O futuro de Barrichello

SÃO PAULO | A primeira temporada de Barrichello na Indy passou despercebida para a maioria do público que curte automobilismo. Sem brigar por vitória em nenhum momento, frustrou aqueles que chegaram a colocá-lo como candidato ao título por seus impressionantes testes iniciais em Sebring. Sua inexperiência com a operação da categoria, tanto em ovais quanto em mistos, juntou-se à fraqueza da KV em lidar com as situações estratégicas das corridas. Não à toa, a fome e a vontade de comer só produziram de melhor um sétimo lugar.

Apesar da fidelidade a Kanaan, que lhe trouxe à América, e ao chefe Jimmy Vasser, Barrichello procura vida fora da KV, como revelaram a Autosport e outros veículos. Rubens está de olho na vaga de Rahal, que vai deixar de ser o primeiro piloto da segunda equipe da Ganassi, o carro 38. Graham foi outro que decepcionou nesta temporada – e na única oportunidade que teve de vencer, triscou o muro do oval do Texas a duas voltas do fim, quando liderava. Rahal, aliás, já comunicou a Chip Ganassi que não fica na equipe.

Se Barrichello quer realmente vencer na Indy, tem só duas opções além da Ganassi: a Penske e a Andretti. Na primeira, Briscoe está mais do que ameaçado; na segunda, Michael Andretti está deveras contente com o desempenho de Ryan Hunter-Reay, candidato ao título, e de James Hinchcliffe. Pode estar triste com o filho Marco, mas é filho e no filho ninguém mexe. Ou seja: Rubens só poderia pleitear um outro posto grande para alcançar coisas além em 2013.

A grande questão para Barrichello é que, onde quer que queira ir, o dinheiro que precisa levar é muito acima daquele que o garantiu na KV – no começo do ano, US$ 3 milhões. E o piloto já deve ter exata noção do tipo de trato que é dado pela TV Bandeirantes e seu canal a cabo à cobertura da categoria, pensando na exposição dos patrocinadores. Assim, sabe que sua tarefa será difícil, a de convencer empresas a investirem nele para que apareçam em seis ou sete provas ao vivo e outras tantas relegadas a reprises tardias ou compactos de 10 minutos.

Adendo 1: segundo o Speed, Rahal-Letterman e Sam Schmidt, equipes empurradas pela Honda, querem contar com Barrichello para o ano que vem, e a KV pediu transparência. Sobre a primeira parte, se é desejo e meta de Rubens ganhar corridas e ser campeão, é tão difícil quanto a KV conseguir isso em um destes times. A Rahal-Letterman foi grande no meio da década passada e depois sucumbiu, ficando afastada da categoria por algumas temporadas por questões financeiras. A Schmidt faz aqui e ali um brilhareco, mas ainda não engatou. E ao pedir clareza, a KV indica que as coisas não andam tão claras assim nos bastirdores…

Comentários

  • Sinceramente? Um piloto que reclama de tudo, inclusive das pistas da categoria, não deveria ter vaga nem na Penske e nem na Ganassi. Já acho até heresia ele sentar no cockpit da Rahal, onde começaram Hunter-Reay, Danica Patrick e Victor Meira. Há jovens pilotos, bem mais promissores, a estar num desses lugares, como Baguette e Clauson.

  • Não precisa entender muito de Indy pra ver que a categoria é a Ganassi e as outras que correm atrás. Tomara que o Rubinho consiga.

  • pode procurar, nesse blog quando rubens anunciou que ia pra KV e já prometia vitórias eu falei: se quer vitórias pq assinou com a KV? time mediano, com estrutura mediana, quando sai um carro novo a tendência e ficar mais pra trás. Deveria já ter ido falar com Ganassi, Andretti ou Penske ano passado. E se a Willians demorou demais para decidir, ele podia ter ido negociando antes. não fez pelos motivos de sempre: atitude pouco profissional, decisões pouco objetivas, muito falatório e pouca ação. Assinou com um time mediado e eu falei: fez isso só pra poder reclamar que o time é fraco no meio do ano. E dito e feito. Rubens morre de medo de ser ruim, e isso o faz ruim. Ele tem tanto medo que sempre se coloca em situação de não conseguir ganhar, porque assim pode racionalizar e arrumar uma desculpa para si.

