Uma ideia e um problema

SÃO PAULO | Pelo estilo de vida que Raikkonen leva — despojado e desapegado do mundo, inclinado a festas e bebidas e paparicação zero —, era quase impossível imaginar que, depois de suas fraquíssimas temporadas em 2008 e 2009 e sua consequente rescisão de contrato com a Ferrari, a F1 voltaria a ser seu foco, ainda mais com a bagagem do campeonato que lhe parece mais ideal, o do WRC. Há quem garanta ou duvide, como eu, que Kimi volte.

Pois a BBC, hoje, deu voz à boataria que se surgiu assim que a imprensa tomou nota da visita de Raikkonen à sede da Williams semanas atrás. A emissora inglesa informa que, apesar de minimizarem a intenção da visita a Grove, Kimi se mostrou disposto a guiar pela equipe, que está avaliando cuidadosamente a ideia. O que pega é o salário — que seria maior do que recebe Barrichello —, mas acreditam que a presença de Raikkonen atrairia patrocinadores.

Paralelo a isso, em mais um daqueles capítulos de tentativa de ficar, Barrichello disse hoje que está melhor agora do que com 18 anos — o que, creio, seja meio óbvio, mas tudo bem. A questão toda começa a ficar um pouco mais clara: a Williams não quer mais contar com Barrichello. Ou, ainda, Rubens parece ser a última opção em Grove. Porque considerar trazer Raikkonen de volta, um piloto que está sem pilotar um carro de F1 há dois anos, demonstra que o time não está contente com o trabalho do brasileiro.

Considerem que trazer Raikkonen e apostar que patrocinadores vão chegar à equipe é meramente um tiro no escuro. É uma aposta arriscada justamente porque as últimas impressões deixadas por Kimi não são muito atraentes para que empresas atrelem seu nome a ele. Convenhamos que o título dele em 2007 foi muito mais por acaso do que por seus méritos. Numa análise mais fria, Kimi foi um dos mais fracos campeões dos últimos 20 anos — só perde para Hill. Se o sobrenome Senna teve notória dificuldade para arrumar empresas que o levassem rapidamente à F1, que dirá o nórdico. O que me faz entender que Barrichello virou, sabe-se lá por qual causa, um empecilho para a vida do grupo de Frank Williams.

E sem vaga na Williams, por tudo que já foi dito, é bem provável que Barrichello esteja, sim, em suas últimas provas na F1.

Comentários

  • chega de Barrichello; por que? porque nós já sabemos que, se Ele tiver um carro para andar na frente, ou seja; na pressão, nosso Rubinho treme. Ótima pessoa mas não tem porte de campeão.
    Assim como o Massa! Sou mais o Bruno, pois mostrou que não tem medo de errar e é bota sim!!!!
    Não por ser um Senna.
    Renovação já, sai Trulli, Barrichello, Webber, shumi……..

  • Por que o Rubinho como em toda a sua carreira é um chato de galochas e entre nós, nunca ganhou coisa alguma, o Raikkonen pelo menos é campeão do mundo

  • A Williams esta quebrada ! Não tem grana pra contratar o Kimi e nem pagar o Rubinho que não ganha pouco. Sem dinheiro eles não saem de casa. O banquinho sera de que pagar mais.

  • Uma coisa não entendo.
    Porque todos ficam tão chateados com o fato do Barrichello estar há 19 anos na F1?
    É pelo fato dele não ter sido campeão?
    Ok, ele não foi campeão, desde quando todo piloto da F1 é obrigado a ser campeão?
    E desde quando isso é pré-requisito para continuar correndo?
    E se ele quiser ficar mais 5 ou 10 “correndo” de Hispania?
    Tem quem goste de pescar, outros de futebol, ele gosta de correr de carro.
    Dizer que ele está ocupando vaga de pilotos mais novos. Ah vá!
    Quem quiser a vaga que mostre serviço.
    Se perder a vaga para Kimi a terá perdido para alguém que já foi campeão de F1!
    Nada mal para um “velhinho” que fica ocupando a vaga de jovens pilotos indefesos.

