de assumir e abandonar seu posto de diretor.  E comece a repensar alguns outros conceitos, no automobilismo, na vida.

Comentários

  • Cinco minutos de briefing, em uma categoria que deve ser levada como categoria de aprendizado e acesso à principal? Aí é brincadeira hein, vão me desculpar mas isso é mesmo vergonhoso.
    Eu aqui correndo de carros virtuais me reuno com meus colegas (por voz) em um briefing de 30 minutos, obrigatorio, em um lugar onde ninguém vai morrer.
    Isso leva a crer que há um erro mesmo na formação dos pilotos. A própria categoria deixa os jovens (ou gentlemen) acharem que já sabem tudo e que podem ser os reis da pista. Não pode ser assim.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Rogério,

    Vc é piloto e sabe muito bem como funciona as coisas. Se na tua opinião, o diretor de prova é incompetente, ok. É a sua opinião. Vc não assinou os briefing das corridas que participou? Não pagou as taxas do evento? Aceitou. Fomos conivente. Simples. Nós temos a nossa parcela de culpa. Não adianta fugir.

    Tem certeza que pra vc aquilo era aguaceiro, vc nunca correu em condição pior? Se visibilidade era ruim é pq era culpa do carro e não da chuva. Ou proibe corrida com chuva na stock. Fica mais fácil, já que o carro não possui condição de andar na chuva.

    Eduardo Miller,

    Eu não te conheço, mas não acredito ser correto fazer este tipo de julgamento sem conhecer as pessoas. Pode ser que vc não imagine, mas eu conhecia muito bem, o Gustavo e ainda não consegui me conformar com a morte. Toda vez que revejo o acidente fico torcendo em vão para o resultado final, mudar. Vai demorar, é uma dor que não gostaria que ninguém passasse, mas infelizmente nós somos obrigados a passar por isto.

  • ontem (e nessa semana) passou (e continuará passando) o programa linha de chegada sobre o acidente fatal em interlagos
    as vezes fica difícil continuar respeitando as pessoas, reginaldo leme nem tanto + sabemos q le não pode falar tudo, + o paulo gomes visivelmente estava muito incomodado e não podendo falar a “verdade” do que ele realmente acha, pois estava lá como representante da CBA, vi um programa de expressão corporal semana passada e o paulão toda hora mexia a parte inferior do lábio, mostrando desconforto, preocupação podendo a chegar a omissão ou mentira.
    bem o responsável do autódromo foi até nitidamente editado no inicio de sua verbalização. e quem é esse cara só falou “M”
    o “dono” dos chassis também se demonstrava estar muito desconfortável, também como os outros demonstrando omissão.
    e o reginaldo leme, q é um cara q sempre respeitei, contudo mesmo citando alguns dos reais problemas (cba, pilotos ruins, chassis vagabundos) ele por fim também jogava um panos quentes tirando a responsabilidade de todos e meio jogando-a no café
    caca bueno só batia na tecla q queria ser ouvido (os pilotos pela cba) também se manteve em silencio pela real verdade (chassi, cba, pilotos de baixa qualidade e drogados)
    em suma TODOS tiraram o seu da reta, lastimável.

  • É impressionante a arrogância destes dirigentes e principalmente o total desconhecimento de como funciona um carro de competição, condições de corrida, disputa de ultrapassagens,reações e comportamento dos carros.

    Ou coloca ex pilotos fazendo parte da direção de prova ou realmente devem começar a ouvir e acatar as solicitações dos pilotos.

    Eu estava em Interlagos, quando o primeiro safety car entrou achei estranho, realmente a chuva estáva relativamente fraca, acho que o primeiro safety entrou por que passaram reto no esse do senna.( ou para fazer propaganda do Camaro)Mas proximo da relargada a chuva apertou bastante, e se nao me engano tiveram 1 ou 2 voltas de corrida plena, inclusive o Sondermann disputando o 3 ou 4 lugar rodou no miolo do circuito ,voltando no meio da pelotão e da ´´putaria´´com pilotos pagantes inexperientes, ninguem enxergando nada.

