A várzea de rodas, 10

SÃO PAULO | O aumento abusivo dos preços das taxas cobradas pela SPTuris pode levar Interlagos a ter apenas e tão-somente o GP do Brasil de F1 em 2012, minando assim desde as 24 Horas de Interlagos até as etapas da Stock Car e da F-Truck.

A descoberta da elevação destes preços deu-se efetivamente na tarde de hoje por meio de Toninho de Souza, que é o promotor da corrida que duraria um dia na comemoração do aniversário de São Paulo. Toninho esteve no Anhembi para pegar o contrato e soube que a mudança nos valores ocorreu ainda no fim de 2011, promulgada no Diário Oficial da prefeitura no dia 28.

A São Paulo Turismo passou a tomar conta de Interlagos em uma manobra, legal, da prefeitura paulistana para evitar prejuízos e pressão do Ministério Público. Quando era administrado pela Secretaria de Esportes, o autódromo tinha um custo e trabalho elevados, sobretudo para realização de reformas, porque havia necessidade da abertura de licitações e uma consequente contrariedade do MP.

Em um primeiro momento, a SPTuris elevou os preços— etapas regionais cujo aluguel custava 300 dilmas passaram a algo entre 800 e 1.000 —, e anualmente os usuários e organizadores de provas debatiam com a empresa a manutenção destas taxas, que eram diferenciadas para cada tipo de campeonato — regional, estadual, nacional e internacional. Na calada do ano, a SPTuris modificou seu método de cobrança, dividindo Interlagos em setores e diárias — e horas em um caso.

A tabela ao lado, extraída do DO, indica as fragmentações detalhadamente e mostra que o simples uso do estacionamento do miolo do autódromo vai tungar 15 mil dinheiros por dia. Se for do kartódromo, o preço é 1/3 deste valor.

Colocando no papel o que por cima categorias como Stock Car e Truck gastariam se considerando apenas o período entre quinta e domingo, é possível depreender que quatro dias de uso do espaço levariam ao gasto mínimo de mais de 143 mil tutus, considerando 83.320,12 (autódromo em si) + 20 mil (portão 7) + 60 mil (estacionamento).

No caso das 24 Horas de Interlagos, as cifras são assombrosas: para uma prova que estava avaliada em 25 mil granas, o total passou a absurdos 416 mil — aumento de impressionantes e descabidos 1.666% —, conforme mostra o orçamento a seguir:

Como a F1 é isenta de todos estes preços e é bem provável que Vicar e Truck não concordem em pagar tais taxas, é plausível concluir que Interlagos pode ficar sem seus tradicionais eventos esportivos e que uma briga de cachorro grande comece. Senão, amizade, acabou o automobilismo acabou, diriam por aí. Faltando uma semana para o início das atividades das 24 Horas de Interlagos, promotores e advogados tentam buscar uma solução — que até pode sair porque esta corrida já estava previamente definida no ano passado, antes deste abuso. Mas fico aqui pensando também no Super Kart Brasil e na prova marcada para o fim de janeiro — estão a par disso, que terão de gastar pelo menos 20 mil nos dois dias de competição? Procurada, a SPTuris ainda está calada.

Mas não é fascinante tudo isso, hein?…

Adendo 1: Jacarepaguá começou a morrer porque Cesar Maia, símbolo do coronelismo disfarçado de democrata, iniciou uma especulação imobiliária na região, que acabou dando vida ao Pan de 2007. Aqui o prefeito é Gilberto Kassab, que dá nota 10 para implosões incompletas, símbolo do coronelismo disfarçado de democrata e travestido num novo partido sui generis. Ideias iguais?

Adendo 2: Segue na íntegra comunicado da CBA da tarde desta quinta, 12:

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, anunciou hoje que irá se reunir com Everaldo Júnior, diretor de eventos da SPTuris, empresa responsável pela administração do Autódromo de Interlagos. Na ocasião, Pinteiro e Júnior irão discutir sobre as conseqüências da nova tabela de preços divulgada pela empresa responsável pelos eventos e turismo na cidade de São Paulo.

“Tenho certeza que o assunto será resolvido da melhor maneira possível”, declarou Pinteiro, que confirmou o encontro para o dia 19, na sede da CBA.

Adendo 3: O Erich Beting, que entende de gestão de negócios no esporte, mas não de almoços marcados, falou a respeito do assunto em seu blog. Vale a pena ler sua explicação, que não se opõe ao aumento das taxas. Tá aqui em seu espaço no UOL. Ah, só um lembrete: e se o caro leitor discordar do que o Erich diz, seria de bom grado não berrar nas linhas que porventura escrever nos comentários.

Comentários

  • Lamentável . . .
    A um tempo atras o campeonato Paulista de Velocidade era em um domingo só, todas as categorias juntas , no mesmo dia, a entrada era FRANCA, porem as arquibancadas estavam sempre as moscas . . . porque não havia divulgação . . . ninguem sabia que era gratuito . . .
    O Automobilismo Nacional vai acabar, é isso que vai acontecer . . . . vão acabar os pilotos paulistas . . . e podem esperar um aumento nos rachas de rua . . . No exterior os governos investem em pistas para que não haja rachas de rua, se quer correr, que corra na pista, com segurança . . . aqui estão fazendo justamente o contrário . . .
    Parabens a Prefeitura de São Paulo . . . . primeiro pela CONTROLAR e sua falsa ideia de um ar melhor pra cidade e que até hoje não foi comprovada e nem sera e tambem pela sua incompetência em gerenciar as coisas . . .

  • Não tem muito a ver com o assunto, mas o “simbolo” que colocaram para interlagos não é uma cópia de Indianápolis?
    Poderiam ser mais criativo, não?

  • Lotear Interlagos que é o que o alcaide quer não vai ser tão fácil assim. Pouca gente sabe, inclusive os burocratas e especuladores ignoram, que Interlagos tem status de Parque Municipal, como o Ibirapuera. Lá não pode mexer, lotear, podem até destruir a pista, mas só isso. Um grupo em segredo e já prevendo a ciganagem do alcaide plantou árvores há uns 3 anos e que se forem cortadas a coisa deságua no Ibama. Quem viver verá, os caras que fizeram isso já tem umas bancas de advogados daqueles víboras, si vis pacem parabellum. Estão fazendo essa palhaçada na ignorância que vai ser fácil. O último caso assim até acabaram vencendo depois de 20 anos, foi o caso Lubeca/Panamby, muita gente foi tocar piano na delegacia, na época e custou o cargo do vice prefeito Greenhalg. Os tolinhos estão achando que vai ser fácil, o Panamby era uma coisa desocupada, Interlagos é diferente, vai ter muita luta.

  • Cancelaram as 24 Horas de Interlagos. A atitude da SPTuris é completamente maluca em termos empresariais, ninguém dá um aumento de 1660% hoje em dia sem ir pelo menos prestar depoimento na delegacia de crime contra a economia popular.
    Estão achando que ainda estamos no governo do Sarney. 1660% nem na época de 80% de inflação ao dia.
    Entrem no site da SPTuris e vão em Transparência, lá tem as folhas de pagamento. Tem muito cacique e pouco índio, fora o número de aspones ganhando mais de 14 mil, alguns nem devem ir lá.
    Como ficam os coitados que estavam trabalhando honestamente e estão na rua, patrocinadores que pagaram uma parte que já foi gasta, pilotos que já investiram nos carros? Tudo ladeira abaixo por uma canetada de uns burocratas que no fundo querem destruir para lotear Interlagos.
    A quem passa fome não interessa a apuração de culpa, interessa um pedaço de pão.

