Sobre Berti

RIBEIRÃO PRETO | A última e única vez que escrevi a respeito de Sérgio Berti foi há pouco mais de dez dias, em que eclodiu na imprensa a desavença dele com os pilotos por conta daquela sua declaração de que os acidentes precisavam acontecer para que algo melhorasse no automobilismo. Disse que não o conhecia pessoalmente, mas que, se havia dado tal declaração, seria melhor que revisse alguns conceitos.

Hoje de manhã, peguei o regulamento da direção de prova e vi que o nome de Mirnei Piroca constava em seu lugar. Não que Berti tenha sido rebaixado para o Mini Challenge — ele já seria o diretor. A CBA, que pretendia segurar a bronca, não conseguiu. Ganharam os pilotos. Alguns, devo dizer. Nem todos concordaram em colocar sua assinatura no corta-cabeça que fizeram ontem.

Pois Berti veio à sala de imprensa. Trajado com a camiseta branca e o símbolo da entidade e aparelhado e conectado com a torre de controle, Berti conversou um tempo com os assessores da Stock Car. Eu me aproximei, me apresentei e antes das primeiras palavras, veio um suspiro. Foi a nós, Grande Prêmio, que Berti deu suas únicas declarações. E ele não queria mais declarar nada a respeito do caso, em caráter oficial, digamos assim. Nada de gravador ligado e tal. Começamos a conversar, e ele não poderia ter sido mais franco.  

Primeiramente, Berti foi um cara extremamente educado — fato corroborado por pessoas que com ele convivem, como demais colegas jornalistas, e até mesmo pela bola de fogo ter sido formada através do Grande Prêmio, envolvendo Cacá Bueno e Thiago Camilo. Acabou falando do caso, sim, das palavras que mencionou no briefing em Interlagos e da situação em que foi dita. Pontuou que foi afastado e virou alvo sem ter seu trabalho diretamente questionado. Falou que duvida que alguém questione sua condução na direção da corrida da Copa Montana em que Gustavo Sondermann morreu, tanto na autorização para que houvesse a largada quanto na segurança que proporcionou à equipe de resgate.

E contou, entre algumas pausas para ouvir o chamado da torre, que mal conseguiu dormir esta noite.

Eu não tenho apego ao cargo, desabafou Berti, e me permitam não colocar as aspas. Eu não tenho apego a poder, nem nada. Eu aceitei vir aqui porque era uma evolução natural e eu ganho para isso. Então se for comissário ou diretor, não tem problema, continuou. E aí se percebe, em poucos minutos, que Sérgio foi no máximo infeliz naquela declaração, mal interpretado, e que realmente foi defenestrado do posto porque há muitas influências, as mesmas que tiraram Carlos Montagner no ano passado depois da corrida justamente aqui em Ribeirão Preto.

“Eu converso com você sobre tudo, mas não vou falar mais do que aconteceu com o filho do Galvão”, agora com aspas, e Berti se foi para cuidar da prova do Mini.

Comentários

  • Olá Nair,

    Dê uma olhada no curriculun do Sergio Berti, você ainda acha que ele é estagiario, e que não tem capacidade para dirigir provas???
    E todos esses nomes que você citou fossem bom mesmo, estariam fazendo mais coisas.
    Então antes de escrever o que você não sabe e nem entende vá procurar informações.
    Trabalho com eventos no ramo de competição, entendo muito de automobilismo, e não aceito pessoas falando de um assunto que não entendem…
    Seli

  • O senhor Sergio Berti realmente é uma pessoa calma e muito educado, mas isto só não basta para dirigir uma prova de nivel como a Stoch Cars ou Montana, nem mesmo a Mini. O cara não tem a menor experiencia com carros de corrida. Ele apareceu a uns quatro anos em Interlagos trabalhando de colocar cones e controlar filas de carros dos alunos do Beto Manzzini. Depois foi ser diretor de prova na pista de kart dos Giaffones lá na Granja Vianna e por isso, com a troca da direção da CBA, foi levado pelo “seo” Pinteiro para a Stock a pedido dos Giaffones. E tem mais: Talves este ano ou no maximo em 2012 vai ser o diretor de prova (nacional) do GP Brasil de F1 em substituição ao Carlos Montagner. Resumindo esta CBA comandada pelos Giaffones, Valdugas e Alfredo Tambucci querem colocar estagiarios no lugar de pessoas com mais de trinta anos de experiencia em direção de provas, pessoas como Carlos Montagner, Antonio Carlos “Magrão” Regal, Ernesto Costa e Silva, Edson Novaes entre outros.
    Estes senhores com certeza teriam largado a fatidica prova que tirou a vida do Sondermann com Safety Car por pelo menos tres ou quatro voltas, para que os pilotos sentissem a real situação da pista. A unica coisa boa de tudo isso é que tudo isso deixou a pilotaiada mais esperta e vigilante.
    Agora o “seo” Piroca que se cuide para que o tiro não saia pela CUlatra!!!