  • infeleimente o barriquelo nao e de acelerar mas sim de falar, e diante da impremsa isto e mal pacas,esta na hora de se mancar antes que fruste ainda mais, nao e um acertador de carros, falta lhe um pouco mais de brio patriotico como tinha o piquet que desobedecia ordens da equipe para vencer, porem ele fez exatamente o contrario, sim senhor ja vou deixae le passar chefe ja vou ho ele ja passou viu, nao deu certo isto vou um prenuncio da sua trajetoria como coadjuvante para fazer brilhar a estrela dos outros e nao da sua propia e uma pena deve para ja ja era deixa para outro brasileiro com mais coragem, naç ha mais piquets e nem airtons, por sua vez o filho do piquet pegou carona com barriquelo ha ha ha que coisa nao

  • Para mim a Ganassi-2 seria o melhor lugar para Barrica. Motor Honda, equipe vencedora, ele seria a pessoa mais indicada para liderar o segundo time e aproximá-lo do de Franchitti e Dixon. E ele poderia facilmente manter o fraquinho Charlie Kimball sob controle. ; )

  • Meus amigo, muito do dito acima tá coberto de razão, e fui dito com proprieade, mais o Rubens, arrasta essas coisas , o Rubens incomoda, tem torcida,.. não tem jeito! eu inclusive acho que ele devwria tomar umas “aulas” com o Romario a cerca de uma necessária maladragem que lhe falta pra conduzir certas coisas , … mais ele é o cara! E se não fosse assim não estaríamos discutindo isso aqui sobre ele. Eu concordo que ele abusa da lingua, que seria muito melhor pra gente que gosta de automobilismo e torce por ele, se ele fosse mais discreto,.. se canalizasse as energias pra pilotar e não pra falar,… mais o cara é assim e pelo jeito ,… não vai mudar! Eu tenho enorme simpatia pelo Rubinho, e torço sinceramente por ele , por um desempenho que dê a dimenção do talento inegável que ele tem,.. ah, por favor,.. o cara pode ser tudo mais é do ramo!!! Forza Rubens!!!

  • Haja coração !!! RRRRRRRRRRRRRRRubinho na RRRRRRRahal… É tudo o que ele queria, como diria o inesquecível Ayrton Senna, para mim que tenho 337 anos de Fórmula 1. Ah, não esqueçam de ver A Dança dos Famosos do meu amigo Fausto Silva !!!

  • Qual a vantagem de trocar a KV pela Sam Schimith ou Rahal… estas equipes sao ainda menores e so conseguem melhores resultados porque investem num unico carro, e ambas querem Rubens ( que se LEIA QUEREM O DINHHEIRO que ele tras) para um segundo carro.

    So sei que Tony ja ultrapassou Dario Franchitti na classificacao e caminha pra fechar o ano entre os seis primeiros igual as 2011.

  • Pode ser impressão minha, mas dá parecer que o Helinho e o Barrichello não são muitos amistosos.
    E pode ser que o Helinho não tope muito com a ida do Barrichello para a Penske.

    • Claramente o desempenho de Helio apos a chegada de Rubens melhorou bastante… na real ele , TRI das 500 milhas ficou enciumado com todo OBA OBA que a imprensa fez com a chegada de Rubeta na Indy… O Tony levou a coisa na melhor e esta surrando o seu amigo com toda “delicadesa”…

  • Rubinho já percebeu que na KV tudo é focado em cima do primeiro-piloto Kanaan, os melhores mecânicos, engenheiros e estrategistas estão com Tony, mas se Rubens for para a Ganassi ou Penske, também vai descobrir que tudo é focado em cima de Franchitti, Dixon, Power e Castroneves. E vamos ser justos, em uma equipe menos estruturada, Kanaan esta pilotando uma barbaridade em 2012, é normal a equipe dar mais atenção a quem produz mais. Rubens passa pela fase de “aprendizagem”, embora os americanos não vejam assim, mas todos foram pegos de surpresa pela péssima temporada de Rubinho.

    Com o mesmo equipamento de Tony ele tinha que estar pelo menos no top-10 na tabela, no geral sequer faz grandes classificações ou corridas. Não adianta pensar em conspirações, o fato é que dentro da Indy(hoje), Kanaan é muito mais piloto que Rubens! Resta saber se Barrichello vai melhorar ou não, tá complicado porque é comum ver Tony brigando com o top cinco nas provas. Se já é complicado pra Kanaan arrumar vaga em equipe grande, imagine com Rubens indo mal ao volante…lembra o caso de Massa na Formula 1, quem vai querer um piloto em baixa?

    Rubinho esta sofrendo do mesmo “mal” que sofria na Ferrari e Brawn-GP, volta a ter um companheiro “osso” que puxa a equipe pra seu lado! Rubens só não admite a situação na mídia porque isso iria “azedar” sua amizade com Kanaan.

