Um ano sem Sondermann

SÃO PAULO | Faz um ano que Gustavo Sondermann morreu na primeira etapa do campeonato da Copa Montana do ano passado, em Interlagos. Há até uma hashtag rolando no Twitter, #SondermannEterno, criada, se não me engano, por Pedro Boesel. Bela homenagem e tal. Mas vamos à prática das consequências e a algumas questões.

O que mudou neste tempo todo na Copa Montana e em Interlagos? O que a Comissão de Pilotos, criada às pressas, pressionante e iminentemente atuante em seu início, fez na prática para que mortes fossem evitadas? A Comissão de Pilotos ainda existe? Se sim, ouve realmente e dá atenção aos pilotos da categoria de base? A JL fez alguma mudança nos carros? Trouxe mais segurança? O fato de a Montana deixar de existir no fim do ano poupou esforços?

Pergunto isso porque não tenho a resposta clara, de fato. Tenho lá minhas suposições, pra não dizer certezas. Sobre Interlagos, posso dizer: a proposta de obras na Curva do Café está devidamente parada. E digo mais: dificilmente vai sair algo daquele angu, que tem nomes: SPTuris e CBA.

Faz um ano, e tudo foi tratado como paliativo — chicane e bandeira amarela, por exemplo. A Stock Car esteve lá em Interlagos semana passada, e ninguém tinha noção exata das ações dos órgãos responsáveis. Porque custa caro. Porque dá trabalho. Porque, para estas gentes aí, é mais fácil torcer e rezar. A fé não costuma faiá.

Comentários

  • Um ano sem Sondermann, e ?
    Mais um ano vai passar, e ?
    Infelizmente falamos, escrevemos, comentamos quando chegamos no autodrómo em um dia de envento, mas não agimos.
    a CBA assim como a política não é dona de nada. Não é dona dos Srs. Pintero e Valduga que se enchem de orgulho por adiministrarem muito mal os autódromos.
    Semana retrasada trabalhei no paulista de Superbike no posto 17 estava cheio de mato e agua empossada. Sei que isso é só a ponta do iceberg.
    Mas se eles não presam pela segurança de um piloto quem dirá de um sinalizador.
    Eles presisam entender que estão lidando com vidas e que eles fazem o espetáculo. O autódromo para verem eles correrem não quem está por trás. Se não comerçarmos brigar com quem realmente fará mudar essa realidade, vai morrer mais piloto.
    O que acontece é que eles estão loucos para perder a formula 1, ai o autódromo vai cair de vez.
    Quando isso acontecer pode ser tarde demais.

    • Fica tranquilo Henrique o templo pode até ser esquecido as vezes por quem tem a obrigação profissional de cuidar dele..
      Essas pessoas vão passar antes do autodromo acabar, já aconteceu várias vezes e o “”Templo”” permaneceu lá quieto tranquilo mas sempre presente…
      Não será a F-1 ou outra categoria que irá fazer a diferença..
      Quem faz a diferença ali somos nós, os apaixonados pelo “”Templo e pelo esporte””
      Fica sabendo meu caro que somos uma legião…
      ……Nosso templo é superior á essas pessoas, ele o templo, é tão bom mas tão bom que permite até que pisem nele aqueles que não o merecem…. E com o seu silêncio vai mostrando pra todos quem são os que não o merecem…calmamente e com o auxilio do tempo, vai afastando cada uma dessas pessoas ..
      Tudo ao seu tempo…
      O nosso “”Templo”” é sábio, sabe como agir, ele tem história e estórias pra contar..
      Todas tem em comum a dignidade de uma tragetória..
      Coisa que essas pessoas não tem na suas…
      Valeu….

  • Gabriel,
    Tá na cara que o chassi da estoque é feito por serralheiros ( esses que fazem grades de casas por ai….. ) Taí a diferença entre profissional e amador. Do mesmo jeito que as mortes no trânsito daqui, as fabricas contribuem muito, com esses carros feitos com lata de embalagem.É isso.

  • bom, lendo o q disseram o Dú e o Marcão vejo que não tenho nada a acrescentar em comentário.
    sempre achei que a opinião do presidente da FIA era suficientemente correta e incisiva pra definir a situação, mas o Marcão mostra um dado contra isso, que eu não onhecia, que é como o Café se tornou mais rápido (e perigoso, claro) do que antes.
    de todo modo, não me convence a postura e a reinvindicação dos pilotos da stockbr que o problema se corrigiria modificando a pista – mesmo que seja apenas acrescentando área de escape ali. a mim essa atitude foi somente para resguardar a imagem da categoria que mais emprega pilotos no bananão.
    que bom que a gtbr tem ignorado o uso da chicane recentemente. vamos ver se continua assim, agora que a maior estrela (e grande falador) da stockbr vai correr lá também.

