Resgate estranho

SÃO PAULO | Garanto que não fui só eu que vi problema neste resgate de Sondermann em Interlagos, em vídeo feito pelo Iuri Lopes. Vejam como a equipe médica não se preocupa com o pescoço de Gustavo.

Agora a CBA anunciou que vai criar uma comissão para investigar as causas do acidente. E que tal outra para investigar se o piloto foi atendido da forma correta, hein?

Comentários

  • Dê uma olhada no resgate do Rubens em Imola 1994 (tem no documentário Senna)
    Com o carro virado, o fiscal simplesmente desvira o carro sem a menor preocupação com o pescoço do piloto balançando em ambos os lados…

  • está tudo errado neste resgate.

    todos se precipitaram, deixaram a cabeça do piloto cair no chão. Imagina o peso do capacete com alguem de pescoço quebrado… é uma arma para aprofundar lesões…

    a equipe medica pode alegar o que eles quiserem, (perigo de incendio, PCR…) mas a verdade é que eles erraram feio ERRARAM!

    Ninguem arranca um piloto com pescoço quebrado do jeito que eles tiraram o sondermann de lá.

    gostaria de ver essas imagens levadas a investigação do caso, pois concerteza esse resgate foi uma barbaridade em termos de remoção e procedimento FIA.

  • É triste dizer isso mas se aguardassem a chegada de uma viatura do SAMU o atendimento seria melhor. É inadimissível uma equipe de resgate ter este tipo de comportamento, quem ali foi treinado?

  • Arrancaram o piloto de dentro do carro de forma um tanto grosseira, não estavam preparados para cortar a gaiola de forma adequada e retirar o Gustavo de acordo com um procedimento padrão, que eu pelo menos acho padrão. Mas eu acredito que ele tenha morrido já na batida e o resto tenha sido protocolo.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Concordo com o Wallace em tudo,agora desculpem minha ignorancia,tenho 57 anos acompanho diariamente tudo sobre automobilismo nos ultimos 50,corri na super-stock,na stock paulista,no brasileiro de omegas,e nunca ouvi dizer que é pratica comum montar pneus invertidos,principalmente os de chuva.conforme afirma o SR Murilo Macedo,chefe de equipe do Sondermamm.Mas quem sou para discutir com os(gênios)da Stock,e como diz o Flavio,das satélites!

  • Primeiramente é muito dificil escrever esse testo tanto como Piloto quanto amigo do Gustavo,que Deus ilumine o caminho dele e de forca para a sua familha,estou inconformado com o acontecido e ao ver essa imagem ,todos nós nos perguntamos o que foi isso??Não podemos acreditar que aquilo que vimos foi o acontecido e que não vai mudar,tenho tanta coisa para escrever que daria um livro nesses anos de competicão no Brasil,infelizmente o dinheiro toma conta de tudo,essa curva do Café ja era para ter sido feita uma área de escape a muito tempo,o problema é muito mais grave e ninguém fala,ninguém cobra, passa alguns meses e todos esquecem por que na realidade muitos precisam que tudo isso continue funcionando e isso é um absurdo….vou citar alguns pontos que observo e escrevo isso para também alertar o nosso amigo Camilo que além de um grande Piloto acredito que vai fazer de tudo para mudar esses absurdos;se vc for em um treino de semana em qualquer autódromo brasileiro,aquele treino fora de um final de semana de corrida vc não acredita que o que vc vai ver;tem piloto que anda sem macacão, muito menos um antichamas,carro sem extintor,capacete não apropriado e muitos desses fazem até corridas regionais sem nenhum equipamento apropriado,nunca ví uma vereficacão nos itens de seguranca em campeonatos regionais e outra no treino anda quem qué,se vc paga a taxa de pista basta apenas um do grupo ter a carteira de piloto o resto anda sem nem saber o que é uma bandeira,é lógico que isso não tem relacão com o acidente do Gustavo,mais sim aonde comeca os erros,vejo Pilotos com medo de falar realmente a verdade que acham sobre tudo isso,concordo que temos contratos e dependemos disso mais não podemos aceitar esses absurdos que somos obrigados a engolir,todos nós temos que pensar que isso pode acontecer com qualquer um, é só estar no lugar errado e na hora errada,todos falam da batida em T,quantas vezes a nascar bate em T e o piloto sai andando?ninguem tem coragem de falar que esse carro não serve mais??que tem que ser mudado,são vidas que estã ali e vidas que também se acabam aqui fora,a mudanca que foi feito no carro não resolveu,a fixacão dos bancos não segue um padrão,os bancos não segue um padrão também,os cintos também não seguem um padrão unico para todos os carros,tudo pelo custo,muitos carros embacam os vidros na chuva ,os pilotos não enxergam nada e isso eu escuto a mais de 6 anos,teria que ser obrigatório um sistema de ventilacão em todos os carros feito pelo fabricante,gaiolas com mais de 10 anos de corrida teriam que ter um laudo que a mesma esta em condicões de corrida,nunca ouvi alguem fazer um teste de impacto com esses carros para ter certeza que esse projeto realmente aguentaria,os carros estão muito rápidos para essa categoria,sobre seguranca nos autódromos teriamos que realmente escrever um livro para mostrar que temos algumas pistas que não poderiamos aceitar fazer corridas nesses lugares,não precisamos disso e podemos mudar tudo isso com a ajuda de todos(Pilotos,CBA,organizacão,Fabrica)depende de nós mesmo.T Camilo se precisar de ajuda pode contar comigo,