    Muito triste, perdemos um piloto de talento natural enorme ,uma cara sempre alegre, de bom coração e humilde.

  • do que vc está falando????????
    não estou festejando a morte de ninguem, o que quis dizer é que ninguem neste meio precisa disso pra sobreviver, e se é inseguro, pq ficam?
    Só um ex: Vivo nesta merda de cidade de São Paulo, com medo de ser assaltado a todo o momento, é um lugar inseguro, porem não tenho para onde correr.

  • Esse criminoso (Berti) certamente autorizou a largada sem visibilidade alguma devido aos “interesses comerciais” envolvidos. Cadê o Ministério Público ?

  • pq os pilotos não param de correr?
    O que se houve de todos os lados é que o automobilismo brasileiro já esta morto.
    Todos eles são payboys filinhos de papais e não precisam disso, não existe pobre nenhum neste meio.
    Duvido que se tivesse acontecido algo parecido com um torcedor ou mecanico, estaria todo este bafafa.

  • O Grande Problema e que desde o kart ate as categorias principais quem dirige a prova são pessoas que estão no automobilismo para ganhar dinheiro , nehum deles estão preocupados com segurança de pilotos e kartodromos e autodromos , são todos ultrapassados arrogante , e mais algumas coisas, porque quando o Piloto da stock morreu no mesmo local nada foi feito só colocaram aquele muro de impacto, mais nada, ta na hora de mudar tudo colocar gente que goste e entenda de corrida como expiloto , gente que vive o automobilismo com prazer e não por interesse, E porque vcs não vivem o kart que esta largado abandonado um abraço

  • VC é o delegado Ribas? ou irmão do delegado Ribas, piloto?
    Se for o delegado Ribas, já corremos em 12 horas.
    Concordo com vc, na próxima corrida ninguém se lembra do passado e segue o circo.
    Mas pelo que tenho participado e ouvido nestes dois dias, muita coisa estava engasgada e foi dita por todos .
    Espero que tenha efeito em um futuro próximo.
    Falamos de categoria dita como Top, e o resto? Corsa virando 1,19, protótipo 0,59 em Tarumã quando será a próxima tragédia na nossa terra? O problema não é somente na Stock, é geral.

  • Eh muito facil descer a lenha no diretor de provas que SEGUE ORDENS. As ORDENS vem la de cima. Se o briefing dura 5 minutos, a culpa nao eh dele, mas sim da programacao. Eh ele que faz a programacao? Eh dele a culpa que aceitam correr nesta “cadeira eletrica”? Vai me dizer que todos pilotos nao sabem que estes carros embacam na chuva? Alguem pediu por radio a sua equipe pra parar a prova por nao haver condicoes de visibilidade?

    Segundo o Aloizio Coelho (piloto do safety-car), nao havia pocas d` agua na pista e teoricamente nenhum perigo de acquaplanagem. Levantar spray qualquer carro levanta na chuva, pela TV com imagem longe parece muito pior do que realmente eh por conta da profundidade.

    Conheco muito bem o Sergio, trabalhei com ele no Manzini e posso afirmar que ele eh bastante competente nesta tarefa. Tem uma didatica impressionante, nao a toa trabalhava na mais bem estruturada escola de pilotagem do pais. Ele fez o que qualquer outro diretor de prova faria. Automobilismo tem risco, e infelizmente morreu o Gustavo.

    Neste momento acredito que todos estao de cabeca quente. Nao nos conformamos em perder o Gustavo. Eh dificil aceitar esta imposicao na vida, mas nao vamos soltar a metralhadora giratoria. Quem esta la ou esteve, no minimo foi conivente e tenho certeza que vao estar todos la no grid na proxima corrida.