    • Histórico Profissional de Sergio Berti.
      35 anos de automobilismo, 25 como profissional. Iniciei aos 15 anos, como Bandeirinha, aos 25 me formei Instrutor de Pilotagem na Escola de Pilotagem Interlagos e no Centro Pilotagem Roberto Manzini, em 1996 me tornei Diretor de Provas de Kart na Granja Viana, fui 2 vezes Diretor Adjunto das Mil Milhas em Interlagos, em 2006 iniciei como Diretor de Provas da Porsche GT3 Cup, em 2010 Diretor do Trofeo Línea e Fórmula Future, além de iniciar na Stock Car. Trabalho na Fórmula 1 desde 1997, sendo nos últimos anos na Organização Desportiva e no ano passado Adjunto da Direção de Prova. Fui Diretor de Provas do WTCC em 2009, 2010 e 2011. Também sou o Diretor de Provas das 500 Milhas da Granja Viana e do Desafio das Estrelas.

    • vc escreveu anteriormente em outro blog!!!! :
      “Nair Rissato disse: 8/04/2011 às 19:20Gente!!! O esporte é automobilismo! Não é Tenis, Bocha ou Volei! Carro de corrida bate, capota e pega fogo! O Pace morreu em queda de avião, o Chico Landi deu sorte e morreu de velho! O risco é do esporte… Ate o Senna morreu na pista. Não adianta agora promover caça as Bruxas!!! Não quer correr risco? Vai jogar bolinha de guede!!! Desculpem”

      Então é isso aí…Tá faltando coerência da sua parte, não acha?

  • Ops! Desculpe Vitor! Esqueci de parabenizar sua neutralidade no assunto. Parabéns aos jornalistas que aqui puderam emitir sua opinião sem censura!

    Parabéns VITOR!

  • É impressionante como as coisas acontecem! O acidente foi uma daquelas fatalidades inexplicáveis.
    Sendo fã do automobilismo(assisto todas as categorias que são televisionadas), fiquei impressionado com a atitude do Cacacá Bueno, pois era seufã enão entendi o porque de pegar no pé dodiretor de prova Sérgio Berti e não entendi também porque juntou sua reclamação contra a CBA somente depois da prova! O que você havia feito até então contra a s inumeráveis falhas de todos os autódromos que você pilotou durante todos estes anos na STock? Onde você estava CAcacá? Como você aceitou correr este fim de semana no indecente autódromo de rua de Ribeirão Preto? Porque não fez um abaixo assinado para que não houvesse mais corrida nele ou no Rio de Janeiro? VOCÊ ME DECEPCIONOU! O Thiago Camilo tambem! E fique sabendo que eu conheço muito bem o automobilismo, pois fiz parte dele durante muitos anos e cansei de ver que os pilotos nunca conseguiram formar uma associação que realmente lutase pela categoria, NUNCA! Espero que você consiga finalmente montar uma, mas não use os outros de poleiro! Seja forte e lute pra isso como o Sérgio Berti lutou durante 25 anos com dignidade e honra, sendo muitas vezes humilhado e tra´paceado por tentar criar condições de corrida sérias e seguras, coisa que você indelizmente não conseguiu até agora. Sei que pra você 30 fãs a mais ou a menos, não farão falta( E não sou nenhum Berti) mas nunca esqueça: conseguir um fã é dificil mas recuparar é quase impossível. Estamos de olho CAcacá!

  • Xara!!!! Estamos com voce !!!

    O que fala do Berti, um ser muito educado, um excelente profissional, um ser honesto e justo !!!!

