O futuro de Razia

SÃO PAULO | É bem difícil que Luiz Razia sente no carro que pertence a Jarno Trulli lá na Lotus, futura Caterham, durante o fim de semana inteiro do GP do Brasil. O máximo que o brasileiro deve conseguir é o primeiro treino livre da sexta-feira.

Por mais que a Lotus seja evidentemente melhor que as outras duas equipes do pelotão da miséria, HRT e Virgin, há ainda o temor de que uma hecatombe automobilística aconteça e o time de Tony Fernandes perca o décimo lugar no Mundial de Construtores.

Afinal, não se pode desperdiçar assim 23 milhões de dinheiros europeus, em tempos de crise e década quase perdida no continente mais velho.

Aí reside a grande razão por Karun Chandhok ter sido visto apenas nos boxes do time verde e amarelo em sua corrida natal na Índia. E com tal precedente, a Lotus não vai entregar o carro 21 a um piloto que é apenas verde para a F1.

Razia, vale dizer, até teria a grana necessária para correr. Tal como Chandhok. Assim, a única esperança do baiano de Barreiras seria torcer para que Heikki Kovalainen e o próprio Trulli consigam um resultado mais do que espetacular em Abu Dhabi. Mas em tempos de carros quase inquebráveis, a fé de Razia não vai mover os carros para a frente. 

O outro foco de Razia é 2012, claro. Que não se apresenta tão claro assim. Porque os resultados tinham de vir, mesmo, neste ano na GP2. E não vieram. Luiz não conseguiu terminar entre os 10 primeiros na classificação geral de uma categoria que conhece há três anos. O próprio piloto do Drive Riot reconhece que a temporada não foi boa — o que é sempre ótimo. 

Assim, o trabalho para buscar patrocínios se intensificou. E a GP2 já não aparece como opção para sua carreira —algo que possivelmente deixa a categoria de base da F1 sem representantes brasileiros para o ano que vem.

E os caros internautas deste ‘novo’ espaço, que observam para Razia e seu futuro?

 

Comentários

  • Fala ai Palmeirense, já mudei o link de favoritos , vamos continuar contigo !!!!!!!!!!!

    Quanto ao Razia , com todo o respeito e trocadilho … ele é razo !!! muito boa pessoa , mas como pilot fraco !

  • Victor mudando um pouco de assunto na sua opnião quais são as melhores categorias de turismo , em um ranking ? Na minha opnião tirando a Nascar , DTM , V 8 Supercars , Super Gt , Btcc , wtcc, tc 2000 , stock car .

  • Eu acho a carreira dele muito mal organizada quando partiu pra Europa , ele não fez nenhuma temporada de formula 3 inglesa ou ate mesmo alema .Acho que outra ano na Gp 2 não da so se for numa equipe melhor , turismo so se for uma DTM , indy quem sabe e o momento ideal de entrar na minha opnião e tudo novo , desejo que ele encontre um caminho bom

  • Razia…. vai trabalhar pra recuperar a grana investida até hoje.

    Piloto bom não depende de “forçar” uma situação pra conseguir vaga no grid… em algum lugar tem alguém olhando e as coisas tendem a acontecer. F1 não é mais unanimidade… piloto como JP Oliveira, Augusto Farfus, Max Wilson, chegaram na raça…pilotos que tranquilamente seriam tops na F1, mas são bem grandinhos para perceber a política da categoria.

    É duro dizer, mas se até o filho de Nelson Piquet, com resultados e dinheiro, foi enxotado, comoce a pensar num plano B.

  • O Caminho para o Razia se eu desse um conselho para ele seria a Indy, acho que ele tem muito talento, esse ano ele deu azar em algumas corridas,se envolveu em acidentes sem ser o culpado de vários deles. Ele pode competir de igual para igual com vários nomes que estão por lá. Ir para a Stock Car nesse momento da carreira seria uma grande derrota..

  • Muito mais triste é que corremos o risco de já não ter representantes na F1 no ano que vem. Enquanto Rubens e Bruno ainda estão com o futuro indefinido, eu não me surpreenderia se o Massa fosse dispensado da Ferrari.

  • Vejo 3 alternativas pra ele:

    1) Arrumar bastante dinheiro pra comprar uma vaga na Hispania ou na Virgin;
    2) Tentar a sorte na Indy;
    3) Correr de Stock.

    Continuar na GP2 seria perda de tempo, dinheiro, e não acrescentaria nada à carreira dele. Se conseguisse evoluir como piloto na GP2 seria no máximo um Lucca Fillipi ou um Álvaro Parente (esse sim merecia uma chance na F1!).

  • como disseram ele não fez nda para merecer uma vaga na Lotus, apesar de ter feito a metade final do campeonato da gp2 melhor que seu companheiro, ficou bem atrás na classificação e conseguiu em toda a temporada uma minguada pole e um único podium. O ano de 2012 será um divisor de águas, ou continua na Gp2 e disputa o título, ou vai pra WS e chega arrebentando, ou realmente, volta pro Brasil pra correr de Stock, ou alguma outra categoria de turismo no mundo.. até hj foi um bom piloto, mas de bons pilotos existem milhares querendo uma vaga na F1..

  • Razia disse bem e foi muito sensato. Sua temporada nao foi boa (pior que a do ano passado) e isso nao lhe gratifica vaga alguma. Vai ter de ser por patrocinio e/ou com mais uma vaga de piloto de testes. A diferença é que ele precisa ser o 1o. reserva.

    O jeitao dele me lembra o de Buemi e Kobayashi: piloto que nao aparece muito e nao tem la muitos resultados, mas tem uma habilidade forte meio que escondida, aparecida apenas para olhos treinados (Nao acho que eu tenha um desses olhos, é apenas intuiçao mesmo). Ele merecia uma temporada inteira na categoria, mas numa equipe como a Lotus-Caterham para cima.

  • Fala Victor! Boa Sorte na nova casa! Quando o cara escreve bem, sabe das coisas e gosta muito do esporte como nós leitores assiduos, a gente acompanha e acha vcs onde estiverem! rsrsrs

    Bom, sobre o Razia, é claro que sempre torcemos para os brasileiros e tal, mas a verdade “nua e crua” é que a F1 é para pilotos no mínimo ótimos e ele nunca apresentou nenhum atrativo real além do $$ Infelizmente. Essa parece ser a realidade (me corrija se eu estiver mal informado por favor). Agora nunca se sabe… Como disse um colega acima, ou ele consegue um 2012 bombástico! numa World Series com vitórias e poles, mesmo q não seja campeão, ou esquece e vai gastar os milhões dele em outro lugar. Só o César Ramos já é umas 5 vezes melhor que ele.

  • Baixas perspectivas.
    Infelizmente, não mostrou o brilho necessário nesse ano – mesmo em boa equipe, com conhecimento da GP2 Europa e Asia e ainda acompanhando a Lotus nos finais de semana.

    Pra manter o rumo atual, ou ele consegue patrocínio pra mais um ano de Gp2 – o derradeiro – ou arruma um caminhão de dinheiro pra comprar alguma coisa na F1.

    • Disse tudo. Maldonado passou o quê? 5 anos na GP2. Tá certo que a Willians não tem um carro que preste nesse ano, mas ele mostrou que amadureceu.