Um milhão para a corrida

SÃO PAULO | Posso estar cometendo uma injustiça, mas como nossa memória é seletiva e cada vez mais velhaca, vai assim, mesmo: a corrida de hoje da Stock Car foi a melhor que eu já acompanhei. E se tivesse de dar uma fatia de prêmio para quem fez dela desta forma seria Marcos Gomes. Caso seu carro não apresentasse uma quebra de um componente da suspensão depois da parada nos boxes, seria provavelmente o vencedor. Mais lento, começou a segurar todo mundo. E aí provocou um agrupamento atrás de si dos mais vorazes.

Porque juntou Serrinha, Khodair, Popó e Camilo num primeiro momento. Os quatro começaram a trocar posições, sem superar Gomes. Camilo, aliás, chegou a ficar em quinto neste bolo, até que em manobras externas no S do Senna e na Curva do Sol escalasse o pelotão para, na reta principal, efetuar a manobra de ultrapassagem sobre o então líder. Uma vez livre, Thiago abriu uma vantagem comodíssima. Ganhou ali a prova, ainda que apresentasse um problema na direção hidráulica, e vai gastar parte do dinheiro na construção de uma mansão luxuosa num condomínio fechado — e mais uns tantos mil dinheiros na balada de hoje, certeza.

A resistência bravia de Gomes fez com que o segundo pelotão se aproximasse, e nele estavam Nonô, Max, Átila, Campos, Pizzonia e os irmãos Ricardo e Rodrigo Sperafico. O push-to-pass acabou sendo fundamental para a derrocada de Marcos, que ficou em 11º e novamente frustrado ao não ver o milhão na sua mão pelo segundo ano seguido largando na pole. No vaivém das voltas e das brigas, Khodair viu-se tocado por Popó, em um incidente aparentemente de corrida, e Nonô e Max foram para as cabeças para brigarem pelo último lugar no pódio, visto que Serra, como Camilo, consolidava seu posto. No fim, a espetacular corrida de recuperação de Wilson, que saiu em 30º, o premiou. Nos boxes, teve quem perguntasse para Figueiredo: “E ae, Nonô?”, naquele tom da propaganda com o surfista, bem descolada. Ele se emburrou.

Sobre Villeneuve, 18º lugar. Ouvi e li por aí uma série de gracejos e coisinhas, “ah, pagou mico”, “ele estava na Mico’s, normal,” rsss, huahuahua, e demais risadinhas cretinas e juvenis. Vamos a umas constatações: o cara chega numa quinta-feira, anda duas horas com um carro que nunca guiou e, pelo simples fato de ele ser campeão de F1, Indy e ter vencido a Indy 500, tem obrigação de pegar a manha e o traquejo do veículo? Cacá Bueno, no WTCC, tem de ter os mesmos resultados que tem na Stock, assim, de prima? Se Khodair, Serrinha e Átila forem chamados agora pela GP2 para fazerem o fim de semana em Spa-Francorchamps e voltarem aos monopostos, espera-se deles que andem mais rápidos que Grosjean, Filippi e até mesmo Razia? Diante das condições, ter liderado a corrida — e quedê a TV mostrando Jacques ou mesmo Ricardo Sperafico na liderança? A Shell, que promoveu essa vinda, deve ter ficado muito feliz… — e acompanhado o ritmo do pelotão do meio está bom e decente demais. Vai aí um conselho ao marketing da Shell: por que não chamá-lo para o resto do campeonato e ou para os playoffs?

Há de se dizer mais uma verdade: pode ter lá seus infindáveis defeitos e problemas, mas a Stock Car tem um grupo de pilotos de altíssimo nível. E não cabem nos dedos da mão, não: vão além. É gente de qualidade que precisava ser tratada com mais respeito por essa gente que compõe o campeonato, tipo CBA (pfff!), Vicar e JL.

A memória não precisa ser seletiva: é a primeira vez que dedico um texto para falar unicamente de uma corrida da categoria. Não pude ir a Interlagos por motivos trabalhísticos — acompanharei a deliciosa Indy hoje —, mas pelos relatos da incisiva Juliana Tesser e da pré-demitida Evelyn Guimarães, além dos demais, me parece que o evento foi bacana e houve organização — apesar de esta e alguns outros terem tentado, digamos, queimar nosso isento e imparcial trabalho para Villeneuve; coisinha bem tosca, mas que não é de estranhar pela pequenez alheia. Oxalá, como diria minha tetravó, fosse sempre assim, a caríssima Stock Car. Má vá, sabe-se bem que não será.

