Xabu Dhabi

SÃO PAULO | Nada que vá mudar o rumo deste 11/11/11 nem mesmo de 2012 e sua temporada, mas hoje Vettel errou pela quarta vez na temporada, todas numa sexta-feira — e não foi às 11h11 no horário brasileiro de verão. O campeão bateu na Turquia, no Canadá e no Japão, lembram-se? Sempre houve o lamento e a promessa de um sábado compensador.

Pois em Kurtkoy, em Montreal e em Suzuka, Vettel foi lá e cravou a pole. “Eu já vi esse filme”, diria Américo Teixeira Jr., com as sobrancelhas erguidas e seu estiloso óculos.

E pela sétima vez em 18 provas, a Red Bull ficou sem liderar um dos dois treinos livres do fim de semana. Só que as estatísticas apontam que só na Coreia o resultado foi diferente: Hamilton foi pole lá. Nas demais, todos sabem o resultado.

Esse fim de temporada, insosso por natureza e com corridas sem atrativos, ao menos aproximou McLaren e Ferrari da Red Bull, que usam tais provas como desenvolvimento para o ano que vem, já que as mudanças técnicas são poucas — a maior delas é o fim do difusor com gases aquecidos. Em treinos e classificação, as duas até que tentam.

Ah, claro: deu Button na primeira parte, Hamilton na segunda. Alonso, que também bateu, ainda terminou em terceiro na fase crepuscular.

Outra vez Massa usou aquela asa raspa-asfalto, que balança mais do que técnico do Ceará. É a tentativa da Ferrari em usar um dispositivo dianteiro que incline tanto quanto o da Red Bull, mas que traga eficiência. Ao que se nota, o da Ferrari vem com deficiência. Tanto que a peça foi trocada ao longo da segunda sessão, e Felipe ficou em quarto, 0s009 atrás do companheiro.

Senna só teve chance no treino final por ter de ceder seu carro a Grosjean — que dizem ser o favorito à vaga de 2012, o que não deixa de ser esquisito. Tomou 0s4 de Petrov, o que deve ser desconsiderado. Barrichello, coitado, só pasta com essa Williams, e por mais que diga que esteja tudo tranquilo e tal, acompanha cada movimento da equipe em relação a Raikkonen. Rubens minimiza os contatos, que já são confirmados pelas duas partes. O ‘Turun Sanomat’, jornal finlandês, afirmou que o anúncio sairia neste fim de semana. A ver.

E já que tem de ver, é duro ter de ver essa pista mequetrefe do mundo árabe. Podem ter gastado bilhões para construí-la, mas para mim não vale uma pataca, quanto mais um centavo. Só perde para aquele desastre automobilístico de Yeongam.

