Vegas e o acidente

SÃO PAULO | Entra para a história como um dos maiores e piores…

Comentários

  • O mais curioso e estarrecedor nesse vídeo da transmissão da ABC – logo antes da batida a câmera está no carro do Wheldon e o narrador fala justamente da preocupação do piloto com o ar sujo de 34 carros andando juntos. E aí…

  • Acho que estão confundindo os carros voando. Quem decolou mais alto e foi o último a bater foi o Will Power, observem pela lateral do carro. Wheldon está mais a frente e decola para o alambrado.

  • A respeito do pouco caso da Band com a Indy, uma curiosidade:

    Tenho gravada em VHS a etapa de Fontana de 1999. Com transmissão do SBT.

    – A transmissão também foi em VT – sinal de que a Indy nunca foi bem tratada por aqui.
    – Era a última etapa da temporada daquele ano, também uma prova decisiva.
    – Foi a prova que deu o título a Montoya, também da Ganassi.
    – Foi a prova que matou Greg Moore, que também já tinha contrato para o ano seguinte.
    – Foi uma prova também narrada por Teo José e na qual ele comenta sobre as chances de Moore na corrida mesmo já sabendo da gravidade de seu estado no momento em que a transmissão do SBT foi ao ar.

    Como diria o outro, a história se repete em ciclos. O triste é ver os mesmos erros, de parte a parte, ainda sendo cometidos tanto tempo depois.

    • SOBRE A FÓRMULA INDY NO SBT, LEMBREM – SE DE QUE AS ETAPAS DE 1999 E 2000 FORAM PASSADAS EM VT, POR EXIGÊNCIA DO GUGU, QUE NÃO ACEITAVA QUE O PROGRAMA DELE FOSSE CORTADO DEVIDO ÀS CORRIDAS. DAÍ ELA FOI PRA RECORD EM 2001, E ATÉ TEVE TODAS AS CORRIDAS AO VIVO, EM 2002. FOI O MESMO FILME NO SBT E NA BAND.

  • Eu nunca vi um acidente tão terrível em uma corrida de automobilismo. Foi uma cena muito chocante!

    Os promotores da Indy foram infelizes (para não dizer negligentes) em sediar uma etapa com 34 carros nessa pista. Ok, automobilismo é um esporte de risco. Mas não mensuraram corretamente os riscos. Aliás, pistas como essa de Las Vegas, Texas, Kentucky, Fontana e Michigan. Jamais essas pistas deveriam receber corridas da Indy. Essas pistas são para a Nascar.
    Quando vai cair a ficha dos promotores que acidentes como esses arranham a imagem da categoria? Ninguém, por mais apaixonado por corridas, gosta de ver mortes nas pistas.
    A Indy não faz questão alguma de seguir a F-1, no quesito segurança. Há 17 anos não tem um acidente fatal na F-1. Na Indy, já alguns acidentes fatais marcaram a categoria.
    Na F-1 existe uma preocupação maior pela segurança do espetáculo. Tudo bem, uma hora na F-1 pode acontecer um acidente fatal. Mas tenho certeza que não por omissão, mas por que automobilismo é um esporte de risco. Pelo menos esses riscos lá na F-1 estão minimizados.

    Pra fechar, um ano ruim da F-Indy. Digo isso como fã do esporte à motor e da Indy. Um ano marcado por alguns problemas: relargadas em fila dupla desorganizadas, diretores de prova deixando bater à vontade (vide corrida de Toronto), aquela coisa ridícula de sorteio para a segunda corrida do Texas e por fim essa última etapa, que para mim foi um acontecimento estúpido.
    Nada mais há acrescentar!

    • Não há como comparar a F1 com a Indy até em quesito de segurança. Na F1 não acontecem os mesmos tipos de acidentes. Acredito até que se fossem carros de F1, morreriam mais que 1 piloto. Exemplo disso são as batidas simples que Ralf Schumacher deu no muro de Indianápolis que tiveram consequencias graves. Na Indy sempre ocorrem acidentes gravíssimos que fica dificil acreditar que o piloto nao perdeu a vida.

      Devido as proporções do acidente, poderia ser muito pior.Muito mesmo.

  • Victor boa noite.

    Vc que cobre a Indy a um bom tempo, deve se lembrar de algo semelhante em 1999 na antiga CART, com o Greg Moore em Fontana, também decisão do campeonato, e curiosamente com o Dario Franchitti também na disputa do título, na época contra o Montoya correndo pela Chip Ganassi (equipe atual do Dario).

    Lembro-me bem Victor, que o Greg não era para ter disputado aquela prova, pois tinha tido uma luxação no pulso e sequer participou da classificação. Largou em último, perdeu o controle do carro e morreu quase que instantaneamente ao bater no muro interno do superspeedway… Eu tenho essa prova gravada e o acidente do canadense foi talves mais brutal que a do Dan hoje, apesar do pandemônio criado pelo envolvimento de tantos carros…

    Mas enfim, esse foi um desfecho trágico para um temporada melancólica, mal administrada esportivamente, e a imensa estupidez de enfiar 34 carros num oval curto, como disse o TK, um potencial desastre estava por vir nessas condições.

    Que Deus de o consolo a sua família e filhos… Um esporte de risco altíssimo, todos sabemos disso, mais ainda quem está lá… Mas jamais nós que torcemos esperamos por algo do tipo

  • A pista estava muito perigosa, foi reformada, ficou mais veloz, e vários pilotos deram a impressão de estarem incomodados. Mas isso é chorar o leite derramado, foi um final melancólico para esse chassi, talvez com o novo chassi este acidente fosse menor, sem os carros voando. O destino foi muito cruel com Dan Wheldon, para quem gosta de automobilismo, foi algo muito triste.

  • Talvez + uma fatalidade que poderia ter sido evitada se os organizadores tivessem dado ouvido aos avisos dados pelos próprios pilotos durante os treinos.