  • depos que essa porra da são paulo turismo começo a admistra o autodromo so ta dando merda.e preço abusivos para eventos.ja vi varios eventos legas sair de interlagos por preços altos sei que tudo tem um custo mas nao precisa ser tao alto asim.

  • frequento o autodromo a 32 anos e meu pai desde de 70 anos e resumindo essa admistracao ta uma palhacada
    tem muitoa eventos que realmente esta saindo do autodromo por causa dos autos preços.

  • Tá foda cara! esse negócio de tabela!!
    Se ve agora eu sou um dos maiores prejudicados nisso tudo…
    Estava planejando fazer um acampamento e um churras por lá nas 24 horas, nem vou mais, de repente tô lá na boa e os caras me mandam uma conta do tamanho do autodromo??

    Já pensou?? Eu ter que lavar a pista inteira pra poder pagar o aluguel da minha barraca de camping e da churrasqueira???
    Tô fora!! Esses são exploradores profissionais.. Isso sim….

  • Então! Com relação ao adendo 3.
    Temos que ser educados. Certo?
    Seremos!
    Esse negócio de despesa e receita, investimentos para reforma, etc….
    Tá muito mal explicado, pois:
    Ninguem vem aqui e nos conta o quando o autodromo recebeu durante o ano nos eventos dentro de suas dependencias…
    Só que se olharmos a programação dentro do site veremos que quase todos os dias do ano temos um ou outro tipo de evento. Todos são cobrados. Isso na pista.. Alem dos eventos no entorno dentro do complexo….
    Outro fato, pra mim muito importante é do espaço utilizado o ano todo durante anos é o da porto seguro….Ali tem um verdadeiro bunquer que nos proibe de saber os verdadeiros valores e a quem são pagos..Essa empresa tem lá dentro, uma base só para atender seus segurados … E nunca vi uma equipe de competição patrocinada por eles…
    Essas coisa que não entendemos.. Uns podem tudo, outros não….Qual é o valor do aluguel pra essa empresa???
    Alguem pode responder??? Está na tabela????
    mas vamos continuar a analizar isso tudo…Tem também um pessoal que da aulas de direção defensiva por lá quase todo final de semana… Esse pessoal deve pagar também, tá na tabela???
    O Kartodromo é alugado para a pratica de kart endor… Tá na tabela isso?? Quem é que o aluga? quanto paga?? E principalmente pra quem????
    O importante mesmo é ver o livro de entrada e saida, o livro caixa…
    Se tem algum prejuizo por lá, é por que tem alguma mão esperta que não guarda o dinheiro dentro dos cofres autorizados, e sim em algum bolso….
    De posse do tal do livro caixa, a SPTuris deve ter um calculo dos custos do autodromo, e deve aplicar a correção monetária em cima disso.. Só que de uma vez 1.666,66% de reajuste é de brincadeira….
    E diante dos protestos e repercussão, a própria SPturis já adiantou que terá nessa tabela a aplicação de descontos e promoções em cima dos valores cheios….
    Quer dizer que : Lá vem a tal de pra uns pode pra outros não…
    E, qual é a manutenção “”preventiva”” que sofre o templo durante o ano??? No máximo, e depois de muito chiar cortam a grama… Essas benditas lavadeiras e zebras com a sua drenagem sempre entupida, se chover hoje a noite e amanhã fizer sol, os pilotos terão que correr com pneus de chuva, de tanta água empossada nesses locais….
    o asfalto lá no “”S”” do Senna? está sofrendo erosão desde 2009, e só jogam por ocasião da F-1 um caldo de piche, e só!!!
    Certas zebras acabam virando pedra na pista e ninguem conserta….. O carpete imitando a grama(como se no Brasil grama fosse um artigo de luxo) no seco é perigoso gera atrito e esquenta em demasia os pneus em contato, e na chuva vira um sabão no sentido exato da palavra…Isso entre outros velhos vícios….E NINGUEM RESOLVE NADA DURANTE O ANO.!
    É sempre assim vem a F-1, dizem que vão gastar isso e aquilo outro e depois a gente ve que foi outro conto do vigário aplicado em cima do templo em nome da corrida internacional..Tá! O autodromo dá prejuizo faz um tempo… Agora vão querer enfiar guela abaixo mais essa sem vergonhice em cima das pessoas…
    Pra ser educado!
    Puxa vida! Estamos todos sabendo a um tempão que o autodromo sempre gera lucros para a prefeitura, e desde a administração do Chico Rosa…E a prefeitura atravéz de seus administradores teima em dizer que não..
    O que realmente acontece é que o autodromo da trabalho e muito pra prefeitura! Trabalho com a FIA por um contrato feito é na b**, digo coxas!!! Com a CBA, que não sabe adminstrar os problemas e fala amem ao povo da vicar e ao seu reizinho o Valduga hoje conhecido como “ladrão”, ((todo mundo sabe do fato dos motores do mecanico que não recebeu pelos serviços prestados) e também 171 (todo mundo sabe também dos cheques agiotados lá no sul que sumiram dos cofres da federação gaucha) … Não adianta vir com processo pra cima que não vai ser aceito, é de dominio publico já,,, Tanto é que hoje la nos boxes não se fala mais que o cara roubou nas regras, dizem que “””ele Valdugou””. Portanto é publico já e provado que é…
    Mas voltemos a contabilidade do templo… Quando fazem uma obra vira obrada daquelas,,, Caso da curva do café…. Até hoje ninguem se responsabiliza pelo tal do muro de metal, nem quem o idealizou, que argumentos usou, quem o construiu, e quem é o responsavel pela sua (des)manutenção.. Essa não existe….
    Por ai vai, é um monte de coisas que se acumulam em cima dessa administração do templo, da SPTuris, e da própria prefeitura. Que erra faz tempo, e agora errou feio, e escorregou e se estatelou no chão, dando um vexame dantesco… A titulo de apenas ganancia pré eleitoral, as custas novamente da população… Nessa dai todo mundo vai perder, desde a prefeitura até a quem gosta apenas de assistir corridas….Muitas daquelas sem status de grandonas vão dançar, esses são os alvos da prefeitura, esses são os que nunca tem regalias…..Nem descontos nas tabelas e nem usufruem das promoções…..

    Fui educado com todo mundo né!!
    Tô igual ao prefeito e me dou um 10 também!!!

    Ora bolas vão todos plantar batatas no meio das senhoras suas mães prestadoras de serviços de grande relevancia a sociedade masculina desconhecida em troca de alguns dindins…
    Estão ou tentando roubar na cara dura mesmo, ou tem um plano maquiavélico pra destruir o templo por esse acabar caindo em desuso por conta dessa tabela calculada com base na quilometragem de ida e volta até a lua….
    É foda, tem gente que pra puchar o saco ou sei lá o que faz, fala e mostra qualquer coisa.. Esses sim são os perigosos, e mais safados.. Por algum interesse acabam agindo até contra a própria vontade em nome de algum “”agradinho””

  • A única forma de mostrar que automobilismo é importante para muita gente e possui muitos fãs neste pais, é enchendo os autódromos nas competições, inclusive regionais.
    Se todos que aqui acessam, e comentam, e se declaram apaixonados e abnegados, frequentassem sempre os autódromos este tipo de ação não aconteceria.
    Mas o que acabamos vendo? Sempre que tem etapas do paulista, com ótimas categorias e disputas, NINGUÉM vai…. e aí fica aquela impressão que a coisa é apenas para uma meia dúzia de privilegiados.
    Que tal se todos que nos declaramos apaixonados por automobilismo passássemos a frequentar autódromos?
    Excetuando-se a F1 e Indy, é um programa baratinho.
    Frequentem.