Comentários

  • Nota 10 pra todo esse comentário!!!
    Só não da pra entender muito bem é o do por que o Rubens ainda estar nessa merda de carro da Willians!! Qual é a vantagem em estar dentro de uma bomba dessas???
    Essa do Senna ter que disputar lugar com tudo o que aparece também é meio sem graça.
    E pra completar, tudo quanto é porcaria a Ferrari anda colocando no carro do Massa!!
    Os pilotos Brasileiros estão bem na parada, muito bem!!!
    Garganta e história não resolve nada, tem é que mostrar trabalho ou se não tem a ferramenta sai fora!!
    O Duro é ver o que estamos vendo ano após ano!! É triste pra tradição de pilotos que o Brasil já levou pro mundo!!!
    Tá na hora de esses Brasileiros mostrarem do que são realmente capazes, ou caiam fora de uma vez por todas.. Assim acabam as incertezas e ficam as certezas de que não temos mesmo bons pilotos.. E com isso acabam essas expeculações financeiras em cima do autodromo de interlagos todos os anos.. Essa farra de “”enfiar”” dinheiro bom em bolso ruim…Antes tudo acabava em pizza, hoje acaba em feijoada e muita, mas muita caipirinha….
    Só tomando umas pra aceitar essas sem vergonhisses safadas e cara de pau que andam apregoando por esses meios de comunicação.. 28 milhões de dinheiros sendo evaporados e nem podemos saber onde estão indo..
    Transparencia é o mínimo que se espera da SPTURIS, ou da Prefeitura de SP….
    Será que a SPTuris conseque justificar todo esse dinheiro sendo enterrado lá?? Será que vai ser igual ao ano passado quando fizeram aquele muro moedor de carne humana, mais as lavadeiras que guardam as águas das chuvas de verão???
    É preciso justificar esses gastos, dar os nomes das obras, e das empreiteiras, e também os termos de garantia de que essas obras funcionem mesmo….Laudos técnicos atestando a real nescessidade e a capacidade de se fazer tais obras…. Essa prefeitura e a SPTuris ainda estão devendo informações sérias sobre as obras do ano passado.. As zebras desde o GP de 2010 não escoavam suas águas e ficou por isso mesmo.. Pergunta dificil de fazer é essa!! Quem é o responsável por essa porcaria que deve ser refeita esse ano???Pelo jeitão deve ser o “”negão”” o cachorro que mora lá na florestinha!!!!E ninguem tem as manhas de captura-lo…..
    E aquele muro lá???? Até outro dia tava lá, firmão fortão, e até hoje não foi dito quem o pediu realmente alem da “”FIA”” ou quem o construiu, alem disso, ainda está incompleto, falta a sua finalização na ponta da entrada da reta depois da subida, que está na área de escape desde que chegou lá!! Isso sim é responsabilidade e administração bem feita….
    Alem de ser um moedor de carne humana ainda exploram a situação pra arrumar um jeito de ganhar mais algum por baixo ou por cima do pano mesmo….
    E outra gastar todo esse dindim no quê???? E ainda vão depois do GP enfiar na guela da gente outra conta gigantesca a fim de fazer as obras em cima da especulação toda em cima da curva do café….
    É um monte de merda que estão fazendo!! Estão enfiando dinheiro bom em lugar bom pra desfazer o que tá bom…. Isso é o que o ministério publico e o tribunal de contas do Estado de SP. deveriam fiscalizar.. Se fizerem isso esse DEM aí vai dembandar que nem bandido fugindo de carro de polícia…
    Já chega dessa coisa antiga e sem graça de arrumar um jeito de super faturar um grão de areia….Com esse dinheiro dava pra fazer essa tal reforma no café numa boa…. E depois temos que ver também o que pretendem fazer com os boxes todos…. É preciso transparencia nisso tudo… Tá fácil demais do jeitão que tá!!!
    Tá na hora de termos ali no nosso templo um sindico responsável, independente dos orgãos publicos e eleito pela população que frequenta o autodromo, e que sabe bem onde devem ser gastos esse dinheiros todos,,,
    Outro dia saiu uma reportagem onde tentaram justificar essa grana toda pra uma arquibancada sem propósito, e nos banheiros…
    Essa arquibancada poderia ter sido erquida lá na reta oposta, e todo ano construir um lance novo acabando assim com aquela novela de monta e desmonta todo ano…
    Umas décadas de F-1 e é sempre a mesma coisa, constroem tudo provissório e pro ano que vem tudo de novo…. Essa fabrica de comer dinheiro já passou da hora de acabar… E todo ano falam que gastam nos banheiros e num monte de coisas… Nós os trouxas que frequentamos o templo sempre, sabemos que é tudo histórinha da carochinha, tudo baléla..