  • Olha que essa equipe de resgate é a mesma que faz a EXtração na formula 1, ta tudo errado ali…

    o medico nao conseguiu abrir a porta , e entrou por baixo da carenagem;
    o resgate nao cortou nem a fibra da bolha para melhorar o acesso a vitima;
    o resgate ficou em extintor em cima do carro, sem um distancia de segurança ,se pega fogo ali iria lamber todos eles;
    talvez não imobilizaram o piloto devido a gravidade e o tempo mais rapido para reanimação mas chegar ao ponto de não colocar um colar cervical e ainda deixar a caabeça do piloto cair no chão do carro é DEMAIS É SO VER NO VIDEO NO TMEPO 2:08 SEGUNDOS -ISSO É UM ABSURDO

    SEM CONTAR QUE O OUTRO PILOTO “CESQUIM” SAIU SOZINHO DO CARRO MUITO DEPOIS DO ACIDENTE AINDA BEM QUE NADA ACONTENCEU COM ELE PQ NINGUEM DO RESGATE FOI ATENDE-LO

    MAIS É ISSO AI A STOCK ESTA BEM SERVIDA!!!!

  • Desconsiderem meu comentário anterior, vendo com calma deu para ver que o cara foi tratado como boneco de pano. Vão ter que se explicar mesmo.

  • quem sabe se eles receberem de alguma equipe a multa de 100,00 mil reais(isso mesmo 100mil reais pra quem reclamar de alguma coisa após a corrida, so assim que sabe não tem aquela confusão do ano passado) que eles querem aplicar para quem abre a boca este ano, eles consigam fazer uma area de escape…
    Essa CBA é uma palhaçada…

  • Desculpa, mas algum dos que opinaram que o atendimento foi um lixo conhece, A FUNDO, primeiros socorros para acidentes automobilisticos? Não dá para ver NADA, repito, NADA, do procedimento feito, a carenagem tampa toda a ação. Fica fácil assim, alguém joga uma ideia no ar e o resto abraça a causa, lamentável.

  • Eu mesmo sofri um acidente na Linha Amarela (RJ) em 2009. Apesar de só estar zonzo fui retirado do meu carro totalmente imobilizado e carregado na prancha de madeira até a maca. Só fiquei com as marcas do cinto de segurança no peito e na barriga por duas semanas.

    Deveriam criar uma comissão para investigar porque o automoblismo brasileiro é essa m… de organização!

    Abraço!!!

  • acho q eles o encontraram “morto”, por isso não o imobilizaram….tiraram do carro e o reanimaram….a 1ª panca no muro foi fatal…li no twitter q no hospital o rosto dele tava sereno e sem ferimentos

  • Ainda custo a acreditar que tais atuações de equipes de socorro medico,ocorram desta forma…grotesca.Sou controlador de trafego maritimo,sou leigo sobre concepção e construção de estruturas de carros de turismo e monopostos.Oque se viu neste acidente e suas consequencias,é um retrato em branco e preto , e mais enegrecido ainda da realidade de toda estrutura envolvida .Me faz acreditar que vivemos nos tempos onde corriam pilotos nos 50,60,70,80 até o meio da década de 90 quando perdemos alguém insubstituivel em
    Imola.Alguns passaram por estas décadas ilesos como Tazio Nuvolari, Juan Manoel Fangio com carros extremamente perigosos.Outros não puderam contar suas aventuras nas pistas para seus netos.Cabe a todos não se ajuelharem a interesses que se tornam maiores do que o de cada ser humano que põe sua vida em risco nas pistas.

  • Já vi resgates em Interlagos em outras oportunidades e nunca vi desse jeito. Nem nas corridas em Interlagos nem no SAMU.

    Só uma coisa: alguem sabe quando foi que a CCR começou a cuidar dos resgates de corridas da Stock Car? Ou melhor, sem desmerecer eles, os funcionários da CCR tem trinamento para fazer esse tipo de resgate? Ou então, porque a Vicar contratou a CCR para fazer isso em vez de ter uma equipe médica ou pessoal próprio para fazer o resgate?

    Só faz apenas dois anos que não vou a corridas em interlagos e nunca vi a CCR lá antes, nem sabia que a CCR teria equipes de funcionários treidados para resgate em corridas…

    Só eu acho estranho isso?

  • Pelo que deu pra perceber estavam com “pressa” pra remover o piloto de dentro do carro. Isso pode significar uma diretriz da organização quanto à mortes de pilotos em pista. Não sei se algo mais “grave” poderia acontecer para os próprios organizadores, mas pode ter acontecido isso. Quiseram levá-lo o mais rápido possível pra longe da pista para não terem a confirmação da morte do piloto antes de chegar a um hospital. Provavelmente ele estava morto no momento do resgate. Lamentável se for isso.

