Xabu Dhabi, 3

SÃO PAULO | Aqueles quem sempre acham que o copo está meio cheio e o pessoal que estava nas arquibancadas em Abu Dhabi de frente para Meca tinham alguma esperança de ver uma briga entre Vettel e Hamilton pela vitória em Abu Dhabi. Mas como a F1 está num clima de fim de feira, foram 14 segundos e duas curvas até o furo do pneu traseiro direito do alemão. As flores não cresceram mais. Até o alecrim murchou. E murcho, Vettel desceu do carro, com uma cara de choro como se tivesse perdido a corrida de sua vida. Precisou até Bernie Ecclestone ir consolá-lo, enquanto tentava acessar o Facebook e o Twitter para colocar uma carinha de tristeza, =(, :( ou =/.

Certeza que Bernie chegou lá, deu um tapinha na bunda de Vettel e disse: “Fui eu que furei”. Fanfarrão.

Vettel teve oportunidade, digamos assim, de acompanhar uma corrida como um todo. Viu como é dura a vida de quem acompanha de fora uma prova tão insalubre como a que acontece em Abu Dhabi. Mas até que o começo foi legal, como tem comumente sido. Alonso pulou para o segundo lugar, jantando o apático Webber e o semielétrico Button, que tentou recuperar a posição. Mas voltas depois, eis que o rumo da corrida estava definido, com a ordem Hamilton – Alonso – Button – Webber – Massa.

O desenrolar mostrou que o problema de Button estava no Kers e que a Red Bull não tinha nenhuma chance de vitória com seu outro piloto. Sem Vettel, a Red Bull é uma Toro Rosso de grife, principalmente porque Webber não ajuda. Ainda, atrapalhou-se nos pits, devolvendo o australopiteco atrás de Massa. Claro que jantou Felipe, com certa dificuldade e até pouca inteligência — usava a asa traseira na primeira reta e permitia que Massa devolvesse a ultrapassagem na segunda –, mas nem assim conseguia se aproximar de Button. Aí a Red Bull me vem com uma estratégia diferente de três paradas.

Ali a Red Bull punha no lombo de Webber, com um ferro de gado, o quinto lugar. E aí Massa, então, poderia, vejam vocês, conquistar seu melhor resultado no ano, um inebriante quarto lugar, uh lá lá, e isso com a asa dianteira antiga, que, em termos de perfomance, é muito pior que a de Alonso, novíssima, e aquela patacoada toda que a patuleia é obrigada a ouvir como lobotomia pacheca.

Massa roda no fim da corrida. E como naquele desenho do Pica-Pau, em que o taxidermista vê voando 100 mil, 100 mil dólares, mansão, iate e mulheres, a quarta posição se vai. A Ferrari, na mesma hora, se manifesta no Twitter. “Spin for Felipe…”, com as reticências, meros três pontinhos, dizendo muito. Felipe chegou 1s7 à frente de Rosberg.

Não vai acontecer, claro, mas um dos muitos fatos que mostra a temporada escabrosa de Massa é que ele ainda pode perder o sexto lugar na classificação geral para o próprio Rosberg. Felipe tem de ser muito família, mesmo, para que Luca di Montezemolo, Stefano Domenicali e os demais o abracem com tanta força para mantê-lo lá — e é bom ressaltar que a mesma coisa acontece entre a Red Bull e Webber. Como o pedreiro João Paulo Borgonove disse, não parece Barrichello o brasileiro que está prestes a sair da F1. É uma pena atestar a cada 15 dias que Massa não representa nada para as ambições da empresa que o emprega, para o espetáculo de uma corrida e por quem quer que torça por ele.

Sobre Barrichello, uma bela corrida. Bela, mesmo. Sair de último, com pneus duros, para beliscar os pontos e chegar em 12º pode não ser muito aos olhos mais críticos, mas pelo menos demonstra que ele, sim, tem motivação para continuar. Depois da declaração do pedido de respeito, Rubens evitou escrachar a Williams, mostrou-se solidário ao time, publicamente, diante do infortúnio de ontem na classificação e foi lá fazer o seu, enquanto Pastor Maldonado se mostrava um daltônico seletivo e se perdia enquanto retardatário. Se essas provas finais representarem algo no futuro, Barrichello garantiu que tem sua lenha ainda. E seria um desrespeito, daqueles bem grandes, se a Williams vier nas próximas horas com o anúncio de Raikkonen como seu piloto.

