Parlatório

SÃO PAULO | A noite chega na Europa, e nada de a Lotus Renault confirmar a saída de Heidfeld e a provável ascensão de Senna à condição de titular — fato que deve estar queimando algumas gorduras mundo afora. Mas admitindo as palavras do chefe da equipe, Eric Boullier, de que o alemão fracassou, o brasileiro é realmente a melhor opção para as metas dos anglo-franceses?

Mas falem à vontade no Parlatório.

Comentários

  • Gente, vamos dar tempo ao tempo, eu torço muito pelo Bruno, mas se engana pensando que ele é uma “esperança” e que já vai entrar “detonando”, digo isso porque as pessoas deveriam parar com essa patriotada e de alguma forma já colocando uma pressão terrível sobre o cara, que diga a “gloriosa” gRobo e Gavião e farão comparações o tempo inteiro com o Tio que pilotava uma LOTUS “LEGÍTIMA” em outros tempos.

    Na minha opnião se o Senna ficar uns 8 décimos do Petrov eu já estou muito satisfeito (lembrando que o Petrov, almoça, janta e dorme no cockpit da Lotus Renault já há alguns anos)

    Enfim, de minha parte, fico na torcida e sem nenhuma cobrança, pois o que vier daqui para frente para ele, é lucro!

    Abraços!

  • Não faço a menor idéia. Claro que é uma grande oportunidade para o Bruno, mas francamente não sei avaliar a capacidade e o potencial do piloto. Afinal a carreira de Bruno Senna não é muito consistente, não tem tanta bagagem quanto deveria e sua passagem pela F1 não ofereceu base para qualquer avaliação. Vamos torcer e esperar para ver no que vai dar. Boa sorte ao Bruno.

  • Não por serem brasileiros, mas pra mim os candidatos são: Bruno e o Lucas.

    O Bruno por ser o “primeiro” reserva da equipe e o Lucas por estar testando os pneus. Outro que andou bastante este ano foi o Tom, poderia até fazer parte dos candidatos, mas deve estar gravando algum filme no momento.

  • sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor….. mas da pena, ver um “hulkenberg” nem sei se escreve desse jeito a pé, um Rosberg que sem carro e por outro lado kovalaine, Trulli, Rubinho ainda correndo.

    Talvez…. talvez… o Senna seja um pouco melhor que o Di Grassi, que não é grande coisa. Lembrando que no vestibular da Honda que virou Brawn eles viraram tempos próximos.

  • Esse Nick tá parecendo um tal de Barrichello , em todos os aspectos diga-se de passagem, e não quer largar o osso nem a pau, nem mesmo sabendo que a equipe não o tolera mais e nem quer ver ele sequer pintado de rosa com bolinhas brancas . Faça como os políticos brasileiros, pede pra sair antes que a casa caia de vez…
    Caso se confirme o Bruno Senna desejo-lhe muita sorte.

  • De maneira nenhuma! Senninha não é o piloto ideal para nenhuma equipe, talvez apenas para as pequenas que andam no fim do grid, mas mais pela publicidade que leva consigo do que pela velocidade na pista Heidfeld não é grande coisa, mas é um piloto muito constante e está na frente de Petrov no campeonato. O cara não é um Kubica, mas faz aquilo que é capaz. A única coisa que Senna levará para a Lotus Renault é dinheiro, já que andará atrás de Petrov até o final do ano. Não será surpresa se quando acabar a temporada de GP2 Grosjean aparecer como piloto titular da Renault.

    http://segue-o-jogo.blogspot.com

  • Usando a cabeça…
    Do jeito que está parece que só o Petrov alinha na próxima corrida. Acho imporvável, mas pode acontecer.
    A Renault-Lotus está seguindo o mesmo caminho que tomou a Willians, ou seja, ladeira abaixo. Culpa os pilotos por seus fracassos técnicos e a incapacidade de lidar com o regulamento atual da categoria.
    Bruno Sena não fara diferença alguma ao problema da equipe hoje, já que o regulamento proibe os testes fora das corridas.
    Eddie Jordan tem razão, o Sena é a única opção de momento para a equipe. Entra em Spa se o imbróglio com o Heidfield não for parar na justiça. Se fica nas demais vai depender da grana que ele trouxer para a equipe.
    O resto é especulação.