  • Andar em Nurburgring é mais barato. Dei 4 voltas no lendário traçado por pouco menos 210 reais. Nesse valor, inclui ainda uma visita ao museu e 10 euros para gastar na lanchonete.
    Para “enfiar” um carro particular em interlagos, só de taxa R$ 65,00 Baita roubo!

    E não dá nem para comparar….brasileiro é povo burro. Adora esfolar os outros…

    • 65,00? Para participar de uma prova de regularidade são 250 pila ! ! ! ! Com esses aumentos será que foi para quanto? Se subir acima de 300 tô fora . . .

  • Sou da época que INTERLAGOS tinha a curva 1, 2, 3, Ferradura, Sol, Sargento e quando na Mil Milhas Brasileiras era uma honra participar. As coisas acontecem aos poucos…mudaram para uma pista de carrinho radio controlado e acabaram com a verdadeira, onde separava os homens das crianças, daqui à pouco toda ela ela vira estacionamento de shopping, acreditem, logo, logo……essa é a forma infelizmente que o automobilismo é tratado nesse pais. Que dó!!!

  • Graças a Deus que vai ser o fim de Interlagos….

    Moro do lado…….

    Queria que construíssem um parque seria muito mais útil para a população…

    • Marcelo, respeito sua opinião sobre a utilidade de um parque, porém todos têm direito e defendem o seu espaço, nós que gostamos de automobilismo queremos defender o nosso, pois de outra maneira o mais justo seria demolir todos os estádios de futebol, os ginásios, as pistas de atletismo, os espaços para bailes funk, os espaços para teatro e construir em todos eles parques.

    • Você é um estúpido então, me perdoe. Se foi morar ao lado do autódromo, foi por sua iniciativa mesmo então, não pode reclamar de absolutamente nada.
      Mas, se você já morava no local ANTES de construírem Interlagos, então você tem razão. Como não acredito que você tenha seus 90 anos, então, você realmente é um imbecil e estúpido.

    • Você foi morar lá, ou sua família já morava lá? Podiam acabar com o aeroporto também. Faz barulho, e as pessoas querem ir morar lá do lado…

  • Isso é uma manobra para que eles possam “vetar” ou desencorajar a realização de alguns eventos. Isso é máfia!
    É como acontece com as inscrições das principais categorias do país. O valor é de (por exemplo) R$ 10.000,00, porém os pilotos que não usar patrocinadores conflitantes terão 90% de desconto…. ou alguma outra situação para restringir alguma condição que possa ser desfavorável ao promotor.
    Tenham certeza que esses valores não serão praticados… São inviáveis para todos, mesmo que seja um plano para construir mais predios no local, não pensem que seria fácil fazê-lo…
    Uma pena mas essa é a realidade nacional!!!

  • Vamos dizer não à entrega de Interlagos para a especulação imobiliária

    Ao ser empossado pelo prefeito Gilberto Kassab no último dia 1º de dezembro, Claudio Marcelo Schmidt Rehder o novo presidente da entidade declarou que “Tenho a difícil missão de continuar o bom trabalho realizado pelo Caio (Luiz de Carvalho, que comandou a empresa por 7 anos). Porém, tenho muita confiança no talento dessa grande equipe e darei o meu melhor para que a SPTuris continue nessa trajetória de sucesso”.

    Porém indo contra o que disse ao ser empossado, o primeiro ato de Rehder à frente da SPTuris foi REAJUSTAR EM 1.666% AS TAXAS DE USO DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS, o que vai inviabilizar completamente a realização de provas no local.

    Portanto, se você é piloto, mecânico, cronometrista, bandeirinha, diretor de prova, representante de alguma escola de pilotagem…ou mesmo um simples apaixonado pelo automobilismo e que talvez não saiba que o esporte emprega muita gente, diga NÃO a essa extorsão mandando um e-mail para o próprio presidente da SPTuris.

    O e-mail dele (que comanda também a comissão de Turismo da cidade de SP), é o [email protected].

    Vamos proteger nosso esporte contra a canalhice que pretende minar o uso do autódromo para seu fim e depois entregá-lo a preço vil para a especulação imobiliária.

    • e também é imperativo NÃO VOTAREM na continuidade dessa administração (ou seja, no candidato vinculado ao prefeito atual) nas próximas eleições, no segundo semestre deste ano.

  • Isso que eu chamo de Ptralhadas no pe’. E por falar em Ptralha cade o Gomes. Ou nao vale criticar os Ptralhas. hehehehehehehehehehe!

  • 1° passo para interlagos virar qualquer coisa menos autódromo !!!!!!!!!!

    vide jacarepaguá , foi quase a mesma coisa…….

    as eleições estão ai será dia 7 de outbro , vamos virar o jogo ?

  • Bem, ao que parece aqui virou mais caso de discussão política do que entender realmente o que a SPturis pretende com esse tipo de absurdo….
    Tão tentando jogar até a culpa no governo federal!!!
    Defendendo a PRIVATIZAÇÃO do autódromo ( só se for pra aumentar ainda mais a canalhice que já foi a entrega de varias estatais à preço de banana ((vide A PRIVATARIA TUCANA… leiam… tá baratinho na Saraiva R$ 39,90))

    O que interessa na realidade é: O que NÓS vamos fazer a respeito??

    Eu, pessoalmente, n’ao tenho a menor idéia.
    Propor uma solução para medidas descabíveis é difícil, né??
    Vamos fazer um protesto em frente à prefeitura sabendo que podemos tomar “porrada” dessa polícia que patrulha a cracolândia??

    Fica lançado desafio…

    • Repeti aqui várias vezes sobre o problema da frequência de publico em Interlagos. Será que se quase todos os eventos de corrida tivessem um otimo publico, isso não acarretaria em diminuir os custos consideravelmente do autodromo? Tem que se considerar uma corrida, como evento e não só como corrida. Para atrair o publico para uma corrida, tem-se que criar outros atrativos, shows, corridas paralelas, etc . ., vcs lembram antigamente que tinha show de acrobacias com sincas? Acredito que os custos do autodromo são altíssimos, mas com arquibancadas cheias, com certeza a coisa muda. O que está faltando é criatividade dos organizadores, estão muito acomodados. Interlagos esta precisando urgentemente de um museu, na entrada do autodromo, com a historia dos competidores e dos carros, para ser mais um entretenimento no local. Tudo evolui, mas sinto Interlagos jogado as traças, só para pilotos se divertirem. Se o problema é custo, que se mexam, criem, evoluam e não fiquem na mesmice . . .

    • ô loco, você considera baratinho um livro por R$ 39,90? não´ficional, de reportagem, jornalismo político, que vende como água e fácil de promover por causa do tema?
      isso é obscurantismo, isso sim.

