Terra do wombate, 2

Australian F1 Grand Prix - QualifyingSÃO PAULO | Hum, então quer dizer que a McLaren é a nova Red Bull, é isso? Pela voltaça final de Hamilton no Q3, a de prima, é o que parece. Tem um pensamento mais além sobre esse neo-Hamilton, mas fica pra depois. E Button, que falaram aí que não é bom de volta rápida e não sei o quê, chegou bem perto no fim para mostrar que carro de F1 bom não tem degrau. É um tapa na cara da cretinice que assolou os engenheiros — e neles está incluso Adrian Newey — de não pensar em nada além daquela saliência de ornitorrinco.

A inversão de forças na F1 é clara: se os taurinos estavam se acostumando a enfiar uma naba de cerca de meio segundo na rapa, tomaram o mesmo na classificação de hoje. E para Vettel, o negócio foi tão ruim que até de Webber ficou atrás. O bicampeão largando em sexto, quem diria, vai lutar pelo pódio, e olhe lá. Sua briga, pelo jeito, é outra.

O mundo de Vettel, agora, é Lotus e Mercedes. Lotus com Grosjean, porque Raikkonen afinou. Pelo menos as declarações dele são espetaculares. “Não pensei que tinha de dar outra volta”, soltou o finlandês depois de amargar sua prematura saída no Q1, 18º lugar, inclusive tirando de Massa um vexame colossal. A história de Romain é daquelas que vão ser contadas apropriadamente em um futuro próximo: o cara que falhou ao substituir quem mostrou uma falha ainda maior, de conduta, e por tal parecia sem rumo e agora volta, pela mesma equipe, com outro nome e comando, absolutamente por cima. E tem o time de Ross Brawn e seu possível novo achado — agora legal? —, um duto frontal ativado concomitante ao DRS.

Maldonado foi bem demais com essa Williams que evoluiu, sim. E Senna poderia ter vindo no embalo não tivesse sido cauteloso e pouco agressivo, como falou à TV. Ao menos, e isso é sempre ótimo, Bruno não se deixa levar pelas lamúrias e fala na lata, sem hesitações. Vai largar em 14º num pelotão intermediário que está bem embolado. Tem a Toro Rosso, muito bem com os novatos Ricciardo e Vergne, a ótima Sauber que falhou na hora que devia — porra, mito!, 13º é pouco —, a Force India, que, sei lá, meio que decepcionou um pouco, e esse arremedo de Ferrari.

Aliás, cêis aí são engraçados. Quando pintou aquele carro esquisito da Delta Wing, aquela proposta maluca de ser o novo chassi da Indy com visual de cabine de astronauta, todo mundo ficou fazendo chacota, galhofa e chiste de que o carro não fazia curva e não sei o quê, agora eles vão correr em Le Mans e com motor Nissan e tal… Por que ninguém fala que aquele Lego Rosso quadrado mal consegue tangenciar? Seus fracos.

Alonso errou na curva 1, foi parar na brita. Uh!, agora quero ver falar mal como foi com Massa ontem. Tanto Alonso, quanto Schumacher e Vettel nos treinos livres, erraram, escaparam e terminaram seus trabalhos com antecedência. Erros, ainda mais com estes carros instáveis. Mas não me consta que nenhum dos três esteja sob pressão ou ainda tenha que provar algo, nem tenha freado com roda na grama no molhado. Feio foi o piti, outro, que Fernandita teve, noffa!, como se ao fiscal fosse atribuído o fardo de os italianos terem feito uma homenagem ao carro de 1992, revolucionário porém pífio. The cat is on the roof. The sea is not for fish. The house fell down. E é claro que em Maranello já devem estar pensando na versão B da F2012.

E Massa se vê de novo com problemas de pneus e aquecimento. Falou que o carro não tem aderência e, pois, não tem equilíbrio. E mesmo tendo participado de todo Q2, levou nas costas 1 segundo da Chiliquenta de Oviedo. Não podia começar pior o périplo de Felipe para se manter na equipe e, quiçá, na F1. Aliás, o que a HRT faz se mantendo como ~equipe~ na F1? Ficaram 1s5 acima dos 107% de classificação. Karthikeyan atrapalhou tanto todo mundo no treino que, se forem aplicar todas as punições que merece, só poderia largar com permissão da FIA na quarta-feira. E De la Rosa, bem, ele que escolheu encerrar a carreira assim, melancólico.

