Barrichello e a Stock Car

SÃO PAULO | E tudo que se imaginava do futuro de Barrichello pós-F1 foi confirmado agora há pouco: o piloto vai estrear na Stock Car. A informação foi dada no Globo Esporte, referindo-se à Corrida do Milhão, especial.

Mas a estreia, na realidade, acontece antes. Barrichello vai representar a Medley-Full Time a partir da etapa de Curitiba, no lugar que pertenceu a Marcos Gomes, suspenso depois de ter sido pego no antidoping, e que vinha sendo ocupado por Felipe Maluhy. Barrichello vai fazer um teste lá na semana da corrida paranaense, em outubro, e depois vai anunciar sua entrada nas últimas três provas.

Se está bem arrumado em terras brasileiras, Barrichello vai enfrentar o novo desafio de ir atrás de um patrocinador principal para seguir na Indy: a BMC não vai mais apoiá-lo. Segundo gente ligada à empresa, Rubens “não deu retorno nenhum” em sua primeira temporada na categoria americana, segundo gente ligada à empresa.

Barrichello é alvo da Honda e tende a assinar com uma das equipes parceiras da montadora — como a Sam Schmidt, a Ganassi ou a Rahal-Letterman. Mas o acordo para correr na Stock Car vai demonstrando qual é seu destino a longo prazo no automobilismo, como era de se esperar.

Comentários

  • Falar que o Barrichello ficou devendo dentro d apista isso é claro, mas falar que ele nao deu retorno nem um pra BMC (quem era BMC?) é uma palhacada, so a exposição que a marca teve em cima de Rubinho ja valeu muito o investimento… Rubinho apareceu absurdamente nessa mudanca, principalmente na midia especializada… e a até então desconhecida BMC apareceu.

  • sem duvida.. para um cara q tem 19 anos de F-1 ir para stock é terapia ocupacional.. por mais q eu veja as corridas em oval naqueles carros da Indy n consigo acreditar no tanto q aqueles caras sao loucos.. é uma roleta russa.. vide zanardi e cia. .dependendo do jeito q vc bate ou roda ja era..acho q ele vai arregar p Indy ano q vem.. viu q a coisa la n é brincadeira, esse negocio de oval a 360, 370km/h.. e já ta preparando pra encostar na stock ano q vem..rssssssss

  • Sobre o fato de não ter dado retorno, acho isso muito relativo. Não assisto Sotck. Acho um lixo. E, particularmente, só conheci a BMC e sei do que a empresa se trata por causa do Rubens e do patrocínio a ele na Indy. É suficiente? Não sei. Mas patrocínios tem muito a ver com exposição da marca, e garanto que a BMC teve mais exposição com o Rubens do que teve em toda história da marca anteriormente.

    • Concordo com você. E, também, o que a maioria do público quer saber de máquinas para construção (o foco da BMC). O marketing deles no automobilismo deve ser voltado para os convidados empresários “comedores-de-coxinha” em camarote de autódromo. Coisa que na Indy não dá para fazer, mas se aplica a categorias nacionais, como a Stock, onde eles obtém excelente retorno.

  • Essa “polêmica” só pq é o Rubinho. Pq “todos” campeonatos do mundo de automobilismo, de alto nível, está “infestado” de ex pilotos de F1. Até a Nascar tem. Pq pra stock car seria depreciativo? A Stock Car vai ter em uma corrida, ou três, um retorno midiático que não teve em uma temporada inteira. Ou temporadas…

    • Pois é Marcio. Tem ex-piloto de F1 em tudo que é lugar.

      Mas perceba que os campeões da NASCAR não são ex-pilotos de F1. (Na verdade, acho que não tem nenhum mesmo).

      Na Stock Car Brasil também não tem nenhum campeão de F1. Os grandes nomes da categoria nunca estiveram na F1.

      Isso não quer dizer que nunca venha a acontecer, mas não é o mais comum porque os ex-pilotos de F1 tiveram preparo em monopostos que é bem diferente de turismo.

      Cacá Bueno sempre direcionou sua carreira em turismo e, “coincidentemente” é o maior sucesso da categoria. Tem muita gente que afirma que é porque ele é o filho do Galvão, mas se isso fosse verdade, Popó também já seria campeão quando ainda não tem nenhuma vitória.