  • KKKKKKKKK hahahahahaha coitados dos clubes shuashuashua Elcio Claudinho do interlagos motor clube o Barranco da lapa e melhor eles procurarem outra coisa para fazer pois não vão mais encher os seus bolsos

    • Quem elege o presidente da FASP? São os Clubes, que vivem das inscrições do Regional e das Carteiras.

      Eles são os únicos que podem fazer alguma coisa para reverter a situação, pois caso contrario vão ficar sem faturamento. Se é que vão ficar mesmo sem faturar, já que na ultima etapa do Regional não foi Interlagos que “ferrou” com todos, foi a FASP e os Clubes que receberam $$$$ da Itaipava GT para ceder a data.

      Podemos começar não renovando nossas carteiras em São Paulo, pois assim a FASP e os Clubes não vão ver nenhum centavo.

      A SP Turis quer é acabar com as corridas em Interlagos para poder fazer as obras que a FIA exige para manter a F1, aumentando o valor do aluguel/serviços é a melhor maneira de “cancelar” o Regional sem ter que oficialmente cancelar o Regional.

      O resto vocês já sabem, obra publica em caráter de emergência, licitação fraudulenta, ano de eleição, todo mundo querendo um $$$$. Pinga um pouco no bolso de todos e ninguém reclama…..

  • Então!!! O Kassabg e a sua troupe de assumidos fizeram essa “tabela” na surdina mesmo!!
    Nem a CBA sabia, e por não saber eles terão uma reunião pra “”resolver as coisas””..
    Sei lá, mas parece que a CBA quer uma comissãozinha nisso. Vamos ver!!!

    Tá aí embaixo, copiado so site da CBA agorinha….

    Encontro tratará do reajuste das taxas de uso de Interlagos

    Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2012 – O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, anunciou hoje que irá se reunir com Everaldo Júnior, diretor de eventos da SPTuris, empresa responsável pela administração do Autódromo de Interlagos. Na ocasião, Pinteiro e Júnior irão discutir sobre as conseqüências da nova tabela de preços divulgada pela empresa responsável pelos eventos e turismo na cidade de São Paulo.

    “Tenho certeza que o assunto será resolvido da melhor maneira possível”, declarou Pinteiro, que confirmou o encontro para o dia 19, na sede da CBA.

  • re Adendo 1: yeah Vitonez, e o Kassabsurdo parece também querer revigorar o próprio conceito de coronelismo o conduzindo ao pé da letra: li info no Estadão que em 30 das 31 subprefeituras de SP, o cargo top é ocupado por coronéis da Polícia Militar – ainda não tive tempo de checar essa info, se for verdade acho assombroso, no mau sentido, terrível.

  • Lendo essas declarações todas do povão…
    Algumas na base da gozação mesmo, mas outras sérias.
    A gente chega a conclusão de que: O perfeito prefeito nota dez Kassabg, e mais o pessoal da SPTuris, tem mesmo em mente outras coisas que não sejam as de preservar o nosso Templo..
    Outros motivos levam a essa tabela que torna mesmo o esporte proibitivo….
    Ainda bem que esse é o último dessa aberração como prefeito de SP. O pior prefeito de toda a história de SP.Sr Gilberto Kassab, cobra criada do Maluf e do Pitta.
    Só que o nosso autodromo tem muita tradição, muitas histórias que se confundem com as de SP, do Estado e do próprio Brasil…
    Esse complexo o cara não destroi!!
    Mas fácil essa aberração sair do que o templo virar ruina….A forma como tratam hoje o municipio e seus municipes é que é o problema.. Tratam as pessoas como de segunda classe..Cuidam das coisas publica como se fossem particulares, dá nos a impressão que a união passou uma escritura definitiva do múnicipio de SP pra essa pessoa.. Se adonou mesmo das coisas e vai fazendo uma atrocidade atrás da outra, piorando cada vez mais…
    Vamos tomar como exemplos dois casos famosos e recentes acontecidos na administração caótica do Kassab…
    Primeiro esse negócio de tomar dinheiro chamado controlar.. Que a todo custo quer mesmo controlar quem pode e quem não pode andar de carro por SP. Já foram provadas farsas e falcatruas mostruosas dentro dessa empresa.. Agora é a vez dos advogados fazerem suas petições e travarem as famosas querras juridicas. Enguanto isso o povo continua á pagar, e caro pelo deserviço prestado ao cidadão….
    O caso do prédio que foi implodido mas não foi.. Tudo começou com um incendio “”criminoso”” que não foi apurado.. Mas, que depois do desenrrolar dos fatos ficou claro pra qualquer cidadão de nosso municipio….
    Primeiro o incendio grave, depois a implosão sem segurança nenhuma, que falhou, e logo a seguir a tão comentada “””higienização”” da cracolandia no centro velho de SP.
    Fatos muito próximos em termos de datas e em termos de lugar… Alguma coisa oculta estáva mesmo querendo eclodir…. Pois é, A união estava prestes a intervir, na isustentável situação dos que vivem lá na cracolandia.. Se o municipio e o estado continuasem quietos a união resolveria o problema…
    Ai deu o Panico nos Reis do pedaço.. Botaram fogo na favela,mandaram o povo de lá pra puta que paril, destruiram o prédio meio que nas coxas, e passam a vassoura nas ruas do local….
    Que se fodam as pessoas, que se foda a policia, que se fodam os médicos.. O prefeito falou tem que cumprir. e cumpriu-se… Uma avalanche de horrores foi criado pelo sr. Kassab, em nome de sabe-se lá o que, e o por que disso tudo…..
    É assim que tratam o ser humano, principalmente esse que não vota, que não consome, á não ser a droga ou os restos dos riquinho lá do morumbi e vila olimpia.
    Agora o prefito aponta pro autodromo, como não pode simplesmente acabar com tudo com vem tentando a anos, resolve numa canetada desativa-lo atravéz da proibição mesmo. Só que sutílmente criou a proibição financeira……
    E tem gente que ainda acha certa essa atitude…
    Esse é mesmo um grande de um safado, e seus comandados tem a mesma filosofia, a de favorecer alguns em detrimento da maioria dos prejudicados… Só que o “Templo” tem em seus prejudicados nada mais nada menos do que a própria história de nosso País…E os favorecidos são os de sempre, aqueles que financiam as campanhas politicas desses safados corruptos indignos de ter uma profissão decente, como as de trabalhadores que criam e produzem…
    Politicos em geral são nocivos, são corrosivos, além de serem sempre desonestos safados e ladrões….
    Esse seu prefeito Kassabundinhapraláepracá é o maior e melhor exemplo daquilo que mais se aproxima a palavra politico…..
    Acho sim que os custos deveriam ser realistas, é claro. mas não desse jeito, assim na cara dura.
    Sem uma planilha de custos que demonstre o por que de tais valores, algo justificável pelo menos..Simplesmente detonam nos preços e pronto….
    Acho também que a administração do autodromo quando o aluga deve ter um antes e um depois do evento. O complexo deve ser entregue novamente a administração da mesma forma que receberam…Coisa que não acontece hoje….Tinha mesmo que ter gente séria por lá, mas só tem mesmo é indicações politicas.. De novo a palavra politica…
    Só que o Kassab G nao desativa o autodromo de interlagos… Não é nem louco para tal….
    O templo já passou por coisas piores, e ta aí forte e pronto pra outra….
    Pro templo 10 Kassabs de uma vez é pouco…

  • Gente…vamos acordar.