    • Caro borduna!!
      Sempre á algo á acrecentar, se for pra melhorar!!!
      Veja só, vc falou da atitude da GTBR…
      Também achei ótima e, oportuna…
      Valeu….

  • O que me incomodou no acidente do Sonderman foi aquele pneu montado ao contrário e disseram que isto era normal, que não alterava nada. Oras… qualquer idiota sabe que pneu assimétrico tem que ser montado para rodar no sentido correto e que, no caso daquele tipo de desenho em especial, o pneu estava jogando água para o centro e não para fora. Não quiseram assumir a responsabilidade de terem colocado um carro para correr com um pneu aquaplanando. Será que não foi isto que fez com que todo o acidente ocorresse?

  • Marcão,
    Disseste tudo, tá todo mundo se lixando….. É só mais um piloto que morreu….. E a fila anda né?
    Cansei de ver o Lito mandar bala naquele programa açucarado do Reginaldo, e os donos de equipes com aquela cara de patetas…. E os pilotos? O único que falou foi o T. Camilo e um pouco o Cacá, o resto fica em cima do muro. Então tá bom assim, é só mais um que vai morrer, automobilismo é risco mesmo né? E o cheira cola, já viu a arrogância do Gostosão??? Era só ver a cara do bicho quando leva criticas, se tivesse um colt matava o crítico. Eu era daqueles idiotas que andava 300Km pra a tal de estoque….. mixava no mato, ficava com sede e passava o dia todo naquele matagal do rio. Quando acabava o lanche que levei ficava com fome…. Era muito babaca de prestigiar uma porcaria destas repletas de aposentados e riquinhos que torram dinheiro nos fins de semana. E o cara se acha. Isso tá indo pro buraco, em breve não se terá F1 no Brasil, e vai sem bom, que seja assim. os imbecís sairão de cena, quem sabe terão que trabalhar. Num estado que tem geraldinho, kassabinho, martinha e serrinha ( ele aí de novo, será que vai concluir o mandato? ah !! Esqueci do netinho ( aquele que na tv é uma coisa, e na vida real é outra…. ) Muito triste isso. É melhor deixar o tempo resolver isso.

    • Então Wallace..
      Na minha humilde opinião se essa coisa ai ganhar será mais um mandato sem o término oficial.. Essa pessoa usa o poder como degrau ou trampolim… Assim é fácil crescer na vida..
      Aliás pra mim politicos em geral nunca produziram nada na vida, são verdadeiras usinas corrosivas daquilo que já está pronto e funcionando. Principalmente se feitas em mandatos de opositores politicos….
      Mas enfim, de democracia só temos um dia a cada quatro anos, é pouco, muito pouco, deveriamos ter voz ativa todos os dias e cobrar com força de lei essas porcarias todas feitas por esse povo que só larga o osso mesmo quando não tem mais os dentes pra morder, mesmo assim ainda sabem mostras as gengivas..
      Infelismente ainda é assim, mas as coisas podem mudar…E eu espero que sim, afinal tenho minhas filhas e neta e pra elas acredito em coisas melhores.. Mesmo sendo Brasileiro!!Eu ainda acredito na evolução da espécie..
      Abraços….

      • Marcão,
        É sempre muito bom ler seus posts, pelo visto estamos lá no alto de nossas vidas e a decepção é mais constante do que esporádica né?
        É muito triste ver um pedaço de terra como o nosso ser devorado por essa vergonheira toda, parece que isto não tem fim. Se pegar os discursos de 60 pra cá, só muda a forma, o resto é sempre o mesmo.
        Parece feudo árabe….. Mas a parte triste, e que só um dia de democracia sem consciência não vale muito não, isso parece roda de bobo que de bobos não tem nada. O ideal seria deixar de ser povo e passar a ser cidadão em qualquer lugar. Quem sabe o Brasil vira uma Nação.

        Gde Abraço.

        • Vc tem razão, o que falta pra gente é isso..
          Uma nação…
          Terra produtiva, espaço de sobra, técnologia, autosuficencia.
          Temos tudo isso de sobra… Só falta mesmo é ser Nação…
          Valeu..