Senna, então, vai se complicando de vez. Bom, a Renault não ajuda em nada. O carro parou na evolução justamente porque não tem em seus dois pilotos maestros em conhecimento técnico, muito pelo contrário. Mal ou bem, com Heidfeld vinha lá fazendo seus pontinhos. Foram 34 em 11 corridas. Petrov é inconstante. Bruno não consegue se livrar do pelotão do meio. Hoje tomou um drive-through à la Maldonado. Se ele mesmo sabe que precisava impressionar a equipe para garantir seu lugar em 2012, Bruno vê no desespero do time que está longe de tê-lo: a futura Lotus fala abertamente que vai esperar Kubica o tempo que for preciso. Porque sabe que nenhum dos caras que lá puserem a bunda tem metade da capacidade do polonês.

A Force India andou bem demais, sobretudo com Sutil, que perdeu nas voltas finais posição para Schumacher. Sutil, devidamente focado, é piloto de equipe de ponta. Os indianos, aliás, vivem uma situação diametralmente oposta à da Renault: têm três pilotos de ótima qualidade e uma bucha para resolver. Que já foi resolvida, na verdade: vão de Di Resta e Hülkenberg no ano que vem. Sutil é aquele que teoricamente corre muito por fora na Williams, caso essa história de Raikkonen não flua. E cairia bem até na Renault, com sua capacidade nos braços e nos patrocínios — pena que no começo do ano tenha brigado com um diretor do grupo Genii e se queimou lá. E Kobayashi voltou aos pontos. Ô, o Mito voltou, gritaram em Kobe e Fuji, com o som ecoando pelo mundo todo.

A F1 vem ao Brasil logo mais para vender seu último tomate e fazer a festa e a fuzarca. E por tudo, os pilotos brasileiros não vão ter muito o que comemorar.

Comentários

  • o felipe não passa vai continuar levando passeio do alonso,simplesmente o cara é melhor e os pachecos e o trio ternura da rgt não consegue aceitar.o brasil completa vinte anos sem título na f-1 e a tendencia é a coisa piorar, e o barrica apelando para ficar na williams soa ridículo.

  • Não entendo por que seria um desrespeito grande a Williams anunciar Raikkonen no lugar do Barrichello. Todos sabem da negociação, está tudo sendo feito as claras. E os motivos mais claros ainda. Então pq desrespeito???
    Vc pode discordar se deveria fazer isso ou não, mas desrespeito é uma palavra que não cabe a meu ver neste assunto.

    Em tempo, trazer um piloto campeão mundial, relativamente jovem e trazendo consigo um belo patrocínio não me parece errado. Ainda mais para um piloto q já deu o que tinha q dar na categoria. Não tem mais o q mostrar!!!

  • Não é tão absurdo assim a Ferrari deixar o Massa em 2012 simplesmente pelo fato q ele já é o escudeiro da equipe, ja pesnou se coloca um moloque novo lá e ele da trabalho pro Alonso? de repente a Ferrari faz um carro bom, pra onde vão as desculpas do jogo de equipe descarado q eles fazem?

    Por isso sou fã da McLaren…

  • Realmente nada a acrescentar. E reparou sempre uma desculpa para seu fracasso e o mesmo não admite que ele é que não rende mais. Alias Massa e Webber são parecidos em tudo já perceberam.

  • Acredito que o Massa poderia pegar o perio de férias e treinar basctante com o Fórmula Sem Futuro pra pegar a mão do F1 …ha,ha,ha,ha,ha,ha….TADINHO DELE, Barrica 2 a missão………..

  • Não sou médico, mas para mim ficou claro que o desempenho do Felipe mudou depois do pancão na cabeça de 2009.
    Pois bem, o que eu não entendo é a postura da Ferrari.
    Eles deram o ano de 2010 para avaliar a performance de Felipe. Todos vimos que, infelizmente, não era mais a mesma.
    Ainda assim os ferraristas, no alto de seu altruísmo, deram de lambuja o ano de 2011 para Felipe, e? e? e?…… Nothing!