    Fui piloto da extinta Copa Clio, portanto tambem fui conivente com uma serie de fatores que julgava errado, segundo meus principios. Sofri um forte acidente na unica vez que a categoria esteve em Salvador. Destrui um guard-rails, passei por cima de outro e meu carro acertou a arquibancada ( a sorte que era treino e nao havia pessoas no local). Sou culpado por aceitar correr ali, ninguem colocou arma na minha cabeca ou chantageou, fui pra la porque quis. Eu sabia dos riscos, como todos sabem.

    Concordo com os pilotos, vcs tem que lutar mesmo, mas acredito que estao batendo na pessoa errada.

    Caca, vc eh o melhor piloto de turismo do pais e um dos melhores do mundo. Vc sabe como funciona as coisas, vc sabe que o Sergio nao tem forca pra mudar este problema da CBA.

    Antes que falem algo, eu conhecia o Gustavo. Tive a feliz coincidencia de comecarmos a trabalhar juntos na escola de pilotagem. E garanto pra vcs que o Sergio, assim como eu esta sofrendo pela perda do Gustavo.

    Vamos esfriar a cabeca galera, e procurar os verdadeiros culpados.

    Abraco

    • ESTE TEU AMIGO SÉRGIO BERTI É MUITO IMCOMPETENTE. SE HA ORDEM QUE ELE TEM QUE CUMPRIR PELA PROGRAMAÇÃO APERTADA, ORGANIZADA PELA VICAR, QUE SE DIMINUA O TEMPO DAS VOLTAS DOS CONVIDADOS……PROMOCIONAIS…ETC….A VIDA DOS PILOTOS VALEM BEM MAIS QUE ESTA PAPAGAIADA.
      O CARRO É UMA MERDA NA CHUVA…NÃO SE VÊ NADA……..AÍ PERGUNTO?
      PORQUE ELE AUTORIZOU A LARGADA?
      SERIA ELE MAIS UMA MARIONETE NAS MÃOS DE CARLOS COL/VICAR?
      QUEM MANDA NA PARTE DESPOSTIVA DA PROVA É A CBA.
      PORTANTO ELE DEVE SATISFAÇÕES A CBA E NÃO A CARLOS COL.
      PROMOTOR É PROMOTOR….PARTE TÉCNICA É COM A CBA E PONTO FINAL.
      SE AS COISAS AGORA SÃO DIFERENTES E CARLOS COL/VICAR É QUE MANDA EM TUDO NA STOCK….ENTÃO ME DESCULPEM….NÃO SABIA DISSO.

    • Quer dizer que os pilotos sempre são culpados pelos acidentes e pelas suas próprias mortes? Não se deve investigar o que ocorreu? É melhor deixar a poeira baixar e deixar pra lá? Pra mim vale mais ligar a metralhadora giratória mesmo. Qualquer hora alguém joga m… no ventilador e mais verdades aparecem.

      E esse Sérgio não parece essa pessoa lendo a entrevista dele. Parece que vc defende ele por ser seu amigo pessoal.

    • Diretor de Prova é quem tem maior autoridade numa prova…Então nada justifica que ele assuma os riscos de um briefing “de 5 mim” ou que faça os comentarios que fez…Não venha falar de Copa Clio, pois qualquer “mão de pau” pagava e guiava aquelas merdas…Vc deve ser do mesm nível de “supostos pilotos” que andam na Montana e acham que sabem o que é “pilotar um carro”…Não me leve a mal, mas defender um “diretor de (merda) de prova” como esse Berti é descer ao mesmo nível dele…

  • Hoje enquanto nosso querido gustavo era enterrado cercados da homenagens devidas, esse cara de pau do berti veio dizer que o cacá mentiu… que o thiago não vai impor nada, etc..ele ta achando que é quem? Srs .Presidentes do CTDN Sr. Valduga , Sr.Pinteiro, tomem providencias ja para a proxima etapa da stock , precisamos acreditar na justiça e na cba , vamos salvar a entidade…se nada for feito…será o fim, pelo amor de deus, ele está peitando todo mundo agora…quem foi no briefing sabe que ele falou o que o cacá disse, estão todos sabendo que ele falou, mas agora ele ainda quer falar que está certo…e o pior é que ele faz a porsche cup e a formula fiat.,,, não é possível isso continuar assim, a CBA TEM EXCELENTES DIRETORES DE PROVAS QUE NÃO VÃO FAZER O QUE CIDADÃO FEZ..
    Enfim…parabens aos pilotos pela iniciativa…..vamos rezar para que ele saia logo da stock e das outras categoria.

