Sem banco

SÃO PAULO | Notícia que surge fresquinha do fronte e que deve ser oficializada nos próximos dias: o banco BVA, que marca presença principalmente na Stock Car, como patrocinador máster dos carros da Scuderia 111, tomou a decisão de deixar o automobilismo. A equipe, onde correm Júlio Campos e Alan Hellmeister, vai se reunir na semana que vem para ver que rumo tomar, com vistas à Corrida do Milhão, que acontece no primeiro fim de semana de agosto, e para o resto da temporada.

O patrocínio do BVA é gerido por Guto Negrão, e o banco tem forte ligação com o Grupo Petrópolis (Itaipava), que não coincidentemente vive período de mudanças: Cleber e Vanuê Faria, dois dos acionistas da empresa, passaram suas partes ao tio, Walter, que é o sócio majoritário. A Itaipava, patrocinadora principal do GT Brasil, vai avaliar sua participação no campeonato no ano que vem, bem como nos demais onde se faz presente.

Diriam uns amigos aí que, sei lá, algo aconteceu.

Adendo 1, 18/7: bem lembrado pelo Marcão nos comentários: Antonio Hermann deixou o comando da SRO, organizadora do GT3 Brasil, também nesta semana. Alegou motivos profissionais, mas se ouve aqui e ali que não foi bem isso, não.

Adendo 2, 18/7: Guto e Carlos Chiarelli, chefe da Scuderia 111, devem ser reunir ainda hoje (segunda-feira) para definir o destino da equipe. Caso continue na Stock Car, é bem provável que o time não conte mais com Campos ao volante.

E me sigam no Twitter.

Comentários

  • Notícia séria, preocupante mesmo, porque o Grupo Petrópolis é o maior mecenas do Automobilismo brasileiro ajudando SESSENTA pilotos em todas as categorias, e comentários muito infelizes . Triste isso Victor.

  • Consequência simples assim da falta de organização.
    O publico foge (e percebe-se isso até aqui e na coluna do FG pela falta de comentários);
    Os patrocinadores fogem logo depois.
    Nos tempos que correm os grandes empresários pagam uma grana preta para venderem uma imagem de correção e preocupação com o que é correto. A minima suspeita e eles se afastam rapidinho.
    Ta acontecendo na F1 com a confusão da FIA
    Ta acontecendo nas categorias brasileiras por conta da absoluta falta de competencia da CBA.
    Estão faltando homens de brio, que assumam seus erros com a mesma facilidade que assumem seus acertos.
    E vale a dica, quanto maior e mais complexa a regra, mais fácil fica a fraude.

  • Depois de 27 anos trabalhando com carros de corridas eu tenho uma definição sobre patrocínio de corridas no Brasil.

    E igual saci perere ..lenda pura. Mafia pura . Ou e troca de favor de alguma empresa ligada aos organizadores ou alguém bem infiltrado dentro de alguma estatal para ganhar uma bela e pomposa comissão . Aqui amigos e terra de futebol que deve milhões de impostos camuflados como alegria do povo pela poderosa globo que somente mostra o que interessa aos cofres dela.
    Porem todo monopólio um dia cai. CBF globo e tantos meios tendenciosos… uma pena pois não vejo melhoras a curto prazo para nos que amamos corridas.

  • Boatos relacionados com este assunto:

    a) O esquema do banco em questão é simples: você aplica 1 milhão, eles te remuneram o dinheiro muito bem e disponibilizam mais 4% da verba como patrocinio. É perfeito para quem consegue esta oportunidade.
    Porem, quem tem grana para aplicar e não consegue os 4%, ficauma pistola.

    b) Já com o dirigente banqueiro que saiu da sociedade que controla a GT3, parece estar relacionado com um descontentamento com possível resultado forjado da GT3 na preliminar da Fórmula Indy e o protesto com a ausência da sua equipe no pódium. Parece brincadeira, mas um dos donos da GT3 teve a enorme felicidade e capacidade deganhar as 02 corridfas daquele final de semana.

  • Na ultima corrida do Ingo,qdo apresentaram o novo carro,eu disse pro Luizão(trabalhou e ainda trabalha com todo mundo,Col,Gregão recentemente Zuffo motorspot)e pro Jefferson, seu filho.que como estava indo a Stock não duraria mais 5 anos,ainda faltam 3,será que vou acertar?Com tanta incopetência,descaso,roubalheira,palhaçada etc,é bem provavel!