Para encerrar, nada mais justo para Gomes um consolo…

Comentários

  • Victor, a corrida realmente foi ótima, porém….
    o velho problema dos cambistas continua.
    Fui ao autodromo comprar o ingresso e chegando na bilheteria (ao lado de um posto policial, diga-se) fui informado que os ingressos estavam esgotados. De cada 10 pessoas na porta da bilheteria, 11 eram cambistas, vendendo ingressos a R$ 50,00. Engraçado que nenhum policial percebe a movimentação. Pior, na curva do café, local da nova chicane, mal tinha publico, ou seja, sobrei pq passaram ingressos aos cambistas.

  • a corrida foi realmente boa, o sergio mauricio, é disparado o melhor narrador de corridas da globo,só no final, faltando ainda tres voltas, so focalisavam o lider, perdendo as disputas q aconteciam…; faço coro ao victor…”cartolas no brasa, são motivos de piada, e luta em especial desse site, q encara os desmandos e incompetencia reinantes na CBA. quanto a foto, fico com as das pontas da direita e esquerda…abraços….continuem firmes….

  • E aí sr. Zezinho Verdadeiro?

    De tão verdadeiro que é, se esconde medrozamente, pra não dizer outra coisa, atrás de calunias escritas por uma nitida e caracterizada postura de um perdedor! Sinto muito Sr. Zezinho, se nosso sussesso lhe incomoda tanto, faça por merecer e se identifique e venha em uma rede aberta de debates expor suas reenvidicações e somar para o nosso esporte Estou aqui de peito aberto te esperando! Sabe por que? Por que sou Homem!
    Tenho muitissimo orgulho de participar da atual diretoria da CBA! Tenho muita satisfação em poder contribuir com o esporte que dediquei toda minha vida! Que agora tambem faz parte da vida de meus filhos!
    Seria um baita maluco em fazer parte de uma entidade que estivesse atuando de forma à prejudicar o automobilismo, onde meus filhos e amigos trabalham! Não acha Sr. Zezinho.
    Paulo Gomes.

  • com $erteza toda$ e$tão ali por que adoram o automobilismo , pode perguntar pra$ dua$ da e$querda e pra$ dua$ da direita o$ nome$ do$ piloto$ que ela$ $abem decor.

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ aaaaaaaaa como eu queria $ser rico

    • Vc deveria respeitar as pessoas!

      Que estas promotoras são maravilhosas não temos a menor duvida! Porem suas insinuações, poderão lhe trazer alguns disabores!

      Cuidado aí veio, pra não se complicar!

      Pa Gomes.

  • Sobre a Superliga não sei nada… Mas sobre a GT1 é falta de grana mesmo… Porque em função da saida do Cleber e do Vanue do grupo Itaipava, a cervejaria tirou o pé e deixou a SRO Latin America na mão no quesito GT1, já que esta seria a promotora do evento.

  • Meu caro Vitonez … parabéns pela matéria, enfim pela primeira vez tenho prazer em ler uma matéria sua, com certeza deve ter escrito outras , que acabaram passando batido !

    Tenho algumas considerações a fazer:

    1o Fazer jornalismo criticando a todos e não dando a solução para os problemas destacados é muito fácil, qualquer um pode fazer isto, e no finalzinho da matéria foi exatamente o que fez, pééééééehhhh …

    2o Da maneira que vocês fazem acaba sendo um tiro no próprio pé(vc acha que as empresas que pagam suas contas não lêem isto?), você acha que todos nós envolvidos não sabemos de todos os problemas que temos ? Todos sabem, os problemas tem que ser levados a tona sim, mas e as Soluções e Sugestões, Cadê ?
    A CBA por exemplo que é tão críticada por vocês, tem que sair alguém ? os mesmos que lá estão conseguem fazer a coisa mais profissional do estão fazendo ? Tenho certeza que alguns sim…
    Se tem que sair alguém, quem tem que sair ?
    De sua opnião sim, mas não esqueça de dar a solução também !

    3o Porque não nenhuma nota da F Truck aqui neste portal de AUTOMOBILISMO ? Tenho certeza que falta de material da assessoria não é !
    Já foram em alguma corrida? Vocês não tem idéia do quanto a organização deste evento é tão boa quanto a da Stock Car, ou até melhor em alguns quesitos( e vice – versa) , e após mais de 10 anos de Stock Car, acho que tenho gabarito para dizer que a Truck não é SÓ SHOW NÃO ! É AUTOMOBILISMO MESMO e COM “SANGUE NOS ZÓIO” o tempo todo !