  • Ei, que história é essa de que ele foi fraco campeão? Fraco, nesse caso, é o Barrichello, que teve tudo para ser campeão e não foi. Títulos não se conquistam por acaso. O Kimi fez um grande trabalho na segunda metade daquela temporada. Ele deu um pouco de sorte. a mesma que o Schumacher teve em 2003 e que o Alonso teve em 2005. Portanto, fica claro, muito claro, que o título dele não foi por acaso coisíssima nenhuma.

    • VM responde: É difícil a compreensão, noto — bem como colocar ‘c’ no meu nome ou ‘ll’ no do Barrichello. Mas com esforço todos podem entender: numa lista dos campeões dos últimos 20 anos, Raikkonen, para mim, é só melhor que Hill. Não significa que seja um zero à esquerda. Além disso, não estou rotulando ninguém que discorde da minha opinião, de modo que dispenso definições infantis como “ui, ui, ui, seu leigo bobo cara de mamão”.

  • To canssado de ser enganado, não perco meu tempo ver resultados manipulados na cara dura. Ainda queria ver na minha geração alguem chegar e disputar sem interesses obscuros por detras das cortinas do circo e sem cartolas manipulando em benificio de lucros.

  • Também não acredito na possibilidade do Kimi trazer patrocínio: basta ver o carro de rally que ele usa este ano.
    Além disso, são dois anos fora da F1 e os aposentados que voltaram, se deram mal.
    Quanto ao Barrichelo, fico com as palavras ditas recentemente pelo Frank Williams: é a melhor opção técnica disponível para a equipe.
    Todavia, acredito que a equipe precisa de dinheiro, mas muito dinheiro: então é melhor “vender” a vaga, até porque a McGregor deve deixar a equipe no final do ano.

  • Victor, respeito sua opinião, mas discordo frontalmente.

    Kimi foi um dos top-3 pilotos da década, talvez melhor que Alonso e Hamilton (os outros 2, Schumacher não conto). Não ganhou o título de 2005 porque o motor Mercedes não deixou. Ganhou o título por acaso em 2007? Os números teoricamente não mentem, confira a 2ª metade da temporada que ele fez. Concordo que foi a McLaren que perdeu o título, mas só porque Kimi andou muito. Tomou pau do Massa em 2008? Não até o GP da França, quando estava na frente na pontuação e liderava a corrida depois de ter tomado a ponta do companheiro no pit stop por ter um melhor ritmo de prova (SEMPRE foi melhor que Massa em corrida, que é simplesmente quando interessa), cedendo a liderança devido à quebra do escapamento. Daí pra frente perdeu a motivação, por algum motivo, e o compreendo bem, pois passei por isso em meu último emprego.
    Admito que sou fã do cara, principalmente pela postura independente de ser ele próprio e, campeão do mundo, cagar para o “pseudo glamour” da F1. Uma volta não parece interessante vendo de fora, mas, pra quem foi andar de rally e Nascar porque tinha tesão pela coisa, se o pela F1 renasceu, por que não?

    Alguém que chega à F1 diretamente da F-Renault

  • Concordo totalmente com Pablo…Kimi campeão fraco?
    E os campeonatos que a Mercedes tirou dele não conta?
    Estourou o motor 151457 vezes na temporada. Se não fosse aquele acidente do Alonso (ainda de Minardi) no Brasil em 2003 – que alterou o resultado final da corrida, ele seria campeao em cima do todo poderoso Michael Schumacher e com um carro infinitamente inferior
    2005 então nem se fala. 2007 ele teve mais vitorias num ano que era só Hamilton x Alonso
    Isso é um piloto fraco. Pera lá

  • (Força Mental) esse sim é o manjar dos campeões e Rubinho jamais teve isso.
    É bom lembrar que até Massa tinha isso antes da mola bater em sua cabeça.

  • ADRIANO
    Ele levou coco do MASSINHA que está levando COCO do Alonso……
    O MASSINHA aprendeu com o Barrica a formula para ganhar grana tbm………
    Não vai ganhar mais nada até o PEREZ tomar o lugar dele…….

  • BRUNO AMERICANO – Me responda.
    É melhor um cara ser “um desgraça” e campeão, ou um bom acertador e NUNCA ser um campeão.
    Vc trabalha e participa de palestras para ser IGUAL aos seus colegas ou para ser melhor que eles ? ? ?