    Isso ae Armando da ISR, faço das suas palavras as minhas!!!!!

    Sergiao , aqui esta nosso apoio da FAMILIA JP SALVA EMERGENCIAS MEDICAS!!!!

  • Olá à todos, para quem não me conhece sou integrante da ISR – Interlagos Sinalização e Resgate e em todas as corridas que participamos ( Campeonato Paulista, Campeonatos Brasileiro e Paulista de moto, track day’s, stockcar, Fórmula Truck, Fórmula 1, Fórmula Indy, etc…) sou um dos integrantes que ficam na torre de comando auxiliando a Direção de Prova e comandando os postos de sinalização nas pista.
    Já trabalhei com diversos Diretores de Prova inclusive o Sérgio. De todos com os quais já trabalhei sempre admirei o jeito educado, rígido, renovador e até mesmo inovador com que ele faz o seu trabalho. Sempre foi uma pessoa aberta ao diálogo, disposto a ensinar quem quer que seja e com muita vontade e humildade de estar sempre aprendendo e aprimorando os seus conhecimentos.
    Infelizmente no dia 03 de Abril deste ano mais uma fatalidade aconteceu em Interlagos, Gustavo Sondermann nos deixou durante uma corrida da Copa Montana. Eu estava presente e mais uma vez aquele silêncio ensurdecedor tomou conta do autódromo. Todos com a mesma cara de horror, dor e desolação daquele outro dia fatídico em que o Rafael Sperafico nos deixou.
    Esse silêncio ensurdece, machuca e faz chorar os nossos corações.
    Quinze dias depois, após tudo o que foi falado, as trocas de farpas, as atitudes tomadas ( ou pelo menos que disseram que tomaram ), a Stockcar vai à Ribeirão Preto e o Sérgio não é o Diretor de Prova da Stockcar V8. Mas o seu trabalho esteve presente. No final da primeira bateria da categoria Mini Challenge, também atribulada com alguns acidentes e intervenções do safety car, no qual ele foi o Diretor de Prova, no final ao me cumprimentar ele disse com os olhos marejados: – Parabéns, felizmente conseguimos terminar uma boa corrida! Eu estava precisando disso.
    Meus olhos também se molharam mas me segurei e disse apenas à ele: – Parabéns!
    No Domingo tivemos a corrida da Stockcar V8. Uma corrida fantástica com diversas intervenções de safety car e com um trabalho primoroso de todos os envolvidos. Após essa corrida se iniciou a segunda bateria da Mini Challenge. Outra corrida com acidentes e intervenções como é comum em qualquer corrida de rua. Desta vez ao me cumprimentar o olhar do Sérgio voltou a ter o brilho de felicidade que ele sempre teve e disse: – Parabéns! Fizemos um bom trabalho.
    Desta vez eu o abracei e disse: Parabéns à você Sérgio. Estamos com você. Ele então pediu o rádio de comunicação e pediu para falar com toda a equipe na pista e agradeceu a todos pelo trabalho realizado.
    Poucas vezes em quinze anos e meio de sinalização eu vi um Diretor de Prova ter essa atitude. O reconhecimento do trabalho de outras pessoas que amam o automobilismo e estão ali para auxiliá-lo e fazer com que tudo corra bem e com segurança ( e não para assistir corrida de graça como muitos pensam ).
    Esse é Sérgio Berti.
    Apenas escrevi isto para que todos conheçam o lado humano, educado e respeitador que poucas pessoas envolvidas com o automobilismo possuem.
    Parabéns Sérgio!

  • Estou muito magoado com a decisão da CBA. Porem desta entidade que hj tenta destruir o esporte a motor, que com amor lutamos tanto para construir. Mes passado tivemos uma experiencia muito ruim com a CBA. Mas vamos a que importa. Tirar hj o Sergio que ao meu ver é o Diretor de Prova na atualidade mais completo no Brasil é um erro tremendo. Conheço o Sergio desde que nasci. Ví o seu crescimento no automobilismo. E essa atitude mais injusta que eu vi em meus 30 anos de vida. Galera vcs prescisam entender que mortes no automobilismo acontecem, quando um piloto entra na pista, sabe que está praticando um esporte de risco. Outra no falecimento do Gustavo que por sinal era meu amigo, não tem culpados. Pode ter responsáveis mais não culpados. Podemos até inumerar responsáveis como CBA, Vicar, Pilotos, Carros, Chuva entre outros. E antes que eu me esqueça o Gustavo foi para o Ceu feliz, tenho certeza foi fazendo oq mais amava desde muleque. Então por favor parem com as caças as bruxas. Obrigado. Espero que a organização e a CBA repensem suas decisões.