    Agora, deixar o cara correr em 2012 é demais hein!
    Na minha opinião o Massa sabe de algum segredo cabeludo do Montezemolo. Tipo, acho que ele viu o italiano enterrar algum corpo nos álveos campos da Sicília e ameaçou contar tudo se fosse demitido! Ou pode ser que ele tenha algum vídeo comprometedor em seu IPhone do Luquinha, participando de uma festa com uns travecos aqui no Brasil, junto com um famosos camisa 9.

    São apenas hipóteses mas que, a cada dia, fazem mais sentido para mim, pois se fosse por desempenho o Massa já deveria estar pilotando autorama há muito tempo!!!

    • Notícia (falsamente) extraordinária 1: Contrato de Massa na Se Ferrari é renovado até 2016! A “equipe” declarou que acredita e confia no potencial do brasileiro e que ele vai-se recuperar até as Olimpíadas do Rio!

      Notícia (falsamente) extraordinária 2: Massa afirma com todas as letras que possui vídeos comprometedores do Montezemolo… numa festa com prostitutas menores de idade organizada por… Silvio Berlusconi!

      Agora está tudo explicado!

  • Acho que pensar que brasileiros são sempre os desfavorecidos e perseguidos na F1 ou em qualquer outra categoria é criar um monstro que não existe. Da mesma forma que críticas destrutivas a pilotos sem analisar fatos e históricos também é se criar outros monstros. Mas o que se vê de concreto é que o que mais chama atenção é a condição de pilotagem atual do Massa. Essa questão da asa nova para o Alonso e não para o Massa ocorreu apenas nessa corrida. O que aconteceu nas demais onde o Massa teve sempre um desempenho MUITO inferior a seu companheiro. O que dizer das vezes em que rodou sozinho, sem nenhum motivo aparente. Falar que teve problemas de “aderência com pneus médios e duros”, o que dizer então daqueles pilotos que estão andando em equipes pequenas ou que seus carros não tem o mesmo desempenho dos de ponta, onde seja qual for o tipo de pneu, nenhuma aderência os coitados tem? O nível da F1 exige de seus pilotos que saibam conhecer seus carros e equipamentos, assim como seus limites. E o que se vê é que o Massa não está mais conseguindo alcançar o limite do seu equipamento, ao passo que seu companheiro está. E quanto tenta alcançar esse limite, é vizivel que não está em condições de fazê-lo, pois acaba rodando sozinho ou simplesmente errando o traçado. Não sou contra o Massa, pelo contrário, sempre o admirei e torci por ele, assim como por todos os brasileiros. Mas é um fato que o patriotismo não pode cegar. Ele tem dinheiro e apoio profissional em todas as áreas, e se está com algum problema, seja físico ou psicológico, é melhor que reconheça e procure resolver do que ficar fingindo que nada aconteceu após o acidente que quase lhe custou a vida. Os resultados deste acidente agora estão lhe custando a reputação e a carreira!

    • Sinceramente, o trecho do seu comentário “pensar que brasileiros são sempre os desfavorecidos e perseguidos na F1 ou em qualquer outra categoria é criar um monstro que não existe” é surreal. Fala isso para o Piquet quando enfrentou a Willians e Mansell! Depois me diz a resposta dele!!!

  • Se o Alonso tem vantagens dentro da equipe é por mérito próprio comprovado em situações anteriores. Nesse ano fez várias largadas históricas, lembrando os tempos de renault, e durante as corridas com um ritmo fortíssimo para acompanhar os líderes.
    E qual o interesse da ferrari em demitir o Massa e colocar um piloto quase tão bom quanto Alonso? Isso reduziria as chances no mundial de pilotos.

    • Fala sério! El Chorón de las Astúrias só ganha chorando! Chorou com Briattore para ser favorecido na Renault, chorou com Dennis e tomou um cascudo e chorou com Domenicali para ser favorecido na Se Ferrari. Como essa “equipe” adora uma maracutaia, juntou o inútil e o desagradável para favorecer o espanhol. E se duvidar, de novo, vai estar lá no contrato!

      Onde tem Se Ferrari e El Chorón, tem marmelada sim senhor!