Que venha a corrida, que deve ser daquelas de segurar a peruca. A briga deve ser entre Hamilton e Button. E como desta vez Lewis não tem um Felipe para disputar posições, pinta como favorito à vitória no Parque do Alberto.

Comentários

  • Olá Victal, escrevo apenas para informar que o link com os blogs não está aparecendo na página do Grande Prêmio e que só encontrei através do buscador.

  • Mandou bem no texto Victor!!!

    Massa nao chega ao fim da temporada! Até que enfim!!!

    O Barrica daria um jeito nessa Ferrari p/ o Alonso!!!

    Espero que o Schumi belisque uma vitoria!!!

    Vettel

  • O Barrica fez falta ontem… Se Maldonado pegou um oitavo…
    Já quem botou dinheiro no nome (acho que o Frank deva se sentir em dívida com a família… Sei lá…) esquece que o primeiro nome não é Ayrton…
    Agora é o seguinte… Falar “en passant” dos feios bicos dos carros… das duas uma: ou é atestado de ignorância do porquê ou acredita mesmo que é “solução aerodinâmica” em prejuizo da estética…
    Tudo bem… é apenas uma coluna, sem pretensões jornalísticas-informativas…
    Mesma coisa com o Raikonen… Carece de informações do porquê ter andado sempre atrás do Grosjean…
    E na boa… Fiquei feliz de ver a velha senhora “se fernando”… Espero que o Massinha consiga dar um troco e não seguir nenhuma ordem… E mudar de equipe… Apesar de achar que aquela mola ainda ecoe em sua cabeça…
    De quebra… Ainda vou acompanhar a F1, que é coisa que faço desde que o Emo aportou lá, mas… não vejo a hora de voltar meus olhos à Indy.
    Abraço.

  • Olho no Schumacher. Demorou, mas pegou a mão, a mesma que o Raikkonen tá procurando.

    Rosberg tá com a barba de molho.

    Hulkenberg, o nome do treino. A pole em 2010 não foi acaso. Maldonado, também merece destaque. Por coincidência, os dois últimos parceiros de Rubens Barrichello, que está chorando as pitangas atá agora. E quase foi pra Lotus…#barrichellochora.

    Só pra dar um panorama da situação de Felipe Massa na Ferrari, declaraçãozinha de Pat Fry, diretor técnico da equipe:

    “É verdade que, com FERNANDO, poderíamos ter chegado ao Q3 com relativa FACILIDADE, dado que ele fez sua ÚNICA volta no Q2 com macios USADOS, mas não acho que conseguiríamos NOS classificar mais acima da quarta fila”.

    É, a Ferrari não conta com Felipe pra mais nada.

  • Vito, não sei, não sei se o ‘Hamilton é o novo Vettel’. Ou melhor, não é.

    Minha impressão é que podemos ter este ano a performance dos carros poderá estar mais associada às pistas (como em 2010), tendo McLaren e Mercedes superiodade em pistas de downforce médio a baixo (apesar de ter ouvido alguns relatos de insiders que afirmam que o MP4-27 é bom em curvas de alta).

    Não dá para dar o RB8 por vencido, mas acho que a McLaren vai sofrer mais com a briga de Hamilton e Button e com o Rosberg (que é mais constante que o Schummy envelhecido).

  • Bem…mais uma temporada comeca. Essa serah a 40a. temporada que vou tentar acompanhar. Eu digo tentar, pela primeira vez, porque hoje jah nao existe o brilho de campeonatos do passado quando o piloto podia fazer a diferenca. Quem jah assisitu Fittipaldi, Stewart, Lauda, Pace, Peterson, Prost. Senna, Mansell e Piquet, sabe do que estou falando.