  • O que eu tinha a dizer, sem tirar nem pôr, foi dito pelo Pandini, num dos comentários anteriores. Com a diferença de que minha convivência profissional com Sérgio é mais recente.

    A caça a um culpado é de uma estupidez impressionante, já tinha escrito isso no meu bloguezinho (licença para o link, http://bit.ly/hOINsZ).

    Os pilotos pediram e Berti foi substituído. Daqui a pouco, o mesmo campeonato vai ter corrida em uma pista de rua, que acaba sendo mais propícia a incidentes e acidentes. Se alguém se machucar ou levar um susto, a culpa vai ser de Mirnei Piroca?

  • Acredito muito ainda no ser humano, que podemos ter humildade e a capacidade de reconhecer quando estamos enganados, Nunca é tarde. Vc provou isso. Não vou ficar aqui falando do Berti, pois ele é o cara e PONTO. Para os filhinhos de papai, que nao tem a mínima noçao do que é enfrentar a vida, dia-a -dia, porque já ganharam td prontinho, fica aqui meus sentimentos de pena. Dá próxima vez, busquem se unir para derrubar quem realmente tem culpa, a prefeitura, FIA, CBA…etc.

  • Está aí a maior prova da incompetência dos dirigentes. Antes o muro foi o maior culpado da morte do Gustavo.
    Mas, como muro não dá ibope para ninguém, resolveram pegar outro bode espiatório e entre os envolvidos, o Sérgio, profissional que conheço no meio automobilístico há mais de 20 anos, sem dúvida é ou foi o lado mais fraco da história.
    Todos sabem que a CBA nunca foi e nem será responsabilizada por nada. Idem aos organizadores e construtores (destas carroças velozes porém inseguras) que só pensam em valores, valores e mais valores.
    Até a equipe foi “Absolvida” só porque se alguém fizer uma investigação criteriosa encontrará lá o principal motivo pelo acidente mas….. se ela receber algum tipo de punição como por exemplo banida do campeonato, a Vicar, CBA e os Giaffones terão suas receitar diminuidas.
    Este final de filme já era esperado pois somente o Sérgio e a familia do Gustavo perderam perante os gigantes do meio.

  • Victor, escrevi no Twitter e reitero aqui. Conheço o Ségio Berti há quase 20 anos. Foi meu instrutor na Escola de Pilotagem Interlagos. Na Porsche Cup, várias vezes pude acompanhar seu trabalho na torre, lado a lado com ele. Conhece profundamente automobilismo e é de uma integridade a toda prova. Nunca vi nada que o desabonasse.

    Considero injusta e injustificável essa pressão dos pilotos para afastá-lo da direção de prova da Stock. A frase que causou polêmica já foi objeto de muitas conversas que tive com o Sérgio. Só não entenderam seu significado aqueles que faltaram às aulas de interpretação de texto.

    Abraços! (LAP)

  • Conheço o Sergio Berti ( Ize, para os amigos), à muito tempo.
    Cara serio, digno e que entende de automobilismo como poucos, mas que infelizmente não teve tempo de mostrar o seu serviço em uma categoria de afortunados, que gastam milhares de reais para poder correr e aparecer.
    A Stock Car, até é uma categoria legal, mas tem muitas estrelas que querem aparecer mais que o espetaculo em si, até mesmo porque tem a facilidade de vir a programas de TV, falar bobagens.
    Eu se fosse o Ize, mandava todos a m……, mas como você mesmo falou acima, ele é um cara educado e não vai fazer isso, o que ao meu modo de ver é uma pena..

  • Aqui segue a primeira notícia após o acidente, leiam atentamente os comentários sobre os procedimentos.

    http://grandepremio.ig.com.br/stockcar/2011/04/03/acidente+forte+com+sondermann+encerra+corrida+da+montana+daniel+vence+10395214.html

    Desde o início, os jornalistas especializados e quem esteve no autódromo, foram categóricos em afirmar que todos os procedimentos foram feitos com extrema rapidez e perfeição.

