A era dos ornitorrincos

SÃO PAULO | Houve ano em que a mudança no regulamento gerou uma série de asas dianteiras diferenciadas, e os bicos começaram a ganhar nomes. O mais simbólico foi aquele Batmóvel da Williams de 2004, alto, com duas hastes quase formando um arco.

Agora a F1 vai viver uma era de bico de ornitorrinco. O degrau do novo carro da Ferrari, a F2012, mostra claramente isso, uma tendência que a Caterham já tinha apresentado e que a McLaren, por enquanto, não seguiu.

Ainda bem. Porque é uma das coisas mais horrendas, esteticamente, que já se viu.

Comentários

  • Vi este vídeo aqui http://ferraricircuit.com/2012-02-06/ferrari-f2012-video-technical-explanations/ e, lá pelos 2 minutos, há o detalhamento da parte traseira do carro.

    Pelo que entendi onde há o logo da Acer é o sistema de exaustão do carro. Reparem no conjunto de fixação da roda traseira, há uma entrada de ar ali, exatamente no alinhamento da saída da exaustão citada, que recebe o ar do escapamento com uma resultante de forças para baixo.

    Na minha opinião, aquela entrada de ar no sistema de fixação da roda recebe o ar da exaustão e “empurra” todo o sistema da roda contra o asfalto, dando uma maior aderência ao carro sem “carregar” a asa traseira. Na minha opinião esta foi a solução que os engenheiros da Ferrari encontraram para utilizar o sistema de exaustão para dar aderência, mas sem jogar no difusor, jogando diretamente os pneus contra o asfalto. O que acham?

  • Não é só horrivel meu caro Victor.
    Como comentei com o FG, esta coisa ai parece o maior erro de conceito aerodinâmico que ja vi nos últimos tempos. Alguém jogou o diploma de engenharia na lata, ou tão tirando uma com o pessoal que escreve as regras da F1.

  • terminando meu comentario…serah que os projetistas da Catherham, Force India e principalmente da Ferrari que tem tradicao em conceder projetos bem acabados nao
    teraim estudado melhor todo o conjunto de linhas aerodinamicas como fez a McLaren que desenhou um carro com preocupacao de adequar ao novo regulamento. Falta de imaginacao ou incopetencia daquelas 3 equipes? Qualquer leigo que nao entenda de F-1 pode ver claramente que aquele degrau irah gerar um atrito tamanho que prejudicarah o equilibrio do carro na frente e uma zona de turbulencia grande que farah perder decimos ou segundos preciosos!

  • Lixo! Lixo de desenho! Mais um fracasso! O espanhol terah seu prestigio abalado e Massa enterrada sua carreira p[or conta desse lixo de projeto! Fiasco da Ferrari igual aos anos 70 e 80! Esquecam desse carro, nao vai andar NADA!

  • Era esse o tal carro “revolucionário” que a Ferrari anunciou na final do ano passado?

    PQP, que coisa mais feia!!!!

    Os da Indy deram um showwwwww!!!!!!!!

  • A cada ano, os carros da formula 1 ficam mais horrendos, com um design na contramão daquilo que ela assina, a modernidade. Enquanto a Formula Indy lança belas espaçonaves a Fórmula 1 lança verdeiras carroças nos seus bólidos. A formula 1 deveria lançar modelos retrô da décaca de 80…seria muito mais interessante….

    • A Se Ferrari “subiu um degrau” para “cair da escada”! Vai ser feio assim no inferno!!! Porque vermelho já é!!!

      Em tempo: se duvidar até o diabo se assusta!!!

  • Feio sim, mas nada ganha daquelas “X-Wings” que foram adotadas por algumas equipes durante 1997 e 1998, lançadas pela Tyrrell na época. Aquela mini-asa no meio do carro foi uma das coisas mais estranhas que já vi.

    • Ela pode até ser vencedora, mas linda ela nunca será. São os carros de F1 mais feios da história, mais feios até que aquela Ligier de 6 rodas.