  • Já vi esse filme.acontece a desgraça, mais um jovem é sacrificado, fazem um carnaval e na proxima corrida tudo esquecido, os super comissários da CBA deixam a pancadaria correr solta como sempre fizeram, e mais alguém , outra familia vai sofrer a dor. o que tem que fazer é responsabilizar esses dirigentes, civil e criminalmente. a solução é facil. e o Cacá e o Thiago estão mais do que certos, pena que serão perseguidos daqui pra frente. e de onde saiu esse Diretor de prova imbecil ? o importante é saber de que bolso de colete ele saiu. voltem um pouco para trás e vejam os absurdos que essas autoridades já cometeram. notaram que mesmo com a gravidade do acidente, foi colocado safety car por duas voltas e só depois interronpida a prova.infelizmente ficará tudo como antes no quartel de abrantes. pena

  • Agora sobrou até pro safer barrier, o que esses cidadãos que ocupam cargos de administradores do automobilismo precisam entender urgente é o velho ditado de que uma andorinha só não faz verão, não adianta nada construir chicane ou fazer área de escape se a segurança do carro não for revista, não adianta rever a segurança dos carros, e os autódromos continuarem jogados às traças, cobras, e até traficantes. A segurança de uma corrida deve ser formada por um conjunto de regras rigorosas e procedimentos que devem ser seguidos a risca, e principalmente, buscar melhorar a segurança sempre que uma possibilidade surgir. O pior de tudo são as explicações tentando disfarçar a omissão e a falta de comprometimento.

  • Agora esta tudo resolvido, como um bom nordestino e detentor do “puder”, Cleyton Pinteiro, espelhou-se nas jogadas políticas e ao invés de criar uma CPI que nunca dá em nada criou uma COMISSÃO de cinco pessoas onde somente uma merece credibilidade (Ingo Hoffmann), ta na hora da comissão dos pilotos liderada pelo Thiago Camilo começar a brigar pelos seus direitos E ESPAÇO pois o que faz e quem conhece esse tal Dr.Felipe; O rei Valduga não tem a credibilidade necessária, afinal é funcionário da Vicar recebe uma grana da CBA, foi quem homologou as gaiolas e aqui no sul “ta mais sujo que pau de galinheiro” e em breve deve ter dificuldades para localizar a grana da federação gaucha afinal a grana sumiu e outro tanto nem chegou a entrar; Marcio Pimentel, quem conhece? E o Paulo Gomes também tem acertos com a Vicar e recebe uma grana da CBA. Já dá até para prever o resultado, O QUE É LAMENTAVEL. E lamentável também o vídeo do resgate, pelo visto os médicos tiveram que “arrancar” partes da carenagem para atender o piloto, ninguém reparou que só tinha médicos trabalhando e os homens que deveriam dar suporte para facilitar os trabalhos dos médicos só andavam sem rumo com os extintores de um lado para o outro, enquanto um medico magro e alto levanta a carenagem e entra dentro do carro para socorrer o piloto. Quem prepara a equipe de resgate? PARABENS PARA A EQUIPE MEDICA!!!