  • Bruno ainda não está preparado. Correr de hispania não trouxe boa experiência.
    Uma oportunidade dessas não se desperdiça, o problema é que vai comer poeira para o Petrov, que já conhece o carro muito bem. O ideal seria ele começar a correr no ano que vem, pois os testes de pré temporada daria ritmo a ele.
    Acho que o mais bem preparado seria mesmo o Di grassi. Ele já teve vinculo com a Renault e este é o nome em que devemos apostar nossas fixas.
    Torço muito por Bruno, mas também não levo muita fé pois ele não está preparado.
    [ ]s

  • Ta td bem, é uma grande chance…agora se ele não mostrar serviço..oque realmente até agora não aconteceu…acho q pra F1 pode pindurar o capacete…torço por ele espero que consiga deslanchar sua carreira…mas…tenho dúvidas….
    Acho que o momento é certo…e a escolha certa..a Renault não tem mais nada a perder esse ano..testa o cara..se não der nada o Grojean..ta dentro ano q vem…agora é pra provar se tem talento mesmo…ou se o nome ajudou na trajetória…!!!!

  • Não se pode ter dúvidas de que o BRUNO SENNA é a melhor opção.
    Além de já ter certa relação com o carro é de se destacar que nas duas oprotunidades que teve não deixou nada a desejar em relação ao desempenho do Heidfeld

  • A melhor opção é Nelsinho Piquet, mas acho que não vai rolar né? hj não há nenhuma opção de piloto competitivo…brasileiro então nem se fala

  • Não sei se é o melhor dos carros para se fazer essa estréia, se é a melhor época da temporada ou se entrar pagando é a melhor opção de conseguir uma vaga.

    O que importa é que a Renault vai tirar um piloto que na visão dela fracassou na expectativa de conseguir bons resultados.

    Um piloto que é chamado para ser a referência do time e não faz por onde tem que achar bom ter ficado tanto tempo.

    Por isso, fico feliz por ver mais um brasileiro alinhando no grid. Falta só a Renault confirmar o que o mundo inteiro está querendo e não só o Brasil.

    Se até o neto do emerson está dando a graça de bons resultados na nascar, por que não o sobrinho do ayrton na F1 ?

    Boa sorte Bruno e acelerador pra que te quero.

  • Se quiser continuar na F1 em 2012, Bruno Senna deverá ser neste fim de temporada o que foi Kobayashi nas duas últimas provas de 2009…o que não será nada fácil.

  • Bom, estamos acostumados a confirmaçoes de pilotos na 5a. feira anterior a prova em si, mas em se tratando de Boullier, nao estranharia se ele confirmasse o Heidfeld e dissesse que a imprensa ta viajando. Isso se ele nao confirmar o Grosjean, seu pupilo…

  • A melhor opção seria Grosjean, mas ele deve se concentrar no título da GP2 neste final de semana e se preparar para ter um cockpit seguro a médio prazo a partir de 2012. Ele sim é a real escolha.
    Sobre as gorduras… deve ter gente fazendo até plástica.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • senna esta ali so para o eric boulioer justificar que fez algo no time ou seja demitiu alguem pra naum ser a proxima vitima

    ele vai fritar o senna no fim da temporada pra abrir caminho pro grosjean

  • Não acredito que ele faça mais que o Nick. O Petrov faz porque é definitivamente mais “atrevido”. Mas, por mais que torça pelo Bruno, não podemos esperar que tire da Renault, o que o Ayrton tirava da Toleman… Senna, que tocava muito, só o Ayrton!!!
    Vamos torcer pela proxima geração!!!

  • Como tapa buraco sim, Bruno é uma opção – até porque ele merece uma chance de verdade , já que a Hispania não pode ser parâmetro pra nada.

    Bruno não pode ser culpado e nem cobrado por ter ficado dez anos longe do automobilismo por força da mãe, mas o fato é que esses anos fizeram falta em sua formação e isso ele não recupera mais. Outro fato é que essa chance so pintou agora porque tem dinheiro no meio e Heidfeld não tem um tostão, nem dele, nem de patrocínio, e do Petrov é que ele não iriam se livrar.

    Para ser titular, aí a coisa pega, porque tudo depende do seu desempenho, e não apenas por conta dele mesmo, mas porque Grosjean tá só de tocaia. Ele não tem grana, mas é empresariado pela Gravity, agência a qual Eric Boullier faz parte.

    Tomara que Bruno vá bem e que a Heidfeld processe sim a equipe.