  • Vem é investigação da policia pra cima de algumas lavanderias e os malandros vão tirando seus nomes da manchete, depois que cair na boca não serão mais os mesmos nomes a frente ai um culpa o antecessor o outro o sucessor… A galinha nem sempre dá ovos de ouro.

  • Victor, me dá a maior tristeza ler o seu blog. Não pelo seu trabalho, que é maravilhoso. Mas pela situação caótica em que se encontra o automobilismo brasileiro no momento (e há muitos anos), e que por dever profissional você tem que cobrir. Os galhos são tantos que estão praticamente monopolizando o seu blog. Eu não dirijo, mas adoro corridas de carros. Os imbrólios da CBA e outros infelizmente estão me fazendo gostar um pouco menos.

  • Excelente ,agora acaba a era de extorção por parte dos preparadores/chefes de equipe. Os Valores cairão, e o automobilismo será mais ‘acessível’

  • E la se vai a ultima empresa que realmente investe no automobilismo brasileiro.

    É… agora sim os anos negros que todos estao prevendo pode acontecer… E o resto, so quer saber de futebol!

  • Na verdade dessa vez a CBA não tem nada a ver com a saida do grupo Petropolis do automobilismo. O problema é que os irmãos Cleber e Vanuê Faria da Silva e mais tres irmãos se afastaram do grupo por briga familiar, pois o tiozão Walter resolveu acabar com a farra do boi. Estavam gastando muita grana com Lambo pra cá, Ferraris prá lá e Stock para lugar nenhum. Então o sr. Walter resolveu dar um basta na brincadeira do meninos. Meninos estes que no final de junho compraram a parte do Antonio Hermann na SRO Latin America, organizadora/promotora da GT Brasil. Então por incrivel que pareça, desta vez a CBA não foi culpada.
    Agora isso sempre vai acontecer enquanto a gente tiver patrocinador/piloto no automobilismo brasileiro. É a historia da “A bola é minha e se não deixar eu jogar, levo ela embora”.

  • ESTE É O RESULTADO DA GESTÃO ” NOVA” DA CBA , GENTE SAINDO DO AUTOMOBILISMO , OUTRA QUE TÁ COMEÇANDO MEIO CAMBALEANTE É O BRASILEIRO DE MARCAS … É VER E APOSTAR , VEJAM QUE COM PARCOS 20 PILOTOS E POUQUÍSSIMOS PATROCINADORES… O FUTURO … VAI DURAR MAIS 1 OU 2 TEMPORADAS E NOVAMENTE ACABAR .
    O IDEAL É O AMADORISMO DA CBA DEIXAR O CARGO E UM PILOTO ASSUMIR , E PRINCIPALMENTE VER QUE A REDE GLOBO NÃO PODE AGLUTINAR NADA E SIM PULVERIZAR E ACABAR COM TUDO QUE ELA JULGA NÃO MAIS DAR O LUCRO OBJETIVADO.

  • Até 2009 a GT3 Brasil era uma merda de categoria onde tinha poucos carros e o grid era fraquinho. E também eu não acho que a GT Brasil que melhorou em 2010 irá acabar com a saida da Itaipava. E como diziam nos comentários, a Indy em SP só sai se a Band, Prefeitura ou a Indy quiserem acabar com a brincadeira. A prova não é da Itaipava. Mas uma patota de gente ira ficar com a grana seca sem os patrocínios da Cervejaria Petropolis, mas creio eu que irão continuar sem nenhum problema e tomara que continuem sendo a categoria suporte da Indy e o FIA GT1 continuaria sem nenhum problema no Brasil (Isso se a FIA quiser). Eles podem até sair, mas um piloto ou outro terá algum patrocínio deles. E já consigo ver o nome da prova da Indy no ano que vem. Ipiranga São Paulo Indy 300 presented by Nestlé, Unilever e Caixa

  • A impressão que dá é que o automobilismo brasileiro precisa falir por completo pra que alguem imploda a CBA e começe tudo do zero. Só assim pra acabar com essa desorganização.

  • Fim de ano e ano que vai vai ter neguinho que vai ter que ralar para procurar novos patrocinadores. Mas a saída da Itaipava já havia sido comentada. O pessoal patrocinou os eventos, agrega valor a marca e depois cai fora.

  • Resumindo: se o Walter Faria resolver dar no pé do automobilismo, vai tudo pro saco: GT Brasil, Indy em São Paulo, meia dúzia de carros da Stock, etapa brasileira do FIA GT, alguns caminhões da Truck…

    • A Indy em São Paulo tem o suporte da BAND e da Prefeitura de SP.

      Em 2010 não teve patrocinio master da Itaipava. Alem disso tem a Nestlé tambem.