    • Só pra complementar, o Marcio Pimentel é cria do Valduga, ele é o responsavel pelo Racha Taruma…Se informem de quanto ele paga pro Autodromo de Taruma de aluguel (mixaria) e quanto ele ganha com o Racha…E Paulo Gomes se não me engano tbm estava na avalição do acidente na morte do Sperafico, e mesmo depois da chicane que foi feita no Cafe e usada só uma vez não fez mais nada…

  • “Senhor”! Por acaso não chegou por aí, um garoto dirigindo um carro , em alta velocidade? É o nosso Gustavo Sondermann “Senhor” brasileiro como eu e o “Senhor” Arrojado, o melhor de todos!Se ele chegou, dê a ele a bandeira quadriculada,ele venceu, dê a ele sua mão “Senhor”, para que ele saia do carro,ele pode estar assustado e meio perdido,>pois saiu daqui, com a velocidade de um raio,se quer deu tempo para se despedir .Sossegue-o “Senhor”, faça com que ele veja,a maior prova de Gratidão e de Amor que jamais um mortal recebeu.Transmita a ele “Senhor” a mais sincera gratidão por todos esses anos de gloria e de luta.Há! Acelera Gustavo Sondermann pois daqui de baixo a cada estrela que cruzar o céu,saberemos que você estará nela e os anjos do céu tocarão em seus clarins a Música da Vitória!Acelera Gustavo Sondermann Até um dia, Campeão!
    Ana Paula Almeida
    Achei isso no orkut e achei maravilhoso…..

  • ESSE SÉRGIO BERTI É mais uma das invenções da VICAR. Participei em vários anos das categorias menores da Stock Car (light), e sei bem quanto a Vicar da importância para as categorias menores.
    Como membro de equipe, participei de muitos briefing com o o Montagner, e com o Magrão, que dirigiam as provas na época.
    O Monta não fazia as provas da stock, quando tinha TRUCK na mesma data. Ai ele fazia a TRUCK, por pedido do Aurélio (falecido presidente da categoria), o Magrão fazia a direção das provas da Stock no final de semana.
    Os briefing do Monta eram tranquilos, serenos,e com aquela tranquilidade peculiar, mas os do MAGRÃO, eram uma verdadeira zona, com muitas discussões, IMPOSIÇÕES, e sem dar oportunidades para que os pilotos falassem.
    AGORA VEM ELE RESUMIR EM UMA FRASE O ACONTECIDO.
    TEM QUE VER TAMBÉM O LADO COMERCIAL DA COISA TODA……Ah. bom……..
    ENTÃO LARGOU NAQUELE AGUACEIRO PELO EVENTO…PRA ENCERRA-LO………
    A VIDA DOS PILOTOS POUCO IMPORTAVA…………..ESSA VICAR É BRINCADEIRA, E ESSE sérgio berti é uma merd……muito grande.

    VICTOR. Entrevista o Sr. Washinton Bezerra, que te falará da Stock, desde os tempos em que a categoria era gerida pelas equipes e o Sir Carlos Col era somente diretor desta associação das equipes, e depois como num passe de mágica, deixou as mesmas chupando os dedos e virou o DONO DO CIRCO, até transformar nesta palhaçada, sem respeito a vida dos pilotos…..BUSINESS TO BUSINESS.

  • Esse Berti que me desculpe, mas Atila Abreu em entrevista a radio Cruzeiro fm de Sorocaba, sua cidade disse a mesma coisa que o CaCá.

  • Estou de acordo com os pilotos,não tem que acontecer para depois resolver,eles não são as cabeças pensantes da CBA,portanto e obrigação dar respaldo as competições,o porque de aceitar um cargo desse se não que ouvir criticas.Sabe o que acontece agora?Cada um vai pra sua casa e a vida continua,mas a família do Gustavo vai sentir uma dor imensa no coração,pois dizem que coração não dói,dói sim e insuportável.Se tem problema,não tem que se calar,pois meu filho entrou no Kart com 7anos e hoje esta com 16 e indo pra Formula,portanto rezo pra proteção dele e de todos,porque pai nenhum tem que sofrer esta dor.Infantl,o Caca não tem nada,pois e um piloto competente e não abriu a boca pra falar merda.Qual o problema de ter uma comissão pra representar os pilotos?Se tem entidades automobilisticas e porque tem piloto.,então esse pessoal tem que agradecer.Thiago também esta certíssimo.Assino em baixo.

  • Esse Berti não serve nem pra dirigir prova de autorama!

    Puta cara tosco, a entrevista que o Felipe Paranhos fez com ele de deixou enojada.