  • Cara, como podemos falar que Barrichelo é BOM, ficou 19 anos na F1 e nunca ganhou um campeonato se quer………………Continuo dizendo que ele é uma promessa pois só tem 19 anos….ha,ha,ha,ha,ha…….
    Deveria liberar o assento para outros com mais capacidade, ficar tapando buorraco por 19 anos significa ser BOM ? ? ? ? ? ?
    Qts anos mais ele precisa para fazer algo melhor ? ? ? ?
    Ele é limitado e pronto essa é a verdade……Se bem que está cheio da grana, nada mais…..

    LIBERA O ASSENTO RUBINHO, SAI DAI VELHO………………

  • eu Arriscaria mais em Kimi do que essa papo fracassado de Rubinho..Pra mim Rubinho nao da mais…Cansei, toda corrida o cara é batido, e veja que ta tomando pau do MALDONATO, é ainda diz que esta mais experiente?…Kimi pode fazerr mais, é um tiro no escuro mas é uma tentativa melhor que este ano…
    Go KIMI

  • Bão pro Brasil! Sai o panaca mais chato do esporte e vamos ter alguma coisa movida a alcool no automobilismo mundial. Viva as fontes de energia renovável! Viva a ecologia! Viva o Brasil.

    Se eu fosse dono da Pirassununga 51 eu patrocinava o Kimi na Indy 500, se o Emerson pode beber suco de laranja o Kimi pode tomar uma branquinha pra tirar a poeira da garganta no pódio!!! Um carro preto com número 51 ia ficar bonito! Ia vender manguaça pro mundo inteiro! Viva as exportações! Viva a balança comercial positiva! Viva o Brasil!!!

  • Acho bem improvável essa história do Raikkonen.

    como acho bem provável a saída do Barrichello, a menos que ele aceite ir pra Hispania mesmo.

    A questão acho que não é de insatisfação com o trabalho dele, até porque os chefões da williams sempre elogiaram bastante. Acho que é puramente financeiro, pra esse ano ainda apertaram o cinto para não “vender” a vaga do barrichello, Mas agora tá difícil de ver que compensa, sauber, force índia, tem pilotos mediocres mas que trazem patrocínio, e no fim das contas eles também conseguem bons pontos para a equipe.

    Se o barrichello quiser ter algum suspiro ainda, tem que colocar muito tempo no maldonado, mas acho improvável.

    • Cara, esse é o problema.
      Infelizmente o FW33 não permite nem que o Rubens e nem que o Maldonado cheguem aos limites de suas velocidades.
      Só mesmo quem não acompanha F1 para achar que o Rubens anda menos que o Maldonado, não que o Maldonado seja ruim, mas o Rubens conhece todas essas pistas, há pelo menos 19 anos, só que esse carro, se dá certo na classificação na corrida não rende, e o contrário também é verdade.
      A Williams está com a corda no pescoço, claro que ninguém um dia admitirá isso (só espantaria o resto de patrocinadores que resolveram ficar na barca furada), por isso, se o Rubens sair será meramente por motivos financeiros.
      Triste fim para uma equipe tradicional, não menos triste que o de Rubens, isso se ele não aceitar andar de Hispania…

  • Absurdo: “Convenhamos que o título dele em 2007 foi muito mais por acaso do que por seus méritos. Numa análise mais fria, Kimi foi um dos mais fracos campeões dos últimos 20 anos — só perde para Hill.”

    O Kimi venceu 4 corridas na última metade da temporada e você me fala um absurdo desses?
    Viajou muito… Cabe ressaltar que apesar do campeonato ter sido polarizado em entre ferrari e mclaren, eram 4 pilotos brigando pelo título. E ainda que você diga que o Kimi só ganhou porque a Mclaren brigou entre si, Kimi fez a parte dele ganhando mais corridas que todos os adversário na temporada, colocando pressão nos demais.

  • “Campeão mais fraco dos últimos 20 anos”.

