Cidade-estado, 3
SÃO PAULO | A melhor coisa destas duas horas do GP de Cingapura foi ver Tony Fernandes reclamando de Jaime Alguersuari o tempo todo no Twitter por ter acertado seu piloto Jarno Trulli, sem nunca acertar o nome do espanhol. Como diria minha bisavó, não chamando de ‘filho da puta’, está bom, embora o endinheirado malaio tenha pensado nisso. Mas a corrida em si foi aquilo desta temporada: Vettel larga, faz a primeira curva na frente e se vai, e como um satélite desgovernado, ninguém mais vê.
Com cinco voltas, Vettel já tinha aberto uma distância de 7 segundos para Button, segundo facilmente depois que Webber largou mal pela 76ª vez no ano e derrubou Hamilton consigo. Não há Roberto Shinyashiki no mundo que motive um piloto a tentar algo. O negócio era ver se depois da longa corrida, Vettel comemoraria o título. Em nenhum momento, a combinação de resultados apontou para tal porque Button cantou o refrão preferido do colega alemão, o “daqui não saio, daqui ninguém me tira” também.
Aliás, pecado, mesmo, Button estar guiando o fino e não ser campeão. Pena.
Alonso também jantou Webber na largada e só perdeu o terceiro lugar porque os pneus da Ferrari dissolvem tão rápido quanto os da Mercedes. Assim, o espanhol, tal como Massa, foi obrigado a parar antes que os demais. Ainda que depois das paradas volte na frente dos rivais, o ciclo do desgaste impede que a defesa da posição dure. E olha que Webber só retomou o lugar no pódio depois de uma cochilada de Fernandito na relargada pós-safety-car, acionado com a piaba que Schumacher deu em Ligeirinho Pérez. Assim ficou entre os quatro primeiros.
Hamilton e Massa, que deveriam completar o grupo dos seis primeiros, na verdade completaram a manobra de choque que foi ensaiada ontem no Q3. O inglês quis porque quis passar o brasileiro na fase final da classificação, aos que não se recordam, e hoje deu um toque evitável em Felipe ao tentar ultrapassá-lo ainda no começo da prova. O pneu de Felipe e a paciência foram para o espaço. Bastardo!, gritou Massa, no que pôde ir para o ar na transmissão da TV. Os dois foram para os pits, Hamilton para trocar a asa dianteira e, posteriormente para pagar a punição, e acabaram partindo juntos para uma recuperação. Digamos que Hamilton tenha conseguido e foi passando todo mundo para chegar em quinto. Massa penou para superar Pérez e ser nono. E depois da prova, digamos que Massa foi atrás de Hamilton pra tirar satisfação, em cena que quem acompanhou descreveu como patética. Chamaram o Ratinho, e tudo foi resolvido.
Hamilton e Massa não precisam apenas tirar a zica, digamos assim. Também ouvi por aí que o primeiro precisava de um psiquiatra. Mas na verdade, um pouco mais de pilotagem, e cabeça, cairia muitíssimo bem.
Di Resta foi o nome da prova. A Force India, cônscia de que sairia pelo menos com nono e décimo lugares, variou na estratégia e pôs o escocês para um primeiro trecho de corrida mais longo, numa clara tentativa de fazê-lo parar uma vez menos — já que o tempo perdido nos pits de Cingapura é deveras exagerado. Sem Massa e Hamilton, o companheiro e as Mercedes já com uma parada no bolso, lá estava Paul em quinto. Aí veio o safety-car, tal, as coisas realinharam, e ainda assim ele se manteve impassível e só passado por Hamilton, que voava com pneus novos no fim. É um cara ótimo, de fato, e não à toa é o único garantido no time em 2012. Sutil foi oitavo, atrás de Rosberg e seu fixo sétimo lugar.