    “Graças aos céus Tony Kanaan não é alemão! Pai seja louvado, eu não mereço passar por aquilo tudo de novo”

    Não adianta Rubens ter ajuda da Honda e se transferir para a Ganassi, ele iria pilotar no lugar de Graham Rahal ou Charlie Kimball. Rubinho não teria o mesmo tratamento que Franchitti e Dixon, esse é o problema quando chega “depois”, o time já tem liderança!

    Isso lembra aquela famosa frase de Romário: “O cara não fez porra nenhuma, chegou agora e quer sentar na janela?”

    Pra quem não sabe, quatro pilotos correm pela Ganassi: Equipe principal pilotam Franchitti e Dixon, e equipe “satélite” pilotam Rahal e Kimball. Mesmo caso da Penske com Power e Castroneves(Briscoe fica com as “sobras”).

    Para Rubens desbancar vaga de pilotos do “calibre” de Franchitti, Dixon, Power e Castroneves não vai ser tarefa fácil, ainda mais passando esse fiasco em 2012. Até Cristian Fittipaldi admitiu que Rubens esta de “Ok, para fraco” na Indy, já Galvão iria dizer que o 7º lugar em 12 provas foi um baita resultado!

    Melhor Rubens arrumar mais patrocinador e melhorar o carro da KV ao lado de Tony(na pista, vai continuar tomando surra do companheiro), no final o que prevalece é o talento na pista! Pra piorar, a Indy passa por renovação de novos talentos, a gente observa o desempenho desse novato Pagenaud, e compara com os 19 anos de Rubens na F1…DEUS QUE ME LIVRE!!! Hinchcliffe “rookie” em 2011, também é outro piloto que chegou mostrando serviço na Indy, ambos não correm pelas poderosas Ganassi e Penske, mas assim como Tony estão pilotando uma barbaridade! Eles sim, estão fazendo por merecer uma equipe melhor.

    Já no caso de Rubens, se fosse fácil mudar de categoria Hakkinen conquistaria o título no DTM alemão, mesmo caso do arrojado Montoya na Nascar. Cada categoria tem seu grau de dificuldade e suas “feras” ao volante. Mudar para Ganassi “apadrinhado” pela Honda é o mesmo que comprar a vaga, Rubinho tem que conquistar essa vaga através de resultados. Isso seria até deprimente, ainda mais pra Rubens que recentemente meteu o pau nos “pagantes” da F1. Curioso é que Rubens começou pagando pra correr na Indy.

    Barrichello critica pilotos que pagam por uma vaga no grid:
    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2011/noticias/0,,OI5491408-EI17068,00-Barrichello+critica+pilotos+que+pagam+por+uma+vaga+no+grid.html

    “A F-1 já foi formada por talentos natos, mas hoje tem gente pagante que não chegaria em tempos anteriores”, disparou.

    Pois é, mas Maldonado já fez pole e vitória na Williams…outro detalhe, Rubinho se esqueceu que começou como “pagante” na Jordan e Stewart! O vídeo abaixo aos 2:00 comprova isso. Os 3,5 milhões que Rubinho arrumou em 1995 com a Pespi, não é muito diferente dos 10 milhões que Bruno paga hoje na Williams.

    Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
    http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ

    • Muito bom, é bom saber que tem gente que acompanha a carreira deste piloto e sabe de todas as sua incoerências…. Resumido ele bom de FALAR MUITO e apresenta muito pouco resultado na pista em relacao as chances que teve.

      Apos os treinos pre temporada, alguns fans no Brasil e ate a imprensa da Europa pensava que ele iria replicar Mansell, Montoya ou Bourdais… que venceram na estreia nos EUA … So que O BURACO EH MAIS EMBAIXO… ou melhor o piloto se chama Rubens Barrichelo, ou seja um LOSER NATO !!!

  • Cobertura da Band??? Não existe né, fizeram Indy SP e Indy 500, nesta segunda não passaram o podium, NEM MESMO NO BAND SPORTS, simplesmente cortaram pro futebol, e pior um futebol reprisse de dois países desconhecidos lá do leste europeu, LAMENTAVEL.
    Tambem acho que terá que buscar dinheiro gringo, porque aqui no Brasil, com a cobertura da Band e Band Sports a categoria não existe, eu mesmo fiquei pensando, quem foi o louco da BMC que investiu 3 milhões pro cara correr lá nos EUA e ninguem ver nada por aqui…
    Esse é o esporte no Brasil,

  • Para o GP de Mid Ohio o Band Sports, anunciou a prova para as… … 00:30!!! Também conhecido como segunda-feira, dia de são pega!

    VSF! Bosteirantes e Bost Sports!