    Vc só pode estar de brincadeira! Vamos aos fatos sobre seu campeonato: a 1a metade, ainda conhecendo o carro e a casa da Ferrari, se manteve entre os 4 primeiros. Na 2a metade, deu uma de Schumacher, ganhou a maioria das corridas e foi o cara a ser batido no que foi, sem sombra de dúvida, o campeonato mais disputado em pista que a minha geração já viu. A temporada de 2007 foi de longe a melhor temporada de F1 que tivemos na década. Muita corrida boa, MUITA. E com pegas de verdade. Dizem que o de 2010 foi o melhor de todos, o mais disputado, competitivo… e foi mesmo; só que na tabela de pontuação, pq as corridas, em sua maioria, foram sacais. Em 2007 o couro comeu de verdade!

    “Convenhamos que o título dele foi mais por acaso do que pelos seus méritos.”

    Poxa VM, vc já foi mais humilde. Existe mérito em se recuperar no campeonato, chegar na ultima corrida podendo ser campeão e ser. Ainda mais se for o seu primeiro ano na equipe, contra 3 pilotos de ponta – Massa estava no auge e casado na Ferrari. E o mais importante, que mais me incomodou no seu comentário: vc não levou NADA em consideração pra dizer que ele é esse “pior” campeão dos últimos 20 anos. Vc deveria saber que um campeão não se faz em 1 única temporada. Raikkonen se mostrou o piloto mais legal de acompanhar desde 2005. Arrojado, rápido ao extremo, limpo e com atitude de piloto de corrida. Acho que vc nunca o viu na pista pra dizer uma sandice tamanha dessas, com todo respeito.

    Se ele é esse piloto que dá uma banana pra todo mundo, é mais uma coisa pra se tirar o chapéu. Hj em dia, piloto é praticamente engenheiro e marketeiro… pois bem, se tem um que é piloto por ser piloto, esse alguem é Kimi Raikkonen.

    Ah… e sim, é muita coisa melhor que o Rubens no time. Por todos os motivos; afinal de contas, se a equipe em Grove não está satisfeita, é pq seu desenvolvimento não é lá essa coisa toda não.
    -Abs

    • VM responde: Reitero: dentre Senna, Prost, Mansell, Schumacher, Hill, Villeneuve, Alonso, Button, Hamilton e Vettel, Raikkonen tem mais qualidades só que Hill. Num comparativo com os outros perde. Ou não?

    • Para Victor Martins, Räikkönen tem menos qualidades que Villeneuve, Button e Mansell.

      Opinião é opinião, né. Mas como eu disse ontem, existem opiniões e fatos.

    • Não concordo com essa do Kimi ser campeão fraco também não.

      Mas como costumamos ouvir muito nas transmissões globais: “Na F1 você é tão bom quanto sua última corrida”.

      Como as últimas do Kimi foram desmotivadas e portanto ruins, o cara virou um campeão não merecedor.

      Se esquecem do choro do Alonso quando Kimi foi considerado o melhor piloto do ano que Alonso ganhou (2005?) e era mesmo.

      Se esquecem que assim que pegou o jeito da Ferrari, andou muito no final do campeonato e mereceu o caneco.

      E dessa lista aqui na resposta, como dizer que Kimi é pior que Villeneuve? Ai não hein..

      Eu ainda coloco ele acima de Hill, Alonso, Button e Hamilton… tirando as corridas finais de 2008, Kimi foi mais piloto que estes.

      Opinião, beleza? Sem ofensas quem discorda.

    • Na minha opinião, VM, desta tua lista, ele bate: facilmente, o Mansell (na boa… Mansell era um piloto burro, bruto e extremamente irregular), Hakkinen (KR tem muito mais velocidade que MH e é muito mais agressivo), o Villeneuve (pela consistência, velocidade e frieza), o Hill (por TUDO!!!) e o Button (pela velocidade e agressao controlada), bateu o Hamilton tambem, por pura competência, que aliás, aprendera muito com ele em 2007. Em 2009, quando ele estava “demostivado” (e antes de sair da F1) ele deu couro no Massa até a Hungria (não por muito, mas deu), conseguindo vencer em Spa Francorschamps naquela cadeira elétrica, onde Fisichella – que vinha andando muito bem com a FI – sofreu pra passar do Q1!!! Isso, ele “demostivado” como vcs frisam…