  • Muito bom o post! O ruim é ler os comentários do pessoal que acha que entende muito de Fórmula 1, mas são apenas torcedores de pilotos brasileiros. Mas enfim. O trecho sobre o Kubica é o que faz pensar: O que fará a Lotus ano que vem? Já que o mais claro é que irão esperar pelo Kubica, o que farão? Será que manterão o Bruno até a volta do Kubica (imagino que ele não volte logo no começo, que espere até pelo menos a quarta corrida), ou escolherão um piloto que possa auxiliar no desenvolvimento técnico? Aí poderia até entrar o Heidfeld de novo… um outro nome é difícil de imaginar nesta situação, seria um piloto temporário. Quem se habilitaria?

    • Heidfeld???? Você quis dizer mesmo Heidfeld ou trocou o nome do piloto que pretendia dizer???

      E Kubica não volta pra F1, infelizmente. Um p$&@ piloto, mas o acidente que ele sofreu encerrou a carreira dele na F1. Porém, como é possível sim ser feliz fora da F1, acredito que ele possa perfeitamente guiar de modo competitivo em categorias de Turismo, como DTM ou WTCC. Tem dois italianos que não me deixam mentir: Alessandro Nannini (perdeu um braço num acidente de helicóptero, o qual foi reimplantado, quando era piloto da Benetton, e ganhou uma porrada de corridas no DTM com as Alfa) e Alessandro Zanardi (perdeu as duas pernas na ChampCar, quando corria pela MoNunn e venceu corridas no WTCC).

      • Sim, eu disse Heidfeld mesmo. Péssimo por ruim, melhor o menos pior, experiência tem de valer alguma coisa… Eu não decretaria que o Kubica não volta mais… há que se esperar o resultado da última cirurgia, testes, etc.

  • é preciso não esquecer de dizer para a galera que a asa dianteira do carro do Massa é a antiga e a do Alonso é cópia da do carro da RedBull, e além disso mais eficiente. é muito primário e infantil dizer que Mister Alonso sozinho faz a diferença. eu sempre soube que as equipes de F-1 ( exceto Mclarem ) favorecem mais um piloto que o outro, o próprio e legendário Jack Stuart confessou isso . por favor , fazendo um comentário esquecendo-se de detalhes importantes cria-se uma fissura significativa no comentário. assim como no tempo do Rubinho na Ferrari , o Massa não corre em igualdade de condições que o Alonso e isso deve ser muito irritante , exceto para os panacas que se deliciam em difamar o cara , como candinhas de beira de bica.

    • Odilon,

      me explica uma coisa então: por qual motivo o Massa não andou na frente do Alonso na Índia, sendo que o Alonso estava usando a asa antiga, e o Felipe de asa nova? Os resultados de cada um falam por si: ainda que houvesse uma diferença de carro – e não há – o Felipe toma demais…. quando conseguiu largar na frente do Alonso – e foram pouquíssimas vezes – foi porque o Alonso teve algum tipo de problema, sendo que mesmo assim, nunca terminou a corrida na frente dele, e nem mesmo conseguiu se sustentar na frente na pista. Além disso, conte a quantidade de erros que o Felipe tem cometido nessas últimas corridas. É só alguém pressionar, e ele passa reto, ou roda…

      Veja o caso da Mclaren: o Button está com moral, mas o Hamilton está buscando, mesmo com tudo que ele se queimou e com a equipe já trabalhando o carro em função do Button.

      • Esse trecho da sua frase ” ainda que houvesse uma diferença de carro – e não há” é incabível!!! Desde quando a “equipe” Se Ferrari não tem um carro melhor que o outro? Se duvidar em contrato! É só ver as temporadas em que Schumacher foi campeão: depois de garantir matematicamente o título, Rubinho ganhava todas. Essa “equipe” trocava o número do carro. O nº 1 ia para o 2 e vice-versa!

        Dizer que não tem favorecimento nessa “máfia vermelha” é o mesmo que dizer que existe Papai Noel e Coelhinho da Páscoa! Só criança acredita (acho que nem criança, mas deixa para lá)!