    Após o Gustavo ir para o hospital e então confirmarem o falecimento, iniciou-se uma “caça as bruxas”. Com isso o mais fácil é culpar sim a direção de prova.

    O Sérgio Berti desceu ao grid, conversou com pilotos, chefes de equipe, mecânicos, piloto do safety, todos eles concordaram que a corrida podia ser iniciada. Aliás havia dúvida entre pneu slick ou biscoito.

    Como tudo isso pode ter mudado de uma hora para outra, como ninguém se manifesta, como ninguém fala sobre o pneu montado errado, como ninguém fala sobre um toque?

    Todos só querem um bode expiatório, farão reuniões, comissões, exterminações, explicações, junções e tudo, mas tudo seguirá da mesma maneira.

    Pra mim não há culpa de nada nem de ninguém é uma soma de fatores, tristes, mas fatores. Curva, carro que não se enxerga em condições de chuva, pneu montado errado, toques de pilotos inexperientes que são liberados para pilotar um stock, adrenalina demais.

    Culpar a direção de prova ou dizer que não há segurança em uma prova comandada pelo Sérgio Berti é no mínimo tentar culpar alguém, para o caso ser resolvido e o show continuar.

    Sérgio, já vi diversos profissionais em corridas, que sucumbiram a organizadores, TV, rádio e o escambal, em nenhuma das corridas que vi você no comando eu vi isso.

    Profissional sério, respeitado e que trouxe uma mudança muito grande para as corridas que comanda.

    Desculpe, mas no fim de tudo é FODAM-SE, o que é certo você fez e queria ver qualquer outro lá fazer melhor.

    Um abraço e se precisar estamos aí.

  • Victor

    FOi muito sabio nas palavras, e ai eu perguntou o que ja perguntarem pra voce, ele falou alguma mentira? Acho que quando as pessoas começam a tentar fazer o que todos estão vendo que esta errado, e a pessoa quer concertar.. sempre vem alguem e quer estragar, mas com muito COMPETÊNCIA, não tenho duvidas, que o Sergio ira dar a voltar por cima, ate mesmo porque eu conheço e sei como que ele é.

    Sempre vou estar do lado, de quem faz as coisas para melhorar e não para APARECER!

  • Fiquei muito feliz quando li a sua publicação. Só quem convive ou conviveu com o Sergio Berti pode falar do seu carater e sua competencia. Infelizmente, no mundo, existem pessoas mediocres que deixam o interesse prevalecer. Voce,(me recuso falar o nome) mexeu com muita gente por puro INTERESSE. Tenho pena pois sei que os comentarios que se referem ao Sergio mostram perfeitamente suas qualidades e os comentários que retratam voce mostram a sua fraca personalidade.
    Não posso deixar de relatar minha decepção com a CBA, que se mostro fraca e nao soube “proteger” um funcionário que provou ser o melhor no que faz.
    sem mais.

    • Olha!!! todos os comentários acima e abaixo, só mostram quem está certo e quem está COMPLETAMENTE ERRADO! Faço meu comentário em cima do seu, Lucas, pois concordo com cada palavra nele contido, principalmente pela palavra INTERESSE (digna das pessoas medíocres), que só olhando para seu próprio umbigo, não se preocupam em prejudicar o próximo. INFELIZMENTE o mundo está cheio “disso”.
      Considero o IZE como meu primo também, pois, na verdade ele é primo da minha esposa, e não vou repetir aqui o que o “cara” é…….pois ele é o “cara” >> PROFISSIONAL, INTEGRO, RESPONSÁVEL……. e tudo o mais todos os seu AMIGOS já apontaram.
      Ah!! e não é só ele não….toda a FAMILIA BERTI é assim.
      IZE força ai “cara” que você vai dar a VOLTA POR CIMA. Tenha certeza disso!!!!!

      ABRAÇOS
      Helio e familia.

  • Realmente, uma hora a verdade ia comecar a aparecer, e comecou..
    Sérgio Berti, sinonimo de competencia e profissionalismo.
    Muitos anos trabalhando juntos, e foi com ele que aprendi tudo o que sou hoje.
    Além de amigo, é um professor.
    Essa página vai virar e só coisas boas estão por vir.
    Muita Gente está com você!
    Você fez a diferenca no automobilismo no brasil.
    Força!