    O que a prefeitura está tentando fazer é arrancar grana dos usuários do Autódromo de Interlagos para juntar dinheiro para a falada “grande reforma” que pretendem fazer no Autódromo.

    A equação Kassabiana é simples: Aumenta os valores de aluguel do circuito e usa esse argumento ao Ministério Público depois para justificar os gastos exorbitantes da obra faraônica que vão fazer no autódromo para criar área de escape para a Curva do Café.

    Logicamente o custo da reforma será múltiplas vezes maior que o normal… superfaturamento… sabe como é…

    Mas quando vierem as desconfianças de superfaturamento, os DEMos Kassabianos vão justificar que arrecadaram a grana antes, com o maior valor do aluguel do circuito, e quem pagou a conta da reforma na pista foi a própria comunidade automobilistica, maior beneficiada no aumento da área de escape da Curva do Café, já que o cidadão paulistano comum não terá benefício algum em sua rotina por conta desta reforma.

    Aliás. Vamos acordar e deixar de hipocrisia: Tem muita gente aí falando mal do Kassab mas em outubro de 2008 estavam lá, digitando 25 na urna eletrônica…

    • interesante seu ponto de vista, mas penso que o que custaria bastante é a construção de novíssimos boxes e paddock no espaço interno da reta oposta – obra sugerida pela F1 e que creio seria aprovada pela FIA sem problemas.
      área de escape no Café foi principalmente reinvindicada por alguns pilotos-estrela da estoque e pelo fanfarrão locutor maioral da emissora que promove a categoria, por acaso pai do mais falante dos referidos ‘estrelas’.
      Jean Todt, atual presidente da FIA, aqui no bananão para a festa da CBA, quando perguntado sobre a questão de segurança na curva do Café respondeu que só viu insegurança nos carros, não na pista.

  • Isso tudo faz parte de um plano de lotear o lugar, vão fazer igual ao Panamby, deu até cadeia com o Caso Lubeca, mas no final conseguiram.
    Interlagos tem o status de Parque Municipal, podem até acabar com a pista, mas pela lei não se pode vender, ceder, encher de prédios e casas. Vamos ver quanto dinheiro vai correr para o executivo e legislativo, a câmara teria que aprovar.
    A pior coisa a se fazer é seguir o exemplo que os cariocas fizeram, uma carreata, deixaram a população contra eles.
    Tem mais é que encher uns ônibus com mecânicos, ajudantes, fiscais, seguranças, bandeirinhas e mais um monte de profissionais e ir direto no Gabinete de Sua Excia pedir explicações.
    A mesma coisa com os Sr. Vereadores, a maioria já pensando em quanto vai “faturar” na jogada.
    Quero ver o que eles vão falar para essas milhares de pessoas, a maioria humilde.
    Rico está pouco ligando, vai fazer outra coisa, andar de lancha, jet ski, ou mesmo correr em outros estados.
    Aposto que sua Excia e seus acólitos não tem a menor idéia do número de pessoas.
    Uma etapa do Paulista envolve 150 carros no mínimo, pode colocar aí umas 1500 famílias que dependem dos carros. Junte-se os outros profissionais e se tem pelo menos 2000 famílias, 8 mil pessoas. Com outras categorias nacionais esse número pode até dobrar.
    Quero ver explicar para 8 mil pessoas o porque irão passar fome.
    Esse pessoal acha que automobilismo é coisa de endinheirados, é coisa de TRABALHADORES, cada carro de corrida emprega diretamente 5 a 10 pessoas no mínimo.
    Na hora que começam a querer ferrar os pilotos, quem se ferra são os que vivem do automobilismo. Milhares de pessoas, elas é que tem que ir no Gabinete do Prefeito e na Câmara pedir explicações.
    Afinal, qual é a de sua excelência? Se é ferrar os mais pobres está conseguindo.
    Essa situação vem desde 2010, a SPTuris faz o que quer, cancela datas combinadas, acaba com treinos livres por não dar datas. O cúmulo foi a realização de Expomecânico cancelando a etapa do Paulista de 17 de Setembro.
    Aqui não tem nenhum retardado, sabe muito bem que uma exposição dessas não se organiza em um mês, demora de seis meses a um ano.
    Aprovaram o calendário de 2011 em fevereiro já sabendo que em Setembro iria ter a Expoamecânico, deviam ter o contrato já assinado e se amoitaram fazendo todo mundo de corno.
    O problema não é apenas aumentar 1600%, o problema é mentir e fazer um calendário de mentirinha cancelando corridas para alugarem para missas do padre, do pastor, exposições e outras coisas do gênero que podem ser feitas em outros lugares.
    Ano a ano, a situação piora.

  • Aposto minha bicicleta velha que já tem um projeto imobiliário pronto para o local, e só vão esperar o autódromo ser “abandonado” por nós para justificar a desapropriação.

  • Perguntem pra bicha do Kassab se ele vai taxar a Parada Gay, onde ele encontra seus amiguinhos de guerra.

    Deviam fazer uma concessão a iniciativa privada para administrar o autódromo, com a condição de melhorá-lo constantemente.

  • Oia, ocês vão ficar igual nóis aqui do rio cheim de prédios bem altos….. a diferença é que aí é um buraco e quando chuvê……. esse kssab é o tar de loro josé ( cesar maia) disfarçado de político onesto e competente….. Só rindo mesmo, daonde saiu isso?

  • a coisa chegou ao limite e ao fundo do poço,estão acabando com o nosso esporte a motor aos poucos,o ano passado,no gp brasil de f1,o sr. nelson piquet alfinetou os dirigentes da cba com o seguinte dizeres “a cba está cheia de gangsteres” e a mesma frase serve para o pessoal da spturis que de inocente não tem nada e o sr. prefeito gilberto kassab na gestão dentro desses oito anos,não fez absolutamente nada em matéria de moradia e as pessoas vivem sofrendo por ai sem uma casa para morar,como diz o jornalista boris casoy do jornal da band “isto é uma vergonha”.

  • Tudo isso só confirma a tese que tenho desde que passei a entender de corridas de carro: Automobilismo de verdade = RS e PR.
    Diversos autódromos, principais categorias com grids cheios e baixo custo se comparado à SP, categoria de fórmula com 20 carros em média cada corrida… Tudo o que deveria ter em SP que, mesmo muito pior, é o centro do automobilismo brasileiro.

  • Para ver como são as coisas, a VIcar pediu R$ 200 mil Tarsos para desembarcar em Sta Cruz para a etapa de 2012, acho que agora eles vão provar do próprio veneno. Heheheheheheh

  • Veja o detalhe no rodape da planilha de gastos que o consumo de agua e energia eletrica sera cobrado posteriormente….. O Toninho nao precisa se preocupar com a conta de agua, pois normalmente nao temos agua nos banheiros do autodromo…hehehe.. Que palhacada !!!!

