A prova de fogo

SÃO PAULO | A manhã de hoje e uma parte da tarde foi destinada para que a SPTuris se manifestasse frente aos representantes da comunidade automobilística a respeito do inexplicável aumento de taxas para uso do autódromo de Interlagos, promulgado em Diário Oficial no último dia 28 de dezembro, que levou, por exemplo, as 24 Horas de Interlagos a custarem mais de 1.666% em relação à tabela anterior e ao consequente anúncio do adiamento da prova.

A empresa que representa o turismo paulistano enfim verificou que houve um abuso nesta elevação dos preços e, na presença de Toninho de Souza, promotor da corrida, pediu para que a mesma fosse realizada na data previamente estabelecida, ou seja, 28 e 29 deste mês, pelo preço anteriormente previso, 25 mil dilmas.

Mas acontece que não é tão simples da maneira como a gloriosa SPTuris simula pensar. Porque desde que este caso veio à tona, foi desencadeado um processo de paralisação de todas as ações — a suspensão dos acordos com a fornecedora de pneus, a dispensa das equipes que atuariam na prova, a entrega das torres e dos tanques e o cancelamento das 33 horas de shows, além do próprio Toninho ter se recusado a receber as inscrições de equipes e pilotos enquanto via a debandada de patrocinadores e o fim das parcerias com a Rádio Transamérica de SP e até com a Rede Globo.

Assim, as próximas horas serão destinadas para que Toninho e seus auxiliares na empreitada decidam se é possível resgatar as 24 Horas do momento em que observou o descalabro das taxas no contrato da corrida a pouquíssimos dias de sua realização. Creio que esta prova se transforma, portanto, também numa prova de fogo não só para Toninho como para todos os envolvidos. Se há um interesse geral, que as mangas sejam devidamente arregaçadas. Porque o tempo está passando e é curtíssimo. Ou então que se faça a prova em uma outra data e que se busque com mais calma o que foi perdido.

Depois todo mundo vê o que fazer com essa SPTuris…

Comentários

  • Bom!!
    Na quarta feira o templo estava as moscas, estavam treinando o pessoal da F-3 10 carros +/_ e 2 da antiga formula renault..
    Um carro do marcas e um do força livre. Na quinta não sei, não fui lá!
    Assustou todo mundo esse numero reduzido de carros nos treinos..
    Deve ter dado um pit lá na SPTuris, mais as repercusões negativas a respeito da tabela corrigida pela inflação do Sarney…Sairam na correria e voltaram pra trás, melhor assim..
    Só que!!! Tem alguma coisa rilando ainda a esse respeito por baixo dos panos, tem gente que ainda não aceitou esse recuo da SPTuris….Mas ninguem da os nomes, ficam tosos como sempre em cima do muro…
    Mas a pressão foi boa, contaram nessa reunião 48 pessoas ligadas diretamente com o automobilismo, o restante eram os de sempre os politicos ou pra justificarem o aumento ou o erro…
    Tem promotor esperto que já pediu um orçamento para as suas etapas em SP. . Outros ainda pedem uma projeção do que pode acontecer até o ínicio de 2013..
    Esses sim mais profissionais, sabem que planejar é tudo nos negócios em geral…
    O Toninho deveria entrar sim com um processo de perdas e danos contra a SPTuris..
    Afinal queiram ou não, o evento já foi prejudicado…
    Dizem também que houve um acordo de cavalheirtos para que a SPTuris não sofresse esse tal processo…Mas nos negócios o que vale é fechar no azul, pois o vermelho significa tirar dindim do bolso pra sempre, nunca mais retorna. Então se vai ou não ter processo a gente só vai saber mesmo depois das 24 horas de corrida… Os pilotos já fecharam com o cara, o problema é que ele não quer assumir compromissos sem ter ouvido todas as pessoas que estavam no projeto…
    Tá certo ele, qualquer um faria o mesmo…
    Falam também de um esforço conjunto da Fasp, dos Clubes paulistas, até da CBA..
    Se é verdade mesmo, vale dizer que o esforço foi produtivo, o mal só foi grave mesmo pro Toninho…
    Dirigentes da prefeitura e do autodromo, acenam para uma readequação das datas se o Toninho precisar….
    Agora o Prefeito precisa ver o que foi que aconteceu e o porque da divulgação dessa tabela, já que ele mesmo afirma que não estava de acordo com ela em momento algum….
    O certo mesmo é o que a gente já sabia, alguem lá da SPTuris pagou a conta, esse coitado provavelmente nem sabe que houve o que há uma tabela pra uso do autodromo…
    Mas enfim, começamos o ano com problemas criados por quem não sabe nada de automobilismo, ou do autodromo, ou de correção monetária…
    O que se deve mesmo fazer é investigar o real motivo do autodromo, e as corridas da Indy terem ido parar lá na SPTuris, afinal corrida de carro ainda é esporte, tá certo que tem algum turismo nisso, mas o principal é ainda o carro, as equipes e pilotos….
    Turismo é hotel, é gastronomia, e passeio nas cidades praias e montanhas…
    Por essas e outras o erro grosseiro mesmo está em deixar com que o turismo cuide do esporte…
    Será que vão mudar???

