Segue o bonde

SÃO PAULO | Sam Schmidt chegou a falar, depois da morte de Dan Wheldon em Vegas, que poderia abandonar em definitivo às pistas diante de mais uma tragédia em sua vida. O agora dirigente também foi vítima de um grave acidente, 11 anos atrás, que o deixou tetraplégico — num treino no oval da Disney. Mas o passar dos dias, e os compromissos comerciais, principalmente, já apontam para um cenário mais racional.

Schmidt vai manter sua base para 2012, pelo menos com um carro na Indy e outros dois na Lights. A operação ainda deve manter laços com outras equipes — neste ano, a SSM se aliou à Bryan Herta, dando a Wheldon a vitória na Indy 500, à Rahal Letterman Lanigan e à AFS.

A Sam Schmidt fez lá seu brilhareco durante a primeira parte da temporada, com as poles de Tagliani em Indy e na primeira prova do Texas. Naquele momento, o desempenho e o retrospecto de evolução levou a se imaginar que havia chegado uma terceira via para atrapalhar o poderio de Ganassi e Penske. Mas Tagliani fez uma segunda metade de ano péssima — o que levou até Schmidt a sacar o canadense da etapa de Kentucky, a penúltima, para ‘treinar’ Wheldon, candidato único ao prêmio de 5 milhões de dinheiros americanos em Vegas. Desta forma, ‘Tag’ aparece como apenas um dos candidatos à vaga.

Adendo: João Paulo Borgonove, gari de Pedreira, me alerta que Simon Pagenaud, ótimo piloto francês que há anos tenta ingressar na Indy para uma temporada completa, é o provável piloto da SSM em 2012.

Comentários

  • Segura o bonde? Nao, o Flamengo ta parando na tabela :P

    Brincadeiras a parte, Sam Schmidt é raposa velha. Sabe bem o que fazer para obter sucesso com seus carros. Logico que se sentiu mal com a morte de Wheldon, mas é passageiro. Tagliani nunca foi piloto para levar time algum, mas ele em si tem capacidade de ser grande no futuro.

    Simon Pagenaud? Seria uma otima pro time. Acompanho-o desde a Atlantic e Champ Car e o cara é bom. Mas, assim como Hunter-Reay, precisa de mais sorte. Se tiver um carro na mao, vai fazer bonito, como ja fez com Gil de Ferran na ALMS.

  • Da mesma em que o Fausto Gresini “pensou” (só pensou mesmo) em não levar sua equipe para a última etapa da MotoGP, em Valência, por conta da morte do Simoncelli, mas acabou “voltando atrás”, alegando que “Marco preferiria assim”. Não só o Marco mas principalmente os patrocinadores e a prórpia Dorna também “preferem” (exigem) que assim seja…
    O período de luto nas corridas de carros e motos é muito curto, e jamais atinge a etapa seguinte…