  • Desde o dia que essa corrida foi lancada, eu estou trabalhando para colocar um carro na pista representando uma grande montadora. Finalmente hoje eu consegui consolidar um patrocinio para essa participacao….. com esta noticia, eu concluo que querem realmente acabar com o automobilismo amador neste pais…

  • O espaço de Interlagos já há muito tempo está sendo pleiteado pelas grandes empreiteiras para realizarem seus grandes sonhos de grandes condominios e lógico, faturar !!! Essa fôrça externa está com certeza, induzindo nossos “grandes” políticos (através de votos e ajuda financeira em eleições) a acabarem de vez com Interlagos, é notório isso. O problema é que será que eles não tem um pouco de razão? Tirando F Truck, Estoque e F1, todos os outros eventos, as arquibancadas estão às môscas ! Então o problema recai um pouco em cima dos organizadores das competições que não divulgam ou não motivam o povo de S. Paulo (imagina, o autodromo dentro da cidade ! ! !) a frequentarem, a gostarem de automobilismo. Sendo assim, o pessoal que está querendo acabar com o autodromo, tem motivos para isso, infelizmente ! Parece que Interlagos já há muito tempo, é importante só para os pilotos se divertirem . . . e aí ?

  • em relação ao adendo 1 ..

    Mesma filosofia, mesmos artificios…Mesma escola…v

    E o IPEM também paga tudo isso que está na tabela??
    Eles vão usar estacionamento, box, pista e mais um monte de lugares durante um bom tempo, sempre entre 18,00 e 1,00 da madruga….
    Ano passado nesse periodo teve muitos acidentes estranhos na pista….Ou melhor bestigios de acidentes… Sempre ali no lago e no sol apareciam pedaços de parachoques de carros brancos….Retovisores no asfalto, vidros estilhaçados, pedaços de lanternas trazeiras….
    Como é que é!! Eles também tem que pagar, afinal estarão usando um espaço publico, agora taxado. Melhor agora superhiper taxado….
    Mas a prefeitura tá benevolente em alguns setores !! Não cobraram nada pelo uso da energia elétrica, nem pelas instalações do som, e tão cobrando só 0,40 centavos por cadeira das arquibancadas..
    Se vê !!! Sempre tem um lado legal
    Esse Kassabg caçador de kibe é um esculaçho mesmo….

  • Oi Victor, e as 6 horas de São Paulo? Estamos juntando uns amigos para ver essa corrida, que estava marcada para 13 a 16 de setembro, não? Será que será afetada?

    • também tive essa dúvida há pouco, vim agora no blog pra perguntar disso.

      creio que é o ACO, o clube francês, que pagaria essa conta, não a FIA, embora seja prova de campeonato mundial.

      sabidamente os franceses em geral estão com a corda no pescoço economicamente, vão se dispor a pagar meio milhão de reais pra usar Interlagos, fora as despesas de viajarem ao Hemisfério Sul, e ainda se hospedando nos inflacionados hotéis paulistanos? essa quero ver.

    • Ladrões!!!
      Eles já devem estar levando dinheiros antecipados para fecharem Interlagos e privatizarem a área em troca de um autódromo que nunca sairá do papel!!!

  • Essa robalheira em Interlagos não começou em 2012, já faz um tempo. Estive trabalhando num evento lá no ano passado e presenciei um verdadeiro processo de pressão e estorção da administração do autódromo contra o organizador do evento. No final, ameaçado de ter seu evento cancelado de última hora, acabou pagando tudo o que pediram. Pena que, a exemplo de muitos, ele preferiu se calar a denunciar. Parabéns ao Toninho de Souza pela coragem de jogar toda a m… no ventilador! Assim, eles podem até seguir roubando, mas o povo ao menos ficará sabendo o que acontece.

  • Me desculpem, posso até estar falando um tremendo absurdo. Me corrijam por favor.
    Automobilismo no Brasil é um esporte para a elite. Porém, quem prestigia as corridas nos autódromos são aqueles que, em sua quase totalidade, nunca correrão neles.
    O autódromo de Interlagos é bancado pela prefeitura de São Paulo, ou seja, pelos impostos que pagamos, para a elite poder correr.
    Não concordo com isso e na minha opinião, o Autódromo de Interlagos deveria ser privatizado.
    Privatizando talvez teremos até uma infraestrutura melhor.
    Aos 70 anos de idade, uma pista que foi palco de dezenas que grandes prêmios de F1, sequer tem um totem de colocações e um sistema de som descente. Fans deixam de ir ao autódromo por não conseguirem acompanhar as corridas. Muitas vezes vão para ver e ouvir os carros, mas na oportunidade seguinte preferem assistir pela TV.
    Estão até fazendo algumas reformas, mas não estão a altura dos eventos que recebe e, estando a altura ou não, o contribuinde não deve pagar por isso.

    • talvez em algumas categorias de gentleman drivers tem uma elite, porem nao se esqueca que para cada carro na pista ha varios mecanicos, eletrecistas, borracheiros que tem ali o seu ganha-pao, portanto podemos tb considerar o automobilismo de elite como uma forma de distribuicao de rendas.

      • Gerson, o pessoal não tem o seu ponto de vista. Não enxergam que atrás de um rico correndo tem 3 ou 4 pessoas de classe média/baixa trabalhando para o rico correr. Só que se ficar caro, o rico vai gastar o seu dinheiro em outro lugar e o pobre? vai buscar emprego onde?

      • É esporte de elite sim, isso não podemos negar. Que ele gera empregos diretos e indiretos, não tenho dúvida disso. Como fã, sei que existe uma estrutura por trás do evento. Sem os mecânicos, eletricistas e borracheiros seria muito difícil existir automobilismo. Sou a favor da privatização justamente porque o dinheiro investido através dos impostos do contribuinte não justifacam os benefícios que são gerados para a sociedade, inclusive aos que trabalham no evento. Um autódromo melhor gerido daria mais projeção do esporte a motor e consequentemente mais retorno aos envolvidos.

  • Parem de reclamar ! Dá para dividir a conta em duas vezes, entrada de 10 % e o restante só para o dia 23/01, pô !
    Kkkk, só a inscrição então custará (custaria ?) cerca de 15 vezes o custo do Gol #25 da equipe do Flávio Gomes…
    Eu sinceramente torço pelo fim (de vez) do automobilismo nacional. Melhor do que assistir à tudo isso, sabendo que provavelmente JAMAIS haverá solução.
    Que acabem, pois, com esta agonia.

    • Isso para mim, é o inicio do fim.

      A estratégia ai é a seguinte, segundo minha leitura de tudo: eles estão dando o primeiro passo para fazer interlagos ficar em desuso, como eles não podem simplesmente chegar e dizer que interlagos vai ceder o terreno para venderem às construtoras desse pais, então eles começam minando a movimentação que existe no local, mas claro, de maneira legalizada como a apresentada no post. Se tudo isso ficar desta forma mesmo e as corridas passarem a não serem viáveis para organizadores e pilotos, então interlagos vai virar um elefante branco em 2 a 3 anos.
      E… é logico que vai aparecer um oportunista de plantão, sabichão e cheio de pompa, dizendo algo assim… “olha, interlagos esta atrapalhando o crescimento da cidade, pois eh um terreno mto grande para não ser usado, ou usado apenas uma vez por ano e coisa e tal” dai vão chegar a conclusão que interlagos deve ser destruído para apliação da cidade. E assim como rio de janeiro, vão sugerir que o autódromo seja reconstruído em algum buraco da cidade de sp.

      Aguem aposta comigo?? ahahaha

      Sene

  • É a máfia instalada na prefeitura de SP.