      Dessa (opinião) eu discordo de todas as maneiras possíveis. Kimi Raikkonen é mais piloto até que Hamilton na minha opinião, rivalizando de muito perto com Alonso. A única coisa que ele “peca” é nessa coisa de trabalho de equipe (problema parecido com Jacques)… mas e daí? Quando senta no carro mostra que é bom e isso é “90%” do resultado da equação. Afinal de contas, é ele quem carrega o carro ao topo do grid… não o engenheiro. Muitos lembram do mítico Jim Clark pela capacidade absurda dele, de sentar em qualquer carro e ser o mais rápido de todos “tentando ser o mais lento”. Creio que com Kimi seja algo bem parecido!
      Abrs

  • O que o pessoal tem é inveja do Kimi, pra mim um ótimo piloto, que chapava todas, não tava nem aí e foi campeão do mundo, botando o Massa no chinelo e não adianta vir com essa história que o Massa o venceu porque quem foi campeão pela Ferrari foi o Kimi e esse, quando foi profissional e tinha interesse na Fórmula 1 (o que visivelmente não aconteceu em 2008 e 2009), foi sempre melhor que o brasileiro.

  • Nao é bem o caso de gostar ou nao de Barrichello. Basta apenas pensar como uma grande corporaçao. Qdo seu comando muda, ele gradativamente muda seus comandados, exceto se seu trabalho for 100% interessante a esse novo comando. Mudou para Adam Parr, coisas la dentro ja mudaram. Se para bom ou para ruim, so o tempo dirá.

    Agora, Kimi Raikkonen? Acho ele um bom piloto, faria bem pro time, mas anos foram da categoria e do jeito que ele é avesso a badalaçao, nao daria certo. Custaria caro e nao atrairia os patrocinadores que eles esperam trazer.

    Gostem ou nao, Rubens esta fazendo bem a parte dele. Basta olhar a evoluçao do carro do ano passado. O deste ano foi uma mudança geral, o que mostrou ser errado, pois ano passado eles tinham acertado a mao. Nasceu errado, costuma morrer errado, exceto se tiver rios de dinheiro para gambiarras no carro, o que nao é o caso do time de Grove. Rubens mais que merece ficar, mas Adam parece nao pensar assim. Conta com a simnpatia de Frank, mas o comando tecnico so quer saber de gastar menos. Ja começaram errado…

  • Memória curta. Colocar Kimi no mesmo nível do Hill, na minha opinião, é falta de memória.

    Kimi sempre andou mais que seus carros. A única vez em que teve realmente o melhor carro do grid foi em 2005, mas era o melhor naquelas: era o mais rápido, mas tinha zero de resistência. De resto, em 2003, 2007 e 2008, anos em que esteve também na briga pelo título, Kimi não teve em mãos o melhor carro do grid. Ainda em 2005, teve as mesmas 7 vitórias de Alonso.

    O cara tem uma quantidade considerável de corridas ótimas e era um baita piloto na F-1. Seu título não foi fruto do acaso, não. Ele dominou o começo e o fim do campeonato de 2007. Ninguém é campeão por acaso, ou por que “Alonso e Hamilton perderam”, porque alguém sempre perde. É um argumento muito, muito vago, na minha opinião.

    Não acho que seja aceitável afirmar que um cara com quase duas dezenas de vitórias, um título e dois vice-campeonatos possa ser chamado de “campeão por acaso”. Se for assim, um dos títulos de Piquet foi “por acaso”, também, tanto quanto o de Hamilton (exclusivamente pela situação da última prova), o de Vettel ano passado…

    Os dois últimos anos dele foram “abaixo da média” em partes. O F60, de 2009, foi um dos carros mais ridículos construídos pela Ferrari, que se perdeu na aerodinâmica e no Kers. Ainda assim ele andou melhor do que Massa, o que é o normal. Em 2008, sim, Massa o superou, mas estava em uma rara temporada iluminada, mas ninguém lembra que apesar de o decorrer de seu campeonato ter sido fraco, das quatro primeiras provas, duas foram vencidas pelo finlandês. A dupla da Ferrari chegou ao GP da França com duas vitórias cada, e Kimi liderava com folga para assumir a liderança do campeonato, mas teve um problema no motor, perdeu rendimento e Massa o superou para vencer a corrida, assumindo ele próprio a liderança e a partir daí sim, superando seu companheiro de equipe. Depois disso Kimi não se achou mais.

