Pressão, capítulo X

SÃO PAULO | A de hoje foi a terceira ou quarta entrevista recente em que a Ferrari bateu na tecla de que 2012 é crucial e imprescindível para a vida de Massa. Mas hoje lá em Madonna di Campiglio, no evento anual Wroom, Stefano Domenicali, chefe da escuderia italiana, acrescentou que Felipe “quando está sob pressão, é melhor”.

Até entendo que haja gente, e não é pouca, que produza mais quando o calo lhe aperta. Mas esse tipo de declaração/revelação do chefe sobre seu funcionário, que vai botando mais peso sobre as costas de Massa, acaba sendo até meio que vexatória para o brasileiro. É como se o dirigente abrisse ao mundo que um piloto que dirige o carro da equipe de maior história da F1 só funciona sob uma condição específica. Aos olhares mais críticos, é mais um motivo grande para atacar: alguém que guia aquele modelo vermelho tem sempre de ir bem em qualquer situação, cáspita.

E Massa não vai nada bem há dois anos, e por isso chegou a este ponto.

Ser o pior dentre os melhores nas temporadas que se seguiram a seu acidente vai deixar marcas muito grandes na carreira de Massa. A Ferrari, que não ganha um título desde Raikkonen — num ano em que não esperava ser campeã —, tem feito uma série de contratações de peso e desfalcando as outras equipes, menos a Red Bull, para ajudar sua dupla. É claro que se espera de Alonso que vá para as cabeças brigar com Vettel e a McLaren. Incentivado a fórceps, Felipe vai ter de fazer o mesmo.

E mesmo que engate uma sequência de boas corridas nesta longa temporada de 20 corridas, uma ou outra não vai sair a seu gosto — e ao gosto da cúpula. É aí que o negócio vai apertar. Luca di Montezemolo e seus comandados devem ter lá sua meta especial para Massa. Se passar um número X de atuações abaixo da crítica, o presida não vai tardar em pegar o telefone para ligar para números que já tem anotados ali em sua agenda. Primeiro o de Kubica. Depois, Rosberg.

 

Comentários

  • Não entendo o por que de tanta expectativa sobre a volta de Kubika. Aquele acidente acabou com a carreira dele, infelizmente é simples assim. FIM

  • Sabe de uma coisa Vitão,, VAI PRA PUITia Q PARIU TODO MUNDO, cansei dessa estorinha sobre o desempenho do Massa.

    Tudo bem que o cara nao tá tocando muito, MAS PORR O CARA QUASE MORREU, acho que deveriamos dar graças a isso e apoiar o piloto.

    Outra coisa ele nunca foi espetacular e agora comparando diretamante com o alonso que anda muito em qualquer situação de acerto/aderencia etc. fica dificil.

    Apos esta comparação deu pra entender que o piquetzinho era muito bom e nao somente um pilotinho fabricado com o dindin do pai.

    melhores da f1 atual na minha opiniao

    1 – Hamilton ( quando esta com a cabeça no lugar)

    2 – Alonso

    3 Vettel

    abraços a todos

  • Vai chamar quem? O Braço quebrado e o filho da Mercedes? Nah, ele iria recorrer a outros…

    Nao posso discordar da pressao que Felipe esta submetido. E tb concordo que ela procede.Ele precisava realmente começar a mostrar serviço, pelo menos andando igual ao Alonso.

    Mas cada dia que passa, concordo mais e mais com o Piquet…

  • Massa está bem abaixo dos padrões de um “piloto de ponta” na F1.

    O acidente, sim, mexeu com ele.

    Acho, aliás, tenho quase certeza que Massa não pilotará a Ferrari em 2013, porém não deve ele ser o único a deixar o barco.

    Domenicali deveria, também, ser convidado a se retirar da equipe. Ele e grande parte de sua equipe técnica.

    Ver essa diretoria da Ferrari F1 atuando me lembra a do meu time que, por acaso, também tem origem italiana…

  • Bão!!!
    Depois da noticia de que o Kubica quebrou a perna no mesmo lugar da fratura anterior, já o coloca como carta fora do baralho..
    O Rosberg por sua vez informa que não pretende deixar a Mercedes..
    Entonce o Capo da Scuderia vai ter que ter outros telefones pra discar….
    É muito salutar também que o Massa tenha telefones de outras equipes pra ligar.
    Afinal em ambos os casos pra se pegar o peixe é preciso primeiro perder a isca…

    • Do jeito que a coisa anda, é capaz de não sobrar nome nenhum na lista para o Domenicali ligar! Aí eu vou querer ver o que ele vai fazer para substituir o Massa. Vai botar piloto de teste?

  • Só não mandaram o Felipe embora ainda pois ele é piloto do Nicolas Todt que tem que receber seu percentual, que não deve ser pouco, do contrato que vai até o final do ano.

  • Fale Victor,

    Cara, acredito que mesmo que se o Massa fizer um ano bom a Ferrari não irá mante-lo na equipe, tenho a impressão de que Massa deve aproveitar esta temporada para mostrar que pode ser rápido, e tentar conseguir uma vaga nas equipes médias em 2013.

  • Na minha opinião, quando alguém quer resultados de um subordinado, cobra estes internamente e não publicamente.

    Cobrar alguém publicamente gera uma pressão descomunal e geralmente os bons resultados se afastam ainda mais desta pessoa.

    Um piloto de fórmula 1 não pode entrar no carro pensando a cada curva que uma decisão ou disputa que não der certo poderá e será criticada no ato.

    Assim como qualquer esporte, pilotos também precisam de auto-confiança. E neste esporte em particular, as principais decisões são tomadas em frações de segundo. Não existe a possibilidade de esperar bons resultados de alguém que provavelmente pensará 500 vezes antes de tentar uma ultrapassagem, largada por fora ou defender uma posição.

    Se Alonso errar, a Ferrari dirá que ele é agressivo e isso pode acontecer. Se Massa errar, a Ferrari dirá……

  • E na agenda do “presida” será que há também os telefones do Sutil, do Webber e do Alguersuari ? Alías, analisando um por um, consideremos :
    1) Que o Kubica não vá para a Ferrari em 2013 e nem para nenhuma outra, pegando seu atestado no INSS e dando entrada na papelada da aposentadoria…
    2) Que o Rosberg resolva seguir na Mercedes ad eternum, se o carro andar …
    3) Que o Webber pendure capacete, luvas e sapatilhas no fim deste ano…
    4) Que o Sutil seja esquecido pela Formula 1…
    5) e que o Massa seja mesmo alijado (legal essa palavra) da equipe italiana…

    …haveria alguma chance para o bom e rápido Alguersuari ? Uma Ferrari com dois espanhóis ? Em temporadas não tão distantes tivemos dois franceses guiando pela escuderia (Arnoux e Tambay, Prost e Alesi)… ainda acho que o espanhol-júnior deve pintar como piloto de teste-de-simulador em uma das grandes neste ano. Já com vistas em 2013.

  • E por acaso o Massa não esteve sob pressão estes ultimos anos com Alonso no seu cangote?

    LdMZ só deu um sutil recado: é Vencer ou vencer… senão… chamaremos outro da fila… PRÓXIMO!

    Só sei que existe algo estranho no Santander, pois nos ultimos eventos no Brasil que ele participou dele não vi eles nos macacões e nem nas carenagens que usou…