    Sempre Amei a Stock Car, mas nos últimos anos, o clima nos bastidores da mesma anda muito tenso, acabou aquele clima de brincadeira do lado de cá da mureta do pit lane entre os pilotos, tem alguns que levam esta rivalidade até pra fora das pistas, um querendo literalmente roubar o patrocínio do outro(basta ver o caso do meu amigo TR, já perdi a conta de quantas vezes foram atraz dos meus), e algumas equipes acabam fazendo o mesmo. O altíssimo custo, aonde poucos ganham o que merecem, posso garantir que mais da metade ali não é feliz com a maneira que JL e VICAR tratam equipes e pilotos.
    Continuo e sempre continuarei amando a Stock, pois afinal nosso nome está gravado na história, e dou a solução.
    O que falta ali é os donos da categoria agirem pensando mais na saúde financeira coletiva, procurando sempre ajudar de todas as maneiras, os pilotos e as equipes, se for preciso colocando regras de ética para que um não fique assediando patrocinador de outros, e se continuar falando sobre todos os detalhes a lista só acaba amanhã …

    Por fim estou apaixonado pelo esporte F Truck, e muitíssimo satisfeito pelo método de admnistração do Negócio F-Truck !

    Venho convidá-lo para conhecerem a estrutura da ABF em Santos e ver como se constrói um Brutu daqueles de perto, desde a carcaça, motor, câmbio, carenagem, pintura, enfim tudo é feito dentro de cada equipe !

    Saudações Gremistas

    Pedrão #100.

    • VM responde: E aí, Pedro, tudo bem? A resposta valeria um longo relato, mas vou me concentrar na questão que você fala sobre as críticas e a falta de pontuar as soluções. Eu poderia responder como respondo sempre: eu sou jornalista, não promotor de eventos ou dirigente. A eles cabem as soluções – Pinteiro, seu pai, etc. Minha função é informar e opinar a respeito do que estou vendo há muitos anos. As soluções não são necessárias para descrever: é fazer certo. Não preciso dizer como se deve fazer uma construção de chicane, um recape de pista, uma torre de cronometragem, um corte de grama, para situar questões relativas a Interlagos, por exemplo. Da mesma forma, não é necessário apontar qual é a solução para que um carro seja mais seguro para um piloto – é a JL ou qualquer outra empresa se planejar melhor; aliás, por que não há uma outra empresa fazendo os carros, já que se necessita tanto de alguém os concebendo em vez de pegar as montadoras e deixar que elas trabalhem isso? Ainda, que haja honestidade, vide casos de doping e outros tantos que a gente ouve nos bastidores, de desvio de dinheiro. Eu não preciso dar solução para o caráter de ninguém.

      Quando você fala em os donos da categoria agirem na saúde financeira, isso tem sido batido sempre aqui, também com a CBA – que ganha muito em inscrições e pouco oferece aos pilotos. Estou mentindo? Sei que seu pai é o responsável pelo marketing, mas ele mesmo admite que tem coisas erradas. E você menciona regras de ética. De novo: caráter e postura de vida não se compram, e não sou eu nem ninguém que precisa apontar isso como solução.

      Quanto ao convite, é só chamar que irei com prazer. Um grande abraço.