    Os acordos comerciais e interesses da midia deram lugar ao espetaculo. Mudaram-se os regulamentos nao para ter mais seguranca mas para se ter lucros e espaco publicitarios garantidos para as marcas anunciantes. Os pilotos sao fabricados e nao tem mais vontade propria e sao engessados na capacidade de passar para os engenheiros solucoes que possam fazer com que os carros sejam competitivos.

    Hoje ja sabemos praticamente quem serao so vecendores do domingo e aqueles que monopolizam as atencoes. Nao havera surpresas de uma equipe pequena ser uma das vencedores como num passado distante uma Wolf Racing surpreendia o mundo num GP da Argentina de 1977, uma Shadow-Ford no inicio de temporada em1975, ou ainda uma Ligier em 1979. Esses tempos nao existem mais, infelismente…

    A F-1 para mim se transformou em um tedioso exercicio de paciencia. Jah sabemos que os vencedores serao os mesmos. Mas a F-1 eh a F-1 , por isso tentaria segui-la ainda mais uma vez, se minha paciencia ainda estiver intacta…

  • “Chiliquenta de Oviedo” kkkkkkkkkkkk
    Acabei perdendo umas das melhores qualificações, o sono foi mais forte. Deve ter sido belíssimo de ver. Acho que falou algo muito interessante, tanto as Red Bull como Ferraris estão bem desiquilibradas, e tirar leite de pedra da carroça leva a erros, mas não é verdade também que com o tanque cheio e devido ao desiqulibrio, o desgaste dos pneus será maior?
    Mercedes e Brown, acho que vai ter polémica rapidinho.
    Lotus, que diabo o cara em terceiro e o Kimmi Absolut em 18º???

    Abraços

  • Esta sessão de qualificação, com 2 anos de atraso, faz jus a uma pessoa… Michael Schumacher. Não pelo seu quarto lugar na classificação, mas pelo 18º de Kimi Raikkonen quando o seu colega faz 3º. Se isto tivesse acontecido com o Schumacher em 2010, quando regressou, teria sido trucidado.

    Pois é!

    Saudações desportivas.

  • Não adianta, quanto mais a Ferrari se concentra em Alonso para ditar as soluções possíveis p/ o problemático carro, as soluções serão dadas em cima da pilotagem de Alonso ,e portanto , distanciando ainda mais da pilotagem de Massa que é diferente.Lembrem-se que na época de Shumacher na Ferrari, além de um carro melhor a pilotagem de Shumacher e “igual” a de Massa, a concepção do carro servia p/ os dois.Massa tem que se mandar da Ferrari se quiser alguma coisa na F1, porque ao lado de Alonso não vai.

    • Se coloque no lugar o Paty, você iria procurar o acerto pro Alonso que tenta tirar leite da pedra torda vermelha ou o do Massa que nem sabe por onde começar????

      Claro que sempre queremos que a sardinha venha pro lado brazuka, mas nesse caso tem que se dar a razão a Ferrari, o Alonso no braço é mais rapido que o Massa com essa Ferrari, isso é fato. Então eles tem que investir nele, já o Felipe, melhor pegar a pastinha e ir atras de grana, pra comprar uma vaginha pro ano que vem, ou ir falando com o Barrica pra ir pros EUA.

  • Victor, fantástico o seu texto. Fantástico. E eu estou animado com essa temporada. Eu só espero que a McLarem NÃO tenha esse ano a mesma superioridade que a Red Bull demonstrou no ano passado.

  • Ola Victor!

    Acredito ser cedo demais para dizer que a Red Bull nao fara frente ‘as McLarens. Fontes seguras me disseram que a razao daquele orificio no degrau do bico e’ a mais nova genial invencao de Adrian Newey: um sistema pneumatico de re-aproveitamento do fluxo de ar que, ao inves de se chocar com o degrau, e’ conduzido para uma camara de compressao, de onde e’ liberado em alta pressao aos dutos de exaustao ao mesmo tempo em que o KERS e’ acionado, dobrando a potencia adicionadal. O novo sistema, segundo a fonte, foi batizado de Frontal Airflow Recycling Technology (F.A.R.T.).