  • Quem viu a foto do Massa depois daquela mola na cabeça não pode esperar outra coisa. Imagina se aquilo não lhe afetou a noção de distancia e profundidade. Não é justo se alguém vier a jogá-lo na vala comum de pilotos inexpressivos que passaram pela f-1. Pelo contrário, antes do acidente mostrava-se um baita piloto, em plena fase de crescimento . Teve azar, acabou que uma mola lhe tirou 0,5s e o jogou ao reduto dos comuns.

    A Ferrari sabe disso. Não o tira de lá para não passar a imagem de uma empresa que descarta sua gente ferida em plena batalha. Com o contrato honrado, perdem 3 anos para no futuro ganhar a confiança de seus funcionários e consumidores.

  • por incrivel que pareça!podemos sim ficar sem nenhum piloto em 2012
    senna nao convence
    felipe muito menos
    barrichello e experiente mais nao leva $$$$!
    se tivesse que apostar apostaria no no barrichello na lotus(pelo menos ate uma provavel volta de kubica)

  • Quando Alonso entrou, eu fui um dos que brigaram por Massa, falando que Alonso não teria vida facil na Ferrari……………………Se pudesse voltar no tempo, ficaria CALADO…. Porque Massa, nem mesmo consegue ver Alonso nas corridas, o espanhol larga e desaparece, enquanto o brasileiro, segue fazendo suas barberagens

  • Se a gente for ser bem realista, é capaz de já em 2012 não ter nenhum brasileiro no grid.

    E mesmo que o Massa fique na Ferrari para sua ultima temporada por lá, não vejo nenhuma equipe no grid que se interessaria pelos seus serviços.

    E que a Williams faça uma despedida justa para o Barrica, porque colocando tudo na balança sua carreira como piloto de F1 merece.

    • Nao acho que ano que vem nao tenha pachecos… Acho que Massa segue.. mesmo pq nao tem ngm “available” no momento pra compensar uma quebra de contrato.

      e Cá pra nós, eu tenho quese certeza de que o Lucas Di Grassi corre ano que vem!

  • Quando ouço o engenheiro do Massa falando com ele pelo rádio, fica claro que na Ferrari já o tratam como se fosse uma criancinha que precisa de orientações básicas e incentivos para fazer o básico, tipo aprender a caminhar ou andar de bicicleta. No caso, o básico seria ao menos não rodar sozinho….
    O Massa é muito fraco, mas muito mesmo, mas bota muito nisso…
    Ele é o motivo de risos padocks afora. Pede pra sair Massa!
    A cada dia me convenço mais da importância que a Fiat da ao mercado do Brasil, mas acho que segurar o Massa na equipe começa a fazer efeito contrário em seu programa de marketing.

    • Cara, a Fiat nao manda nada na Ferrari, nem eles entendem a hierarquia dos conglomerados automobilisticos…

      o que é evidente, apenas, é que MAssa não é nem sombra do piloto que é o Alonso, e nem resquicio do que era antes de levar uma molada na cabeça.

      Eu gostaria muuuuuuito de ver um bom piloto na Ferrari, e que nunca mais seja um brasileiro…

    • Acho que o único lugar pro Barrica é a Force India. Digo isto pq jah pensei no cenário diversas vezes e não vejo outro lugar…
      1° a Force é a unica que não tem motivos financeiros para pilotos pagantes;
      2° é a unica que não é escola de pilotagem pra nenhuma outra equipe, como Toro Rosso, Sauber e como serão as 3 pequeninas ano que vem…
      3° esse magnata indiano tem pretenções muito além do alcance da visão, ele é o próprio olho de Tandera…. e trabalha pelo país e pela industria automobilistica do país… e não vejo ngm melhor do que o barrica (custo beneficio) pra testar as tecnologias que serão usados nos carros Indianos daqu ipra frente!

      se não for pra lá, com muitos pesares, eu acho que ele fica sem lugar mesmo!

      quem sabe vai correr com o Tony Kannan na LOTUS da Indy?

  • Eu só lastimo que por mais que se tente torcer por Massa, a cada corrida nos presenteia e nos surpreende com motivos cada vez mais fortes de não mais acreditar em sua capacidade como piloto. Não é a primeira vez que roda sozinho, como piloto principiante ou mesmo medíocre. É triste mas é a realidade. Espero que eles cale a boca ano que vem, de verdade!