      Os pilotos da Stock Car que já estiveram na F1 só foram pra Stock Car porque não conseguiram mais ficar na F1. Não acho que isso deprecie o valor do piloto, mas não ajuda a categoria a criar fãs da categoria “Stock Car”.

      Acho que seria legal a Stock Car ter uma identidade própria, com pilotos apaixonados pela catregoria e, não, como um lugar pra ir “depois da F1”. Para a categoria ser grande, tem que ter seus próprios fãs.

      • Antes que caiam de pau de novo: Sim, eu sei que o Ingo Hoffman esteve na F1 e o Chico Serra também. Mas são excessões, fazem parte de outra época, a F1 era diferente, a Sock Car era diferente…e eles não tiveram “grandes” carreiras na F1. Correram poucas corridas….e também só foram pra Stock Car porque não conseguiram ficar na F1.

        Mas eu estou falando do presente.

    • Também acho. Tá certo, a (falta de) transmissão da Band não ajuda, mas essa BMC pensou que era só dar o dinheiro, conferir a pintura e esperar o retorno? Achou que as pessoas iam ver a pintura, pensar “Olha, que empresa é essa patrocinando o Rubinho?” e iam procurar por conta própria informações sobre ela? A BMC tinha que ter se apresentado também. Não vi um anúncio dela em uma revista, um comercial, nada.

      • Talvez (apenas “talvez”) a BMC não tenha gostado do trabalho de transmissão e divulgação da BAND.

        Claro que estou especulando, mas a transmissão da BAND foi sofrível! Parecia que estavam transmitindo a corrida como um “favor” á alguém ou apenas por uma “obrigação contratual desagradável”.

        Praticamente nenhuma entrevista antes da corrida, nada em noticiários, não tem pódio, o carro cruza a linha de chegada e…já começa outro programa, sem vinheta, sem chamada….

        triste…

  • kkkkkkkkkkk… quanta amargura nessa “matéria”. O cara já tá de férias, não tem nada pra fazer até a próxima pré-temporada q é lá pra fevereiro ainda. Todo mundo da Indy quer o cara lá – tem várias propostas. Quiça não rola até uma proposta na F1 (o que já deve ter com nanica, o que ele não quer) Mas pra certos setores da imprensa tupiniquim… é fim de carreira na istoqui. A parceria BMC e Barrichello ano que vem não pode continuar porque é sabido que a Honda o quer como seu piloto oficial e a BMC representa a Hyundai. É bem provável que ele vá pra Sam Smidtch ou Ganassi B, ainda tendo chances de formar uma dupla com o próprio Sato. Até Michael Andretti mostrou interesse na continuidade dele na formula Indy.

  • Pois é, seja F1, seja Indy, seja Stock car ou até corrida de carrinho de autorama pintou o nome do cara todo mundo se mexe…
    Podem falar qualquer coisa, mas o cara vende muito. Se aparecer um post por aqui falando de caixa de fósforo da marca RB, como de costume vai bombar…
    Só não arruma patrocínio se não quiser…

  • Show de noticia , vai valorizar e muito o Automobilismo Nacional em geral .
    Incrivel como o povo é ingrato com seus idolos nesse país , o cara simplesmente ficou 19 anos na F1 , é idolo em qquer lugar q entende de Automobilismo .
    Bem vindo Rubinho , seja feliz e já era !

    • Barrichello foi campeão por todas as categorias que passou até chegar na F1, onde foi vice duas vezes, coisas que poucos foram naquela categoria. Na Indy, em uma equipe pequena fez uma boa temporada para um rookie… mas a vontade de cornetar é maior que o bom senso.

  • Sempre fui seu fã na F1 e agora sem você não tem mais graça ficar o Domingo vendo as corridas.
    Tenho certeza que onde você estiver vai representar o brasil muito bem, você e um excelente piloto e onde estiver estarei acompanhando o seu sucesso.
    Boa Sorte.