  • Claro que ele e’ a melhor opçao.
    Ainda e’ jovem mas maduro e com passagem pela F1.
    Acho que o Heildfeld, Schumi, Barrica e tudo q e’ velho tem q se aposentar e dar lugar ao novo.
    E’ a chance do Bruno e a nossa de ter alguem com sangue correndo e nao um bando de bunda mole que quer erguer nossa bandeira depois de ja terem se vendido.
    Da-lhe Bruno!

    Andre

  • Dizer que o alemão fracassou, é pura sacanagem. É apenas a última etapa da fritura que o Hiedfeld foi colocado. O Bruno é muito bem vindo agora com alguns milhões de Euros no bolso numa equipe quebrada, mas ele não tem gabarito nem experiência pra fazer melhor que o alemão.
    Tomara que tudo isso se confirme, e boa sorte pro calouro.

  • Desejo o melhor para o Bruno, mas não levo fé nele.

    Na hispania, ele tomou pau de seus parceiros de equipe. Não esperava que ele fizesse nenhum milagre, mas bater o companheiro de equipe é obrigação de qualquer piloto.

    Quem não supera o parceiro de equipe, bom piloto não é….

    • Acho que tu assistiu uma F-1 paralela…tomou pau onde?!?! Foi muito melhor que o japonês pagante, andou sempre na frente do Chandhok (quebrou mais, mas sempre estavana frente do indiano) e também andou pau a pau com o Klien…desculpa, mas seu comentário não tem um pingo de sensatez…antes que me diga outra coisa, torço demais pelo Nelsinho Piquet, então não tem absolutamente nada a ver o troço de ser fã de um ou outro sobrenome hein…

    • Pelo que acompanhei, ele bateu sim os companheiros na Hispania, mas isso não vem ao caso, pois não podemos usar essa equipe como comparação para nada…

  • Bom, o Grosjean não vai querer mais uma vez deixar o título da GP2 voar pra ir pra F1 e se queimar ainda mais. Os demais 450 reservas estão ainda “crus” pra F1. Resta justamente o Bruno como a melhor opção pra um fim de ano sem mais grandes aspirações. Se ele se manter nos pontos, beliscando alguns top-5, tá mais que no lucro.

    Mas acho que pra 2012 é Kubica, ou Petrov, caso o polaco não volte, e Grosjean. Pra se manter, Senna teria que fazer um fim de temporada épico, o que o carro, e talvez sua experiência, não permitam.

    • A situação naquele momento era muito dellicada porque o “Cingapuragate” havia acabado de estourar, o banco ING retirou seu patrocínio logo depois- e era dele que a maior parte do orçamento vinha…

      Ou seja,era uma crise e uma ressaca daquelas e qualquer piloto que se sentasse naquele carro iria se queimar.

    • Top 5 ? Tá maluco irmão? Nem o Massa tá conseguindo beliscar Top 5 com a Ferrari … quanto mais o sobrinho com uma Renault que não consegue nem mais passar ao Q3 …

  • O Di Grassi é melhor escolha. É o único fora do grid que está andando em um F-1. E, nesse ano, já deve ter mais quilometragem que 90% dos pilotos titulares na categoria.

  • Nick, esta na formula 1 a 100anos, e nunca vai poder reclamar que nao teve oportunidades, agora é hora de Bruno ter tempo(8corridas) e carro para mostrar se é digno ou nao de correr na melhor categoria do mundo. Acredito que pode, e vai.

    sorte ao Bruno Senna

  • Melhor Opção? Ele é Senna, e no automobilismo é só isso que conta.

    Melhor opção? Não haveria melhor opção e melhor “PILOTO” do que ele.

    Nunca vi um talento ascendente tão rápido como ele.

    Os outros pilotos menos favorecidos $$ ficam no caminho junto com seus excelentes talentos mas o Bruno é a melhor opção para quem não tem opção. (risos)