  • Quando vio vt da corrida pela tv pensei a mesma coisa, nada foi feito e ainda está pior do que o ano passado !!
    Sim, pior e digo o porque!
    Desde a colocação daquele muro moedor de carne humana os caras fizeram foi asfaltar o trecho entre o muro e a pista.. Seria o certo asfaltar aquele pedaço, só que ao “”obrigarem os pilotos a usar”” a chincane sem nenhum tipo de redutor de velocidade a não ser as zebras da dida, os pilotos precisam retomar a velocidade o mais rápido possível, por isso acabaram usando aquele pedaço de asfalto novo como pista. Alguns chegaram a praticamente lamber o tal do muro.. A tv praticamente censurou certas passagens ali…
    Se vê só, alem de não fazerem o que é preciso, quando fazem sai cacaga da grossa…
    Se o problema é a curva do café, simplesmente a deixaram mais perigosa ainda…
    Falta gente especializada no assunto, falta gente de olho nos problemas do autodromo, falta capacidade… De novo começaram o ano assinando o já famoso atestado de burrice…
    Sei lá quem é o responsável, mas essa pessoa ou pessoas devem ter nome, sobrenome e familia como todos nós..
    Então não é possível ver um monte de erros, uns ligados aos outros e sem nenhuma responsabilidade atribuida a essas pessoas….
    Esse pessoal se apega ao famoso termo de responsabilidade assinado pelos pilotos antes de cada evento..
    Juridicamente estão certos, mas com o tempo, essas pessoas se aposentam, morrem, ou tem outros destinos na vida..Mas os nomes das pessoas que acabaram falecendo nessa curva ou em outros lugares problemáticos dentro do autodromo não serão esquecidas.
    Seus nomes acabarão engrossando a lista de fatalidades e quem levará a fama de inseguro vai ser o autodromo, infelismente….
    E também essa tal de comissão de pilotos parece nem se incomodar com os problemas dentro de sua própria categoria….
    Depois que o presidente da FIA disse que o problema não está no autodromo e sim nos carros deu a impressão de que ele tirou o problema das costas dos responsáveis pelo autodromo.. O que não é verdade, afinal, com muro ou sem muro e com chincane ou sem, os acidentes se mostraram cópias uns dos outros..
    E tudo começou depois de algumas reformas pra F-1 que alteraram a entrada de box, fazendo com isso a curva do café ser mais rápida do que era antes…
    Engraçado é que todas as reformas são sempre pra F-1, nunca são feitas pra quem usa regularmente o autodromo, esses sim que acabam sustentando todo esse povo dito “”gestor e administrador do complexo”””
    São verdadeiros Gespones, ou Admpones, Cios ou sei lá mais o que..
    Mas o importante é que sempre no final das palavras bonitas de seus grandes cargos vai sempre ter o tal do “”pones””
    Todo mundo sabe o porque, né???
    Eu tô mais achando é que a novela da curva do café não vai acabar tão cedo, e deve sair alguma coisa mesmo é pra depois da copa de 2014, ou 15, ou 16, e assim vai….
    Mas se os pilotos, chefes de equipes, Fasp, CBA, SPTuris não tão ligando..
    Eu é que vou ficar falando???
    Já fiz muito isso o ano passado, falei pra caramba, e não foi aqui no blog não, falei pessoalmente prum monte de gente cheia de camisas bonitas especificas de cada evento, com crachás que davam direito de ir até o céu, pra falar com deus…E nada, nadica de nada..
    Se ninguem tá preocupado, eu também não estou.. Como dizem os “”grandes mandantes”” do automobilsmo Brasileiro.. Quem tem que acelerar ali é o piloto, se ele acelera tá fazendo a sua obrigação, se aliviar ali toma ultrapassagem, e se acelerar demais vai mesmo pro muro..Então ele é que se vire..
    quer dizer, piloto é que se dane… E eles parecem estar assinando embaixo……..
    É isso!!!

  • Só mais uma coisa…nesta primeira etapa vi (apenas) aproximadamente 15 montanas largando na temporada 2012…ou seja…provavelmente vão acabar com ela…

  • Estive naquela corrida e também na final de 2007, quando morreu outro piloto da “categoria de acesso” da Stock Car, na mesma curva e da mesma forma…o Rafael Sperafico…no caso de 2007 só não estava chovendo…a impressão que tenho é que , apesar das mudanças de nome e bolha,como Stock Car V8 Lith, Copa Vicar e Copa Chevrolet Montana a impressão que eu tenho – como espectador das corridas – é que não houve nenhuma alteração no chassi, nenhuma melhoria na lateral contra as batidas em “T”, que mataram os dois pilotos. Outro fato que chama a atenção no ultimo fim de semana é que somente o evento da Stock Car continua usando aquela bisonha chicane de Interlagos. Lembro que a GT Brasil não a utilizou na ultima corrida em dezembro e a Formula Truck também não utilizou na sua passagem em Interlagos de 2011. Ou seja, essas duas categorias parecem mais seguras aos pilotos em relação à Stock Car.

  • Resumo da ópera. O Café continua desde 1939. Ver as motos passando pela chicane é de assustar na saída. Os carros vide a panca no Línea.
    Velha história da panca em T, mas o fabricante da Stock reforçou estrutura? Os GT’s são homologados FIA e andam pelo mundo em circuitos com trechos que fazem do Café uma rua com lombada eletrônica. Discutir probabilidades de acidente a nível nacional, seria o caso de interditar Santa Cruz, como exemplo. Ou Londrina, ou…