    Se eu estiver errado que me mostrem onde estão gastando mais essa grana!!! Mostrem aqui mesmo, mas com convicção… Não é falando da boca pra fora e cheia de feijão de ouro que vão gastar zilhões de dinheiros pra fechar os banheiros por todo um ano, ou trancarem os portões das arquibancadas durante todo o ano….
    Chega de palhaçada já passou da hora dessas safadezas todas acabarem de vez.. O Ex vem de cima, e como lá em cima é um tal de bolso pra lá e pra cá!! Que os que cuidam das corridas acabam aprendendo e enfiando dinheiro bom em bolso ruim o tempo todo…
    E coitado do templo, continua nas mãos de gente que não tem critério mesmo..
    Por isso é que digo sempre…
    “””Nosso templo é tão bom que aceite que pisem nele até os que não o merecem”””
    E entra politico e sai politico e tudo é sempre a mesma coisa, gastamos ziliões de dinheiros nesse ano pra F-1…
    Só que já foi o tempo do Brasileiro ser Burro ou Bobo… Isso acabou, hoje o Brasileiro faz é piada disso tudo,,,
    Mas esse assunto é sim muito sério, sério demais pra se falar assim em 28 montões de dinheiros como se falassem em dinheiro de cafézinho, ou da caninha da feijoada…
    Chega disso tudo… É preciso dar um basta nisso tudo….
    É preciso respeito para com o nosso templo, ele não pode mais ser adminstrado de acordo com a vontade de politicos sem escrupulos para com ele….
    Tem que ter um orgão regulador eficiente e transparente com relação á esses gastos que se fazem todos os anos em cima da desculpa que é pra F-1…
    Esse modelo tá velho, ultrapassado e não engana mais ninguem…
    Essa conversa só serve pra mostrar mesmo pra que foi que veio essa politicaiada que se instalou em SP….
    Eita povo de borso grande esse!!!!!….
    E ainda botam um leões de chacará nas portarias pra coibir o povo de visitar seu templo sacrado, com truculencia má educação e tratando os seus frequentadores como verdadeiros cães sarnentos… Cães esses que são os verdadeiros donos de tudo aquilo….
    Tá feia a coisa!!
    Tá foda de aquentar isso tudo…
    Isso é caso de policia, de justiça e de tribunal de contas do estado….
    E ainda tem a coragem de dizer que a F-1 deixa na cidade tantos zilões de dinheiros, pode até deixar, mas não deixa pros cofres públicos!! Deixa é pra empresários e afins, menos pra prefeitura que da essa desculpa só pra justificar a farra “” antiga e safada” com o dinheiro do contribuinte….Que na maioria das vezês nem sabe quando tem corrida lá, e quando tem ainda tem que pagar pra ser mal tratado…
    Ééééé´Kassabkibe e companhia, tá feia mesmo a foto de vcs, por aqueles lados…
    Só não sabemos quem está mais mal na foto, se é o trio, prefeitura de SP, SPturis e adm do complexo, ou a dupla composta da FASP e CBA !!! Se bobear é capaz do Reizinho aparecer um dia desses com uma escritura definitiva do autodromo em nome dele….
    E registrada em cartório e tudo mais…
    Sei lá mas se a gente ver essas fotos todas, vão ter tudo a cara do “”Nem””…
    Bão deixa eu calar a boca por que já tô ficando nervoso de novo.. E com esse povo não adianta, são muito é experts nesse assunto em ziliões e xilões de dinheiros… Falam com a boca bem recheada..
    E tudo fica por isso mesmo, só não acaba mais em pizza..
    A moda é acabar tudo em feijoada….

    • É por estas e outras que acredito que o autodromo foi encurtado,assim não ficaria muito evidente a desviança desenfreada pois um autodromo grande ai sim seriam nescessárias muitos dinheiros realmente e nesta pistinha ridicula se gasta como se fora grande e todo mundo $ai feliz(os que são da turminha,claro!).
      Outra coisa meu caro Marcão ,o Buáááriquello poderá acrescentar oque a esse grid da F1 ,quando teve chance ele entregou para o alemão,e não venha com esssa balela de contrato,pois esta é a mais vergonhosa desculpa que se poderia usar.Quantos carros a FIAT vende na ALEMANHA,a fabrica da FIAT na Alemanha já a tirou de uma situação financeira dificil??????.O Buáaáárriquello já era,ou melhor,talvez nunca tenha sido,mais do que apresentou em sua longa carreira.Um exelente piloto más com um grau de covardia maior que sua capacidade pilotar.

  • O que é foda é que, por um circuito ser um desastre, muitos se deixam levar e começam a pensar que o pais todo é uma merda. Tem que tomar cuidado com o que se escreve.