  • Acredito que o Bruno, apesar de ser um piloto cuja capacidade ainda não foi conhecida, seja a melhor opção para a equipe Lotus-Renalt atualmente. Não existe no mercado ninguém gabaritado para ocupar o posto. Fato é que a Renalt não quer gastar dinheiro com a F1, salvo no aspecto de motor, mantem-se, puramente, por uma estratégia de Markting, de forma que, aos poucos, vai se desligando como equipe, ano após ano. Sem o dinheiro da Renault, a Lotus não tem como bancar um piloto do alto escalão, aliás, não tem dinheiro, não tem carro e não há pilotos disponíveis no mercado. Ao menos Bruno Senna, quer queria quer não, carrega o sobreme mais conhecido da Formula 1, conhece e tem, aparentemente, um bom relacionamento com a equipe. O Time Lotus não está pensando apenas no final da temporada, mas, também, para a próxima. Robert é uma incógnata, não se sabe, sequer, se realmente votará e, caso volte, se conseguirá manter a capacidade técnica que apresentava antes do acidente. Semana passada, a imprensa divulgou que Kubiça teria afirmado que somente volta a correr quando sentir que esta apto, sequer mencionou como objetivo retornar na próxima temporada. Uma semana depois, encostam o Nick. É, é hora de pensar num plano “B”.

  • Se não testarem o cara com um carro (o anterior era uma Andrea Moda moderna…rs), nunca saberemos.
    Não custa arriscar. Se der errado, dançou.
    Mas vai que…. rs

  • Se até Michael Schumacher (hepta-campeão) estreou na F1 (SPA-91) comprando vaga (a Mercedez pagou $150.000 para Eddie Jordan) e esse tb foi o caminho encontrado por muitos outros bons pilotos; por quê Bruno Senna não pode seguir o mesmo caminho. Que Senna aproveite a oportunidade e justifique seu valor para tentar obter uma vaga de piloto titular em 2012 (seja pela Renault ou outra equipe média) que possa levá-lo no futuro a pilotar um carro de ponta. Boa Sorte!

  • Pessoal que se danem os Heidfeld´s da vida, quero é ver mais um brasileiro correndo, vamos lembrar que tem uma turma chegando aí, então quanto mais melhor.

  • Na minha opiniao o povo quer, nem que seja por pura nostalgia, ver o Sobrinho do maior idolo nacional correr. Ainda mais que o filme do Senna ta fazendo estreia global nesse mes, a hora nao poderia ser melhor para ter outro Senna na Lotus preta e dourada. Se o sujeito, vai fazer pontos, ganhar campeonatos, ser outro Vettel ou Piquet isso ainda eh uma incognita. Por agora, deixe o sujeito correr! Nao vai fazer mal a ninguem, e vai ser no minimo divertido e diferente ter um Russo e um Brasileiro correndo na mesma equipe.

  • O Bruno é uma incógnita, porque não correu sistematicamente com um carro decente desde que resolveu brincar de F1. Não se sabe o que esperar dele e, por melhor que seja, é muito provável que não seja capaz de reproduzir os resultados do Heidfeld, que, bem ou mal, estava rendendo mais do que o Petrov. É uma oportunidade para mostrar do que é capaz, mas não é segurança de carro garantido sequer até o final do ano, quanto mais pro próximo.

  • Creio que o Bruno seja mesmo a melhor opção, ou o melhor entre as faltas de opção. Pois apostar em veteranos como De La Rosa, não seria uma solução a longo prazo (caso Kubica não volte) e ai a Renault teria que investir no mercado(falta grana) ou promover um de seus reservas, se é pra promover alguém que o faça agora, assim o piloto já teria experiêrincia para uma possível efetivação.

  • Eu acho uma opção boa para a Renault.

    Eles veem se o Bruno Senna tem condições de correr pela equipe, se tiver forçam ele a procurar patrocinios que queiram bancar e eles fazem leilão entre o Bruno e o Petrov para ver quem paga mais para correr ao lado do quem sabe Kubica, ou correrem os dois juntos se o Kubica nao tiver condição!

  • Nick não deve ter muito clima pra continuar mesmo, a fritura tá grande e além do mais ele parece que vai entrar na justiça pra manter a vaga… eu o manteria, não faria esse “bullying” todo que o Eddie Jordan disse que a equipe tá fazendo com o Nickão… mas se é pra tirar ele, põe o Bruno Senna em algumas provas e o Grosjean em outras

  • Entrei aqui, justamente para ver se já havia alguma definição.
    Fato é que, mesmo se Nick processar a Renault.. vai ter um carro tão desregulado até o fim do ano que é melhor nem pensar mesmo.

    A opção de Senna seria melhor porque ele é o reserva. Claro que poderiam colocar outros mais experientes.. mas.. com essa falta de contato com um carro.. quem ? De La Rosa ? Ou algum outro que, se não for um velhaco… andará mal por conhecer o carro menos que Bruno.. que pelo menos ja conhece o funcionamento da equipe.

    Abraços.

    Léo.