    Bom, dá pra argumentar um monte aqui. Claro que respeito sua opinião, essa bíblia toda que escrevi é só a MINHA opinião, baseada em fatos e números. Acho que Kimi é muito maior no enredo da história do que foi Damon, um piloto melhor do que a maioria acha, mas de fato muito abaixo dos grandes. Maior do que Damon, maior do que Button (por enquanto), talvez no mesmo nível ou um degrau acima de Häkkinen.

    Sei que não é o foco do seu post, mas foi o que me chamou a atenção!

    De resto, independente dos boatos sobre Kimi, parece certo que Barrichello tá fora dos planos da Williams. O que me parece assustador, diante da sua manifestação constante de querer correr por mais um ano, é imaginar que provavelmente ele ainda tentará se arrastar em alguma equipe do fundão em 2012. O tipo do cara que não tem respeito nem pela própria história – que, diga-se, ainda é digna de respeito.

    Uma pena.

    Abraço!

    • Acho que está acima de Hill, Button e Villeneuve (overrated), entre os campeões das últimas duas décadas. Tá na onda com o Mansell e abaixo do Hakkinen. Só minha opinião também. Abs.

  • Rogério, concordo plenamente com vc, a vida de Brasileiro no esporte sem foi sofrida, por falta de apoio do próprio país, e quando não ganha e porque e ruim…e mau piloto, mas devemos nos lembrar e se orgulhar pois ele é Brasileiro com muito orgulho no peito, e foi buscar seu sonho sem ajuda de ninguém como muitos outros esportistas, nos devemos e agradecer por ele ter ido muito longe e levado o nome do Brasil a todos e nunca desistiu de seu sonho que sempre foi correr.. parabéns Rubens

  • Não discuto o Barrichello como pessoa ou como um piloto experiente e técnico e tal, ótimo.

    Mas é verdade que seu ciclo já acabou!! E está sim ” travando ” o entusiasmo do publico brasileiro pela F1! Público acostumado com boas surpresas, com vitorias e corridas de “brios”. E infelizmente o “funcionário do mês” Barrichello já não é capaz de representar de forma esportiva o seu pais e uma legião de fãs da F1 em nosso querido Brasil.

    Renovação já!!! Bruno, Nasr, Ramos e até o DiGrassi! Que pode-se dizer tb não estreou na F1 ainda, e fazia corridas épicas na GP2.

    Razia, Nunes e outros, muito fracos, não mostraram “colhões” em categorias de base, não será na F1

    • Calma ai amigo…
      O Rubens é o responsável pela falta de entusiasmo do publico brasileiro pela F1?
      Talvez seja interessante acompanhar mais notícias deste blog e do blog do Gomes.
      Faça as contas, Senna deixou a F1 em 1994, quantos pilotos apareceram na F1 depois do Rubens e conseguiram de destacar?
      Só o Massa, que também está passando por toda a pressão que o Rubens passou e vejam como o Massa está se saindo.
      Isso significa que o Massa é ruim, claro que não, apenas evidencia que o ambiente da F1 é muito difícil e as cobranças enormes.
      Só o fato do Rubens permanecer na F1 por todos esses anos, sem patrocínios nacionais, já demonstra a competência dele.
      Lógico que ele não é gênio como os grandes campeões, e nunca poderá “trazer-nos” o caneco de campeão, mas eu não posso culpá-lo por isso e nem dizer que ele não tentou.
      PS: Kimi foi muito ajudado pela disputa entre Alonso e Hamilton.

    • Tem coisas,amigo,que é bom nem pensar.Com certeza seria um dos maiores se não o maior de todos os tempos(depois do Senna,que é gerente de Deus para assuntos automobilísticos).
      abraços

