O racha no GT

SÃO PAULO | E o racha no GT Brasil, provocado por divergências internas que envolvem a volta de Antonio Hermann ao comando da SRO e representantes das marcas Itaipava e Auto+, vai dar vida ao Top Series.

Para não ter a mesma forma — e a nomenclatura GT —, o campeonato terá o formato de endurance, com seis etapas e três horas de duração cada. A série já tem a homologação da CBA e até mesmo declaração de Cleyton Pinteiro, seu presidente, que vê “com bons olhos” tudo isso. Ah, tá… O Top Series terá transmissão da Bandeirantes.

O GT Brasil, aproveitando, vai para o SporTV — pelas mãos de Carlos Col, interessado em pôr os pilotos da Stock Car também num campeonato de marcas, tipo Cacá Bueno — e ainda negocia com uma TV aberta sua exibição.

Vejamos no que isso tudo vai dar. Mas creio que já há uma ideia…

Comentários

  • Uma das melhores categorias do brasil para se assistir, E infelizmente fizeram o favor de tirarem da band que tinha um grande narrador, que era o TEO JOSÉ assistia a todas as corridas, espero que volte a tv aberta. Fizeram uma grande merda isso so diminue a categoria e ainda criaram a top series que acabaram virando concorrentes na mesma categoria, outra merda. Unifiquem os campeonatos e voltem a dar show na tv gratuita isso so vai aumentar a paixão do brasileiro pelo o automobilismo.

  • Senhores, indepente de fechar ou nao com novos patrocinadores, a etapa do Anhembi “morreu” a partir do momento que a SRO fechou com o Sportv/Globo, que nao aceitaria abrir para uma atraçao da Band (SP Indy n 300).

  • fala sério…. além da sro não ter a primeira etapa me disseram que nem a etapa da Indy eles tem. ou seja… sem tv aberta, sem a 1ª etapa e sem a etapa da Indy e sem patrocinador o campeonato deles caminha pro vinagre.
    Ponto para auto+ que fecharam com a Band e parece que terão a etapa da Indy.
    agora vamos esperar pra ver o que vai acontecer….

    • Ponto para a Auto+??
      Graças a eles que a coisa desandou.

      Duvido que a Band irá passar uma prova de 3 horas na TV conhecendo o histórico deles, que ao menos televisionam um campeonato da Indy na integra.

      Posso estar errado, mas este “novo” torneio de endurance (caso realmente aconteça), não será com aqueles carros de ponta que estamos acostumados a ver no GT Brasil, mas sim, aqueles modelos mais antigos que estavam encostados por não estarem no nível atual da categoria.

      Eu ainda não acredito que os times de ponta da GT Brasil irão debandar para este “Top cri-cri” que o ilustrissimo laranja da CBA Cleyton avalisou.

      É lamentavel.

      Acompanho a carreira do Hermann desde a época em que ele corria lá fora e até onde eu sei ele gosta(e muito) do que faz (não precisa disto pra viver) e quer que o automobilismo melhore por aqui.

      Eu, no lugar dele, já teria mandado esta tchurminha de chorões para aquele lugar.

      É a velha história: Alguém trabalha, quebra a cabeça, arruma patrocínios e a categoria cresce. Quando está funcionando, aparecem os oportunistas …

      Realmente, várzea..

      Abraços,

    • É verdade que a SRO não tem a prova da Indy?

      Isto sim é que é desmoralização!!!

      vamos torcer para q o campeonato de endurance vingue. Por que sempre foi abandonado por aqui.]

  • GT Brasil já foi pro espaço. O Walter Derani e o Antonio Hermann acabam de soltar um comunicado da SRO avisando do adiamento da 1a. Etapa do brasileiro da categoria que seria nos dias 16, 17 e 18 de março em Interlagos. Alegam que atendem a pedidos das equipes que querem mais tempo para se organizar! Bla… Bla… Bla… Na verdade racharam com a BVA e Auto+ (Farias e Marcelo Santana) e não conseguiram viabilizar novos patrocinios. Lá se vai mais uma boa categoria do moribundo automobilismo brasileiro. Sempre com o aval da CBA/Pinteiro e sob a batuta do Carlos “Vicar” Col.
    Meus pesames ao Hermann e ao Derani!