  • Oww !!!não viaja vai, dizer que o Graham é o primeiro piloto do segundo time da Ganassi é como se vc estivesse falando de F-1, onde só lá é que tem essa “baboseira” de primeiro e segundo piloto , digo isso por que a F-1 não é só um campeonato de pilotos, mas sim de equipes também!!!
    Na indy eu aprovo esse negócio de abolir essa besteira de quem é o primeiro piloto, cada um tem o seu patrocinador e a briga rola solta dentro da pista, claro que o bom senso faz parte em determinar no final quem vai ajudar quem.

  • Bem, esta historia de equipe fraca eh pura desculpa. Vejam por exemplo o Simon Pagenaud que compete com Rubens pelo titulo de “Rookie do ano”, o cara corre na Sam Schimith, uma equipe bem menor que a KV ja foi ao podio varias vezes … e mesmo na KV Tony domina Rubens com certa facilidade . Enfim ele pode ate COMPRAR uma vaguinha na Ganassi B , porque Graham Rahal ta de saida e o outro carro eh do Americano Kimball, que de machucou e deve voltar, na CHIP GANASSI principal ele nao tem chance alguma mesmo com empurazinho da Honda. Se vor por merito proprio, a Chip Ganassi contrataria um jovem como Pagenaud ou um vencedor como Bourdais que com motor Chevrolet nas ultimas provas ja mostrou a que veio incomodando os lideres.
    Enfim Rubens ta vendo a REALIDADE da Indycar , que nao é BABA que ele esperava, a categoria esta cheia de novos piloto jovens e promissores o proprio Pagenaud,Hinchclife, NewGarden, e mesmo os mais experientes sao velozes como Hunter-Ray, Bourdais, Wilson fora os pilotos da Penkse e Ganassi que sao carne de pescoço.

  • O Rubens Barrichello já começa há chorar na Indy, poxa ele já pilotou várias carroças na F1, uma a mais ou uma a menos não faz diferença. Eu acho que ele vai passar mais uma frustração sem título na Indy. Ele tem talento, mas não tem força política dentro de uma equipe, ele não é um cara poderoso que costuma ter uma equipe de ponta na mão. O Barrichello já não tem uma fama muito boa no Brasil, e eu acho difícil alguém aqui desembolsar US$ 3 milhões para ele. É Barrichello você vai continuar pilotando na KV sendo freguês do Tony Kanaan ou então se aposenta.

    • Não sei como este cara foi parar na Indy,pois americano por ser um povo militarizado e belicoso detesta covardes e perdedores assumidos(aqueles que entregam corridas ganhas).Talvez tenha sido mais uma opção errada do eterno campeão do proximo ano,quem sabe o WEC teria sido melhor opção,la pelo menos correria em equipes de 2 ou 3 pilotos ou teria medo de ser o terceiro piloto da equipe?Mas pelo menos ainda estaria na europa ,mais proximo e quem sabe poderia “furar o zóio de algum outro brasileirinho novato se oferecendo para correr de gratiz. Os carros do WEC tem mais tecnologia aplicada que um F1,vide AUDI Etron,velocida semelhante apesar de serem mais pesados.

  • 1. Va ter que buscar patrocínio gringo, o brasileirinho.

    2. O problema de Rubens não é não estar vencendo, mas ele está andando atrás do Tony e no mesmo nível do Viso, que não é lá grandes coisas. Se não dá para brigar com plotos que tem carros mais competitivos, tinha que ao menos se sobressair dentro de sua equipe.

    • em termos de cassificação acho que ele está pau a pau com o tony, principalmente nas últimas corridas. na corrida eh si que a coisa desanda. e sempre depois do primeiro pit-stop.

      acho q o problema da kv nem he tanto o carro, mas a estrategia…

  • Barrichelo é uma anta, simples assim! Ele pode muito bem não estar satisfeito com a KV, que pode muito bem não estar satisfeita com ele também, mas, depois de anos apanhando da própria língua na F1, Rubens ainda não aprendeu.

    Quer sair? Mexa-se para isso. Acho que o time é um lixo? Saia, com classe.

    Rubens tem a péssima mania de discutir relação com equipes por meio da imprensa, reclamou via jornais da Ferrari por longos anos, o que ganhou em troca? Desprezo sepulcral dos italianos e um vexaminoso passão do Schumacher em Mônaco. Até da Brawn ele reclamou, e depois foi obrigado a reconhecer que Button é melhor piloto e que teve algum problema de adaptação a um carro perfeito…

    Se o desempenho na KV não é bom, ele tem todo o direito de sondar o mercado, mas queixar-se via imprensa só vai piorar as coisas. Se era ruim, agora vai piorar, por mais profissional que o time possa ser.