  • Falar mal do Rubens do jeito que está essa Willians de hoje em dia é fácil. Assim como era fácil detonar o Bruno Senna quando se arrastava com a Hispania.
    Alguém se lembra do Rubens ter sido prejudicado à época da Brawn, tendo que usar freios que fritavam, no início do campeonato, ao contrário dos freios do Button? E como as outras equipes ainda não tinham melhorado, o Button garantiu o título nas 8 primeiras corridas. Depois, quando finalmente colocaram os mesmos freios para o Rubens, ele passou a dar pau no Button? Isso ficou muito claro: se não fosse sacaneado pela insistência do Brawn nos freios dele (sacanagem sim, pois se acreditavam tanto no sistema de freios que colocaram no carro do Rubens, porque não revezavam com o do Button?), provavelmente teria a opção de ter-se aposentado como campeão mundial de F1, que é o mínimo que ele merece, por ser o grande cara e piloto que é. E está onde está há 19 anos por pura competência, e não por levar dinheiro para equipe alguma. E isso é sabido por todos que “realmente” vivem e respiram F1, ou seja, o pessoal do paddock da F1.
    Mas é brasileiro, e como tal, teve que conviver com a “entendida torcida brasileira”, que só queria escutar o Galvão berrar e a musiquinha da Globo tocar, como nos tempos de Senna. Como se fosse a coisa mais fácil do mundo, dadas as circunstâncias que Rubens viveu.
    Torço para que ele fique pelo menos mais um ano na Willians, e com um carro bom de fato.
    Já pensou se ele sai e a equipe passa a andar, por causa do motor Renault e do resultado do desenvolvimento do carro pelo Couglhan? A “entendida torcida brasileira” vai dizer que o Rubens é que atrapalhava a equipe. E assim como outros idiotas dizer que ele “já foi tarde”, que era uma vergonha para os brasileiros e etc.. Vergonha tenho eu de ser brasileiro quando escuto e leio coisas desse naipe. O Rubens não merece isso. De forma alguma. Geraldo Mesquita

  • Victor Martins,

    Quanta bobagem escrita por você. Quero crer que você é um torcedor “roxo” do Barrichello, o que justificaria tamanhas besteiras escritas por você.

    Kimi andou bem em 2008, venceu a segunda prova inclusive, já na terceira a Ferrari mudou o chassis do carro, para que Massa parasse de rodar na pista, o que o brasileiro fez nas duas primeiras provas deste ano, fazendo daí por diante com que Kimi tivesse problemas em andar em um carro projetado exclusivamente para o estilo “estranho…” do Massa pilotar.

    Em 2009 Kimi foi inúmeras vezes ao pódium com aquele lixo de ferrari, venceu em SPA, com um carro que Fisichella mal saia dos boxes, e que demitiu e aposentou Badoer.

    Kimi foi campeão em 2007 com 6 vitórias tendo em mãos uma ferrari inferior as duas McLarens de Alonso e Hamilton que tiveram 4 vitórias cada. Isso é por acaso?

    Instrua-se melhor, jornalista, não escreva tantas bobagens para quem lê as “coisas” que você escreve.

    Depois deste seu texto, me lembrarei de nunca mais ler nada que você escreve…

  • Dá pra entender a lógica do Kimi…
    “Vou entrar na Williams só para me adaptar ao novo modelo do carro, pneus, etc, depois vou para a Mercedes ou Red Bull, quando o contrato do Dick ou do Webber acabar”.
    Malandrão esse Zé Pinga…

  • gostaria de ver o Rubinho mais um ano na formula 1, se nã onão vamos ter nem o que comentar o ano inteiro, ele gera boas noticias. Deveriamos fazer uma campanha para ele,
    Fica Rubinho…

  • talvez pilotos veteranos estejam se tornando desnecessários, mesmo em tempos de muito poucos testes, porque também são tempos em que a engenharia consegue se virar totalmente com testes virtuais.

  • pessoal, como podemos falar que barrichelo nao e bom , o cara ficou 19 anos na f1 , ambiente extremamente competitivo ,nunca teve patrocinadores de peso e tido com um dos melhores acertadores , de acordo com os principais engenheiros da f 1 , ok nao foi campeao e acho que nao vai ser mas garando que anda bem melhor que varios do grid , ja imagino o kimi distruindo os motores e o maldonado ,tentando acertar o carro , sem chance … eu ficaria com barrichelo ,maldonado e com outro motor e claro

  • Graças a Deus Rubens Barrichello deixara á F1, e chega desse cara e o Brasil e a F1 precisa se renovar e o nosso Rubens á esta altura só da prejuízo.