  • Se não tinha morrido acabaram de matar. Até em acidente de rua, com Bombeiro ou Samu resgatando, vc ve mais preparo, os poucos que presenciei o cara sai do carro parecendo uma mumia, todo imobilizado. Neste caso, soltaram o cinto, o Gustavo caiu pro lado direito e puxaram ele pra fora, foi isso mesmo que eu vi?

  • deveriam criar uma comissao para investigar essa atual gestao da CBA e outra para ver se o carro da estoque é reamente seguro. a nascar anda em ovais e em velocidades bem mais altas que essas geringunças tipiniquins com pelo menos 1 big one por corrida, mas ninguem morre, na verdade nas maiorias das vezes saem como se nada tivesse acontecido. esses carros da estoque sao verdadeiras cadeiras eletricas que ninguem pode controla-las.
    agora o pesidente da cba vem a publico como se fosse o justiceiro mascarado metendo o pau em interlagos, mas os carros são esquecidos por ele. por que será?

  • Um absurdo! Ele sendo arrastado pra fora do carro com a cabeça batendo no banco e no chão. A sua séria lesão cerebral ocorrida no acidente, com certeza foi agravada com as pancadas sofridas durante o resgate. Lamentável e triste. Mto triste.

  • Victor,

    Que Resgatezinho mequetrefe….. Deve ser o mesmo das estradas brasileiras…….Gente despreparada e sem competência pra fazer resgates. Era melhor os Bombeiros. Mas digo uma coisa: aquele pneu invertido concentrou a água no centro da banda de rodagem e por isso o
    carro deu aquela guinada pra direita. As outras rodas tinham atrito e ela aquaplanou pois não escoava a água para fora. Fatalidade do automobilismo é discurso de quem não assume nada, são os de sempre que ficam em cima do muro. O culpado é quem morre. Parecia seguro, era o melhor disponível e bla,bla,bla blá……Tudo papo furado, é só parar de desviar o dinheiro público que dá pra fazer tudo da forma correta. Tem que sumir com aquela arquibancada e fazer uma área de escape decente. Acho também que os pilotos deveriam se pronunciar com coragem e se for preciso boicotar as corridas, A vida deles tá valendo muito pouco nesta selva econômica. Sou apaixonado por corridas, mas morte de pilotos me deixam revoltado com a falta de segurança. Camilo bota a boca no trombone, não temos certeza mas que tem muita coisa errada temos certeza. É só divulgar….

  • E que tal aquele piloto, um tal M. Cesquim, que a primeira reação foi ir olhar o próprio carro ao invés do companheiro acidentado?!!!…

  • o pescoço ja estava quebrado,ele falaceu na hora do acidente..
    soh nao podem divulgar isso pq a cba nao quer se queimar
    eh soh o olhar o video,ele ta praticamente deitado no banco sem reacao alguma,
    sem movimento nenhum,veja na hora q ele eh colocado na maca
    e o medico joga o braco dele em cima do corpo..
    uma pena um cara sensacional!!

  • ….tudo isto em cheira a que nada vai mudar….
    Agora neinguém assume nada, pneu virado é ok até para fabricante, a emergência de pista (putz a cabeçada)….depois de uma panca é ok…todo mundo não é mais nada….a corrida foi um negócio para fantasmas…
    Carro sem condições de visibilidade com chuva???! (isto é pacto com a morte)
    A direção da prova não tem culhões para botar uma chicane !?!?!?
    -Agora tiveram a idéia da bandeira amarela na subida do café!!!!

    Ainda bem que não torrei os cobres da minha familia na minha maior paixão!
    -Não haveria como dar certo!

  • Meus caros boa tarde. É verdade que a Curva do Café é uma curva ruim, é claro, assim como são também, por exemplo, a Eau Rouge em Spa ou a Gran Curve e ainda a Parabolica em Monza. Acredito que foi uma fatalidade, pois, o automobilismo é uma profissão com risco assumido pelos pilotos. Mudar o traçado em nada adianta! Hoje temos carros que são capazes de gerar um torque monstruoso e em questão de centenas de metros estarem a muitos Km/h. A primeira coisa que temos que colocar na cabeça é: o RISCO SEMPRE vai existir. Não somos tolos em pensar o contrário. Agora o atendimento realmente pode ter agravado a situação. A Stock não tem a vivência de acidentes graves. Isso pode gerar um despreparo dos profissionais, onde em situações extremas, podem não estar preparados a lidar essas situações a altura. A Stock poderia pensar em um tipo de intercâmbio junto a NASCAR, por exemplo, onde sua equipe de resgate pudesse aprender com eles, uma vez que, na NASCAR o número de situações de emergência é muito alto.

  • Pois é Victor…vi este vídeo no forum do kart Brasil e comentei algo ..lá por 1,50min até 2,10min..é visível a falta de imobilização….como disse no forum…agora não muda mais nada o ocorrido..porém é muito tenso o que se vê pela filmagem…não acredito que este seja exatamento o procedimento padrão….a verificar..