    • p… merda, sendo mesmo estes os fatos – faz bastante sentido – é uma péssima notícia.
      carlos col, vida e obra.
      parece estar conseguindo realizar a derrocada da única categoria que poderia rivalizar com a dele no campo geral do automobilismo esportivo brasileiro.

      • Caro Sato, seus comentários são sempre oportunos e recheados de informações importantes.

        Este tal comunicado só diz que a etapa foi adiada, mas não diz para quando, portanto a etapa está cancelada!

        Concorda comigo?

        O Col não tem nada a ver com o pato, desta vez. Voce que tem informações de bastidores da SRO poderá nos informar como o obtuso Walter Derani perdeu a mão do negócio, perdendo patrocinadores e televisão. Agora uma etapa.

        Vamos ver como será a etapa da GT na Indy… será que eles vão ” adiar ” de novo?

        Será uma vergonha, e mais um fracasso na nada brilhante carreira deste infeliz empresário.

  • Caso isso for verdade , eu acho que talvez para os pilotos ja profissonais que queiram disputar , várias provas no Brasil seja bom , porque antes um piloto da stock teri auqe escolher se competiria , na copa petrobras ou no gt , caso organizar um calendaria seria possivel participar de tudo , entretanto tem o ponto negativo de todos os eventos concentrarem nas maos dos memso dirigentes

  • Olha o racha CART X IRL na versão tupiniquim. Se tem alguem errado nessa história. É a Auto+. Porque os melhores pilotos da GT Brasil nunca estiveram envolvidos essa Auto+. A unica perda relevante do GT Brasil é o Corvette CR6 que o Pedro Queirolo guia. De resto só ralé playboy que guiava os piores carros da GT4

  • Se tá feito? Tá feito!!
    Vamos aguardar pra ver o que acontece!!
    Só espero que uma não estrague a outra.
    Só isso!!!
    Alguma coisa pra frear o aclive da GT3 tinha que ser feito pela Vicar, e pelo jeitão conseguiram..
    Torcemos a favor do esporte, sempre!

  • Se podemos dizer que algo de bom aconteceu ai, é finalmente se colocar esses carros pra provas de endurance, afinal foram “criados” pra isso.
    Pois ver aquelas corridas de 25 voltas não mostra a diferença de desempenho dos carros, e não resalta as diferenças entre os chassis, pois cada carro tem suas vantagens e desvantagens, e em provas curtas isso ia por terra, o que conta é o “arrojo” do piloto, não pensam duas vezes em dar um toque pra passar.
    Já em provas longas se danificar o carro o prejuizo sabem é muito grande.

    • Caro nando,

      realmente interessante seu comentário,

      A fofoca é que na endurance os GT correrão sem restrições, o que mostrará o potencial verdadeiro dos carros.

      Durante 2011 e 2010 vimos coisas absurdas como carros Ford GT40 andando mais rápido que novíssimos GT como mercedes e ferrari. Uma demonstração clara de que a igualidade entre estes carros é falsa.

      pessoalmente não dá para acreditar que os auto intutulados fundadores da GT, que são o SR. Herman e o lamentável herdeiro Derani, que tem carros e competem na categoria não joguem com dados viciados.

      • Lee,
        Isto se chama “equalização”. O regulamento global da Categoria é desta forma. Por isso que existem restrições entre os diferentes modelos.

        Prefiro o verdadeiro GT Brasil, ou seja, “dentro do Regulamento”, como tem sido feito até o ano passado.

        Para mim, este torneio de endurance da Auto+ não decola. Quero ver os patrocinadores se interessarem em bancar corridas de 3 horas de duração, sendo que a Band vai passar “resuminho” de 1 hora com os “melhores momentos.”