      Se a Itaipava deixar de patrocinar a Indy em SP, eles conseguem arranjar outro, mas com relação a Stock, FIA GT, Truck e GT3 ai seria um golpe fortíssimo.

  • Isso mostra a competência do banco. Sair no meio do Campeonato? Mostra o planejamento e a preocupação do banco.
    Devem tratar seus clientes da mesma forma.
    E oq falar da cervejaria Petrópolis ? Idem?
    Sem foco, sem planejamento, sem ativação .
    Rasgando dinheiro de forma errada patrocinando pilotos sem currículos, sem preocupação com a marca, colocando ela em todo lugar , sem critério, sem conceito.
    Ou seja, só fazem isso porque deve ter outras intenções …
    assim como esse bva também.
    E quem segue esse mesmo caminho e esse BMC Máquinas , daq a pouco e outro sem foco, colocando a marca em todos os carros da mesma forma.
    Só esperar e ver…

  • Se a ITAIPAVA deixar sua campanha de marketing em torno do automobilismo o mesmo vai entrar numa crise , so o grupo empresaria coM, mas marcas TNT , CRYSTAL , itaipva TEM patrocinio varias equipes e principalmente com a GT 3 e truck .

  • Pelo que se vê,isso é apenas um começo do que está acontecendo atualmente no automobilismo brasileiro através de uma federação que se diz que se chama cba que não resolve e não tem competencia para conduzir e dirigir de forma autoritaria os problemas que estão ao redor deles enquanto os patrocinadores estão indo embora,a federação que se diz que chama cba,fica brincando de joga a culpa um no outro,enquanto os patrocinadores não querem mais patrocinar eventos automobilisticos devidos a escandalos que vem a tona nos noticiarios policiais e quem perde com isso são os pilotos e o público da forma geral que não entende nada do que está acontecendo atrás dos bastidores do automobilismo brasileiro,está na hora de acabar com essa palhaçada e colocar gente que tenha força de vontade para mudar a cara desse orgão chamado cba e acabar com a vergonha e desmoralização desse orgão,como diz o josé luiz datena,isto é um tapa na cara da sociedade do automobilismo,ajuda eu ai oohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

  • Tomara que todos que jogam dinheiro neste lixo que chamam de “automobilismo”, revejam suas posições e apliquem em coisas mais construtivas. O tombo deve estar próximo e o abismo é fundo. Gastar essa grana preta com “amadores”, será que não tem coisa melhor para investir?
    Interlagos podia ser incluido no minha casa, minha vida…… Ia ter melhor utilidade e esses incompetentes iam ter que arrumar outro cabide…..

  • Nossa !!!!!!
    Essa doeu !!! Foi um chute e tanto, no saco do automobilismo!!
    Perder assim dois grandes patrocinadores, o BVA e o grupo Petrópolis !!!
    Fora a incógnita que deixou a Red Bull com o seu comunicado a imprensa..
    Vc tem razão quando fala que algo aconteceu..
    Algo de muito grave !!!
    Quando a gente fala que com essas mazelas todas da CBA todos saem perdendo !!
    Ta aí, as perdas já começaram!!
    Pior é ver que começaram logo com as de peso, a perda foi será grande mesmo..
    Há que se avaliar … Os motivos e principalmente as concequencias….
    Tudo começou á uns 2 anos e meio +/-,, ninguem acreditava quando a gente falava que isso ai tudo não ia acabar bem… Agora que tá todo mundo perdendo não adianta muito correr pra fechar a porteira..
    Tem que encarar com seriedade os rumos que o automobilismo está sendo obrigado a tomar….
    Temos sim que dar um basta D E F I N I T I V O nesse negócio odiondo que se tornou a CBA hoje…
    Quem vive do automobilismo diretamente tem que salvar o barco por que já tá fazendo água e a tempestade está se aproximando…
    Vamos ter que correr pra resolver tudo isso.. e principalmente tirar de lá os corvos, os urubus..
    É U R G E N T E que se faça isso… Não dá mais pra esperar um segundo….
    Esse é um aviso, um outdoor.. Só não lê as entrelinhas quem não quizer…

    • Até esqueci de comentar aqui!!!
      Ainda dá tempo !!
      Então vai !

      Alem das possíveis perdas de grandes patrocinadores temos também a desvinculação de grandes nomes do esporte..
      Um deles é de Antonio Hermamm que deixou a “”SRO”” por motivos profissionais…

      Tá tudo muito estranho mesmo !!!
      MMMUUUIIITTTOOOO estranho …