    • Meu camarada…não culpe o piloto por uma estratégia maldita. Principalmente o Massa, que corre de coadjuvante. Ele rodou, e quem assiste de olhos abertos sabe, por total desgaste dos pneus. Travou aquela pequena batalha de pneus novos. Quando a corrida chegou ao fim, seus pneus estavam também no fim.
      Por quê você não torce pelo Kobayashi? Fica mais elegante.

      • Só o Massa tinha pneus desgastados? E nem porque se critica, não quer dizer que não se torça pelo Massa. E elegância não é o assunto aqui. Estamos falando especificamente de um piloto, que por querermos ver ele bem e vencendo é que preocupa ver o que acontece na pista. E não falei em estratégia, falei na condução do carro.

  • Sutil na Lotus, que pertence a Genii, cujo dono foi quase degolado pelo alemão??? Esquece!!! O que vai acontecer é que o Sutil irá para a Williams, no lugar de Rubens, comer o pão que o Mike Coughlam amassou, na rabeira do grid, enquanto Rubens irá para a Lotus, andar no meio do pelotão, ao lado de Grosjean. Petrov comprará a vaga de D’Ambrosio na Marussia e Bruno, infelizmente, voltará a ficar a pé, ou roubará a vaga de Trulli na Carteham, desde que o Eike Batista assine um cheque bem polpudo.

    Quanto a Raikkonen… Rá! Pegadinha do Flavio Gomes!

  • Tem razão!
    Massa esta fazendo uma temporada pífia-ridícula!
    Mas eu nao acho Rosberg- Weber mais piloto que ele!
    Sou mais o Felipe!
    Massa nao pode se queixar porque desde 2006 dirige uma Ferrari e acho que ele deveria sair da equipe porque já teve a chance dele. Eu nao sei porque as equipes de ponta da F1 insistem em manter pilotos que já tiveram a chance e nao fizeram nada:
    Querem exemplos?
    Coultard Mclaren-Irvine e Barrichello Alesi Ferrari
    Weber Red Bul,
    Essas atitudes fazem um mal danado a categoria!
    Sinceramente: tirando Hamilton e o Vettel nenhum outro piloto que esta no mercado faria coisa melhor na Ferrari que o decadente Massa esta fazendo!
    Tirando Alonso-Vettel – Hamilton todos os pilotos Sao do mesmo nível profissional!

    • Celo,

      concordo com tudo que vc disse, apesar de que o Webber é um caso que me intriga, por causa do rendimento que ele apresentava até uma parte do campeonato do ano passado, o qual naquele momento era superior ao do Vettel. Depois daquilo, ele foi decaindo, e decaindo, e hoje realmente está seguindo os passos de pilotos secundários.

      A única inverdade que vc disse está na última linha, porque há pilotos lá, como o Rosberg que são muito bons. Se colocarem o Rosberg num carro de ponta, ele vai dar MUITO trabalho.

      • Prezado, bom dia.

        Rosberg vai dar MUITO trabalho a quem ?
        Em 106 corridas, fez o quê ?
        Na Mercedes, ecebeu ano passado, um carro mais próximo de suas características e aí ? Só deu pau no “velhinho” fora de forma e sem obrigação de mostrar serviço.
        Esse ano, como está sendo ? ele é referência dentro da equipe ? Tem mostrado sua importância dentro da equipe no desenvolvimento do carro ?
        Um forte abraço,

      • Weebber caiu de bike num endurance, se machucou faltando 3 corridas pro fim do mundial passado!

        só por isso ja merecia ser banido da F1…
        enfim…

  • Você critíca o Massa mas não enxerga que é o Alonso que está fazendo a diferença, andando no mesmo ritmo de RBR e Mclaren. Mas pra quem já disse que depois do Vettel o Button é o melhor piloto atualmente (hahaha) nada mais me surpreende.

    • Pois é. O Gomes também falou a mesma coisa mas corrigiu após ler um dos comentários que aprovou. Acho triste o Sutil sair, ele é um bom piloto.

  • Ano passado foi a mesma coisa com o Hulkenberg, havia feito a pole em Interlagos e acabaram substituindo-o pelo Maldonado. A Williams vai fazer o que lhe convém mai$$$$$$