        O regulamento da Top series nem está pronto ainda, o calendário não é definitivo e o pessoal já enterrou o GT Latin America?. Que pressa…

        Está aqui, retirado da própria página da categoria no FB:

        “…As seis etapas do TOP SERIES serão exibidas ao vivo pela Band. A emissora vai mostrar os momentos decisivos de todas as etapas com uma hora de transmissão. Os organizadores da categoria agora preparam a divulgação do regulamento homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, o que deve ocorrer nos próximos dias. O conjunto de regras está em fase final de aprovação e em breve estará disponível para download no site oficial da TOP SERIES, o..”

        Bom, deixa pra lá..
        Bom final de semana a todos

      • Só uma resalva nos comentários…

        Esse Ford GT não tem nada a ver com o bom e velho GT40..

        Esse ford GT, é bem atual e concorre sim em tecnologia com todos os carros acima citados….
        Só isso..
        Do resto, com relação a equalização, isso é feito no mundo inteiro onde correm GTs, e os dados obitidos em SP., são exportados para outros paises.. Só pra ver como é importante nosso autodromo….
        Esse negocio de rachar a categoria é apenas uma forma de diminuir o crecimento da mesma no Brasil.. Mas ela se recuperará certamente..

  • A GT3 tb será transmitida pela Band, além do Sportv. E com a transmissao no canal por assinatura da Rede Globo, aquele “impedimento” que a Vicar dizia ser da Globo, foi por agua abaixo. O que seria um verdadeiro absurdo.

    • Caro Eduardo,

      A rede Bandeirantes de televisão irá transmitir o Brasileiro de endurance, a tal da série top.

      Pelo q consta irão transmitir a última hora de prova com flash backs… o que poderá se interessante e não sonolento como as provas da stock.

      A coisa está caminhando para a SRO, que expulsou os sócios e ficou sozinha com a GT, ficar sem tv ao vivo.

  • Divisão numca é bom.

    Oficializaram hoje a criaçâo da nova categoria, baseada no interrompido Brasileiro de Endurance.

    Torço pelo pessoal do Auto+ e o Marcelo Santana. Agora, espero que não aja racha nas equipes e estas possam disputar os 02 campeonatos ( Top Series e GT Brasil).

    Também fico na torcida pela SRO e o Antônio Herman e a grande investida da BMW na categoria (mérito do Herman).

    Que as 06 etapas da Top Series possam ter um custo justo, para que possamos ver as equipes do SUl, leia-se MC Tubarão, Moro e demais de protótipos, levarem seus belos carros a grandes disputas, mas poupem-nos das dragas bizonhas como Chevettes e Corsas desfigurados. Sei que isso o Auto+ não deixará acontecer.

    Será uma reedição moderna da saudosa Divisão 4, dos anos setenta, misturada com Divisão 3 de máquinas ultramodernas.

    E mais, que atraia pilotos de verdade e não somente os barrigudos ” gentleman´s drivers” (isso é esporte, se tornem atletas, mas não de arremesso de martelo) e suas blondes amantes de companhia de final de semana.

  • No site da GT/SRO Latin America (www.sro-la.com.br) o calendário divulgado é “provisório”…isto é, se a GT foi para a Globo/Sportv podemos afirmar então que a etapa do Anhembi será retirada, já que seria preliminar de uma atração da Bandeirantes (a Indy), correto? Ou irão manter mas sem mencionar o evento principal e com um ex- piloto da F1???

  • Muita divisão numa mesma categoria (turismo) eu não acho positivo.
    A Stock vai bem na promoção, mas não usa carros “stock”(!), então veio o Marcas com a proposta que deveria ser a da Stock. Aí veio o GT e a possibilidade de vermos carrões correndo no Brasil, agora ele racha.
    Hum… Vai ter dinheiro, pilotos (ricos) e patrocínio pra todo mundo???

    E sério que a Band vai transmitir corridas de 3 horas de duração??? Nem a Indy eles transmitem direito!!!