  • Victor,
    Agradeço o seu reconhecimento, afinal conhecer o Sérgio Berti, o meu pai, da maneira como conheço e ter que lidar com todas essas matérias injustas que estão saindo nos jornais não é fácil. Você demonstrou acima que em poucos minutos de conversa ele te passou quem realmente é e quais os seus objetivos dentro do automobilismo, imagina eu que convivo com ele todos os dias da minha vida, que sei da pessoa extremamente correta, justa e integra que é, me deparar com uma situação assim.
    Uma pessoa que batalhou 25 anos para alcançar o que está conquistando hoje e mostrar para o automobilismo o que é ser profissional, não merecia isso. Porém muitas pessoas estão do lado dele, e ele está muito fortalecido, não é qualquer “bobagem” que vai desestruturar todas as conquistas.
    Obrigada pelo apoio.
    Família Berti

  • Victor, você acertou em cheio nessa questão. O que o Berti falou, à primeira vista, soou male muito estranho. Mas olhando por outra lógica, ele falou com outras palavras o que muita gente faz: Tem gente que só troca “a geladeira de casa quando ela já tá dando choque”, ou seja, enquanto funcionar, “tá novo”. É isso que acontece com o nosso automobilismo, só tomam uma atitude quando a coisa fica feia. E infelizmente dessa vez, a vida de um ser humano foi ceifada.

    Que o carro tem problema de visibilidade, todo mundo sabia. Que a curva do café precisa de uma área de escape, todo mundo sabia. Que o projeto das gaiolas da stock é ultrapassado e inseguro, todo mundo sabia. Então porque esperar algo trágico acontecer para tomar uma atitude? Foi isso que o Sérgio Berti quis dizer. Mas essa é a cultura da maioria dos brasileiros né…

  • E por acaso o Sergio Berti falou alguma MENTIRA ? Era evidente que algo poderia acontecer no autodromo, pois a inercia e incompetencia da CBA, na figura do figura Cleyton Pinteiro nada resolveu.
    A CBA e a prefeitura de SP ficam somente puxando o saco do Sr. Bernie Eclestone por causa da F1 e entragaram o autodromo na mão desses ingleses. O que o Sr. KASSAB esteve fazendo na Inglaterra junto ao Sr. Eclestone, foi pedir autorização para alguma reforma no autódromo ou saiu de lá e depois foi à Suiça ?
    Será que estaria KASSAB com o bolso cheio ?
    E agora querem culpar o Srgio Berti pelo episódio ? Pilotos de merda tb , tanto quanto o Kassab e Cleyton Pinteiro.
    Por esses motivos o automobilismo brasileiro está FALIDO !!!

    Parabéns Sergio, excelente diretor de prova, justo , honesto e diz sempre a verdade. Tem meu integral apoio.

    • DOS 15 ITENS QUE CONSTAVAM NO ABAIXO ASSINADO, O ÚNICO QUE NÃO ERA REFERENTE A SEGURANÇA FOI O AFASTAMENTO DO DIRETOR DE PROVAS SERGIO BERTI!!!!
      NO MÍNIMO ESTRANHO……….
      SE O PROBLEMA ERA SEGURANÇA E TODOS OS PROCEDIMENTOS DURANTE A CORRIDA FORAM PERFEITOS. O PQ DISSO ?????????
      TUDO LEVA A CRER QUE O PROBLEMA É PESSOAL.
      CADÊ O PROFISSIONALISMO DESTE PILOTO??????
      É SÓ PESQUISAREM A HISTÓRIA DAS CORRIDAS DENTRE ALGUNS DAQUELES QUE ASSINARAM O ABAIXO ASSINADO QUE O MOTIVO APARECERÁ.
      SERGIO ” AS COISAS NÃO ACONTECEM POR ACASO E DE TUDO QUE ACONTECEU, VEJO QUE ESTÁ SAINDO FORTALECIDO DA SITUAÇÃO. ISSO SE DEVE PQ VOCÊ ESTÁ COM A VERDADE E QUE O JOGO DE INTERESSES, O PODER ECONÔMICO E DESAFETO PESSOAIS NÃO CONSEGUE DERRUBAR”
      PARABÉNS

      .