    Americanos odeiam esse tipo de atitude, na cabeça esportiva-militar deles, não existe espaço para algo assim.

      • Concordo plenamente, o Rubens nunca foi bom piloto, meramente mediano e tem a péssima mania de reclamar da equipe. Pra mim isso tipo de atitude é ruim até com o “irmão” dele o Tony Kanaan que arrumou um lugar pra ele na Indy. O nível da Indy são para pilotos de medianos para bons, e nem assim ele consegue se manter……….no final das contas vai vir pra Stock Car e levar passadão de pilotos semi-aposentados……………….

        • Engano seu, Ney, tenho 33 anos, acompanhei, sim, a década de 80, mas sou mais Piquet do que Senna, o que, acredito eu, me tira do grupo das viúvas.

          Alias, o que eu escrevi não tem absolutamente nada a ver com Senna, com anos 80 ou qualquer comparação de Barrichello com outros pilotos.

          Barrichello é, sim, mal visto no automobilismo pela mania de reclamar da própria equipe, conheço pessoas que trabalham na F1 a anos, o que eles tem a falar de Rubens, não é lá muito legal não.

          Fora isso, trabalhei a vida inteira em empresas americanas, já morei lá, inclusive fiz faculdade e pratiquei muito esporte por lá, ou seja, sei como funciona a cabeça deles.

    • Como disse o Piquet com muita propriedade, e pelo jeito vale na F1 e na Indy, ele tem que calar aquela boca e acelerar aquela m****!

    • Isto mesmo… fica dificil botar a culpa na equipe vendo as corridas do Tony…
      O Tony que devia estar reclamando porque perdeu algumas chances de vencer, e mesmo assim ele vai ficar na KV porque fez otima temporada em 2010 sendo o quinto.

    • Rubens é um excelente piloto, mas não faz milagres. Quando Mansell foi para a Indy, por exemplo, foi para a Newman-Haas, que tinha o melhor carro da época. Já a KV, infelizmente, não está conseguindo se acertar este ano. Basta ver que nem o Tony, afeito ao carro e à categoria, está conseguindo se sobressair.

  • As provas do Barrichello têm sido bizarras. Assisti a todas corridas esse ano e é incrível como até a primeira parada ele até que consegue andar na metade da frente, mas a incapacidade da KV em fzr uma estratégia minimamente decente faz com que ele despenque logo em seguida. Dessa vez ele estava em nono antes do pit e voltou em 16º e por lá ficou. Noutras esteve no top 5 até as voltas finais quando precisou de um splash and go.

    Tá meio que na cara que um pit stop logo no começo da corrida, principalmente em corridas de rua quando há mtas amarelas, é interessante porque assim que há uma amarela o grid entra todo e vc conesegue dar um salto muito bom.

    Talvez a equipe tenha tentado dar o salto maior que a perna ficando com três pilotos, nao parece ter estrutura pra isso. O Tony as vezes tira leite de pedra, mas o Barrichello ainda nao conseguiu esse tipo de rendimento e, sinceramente, duvido que a essa altura da vida ele tenha saco pra ficar em equipe mediana lutando por posições irrelevantes.

    • Nao sei se tu viu mas ele rodou na ultima volta desta corrida em Mid-Ohio… nao da pra colocar a culpa na equipe porque a estrategia de Tony foi muito boa, parando no comeco da prova pra evitar o transito.

  • Victor, eu nao sei quanto a Ganassi (como ja te falei antes, é um time secundario da equipe. E por ser de menor qualidade, nao sei se é um caso de levar patrocinio), mas na Penske, Briscoe ganha salario e nao leva patrocinio. O maximo que acontece é ser vinculado a um, mas la o piloto nao precisa levar dinheiro para ser candidato à vaga.

    Se Roger assim o quiser, o que seria aoportunidade da vida dele, pode ir com patrocinio ou nao. No caso, com a BMC junto é bom para ter recursos para testar mais e desenvolver. E quem cuida do carro do Briscoe é o chefe em pessoa. A conferir!

    • O Roger Penske nao aguenta piloto falador ( ja viu algum piloto da Penske reclamar da equipe ??)… e trabalha no longo prazo. Se ele savar o Briocoe vai investir num outro jovem. Na boa o modo que Rubens vai a imprensa reclamar nao causa nenhuma confianca num chefe de equipe como Roger Penske… o cara sempre acaba reclamando da equipe … seja Ferrari, Honda, Braw, Williams, KV… nao tem jeito sempre eh a mesma historia tem a lua de mel, a falta de resultados e logo a seguir as desculpas…
      Isto eh manjadissimo !!!