  • Sou fã do Rubinho e torço que ele tenha boas corridas na Stock Car; Espero que ele tenha sorte na Indy e consiga uma equipe de ponta, mas a saudade mesmo e ter ele na Formúla 1 de novo. Uma coisa ninguém pode negar ele tem raça e força de vontade um puro brasileiro, boa sorte Rubens Barrichello.

  • Vai lá barrichello mete bronca e acelera e passa por cima dos pré-conceitos desse 10% de invejosos,nelson piquet andou na indy,haikonnen andou no rally,e daí qual o problema,quero ver quem é da stock car andar de F1!!!!!!!!!

  • Nada a ver esse lance d num dar chance a ex-piloto d F1,quem é piloto anda em qualquer coisa que tenha motor e ponto,isso é inveja e olho grande!!

    • rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • Ah e parabéns Rubinho, é isso ai é de fórmula um é de Kart é de Indy é de Stock Car… ano que vem é campeão da Fórmula um… abraço ao colega Mauro Brandão

  • Pode ser esses ex pilotos o atrativo para que jovens pilotos se interessem pela stock car e outras de turismo brasileira. Que têm os mesmos pilotos em praticamente todas as categorias.

  • Victor, você não acha que “pega mal” pra Stock Car ficar dando emprego para ex-pilotos de F1?

    A Categoria deveria valorizar mais quem se prepara para uma carreira de Stock Car, e não ficar empregando pessoas que não deram certo em outras categorias…

      • KKKKKKKKKKKKK PQP RUBENS NAO DEU CERTO NA F1?? ridiculo esse comentario tem pilotos que pena pra ficar 2 anos na F1 ele ficou 19 anos…mais do que certo ele deu.

    • Galera, me expressei mal.

      Eu sou fã do Barrichello e admiro pacas a carreira dele na F1.
      Minha crítica foi mais para o Tarso Marques, Zonta, Burti, etc…

      …Mas ainda mantenho a opinião de que Stock Brasil não deveria ficar empregando ex-pilotos de F1. Deveria priorizar os pilotos que estão se preparando para serem pilotos de Stock Car….mesmo que tenham menos experiência.

      A questão é que eu acho que a Stock Car deveria ter uma identidade própria e não, tentar ganhar notoriedade em cima de quem fez nome em outra categoria.

      Cacá Bueno, Ricar maurício, Max Wilson….essa galera nunca esteve em monopostos e são os “caras” da categoria.
      Isso prova que ter estado na F1 não te torna um bom piloto de Stock car. A Categoria não precisa deles.

      • Cara, você não acompanha automobilismo. Max Wilson correu de Indy, F3000 e foi campeão da F3 inglesa. Ricardo Maurício já foi piloto da F3000. Os irmãos Sperafico correram na F3000 e na F3 Sudam. Allan Khodair foi campeão da F-Renault brasileira. Duda Pamplona correu nas F3 Sudam e Italiana. Xandinho Negrão foi campeão de F3 e correu na GP2. Tuka Rocha correu na A1 GP e na Nissan World Series. Atila Abreu foi piloto da F-BMW.

        Meio grid da Stock já correu de fórmula.

      • Ta sabendo legal , hein Luiz G.!!
        Fora todos estes citados pelo Diogo, o maior campeão da Stock Car veio direto da F1, e sentou a bunda num Stock!!!
        Acho que não deu muito certo por que ele só ganhou 12 títulos.

        • Diogo e Robert H.

          Realmente, não sabia que todos esses pilotos tinham passado por monospostos. Engulo minhas palavras e agradeço o esclarecimento…

          Sim, o Ingo Hoffman veio da F1, mas não deu certo na categoria e teve um mega-sucesso na stock.

          …Mas embora vocês queiram me “detonar” pela crítica que fiz, tentem entender que eu estou me referindo ao fato de que acho que a Stock Car, para ser vista como uma categoria de ponta, deveria ter uma escola própria, e não, pilotos (com ou sem sucesso) que venham de outras categorias.

          Minha crítica não visa desmerecer os pilotos, mas valorizar a categoria em si.

          • Não se trata de detonar, mas uma constatação. Essa turma que está na Stock é a última geração que correu de Fórmula. Os “novatos” da categoria (Eduardo Leite, Patrick Gonçalves, Galid Osman) fizeram carreira no turismo.