  • Victor, uma pergunta ao amigo:
    Vi a entrevista no Bandsports do Diretor de Eventos da SPturis para o Celso Miranda (provavelmente você viu tb é claro) “insinuando” que o Toninho meio que usou de má fé, no sentido de considerar os custos da prova como um evento regional ao invés do que ele realmente deveriam ser, utilizando o autódriomo inteiro, arquibancada, estacionamento etc…
    Daí a história dos 1000% de aumento…
    Não conheço o Toninho mas as informações são de que ele é um “guerreiro do bem”, lutando contra a maré do estado crítico que é o nosso automobilismo. Estou me baseando nas suas informações e do Flãvio Gomes.
    Houve esta falha? Quem está correto?
    Abraços,
    Marcelo

  • Me desculpem se estiver errado, mas….
    Esta historia do aumento, não tem ah ver com a outra historia daquela radical reforma no autodromo? Lembro que na epoca da F1 o Gavião B. falou em algo sobre isso.

  • Ola Victor, parabens pelo otimo trabalho!

    Seria legal ler algumas linhas suas sobre o mandato de seguranca impetrado pela CBA contra a licitacao para a construcao das arenas olimpicas em Jacarepagua, que foi deferido anteontem. Sera que isso e’ de fato algo positivo ou, como e’ de se esperar, nao tera’ serventia alguma e o Rio ficara’ sem autodromo algum?

    Abraco

  • P.Q.P. Que chato. Adorava esse blog, mas já enjoei. Blog que só fala mal da CBA, do automobilismo brasileiro… Leitor quer ouvir coisas boas, fofocas, furos… . Não lamentaçao. Aquela novela chata “A Várzea de rodas, …” já encheu. Abro o blog todo dia. Aparece tópico metendo o pau, nem leio. Pego e fecho. O mundo inteiro tem problema no automobilismo.

      • Coisas BOAS, fofocas, furos… Perae, isso aqui é blog de automobilismo ou Contigo+Caras???

        O automobilismo brasileiro nessa baita crise e gente criticando um dos poucos que mete o dedo na ferida…

        VM, me desculpa intrometer nesse business, mas seguramente, quem faz um tipo de comentário desses, nem faz idéia do que automobilismo de base e automobilismo regional… Tanto que a grande maioria aqui tem um olhar crítico sobre a situação , e não pensamentos como estes, justamente por conhecimento de causa.

    • A cara é covarde até para não colocar o nome…LMP…PQP etc…
      Amigão, no site do BBB eles não metem o pau em ninguém…Se bem que até lá tem acusação de estupro…
      Aguardando seu comentário besta amanhã…

    • é… o mundo todo tem problema no automobilismo.
      Alguns tem problema na cabeça , não é mesmo sr “PQP”??
      Vai ler outra coisa, vai..