    Se bem que, os exemplos dos organizadores é que geraram essa coisa toda…
    Eles tem o velho hábito de ficar com tudo o que o esportista tem de dinheiro. As federações aprenderam com eles.. Aí os “”politicos” descobrem um belo dum filão a ser explorado…
    Deu nisso aí. OTemplo virou uma enorme impressora fiscal com direito ao “”simples paulista””
    Regional, escolinhas, treinos etc.. já eram.. Novas categorias também vão fazer contas pra ver se é viável. Lógicamente não será….
    E lá vai o templo ficar as “”dengues”” assim não tem corridas, não tem reclamação, não tem custo de manutenção….
    Brilhantes esses politicos, sabem apenas explorar e bem…
    Só a titulo de curiosidade, aquela chincane custou um bom dinheiro dos cofres, jogaram fora uma baba, as reformas para a F-1 acabaram apenas nas tintas e alguma perfumaria a custo de 28 milhões de dinheiros, também jogados fora….Parece bem com essa última obra do Kassabg na implosão lá da favela. Implosão pra não demolir que custou 3,5 milhões de outros dinheiros…Tudo as custas do povão que ganha um minimo e quando muito um e meio mínimo….
    É esse o grande prefeito que de tão modesto se dá ao direito de se qualificar como prefeito perfeito nota dez!!…
    E ao que eu sáiba Formula um nunca foi isento de nada, tudo é pago para a CBA, se ela põe essa grana toda no seu cofre embaixo da séde é outro problema,
    Ai vai ficar a dúvida, se os caras correrem é por que pagaram???? Ou se os caras correrem a prefeitura abriu as pernocas????
    Como sempre a gente vai ficar na suposição.. Informação mesmo não vem… Como veio a do calendário deste ano, muito propalada a transparencia nas ações dentro do nosso tão sofrido templo.. O calendários dos que administram vai apenas até o dia quinze de cada mês.. Mudaram até isso, do dia quinze até o final de cada mês fica só pra “”inglês”” ver!!
    E mais uma só!!!
    O dito e assumido ladrão de carteirinhas assinou a cartinha????
    Temos a caneta se ele precisar nós emprestamos com o maior PRAZER…
    E vamos começar a ver as coisas mais de perto do que tá acontecendo por aqui em SP, com o nosso templo…..
    Quer saber???? Acho que o problema mesmo está com o Toninho, ano passado infelismente as 24 horas deu chabú, e agora parece vir outro….
    Tá complicando tudo isso…
    Pelo jeitão que as coisas tão indo vai todo mundo acabar correndo lá no autodromo novo do Rio De Janeiro, o de Deodoro…
    Há é esqueci!
    Nem começaram ainda!!!
    Ê!!
    Feliz 2012 !!!!!!!

  • Sinceramente… tá certa a prefeitura ! O automobilismo no Brasil já acabou faz tempo, seria muito melhor que se fizesse um grande parque para o povo, que atenderia milhares de jovens, do que alimentar um monstro que só serve para meia dúzia de milionários desfilarem seus egos e vaidades.
    Parabéns prefeitura !! coloca logo a pá de cal sobre este defunto !

      • Parece que tem pouca área verde naquela região pros bambis passearem pelas pradarias, né Allatere?
        Só que essa meia duzia de milionários dão sustento a mais de 4 mil famílias, boçal arrogante…

      • São por esses pensamentos ridiculos que o automobilismo brasileiro está no fundo do poço! Quer ir no parque? Vai na Guarapiranga, no Ibira, Vila Lobos… Mané!!!

    • Concordo, mas é difícil aquele espaço, que é ultra-valorizado, em uma boa areá da cidade até, vire algo público caso o matadouro venha a baixo.

      • Não, Alberto!
        Nem só de parques vive o lazer e a cultura de um povo.
        Um autódromo é muito mais do que um lugar para se “correr de carro” ou de moto, como eu prefiro.
        Um autódromo, alem de uma praça de esporte é um laboratório aonde as montadoras testam melhoramentos para os nosso carros de rua, é o polo de inúmeras atividades que rodeam o mundo do esporte a motor, como diversos tipos de oficinas, algumas bem especializadas, pequenas indústrias, lojas especializadas, escolas de pilotagem, etc.. atividades que empregam muito mais gente do que imaginamos, que formam mão de obra especializada, técnicos que desenvolvem tecnologia, preparadores, enfim, um autódromo movimenta a economia ao seu redor e muito alem.
        Pensando nisso, que eu acho que São Paulo precisa de outro autódromo no interior.
        Urgente!
        E, se olharmos só para o lado esportivo vamos ver o mais importante.
        Uma praça de esporte é cultura!
        Sobretudo, um autódromo que existe a tantos anos, um nome que é reconhecido mundialmente, onde correram os grandes nomes de várias gerações, que tem recebido por décadas a F1.
        Interlagos é um patrimonio super importante para São Paulo, para o Brasil!
        E nós tinhamos que ter muitos outros autódromos mais!
        A merda é que, aqueles que deveriam cuidar do nosso patrimonio, não entendam isso, não estudem ou se informem sobre como viabilizar os custos para a sua manutenção.
        Se somos uma nação com uma indústria automobilística importante, se somos o quarto maior mercado motociclístico, será que não dá para criar um museu por lá, será que não se pode fazer exposições, eventos a la Goodwood por aqui?
        Se for assim, do jeito que a cultura tá caidaça por aqui, vamos destruir o Pacaembu e construir um superhiper “Shopi Centi” por lá, com uma mega arena para shows de axé e (credo!!) sertanejo universitário, para dar “lazer” a milhares de jovens.

    • Esse comentário foi bastante infeliz, pois alem de São Paulo ter centenas de parques para os jovens e ter apenas um único autódromo (estamos falando do ESTADO de São Paulo, não da cidade, existem várias categorias regionais e secundárias, que não são para milionários desfilar egos, e também existem muitos mecânicos e preparadores que vivem desse esporte…

  • O que me preocupa não são os preços, mas sim o que estão tramando por trás disso. Entendo que devido a deficiência da prefeitura de SP na gestão do autodromo, ele deveria ser arrendado, alugado, locado, ou sei lá, para alguém que entenda e tenha interesse na coisa, como por exemplo a Petrobras ou alguma montadora.

  • Pra mim esta muito claro que a Prefeitura quer dar outro uso a aquela área. Alguma jogada política do imbecil do prefeito que não esta nem ai pro nosso esporte.

  • que absurdo!! Mataram Interlagos, depois vao fazer o que picar igual Jacarépagua? Sendo assim daqui a pouco a F-1 procura outro Autodromo e pais que queira ter automobilismo.

  • É inacreditável….eu nem sei por onde começar.
    Eu gostaria de ouvir do nosso prefeito nota 10 (Kassab, Gilberto) o porquê da palhaçada. Por que a necessidade voraz em torno do lema “A arrecadação acima de tudo”. E ao que me parece, foi tudo na calada da noite e usando o velho truque da virada do ano. Como professor (de química), fui olhar a parte vinculada às escolas de pilotagens. Coitadas…, podem fechar as portas. Serão R$2603,75 / HORA. Deixarei as outras cifras para os amigos destacarem…e relaxem que tem pra todos!
    Diante disso, começo a ter certeza que nós é que estamos errados, que somos imbecis e débeis diante da infinita genialidade dos nossos políticos e de sua corja (quadrilha anti-folclórica) associada. Só pode ser.

    Tá na hora de fazer um Tropa de Elite 3 daqui de SP.