    • I.N.A.C.R.E.D.I.T.A.V.E.L
      Dizer que ele não deu certo na F1. Realmente inacreditavel! Mostra o nivel de entendimento do amigo. O cara correu 19 anos na F1, ganhando uma grana daquelas, e NÃO DEU CERTO…………….

    • Sinceramente, não entendi pq esse comentário gerou tanta gritaria. O Luiz G pode até, como ele mesmo disse, ter se expressado mal, mas não foi de jeito nenhum uma colocação que não dê pra entender.

      A Stock Car tem SIM esse papel de “último refúgio” para os pilotos brasileiros e todo mundo sabe disso. E se é verdade que a categoria ganha com a presença de pilotos experientes em categorias top, até mesmo F1, também é sim verdade que ela se desvaloriza um pouco recebendo com tanta alegria e estardalhaço pilotos que sabidamente recorrem a ela como ÚLTIMA opção entre as últimas.

      Sobre o Rubinho não ter “dado certo”, primeiro que o comentário nem cita piloto nenhum, a carapuça serviu no Rubinho pq o tópico é sobre ele. Segundo que, como já disse o Louiz, “dar certo” em automobilismo é vencer. Pode ser simplificar demais a questão, mas tá cheio de exemplos por aí nos mostrando que é assim sim e paciência (inclusive o retorno do Schumacher, pra agradar quem gosta do Rubinho rs).

      • Oi Mariana. Puxa, obrigado pela boa vontade.
        Comentar em blogs é uma coisa difícil porque se a gente escreve muito, é chamado de “chato” e ninguém tem saco de ler tudo.

        Se a gente escreve pouco, as pessoas tem preguiça de refletir sobre o conteúdo da frase e cai de pau o mais rápido possível.

        Eu não citei o Barrichello em meu comentário e estava falando mais sobre a situação da Stock Car como categoria do que deum piloto específico…..Mas valeu pelas informações que o Diogo deixou.

        …O mais engraçado é que eu fiz uma pergunta de mera opinião pro dono do Blog e ele não respondeu nada…rsrsrs…

        • Pra mim, que só vi a história ontem à noite, foi a primeira coisa que me chamou atenção: ”ué, mas o cara nem falou do Rubinho” rs. E mesmo que tivesse falado: a situação do Rubinho nesse momento é sim a de um piloto que não deu certo na F1 e quem diz isso o tempo todo é ELE, que não perde uma oportunidade de ressaltar que queria muitíssimo estar lá e aceita qualquer convite pra voltar.

    • Luiz G, respeito sua opinião pois você é uma cara que sempre escreve nos Blogs do Flavio e do Victor…
      Os colegas já lhe corrigiram das origens e experiência da maioria dos pilotos.
      Infelizmente e conforme desejo da Vicar (que é “super amiga” do Flavio e do Victor) eles transformaram a categoria em “refugo” destes pilotos.
      Existem bons pilotos (posso citar o Cacá, Ricardo Mauricio, Max Wilson, Allan Khodair, Atila Abreu, Daniel Serra, Vitor Meira entre outros) que acabaram voltando ao Brasil por questões de patrocínio ou até mesmo qualidade técnica.
      Por outro lado, esta categoria é “obscura” nos quesitos doping e punições, além da maneira que alguns pilotos consideram o parachoque do carro da frente como freio, a chamada “Formula-totó”!
      E como a Vicar quer “aparecer”, nada melhor que colocar o Rubinho nesta trupe, já que ele também gosta de um holofote.
      Abraços,

  • Como vai trazer retorno para algum patrocinador brasileiro? simplesmente não há cobertura da categoria, a audiência da band, normalmente, é ridícula, imagina com essa cagada de cortes que eles fazem…

    Agora, Sock Car é fogo heim, era melhor ter ido pro DTM direto do que pra indy.

  • Bom, boa sorte para o Rubinho correndo no pelotão do meio. Aliás, que sorte dele estrear na próxima corrida, e não na última que teve, aquela calamidade. Foi uma das piores corridas da história, aquele carro simplesmente não conseguia preservar o pneu traseiro direito e pelo menos metade dos pilotos teve esse pneu furado.