  • Não creio numa volta do Raikkonen a F1, ainda mais na Williams… se ele voltar teria que ser numa Red Bull da vida; e ele é um campeão fraco? ah vá! se não é os motores Mercedes estourarem, ele podia ser TRI-CAMPEÃO.

    E enquanto ao Rubens, creio que realmente ele pode acabar rodando mesmo, se não perder vaga pro Kimi perde pro van der Garde ou pro Hulkenberg ou pro Heidfeld até.

  • Kimi tem que estar levando muita grana. Sério.

    Em julho eu tive uma palestra na minha faculdade com um eng brasileiro que trabalha na fábrica de motores de F1 da Mercedes, e em 2006 trabalhou com o Kimi, quando só forneciam usinas para a McLaren. Ele disse que o cara era uma desgraça pra trabalhar. Não estava nem aí pra o que os engenheiros diziam, não poupava o carro, se falavam pra ele dar uma segurada, ele passava 10 voltas xingando todo mundo, era coisa feia.

    Agora imaginem a troca: sai um cara que lidera uma equipe, por mais que seja caro; por um que faz o que citei acima. Se a equipe já está zoneada hoje, com o Kimi desse liderando ela, ficaria pior ainda.
    Nem Freud explica essa. Só os Euros.

  • Todos os dias comento com um amigo do trabalho, o qual acompanha e saca muito de F1, pra ninguém se espantar quando anunciarem que o Barrica fechou com a Hispania, ou a Marussia Virgin, pois a lotus renault já confirmou seus pilotos, o cara não larga o osso.

  • Ahh nessa meu caro Victor tu piso na bola, o titulo de 2007 foi, depois de 2008, o mais espetacular dos ultimos 10 anos de Formula 1, como um piloto fraco vence as 3 ultimas em cima de Hamilton e Alonso de Mclaren??? Sem contar que em 2005 Raikkonen fez uma das temporadas mais incriveis que um piloto pode fazer(face Suzuka/2005) entre outras, se Kimi voltar creio eu que mesmo sem a melhor forma é um ganho imensuravel para a F1, assim como se Montoya voltasse! Bons tempos!

  • O Kimi foi campeão sem ter o melhor carro do ano na temporada, que era o da Maclaren. Se o Hamilton não teve culhão pra ser campeão problema dele. Agora você dizer que o Kimi é fraco, ai é sacanagem. O cara não ganhou só do Hamilton, ganhou do Alonso também, tirando pontos dos dois nas últimas provas

  • O Barrichello era para ter se aposentadp em 2009 quando acabou o campeonato de maneira digna.

    A Williams faz muito tempo que deixou de ser equipe ate mesmo média, acabar a carreira assim mendingando vaga, andando do meio pro fim do grid era algo que a sua vida na F1, mesmo com todos os contras que teve não precisava.

    • O Barrichello era para ter se aposentadp em 2009 quando acabou o campeonato de maneira digna. A Williams faz muito tempo que deixou de ser equipe ate mesmo média, acabar a carreira assim mendingando vaga, andando do meio pro fim do grid era algo que a sua vida na F1, mesmo com todos os contras que teve não precisava. [2]

  • Creio que o Barrichello esteja fazendo suas últimas 6 corridas na F1. Se não for trocado pelo Räikkönen, tem tudo para ser substituído por algum outro piloto (segundo boatos, Sutil, Van der Garde e Senna estão na fila).
    Seria interessante a volta do Räikkönen à F1, mas indiretamente fecharia uma porta para o Hulkenberg, que é um ótimo piloto.

  • Difícil arrumar patrocínio com o Kimi? Não creio…

    Johnie Walker, Mumm, White Horse, Ambev, Heineken, Busweiser… O que mais tem é empresa de bebida que poderia patrocinar um consumidor

  • Acho que isso é o tipo de notícia para atrair patrocinadores, ou atenção mas… vai que… e o Barrica nesse esquema de ficar detonando a equipe, não tem jeito, não sei como aguentam o cara, não discuto qualidade técnica (apesar de que levar pau do Maldonado é foda).

    Já o Kimi, acho o Hill e Villeneuve pior que ele, já que se não fossem os motores MB estourados pelo caminho ele seria campeão bem antes, sobre Schumacher e/ou Alonso.