    • Entendo a posição do piloto Pedro Gomes e acho bastante difícil querer fazer o que gosta encontrando tanta dificuldade. Agora adivinhe outro piloto que não tem um pai DIRETOR DA CBA, faturando parte de nosso dinheiro sem nada fazer e ainda sendo custeado por nós para ver seu filho correr. É Pedro você tem razão, o resto do mundo está errado, incluindo a primeira dama, mulher do boneco do ventríloquo, que já questionou o que o diretor de marketing faz!
      Quando você fala em quem deveria sair, na atual conjuntura seria mais fácil buscar quem deveria entrar, pois hoje acompanhamos uma discussão neste mesmo blog entre membros de equipes e apaixonados e verificamos que a partir de 2009 a CBA tem vivido para perseguir os que amam o esporte e deram durante anos condições para vocês correrem com segurança. Aí vem o REI VALDUGA e de forma doentia quer exterminar os que trabalharam na gestão anterior, a do Dr.Scaglione, sendo que nenhum deles são políticos e existiam anos e anos antes do mencionado presidente.
      Antes de questionar o Victor acho que você deveria analisar se os mais de 300 mil reais que seu pai ganhou da CBA foram merecidos e se o boneco do ventríloquo fez alguma outra coisa a não ser enganar os automobilistas desportistas ou não, fazendo vigem ao redor do mundo à custa de nosso dinheiro, meu e seu também, chegando ao cumulo de ir diversas vezes a Paris para participar do Conselho Mundial sem nunca ter feito parte do mesmo.
      E por fim, talvez aconselhado pelo diretor de marketing, quer você sabe quem é, esta prestes a jogar pela janela mais de 600 mil para comemorar a merda que se encontra a CBA nos seus 50 anos.
      Vai ser muito legal ver na mesma festa o Carlinhos, ex-presidente que ficou conhecido pelo sumiço de milhares de dólares que teria recebido do Bernie referente a uma formula 1, ver o Reginaldo Bufaissal, o da reportagem da 4 rodas com suas meias furadas para justifica seu patrimônio que teve inicio em sua posse na CBA uma vez que antes era um empresário falido, juntamente com o dr. Scaglione que numa traição do REI VALDUGA e DO BONECO DO VENTRILOQUO sobre as ordens do Reginaldo Bufaissal se afastou do automobilismo, serem recepcionados no Hotel Gloria por uma bando de presidentes de federações fantasma.
      Pedro continue correndo porque é o que você saiba muito bem fazer e se for contestar antes se reúna com a turma de pilotos que estão a sua volta e pleiteie os direitos dos pilotos que hoje estão relegados a um segundo plano

  • Eu trocava o prêmio pela loira bem da esquerda… espetáculo!

    Não vi toda a corrida, mas transmissão da TV estava pífia. Musiquinha de fundo, falta de informações na tela, poucos carros sendo mostrados… aí fica difícil acompanhar. E outra, fizeram um alarde sobre o Villeneuve, mas não lembro dele ter sido mostrado durante o tempo que assisti a prova!

  • Fazia tempo que sua mente não desfrutava de tamanha clareza! Muito bem analisado, principalmente na parte que fala sobre a qualidade dos pilotos, e, defende um JV atacado pela imprensa e pelo povo do país que só enxerga a vitória.
    Sim, foi um grande evento, organizado, mas ainda com problemas de venda de credenciais de pessoas e carros na porta, pessoas com credencial de imprensa que vão passear, roubando vaga e credencial dos que querem e precisam trabalhar, muita gente que vai pra badalar e não pra assistir corrida, mas isso não tem jeito.

    Apareça nesse final de semana para o Racing Festival.

    Abrasss

  • Oi Victor,
    Você tá sabendo alguma coisa sobre o porquê (junto e com acento) de Curitiba não fazer mais parte do calendário tanto da FORMULA SUPERLIGA quanto da GT1?
    Como curitibano, quando acessei os supracitados sites oficiais quase chorei de tristeza.
    Valeu.

  • ótimo post! foi realmente a melhor corrida da stock em anos; a última grande corrida que assisti da categoria, havia sido em 2007 em Brasília, quando o Hoover Orsi veio lá de trás e no finalzinho ultrapassou de uma só vez o Ingo e o Zonta, ganhando a prova e classificando-se para os playoffs.

  • Também gostei da corrida.
    Na transmissão, acho o Sérgio Maurício bem melhor que o Luis Roberto e a cronometragem, várias vezes não aparecia o nome do Max Wilson…
    A corrida em si, bem bacana.

    Quanto a foto, prefiro a primeira da esquerda pra direita!

  • O pensamento do marcos gomes !!
    ———Má que milhão que nada!!!! —————
    Pro thiago!! Valeu!!! Baita corrida!!!
    Mas os carros !!! Continuam se desmanchando…
    Ficou interessante a corrida com a chincane!!
    Agora vem o Reizinho dizendo que acertou em cheio… Também acho!!
    Acertou em cheio no que já tava pronto. Só mais ou menos uns 21 anos que aquilo tá lá!
    Não venha agora se dizer capacitado por que não é mesmo… De abril até a quinta feira da semana passada passaram-se 4 quatro, quatro mêses, pra aprontar um pedaço de asfalto de uns 8, 9 metros mais uma tintazinha que já saiu de lá!!!
    Xaropão mesmo esse povo da CBA!!!