    • É, Curitiba tambem aumentou bem mesmo!
      Mas, não desse jeito!
      Alguem disse 1.066%!!Tem que haver algum erro aí.
      Li tambem que o Nando Figueiredo postou sobre o aluguel em Spa, Imola e outras.
      Não sei o custo dessas, mas no Eicma, salão das motos em Milão, encontrei um espanhol que tambem tinha um pequena escola de pilotagem de motos e conversamos sobre os custos de locação em algumas pistas espanholas e, salvo Barcelona (a locação em Jarama virou infernal devido às restrições ambientais), elas estavam alinhadas com as de Interlagos e Curitiba em 2011, conforme a importancia e localização dos autódromos.
      Muito parecido com o Brasil.
      O problema é que se subiu o preço em SP, todas as categorias vão buscar alternativas e isso tende a inflacionar os custos de locação em todo Brasil.
      Some-se isso ao custo do deslocamento para outras praças da organização dos eventos, das equipes de pilotos, outros etcs e tais, fora os contratos já negociados que incluiam um calendário com SP e assim vai…ficar bem mais caro correr.
      Se é caro, os grids ficam magros, aí as inscrições sobem, o grid fica mais magro, o evento fica meio pobrinho, não atrai patrocinador, nem piloto, o público já não vinha mesmo… e voltamos para trás.
      Ou seja, um organizador ou um piloto que se organizaram minimamente para atrair patrocinadores, garantir fundos, jogaram todo o trabalho no lixo!
      Safadeza premeditada ou irresponsabilidade total?
      Não importa, pois aos olhos das grandes empresas, este tipo de atitude deixa bem claro que o esporte a motor no Brasil não é levado a sério nem mesmo por quem trabalha por ele.
      Viva a Argentina!

    • Não querendo bancar o advogado do diabo, mais….

      – Vocês tem ideia de quanto custa aos cofres da prefeitura a reforma anual pra interlagos “voltar” a ter o padrão que o contrato assinado com a Internacional (empresa que tem os direitos do GP Brasil) e a FIA????

      – Quantos de vocês já estiveram no autodromo durante uma prova da F1 e depois voltou em outro evento e viu as barbariades que os “organizadores” fazem, incluindo shows, missas, marchas, etc, fazem lá????

      – Quantos de vocês criticam a prefeitura por repasses de terrenos e isenção fiscal a clubes de futebol ???

      Amigos, tratam o autodromo como tudo mais que é publico no pais, ou seja, “é nosso” pode arrebentar não é meu mesmo. Depois é só juntar as tralhas e deixar que a prefeitura arruma tudo pra F, e no ano que vem a gente usa denovo.

      Ai pergunto os preços subiram demais, ou sera que era barato antes???

      Seria ideal o Victor e o pessoal do Grande Premio, verem quanto custa “alugar” SPA, Silverstone, Imola, pra fazer um evento desses. Pois ai teriamos uma ideia se estamos mesmo fora da realidade, ou se os “boyzinhos” , alias são sempre os mesmos, seja correndo ou organizando, que não querem por a mão no bolso.

      • Nando, você mora na Europa ou no Brasil? E corrida de F1 é para quem? É para boyzinho pagar 500 dilmas e ir na arquibancada. Então se são caras as reformas de Inbterlagos, dane-se a F1 e mantenha Interlagos no nível de Curitiba e deixe ele para eventos regionais e nacionais.

        • Marcos, moro no Brasil.

          E fiz as perguntas, pois trabalhei por varias vezes na preparação do autodromo para prova da F1.

          Eu adoro, e assisto corrida de qualquer coisa com motor e 4 rodas, mais como foi o tema do post, simplesmente criticar os valores cobrados, tudo precisa de um parametro inicial.

          Todos sabemos que fazem um custo pra ser negociado e apartir desse ponto se chega a um denominador comum.

          E sou a favor, de como funciona na maioria dos circuitos pelo mundo, de interlagos ser repassado a iniciativa privada, silverstone, spa, indianapolis por exemplo são.
          Pois assim a prefeitura cobraria o IPTU, taxas como por exemplo a CET pelo trabalho de desvio do transito, e teria todo poder de regular e controlar o seu uso.

          Queria ver se uma empresa iria investir e deixar o autodromo no estado que fica durante o resto do ano, pois se gasta os tubos, pra ter durante uma semana, um autodromo de padrão internacional, para o resto do ano tudo ser devidamente arruinado, e se torna a refazer pro ano que vem.

          Gostaria de ver esse dinheiro aplicado aonde a população precisa, se deixasse o asfalto sem buracos na cidade toda, e garanto que a verba das reformas ficaria muito proxima do valor nescessario, todos ficariamos mais que agradecidos, não é????

          • Sr. Nando concordo com vc. e principalmente quando se falam em contratos com promotores de eventos..
            Eles deixam mesmo o autodromo em ruinas, a cada evento um novo problema aparece e vai ficando pra prefeitura resolver.
            Nesses contratos a prefeitura atravéz da SPTuris ou dos administradores do autodromo deveriam fazer uma vistoria antes dos eventos e depois.. E estragos feitos, os organizadores deveriam providenciar a recuperação daquilo que foi avariado.
            Só como ex: No porsche club depois da F-1 um carro danificou sériamente um grad-rail lá do sol. deslocou inclusive a coluna de sustentação. Está assim até hoje…Na GTBR, também depois da f-1 uma Ferrari danificou o guard rail lá do pinheirinho, partiu a peça em duas.. Está lá até hoje do mesmo jeito….
            Isso a prefeitura tinha que ver, cobrar o concerto na semana seguinte aos eventos…
            Mas não, deixam assim mesmo dando o exemplo. Outro ex: são as zebras e lavadeiras que tem a drenagem das águas entupidas…Um serviço mal feito. E tem a clara conivencia da prefeitura. é sempre assim limpam as tubulações pra F-1 e depois depois largam… Aquela rachadura provocada pela erosão lá no asfalto do “S” do Senna, também está lá desde 2009 e aumentando a cada temporada de chuvas.
            Essas coisas e outras, demonstram como é administrado o autodromo…
            Eles dão os exemplos.
            Não é, acho eu, aumentando assim que as coisas vão mudar, é claro que as corridas vão continuar. Mas a administração já mostrou que não é preparada para cuidar do templo….
            O que vai acontecer é o que já estamos cansados de ver, é mais dinheiro pra prefeitura que na contra partida nunca oferce nada em troca…..
            E depois faz o maior auê quando fala em investir dinheiro nas reformas, como hoje já anunciou uma verba de 12 milhões para a F Indy…
            Eu já tô de saco cheio de ver sifras descomunais serem anunciadas e depois é o de sempre, só perfumaria pra dizer que fez….
            Por isso mesmo faço coro quando alguem fala em passar o autodromo para a iniciativa privada, seria bem melhor….

      • Sem querer ser chato e coisa e tal, amigo, MAS, para começar, é MAS e não mais. E, segundo, nem todo mundo que ama o automobilismo é boyzinho e, ainda por cima, tem um monte de gente que não é piloto, não e boyzinho e VIVE de automobilismo, sustenta suas famílias com o automobilismo. E, para terminar, aqui se ganha em REAL, e não em dolar ou euro. Abraço.

      • Caro Nando,

        Acho que a questão aqui são os REAIS interesses por traz deste aumento!!! Principalmente quando as coisas são feitas na cala, as escondidas, sem o conhecimento de ninguém, pegando todos de surpresa!!!