  • O que a FIA devia fazer era obrigar a montagem de um fundo plano do extrator até a extremidade do bico, e determinar uma altura máxima para a base da pedaleira, digamos, 20mm acima do fundo. Pronto, acabariam as aberrações aerodinâmicas e os bicos dos F1 voltariam a ter a aparência de “bicos” mesmo, como eram no fim dos anos 80/início dos 90, auge da beleza dos F1.

  • Acredito como a Mclaren, a Red Bull e a Mercedes não devem fazer essa coisa ridícula. Se o pessoal da Mclaren conseguiu uma maneira de resolver esse problema sem deixar o carro feio o Adrian Newey deve conseguir também. Acho que estes bicos ridículos devem prejudicar na aerodinâmica dos carros, cria uma turbulência na frente. Em Monza e no Canadá a Mclaren deve andar muito rápido por ter uma aerodinâmica mais limpa. Os projetistas da Ferrari e Force India, já devem estar espantados com o pessoal do Ron Dennis que um jeito sem estragar a aerodinâmica do carro.

  • Para que ainda não desconfiou, a Mclaren é a unica equipe de bom gosto nesta encrenca de Fórmula- 1, e torço realmente que seu carro seja o mais rápido neste ano. Carro com um perfil bonito, pintura bonita, pilotos competentes, nada de arroubos no design para poluir nossos olhos durante o ano todo. Vou resumir, estes carros estão horrorosos!

  • Não sei em que data a FIA aplicou esta nova regra, mas acredito que seja um dos motivos de reclamação do presidente da Ferari, quanto a dependência aerodinâmica. É dificil refinar todo um carro em um espaço curto de tempo, quando a base do carro tem a frente alta e a traseira baixa. Esse degrau deve exercer uma força maior no conjunto da suspensão frontal, que curiosamente, fora utilizado pela última vez na Minardi em 2001, ano da estréia de Alonso.

  • Não é moda nem tendência da Caterham. Está no novo regulamento 2012.
    Na altura da suspensão o carro tem 650 mm do chão do carro até o topo. Logo depois, descendo pelo bico, cai 150 mm. Eles dizem que vão trazer mais segurança no caso de uma batida frontal
    Quem faz regulamento só inventa mesmo !!
    Lembro da batida do Kubica no Canadá quando ele bateu de frente no muro e nada sofreu . Acho que ele esqueceram que o carro já é bastante seguro

    O que é certo é que ele conseguiram fazer o impossível !!! Deixar o carro de F1 feio novamente..
    Somente a Mclaren que foi pelo caminho diferente, mas ainda não entendi por que.

    Abr
    Dynastes Marinho
    Brasília – DF

  • Que carro mais feio…e, se observarmos a Caterham e Force India, existe um rebaixo na seção central do bico: ou seja, ele é alto só nas laterais. Já a ferrari é completamente ‘quadrada’…parece um carro de Lego.
    Acho que será outro ano sofrível pra Maranello…me parece que o Cavallino Rampante não tem muito jogo de cintura na hora de interpretar as mudanças do regulamento.

  • Primeiro de tudo, coitados dos ornitorrincos. Não merecem essa afronta desses bicos receberem esse nome.
    Será que todo mundo vai andar assim com essa coisa horrível na frente? Pode até ganhar corrida ou campeonato por outras características, mas nem digo que é feio, é horroroso!
    Pelo menos a McLaren ainda tem bom gosto.

  • Realmente, o carro ficou com um visual muito esquisito….parece que é feito de “Lego”.

    Mas o mais engraçado é a quantidade de nomes que a Williams de 2004 ganhou:
    -Batmóvel
    -Locomotiva
    -Trator
    -enxada

    Eu gostei muito do visual da williams de 2004…pena que o carro foi um fiasco.

    • ba, uma coisa importante pra se levar em conta na era do batmóvel é que a williams tinha dois pilotos nada motivados em obter bons resultados para a equipe. montoya já acertado com a mclaren, ralf que não era um primor de piloto e uma briga com a bmw atrapalharam bastante o desempenho da equipe. Acho que nunca saberemos o real potencial do “batmovel”….
      ….e infelizmente a williams ta cada vez mais no buraco. Espero que o carro desse ano tenha umas 20 inovações das boas pra voltar aos tempos de ouro! hahaha