  • Eu se fosse o Toninho entrava imediatamente com uma ação de perdas e danos morais contra a SP Turis. Ao refazer a tabela, a autarquia claramente mostrou que errou, foi imprecisa e que seu erro ocasionou um monte de danos a centenas de pessoas e perdas de receita de todos os tipos, confirmadas e potenciais. Não perderia um minuto.

  • Eu sinceramente esperava uma ação do MP nesse caso, pois estamos vendo o ASSASSINATO do Automobilismo Brasileiro e ninguém com poder acima da SP Turis faz nada. Gostaria que o Prefeito Gilberto Kassab se pronunciasse quanto ao caso, mas todos parecem ocupados demais para tratar o caso. Esse nosso pais é uma Várzea mesmo viu.

  • bem,a spturis,se tocou que aumentar taxas exorbitantes para cada evento que for realizado em interlagos,eles é que iam tomar um baita prejuizo em todos os setores diretos e indiretos em cada evento que iam ser realizados as corridas em interlagos,bem,a spturis,sentiu na pele a força do esporte a motor e eu espero que essa força,não fique só nisso e que tenha uma força forte,expressiva,atuante e maciça debatendo e buscando soluções através de gente que gosta e curte interlagos e também tendo mais atuações de nós pilotos,equipes,mecanicos e fãs do esporte a motor em geral,bem,eu espero que isso não se torne a repetir a mesma coisa e que o caso seja por encerrado de todas as partes.

  • Uma boa noticia enfim!!!
    Depois eu comento!
    Mas uma coisa vou dizer com bastante orgulho.
    Tudo isso que aconteceu e com a volta atrásda Prefeitura e da SPTuris tem o dedo dos blogueiros que muito falaram, mandaram seus emails para a prefeitura e SPturis..
    E ao intrépido “”sitezinho”, atravéz de seus jornalistas que ficaram atentos a mais essa presepada toda….
    E também fica aqui o registro de que o templo é muito mais poderoso do que qualquer politicada ou canetada….
    Mas também temos que salientar o seguinte:
    Essas taxas cobradas a titulo de se participar dos eventos esportivos devem ser muito bem observadas pela administração do templo, da SPTuris e da própria prefeitura…
    Essas taxas e demais cobradas das equipes e pilotos devem vir sempre acompanhadas de nota fiscal de prestação de serviços no mínimo….
    Que a prefeitura faça a sua parte, e ao fazer não precisará aumentar tanto os seus custos de utilização do autodromo..
    A coisa é simples e fácil.. É só mandar pra lá um auditor da prefeitura.
    Por que não começar amanhã mesmo??? Tem regional e muitos pilotos fazem suas inscrições durante os treinos, alguns o fazem no sábado, e os atrasildos fazem no domingo mesmo,…
    Vai lá Kassabg, se vc quer um faturamento justo, cobre dos que faturam,, os tributos municipais…
    Se querem fazer contas entrem no site da FASP e observem os adendos desse final de semana, lá tem inclusive o preço pra cada inscrição……
    O que que é certo é certo! Se todos querem justiça, que faça justiça…

  • Falou tudo Victor !!! vamos agora correr atras e se acontecer o convite está feito pra ir assistir o evento junto conosco, o carro vai ser o gol 46, esquece o FG, e vem torcer pra gente kkkkkkk o 46 é carro de palmeirense!!!

  • Eu moro em MG. No início do mês estava planejando ir para assistir parte das 24h de Interlagos. Porém, com este imbróglio criado pela SPTuris, já havia desistido de ir. Agora, com uma semana para o evento acontecer, infelizmente não vou ter como ir. Já mudei meus planos.

    Se a SPTuris quer incentivar o turismo em SP, creio que o caminho não seja onerar eventos, mas sim, incentivá-los. Reduzir custos. Se quiser realmente pagar os custos de manutenção, poderia muito bem fazer isso com os organizadores do GP Brasil de F1, cobrando um preço justo pelo uso do espaço…