A várzea de rodas, 12
SÃO PAULO | Durou só dois anos a tentativa de Felipe Massa e seus parceiros de dar uma oportunidade aos pilotos oriundos do kart. Longe de alcançar êxito, a F-Futuro acabou. E não alcançou por algumas razões principais, dentre as quais se destacam a relação preço/incentivo (em menor escala) e a não formação de pilotos no kart — onde, claro, entram CBA e CNK.
Lembro bem que na estreia da F-Futuro, da qual a entidade levemente tentou se apropriar, o presidente Cleyton Pinteiro estava em Indianápolis para acompanhar as 500 Milhas. Daí se nota que a categoria nunca teria atenção de ninguém da CBA, como aconteceu neste ínterim. O kart passa por uma fase das piores, e só iniciativas como a do Super Kart Brasil têm algum propósito. Coisas que se nota aqui e ali, como preços e a ausência de atitudes do presidente da CNK, Rubens Gatti — quem é que consegue encontrá-lo? —, denotam que a base do automobilismo não cumpre seu papel.
Não à toa, a F-Futuro nunca encheu um grid de 20 carros, que era sua proposta. A categoria sempre foi deficitária e se sustentava graças aos lucros do Trofeo Linea, hoje Copa Fiat. A organização levou até onde dava e pegou os pilotos de surpresa hoje, e o Brasil volta a ter só a F3 Sul-americana, combalida e enfraquecida, como opção nos monopostos.
A proposta de Massa fracassou, mas ele e seus apoiadores devem ser aplaudidos. Pena que não tenha dado certo. A CBA coleciona mais um fracasso. Nunca faz nada certo.
Olá Victor,
que papelão dos Massa essa da F Future ! Isso indica que eles pretendem voltar a fazer macarrão com o fim da carreira do Felipe.
Me permita colocar meu ponto de vista a respeito da atual fase do kartismo no Brasil. Ao contrário do que pregam os jornalistas especializados o kart esta BOMBANDO em todo o Brasil. Tem kart andando em todo canto, tem kartódromo novo sendo inaugurado todo mês ! São dezenas de milhares de kartistas amadores que lotam as pistas . Ainda ao contrário do que dizem e acham os especialistas e alguns dos seus seguidores, o kart não é visto por 99% dos seus praticantes como degrau para o automobilismo, o kart tem identidade, tem vida própria, é um esporte por si só. Apenas 1% dos praticantes pensam em ser o novo Airton Senna. Hoje todas as fábricas estão com espera de pelo menos 20 dias pra entregar um kart novo. O kartismo brasileiro não se resume ao Kartódromo da Granja Viana que esta passando por uma crise de equívocos administrativos.
Um abraço
Uma pena que não exista no Brasil um pessoal como os gaúchos da F 1.6 – Sem carros atualizados e sem recursos o grid de 2011 sempre foi superior a 20 fórmulas . Uma boa opção para quem quer aprender trabalhar com monopostos. Com quatro circuitos muito diferentes (Guaporé – Tarumã – Velopark e Santa Cruz) dá e sobra para aprender a pilotar. Depois se tiver grana pode tentar a F3 ou EUA- Europa
Elton..
Eu acredito que esses F l.600 ainda vão substituir os antigos F. SP., por aqui….
deixa o pessoal descobrir os preços e motorização que a coisa explode.
Pode ter certeza…..
Bom carro, bom motor e bom preço…
Só que o ideal mesmo é equipe particular, cada um proprietário do seu equipamento..
Assim o piloto aprende as manhãs todas de um monoposto..Tais como segredos de ajustes de suspenção e rodas, alinhamento.. Regulagem de amortecedores, cambio, coroa e pinhão, e parece que não tem mas tem também a regulagem de distancia entre eixos.. Pequena mas tem…
Ótimas oportunidades estão sendo perdidas com esses carros fora de grandes centros, como SP. onde moro..
Não desmerecendo o pessoal dai.. Que fizeram o impossível, reviveram essa antiga categoria, melhoraram e a baratearam….É assim que deve ser feito automobilismo de base… Muita liberdade de trabalho, custo baixo, e simplicidade….
Só não está em evidencia mesmo por problemas politicos entre a CBA e a federação gaucha…
Essa politica, esses politicos… Atrasam.. Só atrasam as coisas…Só não atrasam as deles….
Ao final deste ano sabemos também vai morrer a Copa Chevrolet Montana. Aposto ainda que “morre” também a tal “Copa Fiat”, do mesmo evento da F-Futuro, por absoluta falta de pilotos, patrocinadores e público e sinceramente acho que essa Sprint Race já nasceu entre a vida e a morte, tanto que já adiou a estreia , além de ter um grid minúsculo. Conclusão: Dentro de um ou dois anos teremos apenas Truck, Stock Car e GT Brasil/Top Series e nenhuma categoria nacional de monopostos. Triste porém é a realidade…
Quem? Rubens Gatti? CNK? Não… Ele só aparece de vez em quando lá em Pinhais na hora do podium para entregar trofeu!!! Ex-sombra do Valduga!!!
Nando!!!
Fala algo pra gente do que deu a tal carta de demissão lá no reinado da CBA?
Puta merda!!
Ninguem fala nada!!
Nunca!!!!
Que pena!
O problema foi não terem conseguido mamar na teta do governo, como seu Emerson fez pro neto. Sem a grana do governo, a Fiat não vai ter desconto fiscal e não vai quis bancar nada. Simples. Acabou, porque não entrou dinheiro público.
Fazer caridade (F-Futuro) com o dinheiro dos outro é mole.
Conte-nos sobre essa leve apropriação?
Obs. Quando o Massa for demitido da Ferrari, a FIAT vai parar de investir no campeonato dele também?
Sobram perguntas sem respostas nessa noticia sobre a F-futuro..
Esse é o futuro do nosso automobilismo???
Sem categoria escola, e sem monoposto o que se espera para o futuro?
Seria ideal colocarem carros como os F. SP. , mesmo sucateados, os antigos F-Renault, ex Brasil 2000 e atual F 1600 lá no sul.. E agora esses da F-Futuro, a venda para particulares..
Assim seus proprietários criam uma categoria monoposto e começa tudo de novo…
So assim pra que o automobilismo não acabe de uma vez..
Pois se depender de Federações e confederação a coisa vai mesmo virar a tal de “Varzea de rodas”
E por falar em CBA como ficou aquela coisa de carta de demissão e coisa e tal????
Deixaram queto pra cair no esquecimento????
Tem Brasileiro que nem eu com memória de elefante, não esquece.. Nunca!!! E vou lembrar sempre!!
E cobrar também!!!!
A temporada de pataquadas só está começando.
Ano eletivo meus amigos..
Eletivo!!!
Realidade igual ao titulo deste post.
Infelismente….
Péssima notícia, e ontem ainda vi aquele vídeo que o FG postou no blog da F-Renault.
Uma pena que fica cada vez mais difícil para os pilotos brasileiros se desenvolverem e terem uma carreira de destaque.