A ação real

RIBEIRÃO PRETO | Creio que já tenho escrito isso, sei que sim, mas reitero que é válido que os pilotos ponham as mangas de fora, para não usar uma expressão mais chula, ainda é de tarde e há crianças na sala. Esperaram pelo pior, OK, mas é inteiramente pertinente que se mexam para que acidentes fatais não voltem a acontecer, e não só na Stock Car.

Pois bem. Na semana passada, ouvi de alguns destes pilotos queixas intensas, especificamente sobre os freios. As pastilhas viraram o alvo da vez. Gastam demais, mudaram os compostos, não servem, e as reclamações iam neste sentido e coisa e tal.  Estas pastilhas seriam usadas neste alargado, organizado,  mas ainda estreitíssimo circuito de rua de Ribeirão Preto, cujas modificações no traçado já eram de conhecimento público há muito tempo.

Indaguei alguns destes pilotos e perguntei para vários assessores de imprensa, sabedores dos passos de seus clientes, sobre os paradeiros e atos deles pelo menos nesta semana. Ao que consta, Daniel Serra esteve na cidade vizinha Pradópolis na última segunda para uma filmagem com a Red Bull e passou aqui em Ribeirão para dar uma olhada na pista. O mesmo aconteceu com Marcos Gomes, que participou de eventos na terça de manhã. Átila Abreu me falou que veio ontem e também viu a pista. E soube que as pastilhas de freios, aquelas, seguem as mesmas.

A comissão foi concebida no dia seguinte à morte de Sondermann. Três dias depois, nasceu em uma reunião. Só nesta semana, em carta aberta, fez-se oficial. As imposições e exigências que viriam ainda não vieram. Ou seja: nada mudou, por enquanto.

Neste instante, faz uma hora e meia que os pilotos estão reunidos na sala de briefing. Seria de bom tom que algo realmente surja, uma decisão que seja — a de, por exemplo, não só tomar decisões em finais de semana de corrida. Parece que a coisa vai. Mas melhor seria se não só parecesse. A conversa que um deles me contou ontem, de que, se preciso for, não correm, tem de ser mantida sem esmorecer com o passar do tempo. Do contrário, como Pedro Boesel mencionou ontem, vira mero oportunismo.

Comentários