Barrichello chegou a beliscar a zona de pontos, mas teve de amargurar com o 12º posto. Agora a Lotus Renault foi uma piada. Andou no ritmo da xará verde, tanto que Kovalainen terminou a prova à frente de Petrov. Senna teve problemas, parou uma vez mais para trocar o bico, e ficou à frente de ambos. Essa só entra para a conta de Bruno como a virada sobre o parceiro, num comparativo direto. E que a vida não é tão fácil assim no time em que Petrov paga a conta e ele leva patrocinadores, pelo que andei ouvindo por aí.
Basta a Vettel pontuar no Japão, isso se Button, agora segundo na classificação, vencer. Pura teta de nega, e vai ser em Suzuka a grande decisão. Um palco muito mais valoroso para que Sebastian chegue ao seu pujante título e, certamente, com uma corrida muito mais interessante que a de hoje.
Patética nada, Hamiltom é folgado e tá precisando levar uns tapas no ombro pra acordar pra vida, eu já não ia ter tanta paciência e daria uma porrada na cara!
Concordo Victor!
Só uma Ferrari anda…
A do Massa nem com o Galvão Chatão Bueno empurrando e puxando o saco do Mafffssa anda mais…
Vamos cair na real, o Massa é mediano e já perdeu a vez! Até o Barrichello andaria maus que ele com essa Ferrari…
É lamentavel ver Button “pilotando o fino” e nao ser campeao? Entao, pq ele nao “pilotou o fino” a temporada inteira e fez frente ao Vettel? Onde ele tava no começo da temporada, que ate esqueci que existia?
Nao me levem a mal, mas tem de parar com essa mania de elogiar piloto mediano. Button é isso e nada mais!!! Sim, ele tem uma pilotagem fina e tecnica, mas é inegavel que lhe falta explosao, agressividade, que na hora do “vamos ver” é o que conta mesmo. Se acham que to errado, voltem a 2009 e me respondam: quantas corridas ele ganhou na 2a. metade da temporada, qdo o carro dele nao era o melhor da pista?
Vettel sim que merece. Foi calculista quando era para ser e agressivo quando precisou. Gostem ou nao, ele sim esta pilotando “o fino”.
a vida na Renault-Lotus Lada não é fácil? com certeza parece que não é… mas você podia nos esclarecer esses pontos obscuros com as informações que obteve
O Felipe Massa além da surra grande que vem levando do Fernando Alonso agora tem essa zica com Hamilton e ainda me parece que ele (Massa) sempre leva á pior e ano que vem adeus Ferrari.
Minha aposta é que em Suzuka, pelas curvas de alta e pela fase inacreditável de Vettel, o moço dará voltas até no 4o colocado, sussa!
O que me deixou curioso foi a grande diferença (maior do que nas outras pistas) entre as melhores voltas dos pilotos na corrida e o tempo de classificação no Q3 (pelo menos de 4s)….
Por fim, acredito que as corridas fiquem melhores, agora que o título está decidido. Ninguém terá nada a perder…as estratégias serão mais arriscadas, buscando simplesmente as vitórias!! Poderemos observar como aquela ideia da FIA, de tempos atrás , funcionaria (de o campeonato ser decidido pelo número de vitórias).
Saudações com tapinha no ombro! rs
“e acabaram partindo juntos para uma recuperação.”, nao foi bem assim, massa fez uma volta lentissima com pneu furado e Hamilton fez uma volta quase normal com apenas um pedaço da asa quebrado. NO MAIS Sutil e Di rESTA FACILITaram DEMAIS pro hamilton Filho. independente disto nem se compara os carros.
VM responde: Hamilton, depois da punição, voltou ATRÁS de Massa. Chegou em quinto. Massa, em nono.
sim…5° e 9° ..porém o desempenho da ferrari contra a mclaren não era o mesmo..nem de perto…é só ver os desempenhos de button e de Alonso…a comparação é apenas para polêmica…não determina nada…(antes que caracterizem…acho auq o tempo do massa tb já era)…e quer saber…não vi polêmica nenhuma…apenas um “good job” nada demais…
VM responde: Verdade. Só a outra Ferrari anda bem.