Force India e Ferrari

SÃO PAULO | La Gazzetta dello Sport e BBC vieram hoje com notícias iguais a respeito da segunda cadeira da Ferrari. Confirmando o que a cúpula do time italiano vem dizendo, nenhum contrato foi assinado com Massa, mas a equipe ainda tem na lista dois nomes: Di Resta e Hülkenberg.

Felipe também diz que não tem nada assinado, mas como Américo Teixeira Jr. já disse que o brasileiro continua e o homem tem acertado tudo ultimamente, vou com o relator e amigo jornalista. Só que é interessante ver como a Ferrari e a Force India têm, digamos, trabalhado juntas.

A Force India tem motores Mercedes e uma parceria técnica com a McLaren. Mas seu piloto reserva é Bianchi, protegido da casa de Maranello. E só seus pilotos interessam para o lugar de Massa, conforme as informações acima. O time de Vijay Mallya é quase um PMDB da F1.

Muito cá entre nós: não tem ninguém fora da Force India capaz de ocupar aquela vaga ao lado de Alonso? Diria o outro aí: 1mmmm…

A Force India vai receber os motores Mercedes no ano que vem, último dos cinco do contrato que começou a valer em 2009. Para 2014, a configuração dos motores muda completamente. É puro palpite, por enquanto, mas por trás destas relações parece que há algo vindo de mais profundo entre as duas partes daqui dois anos.

Comentários

  • A Force India vai receber os motores Mercedes no ano que vem, último dos cinco do contrato que começou a valer em 2009. Para 2014, a configuração dos motores muda completamente. É puro palpite, por enquanto, mas por trás destas relações parece que há algo vindo de mais profundo entre as duas partes daqui dois anos.

  • Grande Victor,
    Desculpe o atraso da resposta, mas o vínculo Force India/Ferrari é possível sim…
    Mas não coloco o Di Resta nele pois acredito que este tenha vínculo com a Mercedes (mero palpite).
    Acredito que a Sauber poderia sim voltar a ter vínculo com a Mercedes, reeditando os tempos de Mundial de Marcas/Protótipos.
    Abraços,
    Marcelo

  • Sinceramente, a vantagem seria apenas contratar pilotos mais jovens, porque ambos não mudariam nada em questão de desempenho e performance, dois pilotos normais… se a intenção era substituir o Massa por um piloto para dividir vitórias com o Alonso era melhor o Hamilton, Perez, ou seja, pilotos com mais personalidade!

  • A Ferrari já renovou com o Massa para 2013.
    Ela só não quer que a noticia venha a publico neste momento. Vai empurrando com a barriga até o ano que vem.
    A tranquilidade que o Massa vem tendo ultimamente mostra claramente que ele já tem vaga garantida para a proxima temporada.

  • Ah, nem Hulkemberg, nem di Resta brilharam como outros novatos o fizeram (Perez e até o Maldonado, que se domar o instinto talvez se torne um piloto de ponta também). Talvez sejam os substitutos do Massa, mas lá para 2014… candidatos a novos Stefans Johanssons…

  • Se é para o Alonso ser o que o Schumacher foi na Ferrari, o melhor nome, sem dúvida, é o Felipe Massa, desde que ele seja competitivo o suficiente para somar pontos, algo que no início do ano não estava sendo, mas que na segunda metade do campeonato está “dentro do esperado”.
    É notório que o brasileiro não é mais o mesmo desde o acidente da Hungria e permancerá em Maranello caso faça o mínimo para ser o segundão do Alonso. Acho que o próprio notou isso e se conformou, infelizmente… O Massa de 2008 não devia nada a Hamilton, Alonso, Raikonnen…mas, hoje, é que nem o Schumacher. Um ex-piloto em atividade…

  • Acho ótima sua reflexão, Victor, gostaria apenas de lembrar que o Paul Di Resta tem um caminhão de experiência no DTM que, se não altera o passeio que a Ferrari levou da McLaren, o coloca de início como uma ótima alternativa a Pérez.

  • Nunca a Chiliquenta (tomando emprestado o seu termo) vai querer alguém que tenha de fato condicoes de duelar com ele. Acho que se o Me-passa continuar na ferrari (e acho que continua), 90% do mérito é do Alonso que está adorando ter como companheiro de equipe alguem que toma em média (dados não oficiais, rs) 0,4seg por volta.

    Abs.

  • E o mais estranho Victor, é disponibilizar o simulador, que imagino seja algo ultra-secreto para as equipes hoje, para um piloto que não se teria interesse em contratar. Levaram uma volta da Mclaren e depois disseram que o piloto que estaria cru.

    • Mesmo porque a Sauber ultimamente anda mais amiga da McLaren do que da Ferrari.
      Quando o Pérez se espatifou, chamaram o Pedro de la Rosa, eterno (e então) terceiro homem de Woking. já que não queriam promover o Gutierrez, podiam chamar o Fisichella, piloto de figuração da prim rica.
      Agora essa negociação com o Pérez e a Sauber praticamente libera o cara para posar com o uniforme da McLaren.
      Anda no mínimo estranha essa história da Sauber e McLaren….

  • A Force India não começou usando motores Ferrari, depois rompeu contrato mudando para Mercedes, ficou devendo uma grana pra Ferrari e “quitou” a conta liberando o Fisichella?
    Só se não quitou tudo e tá vendo de liberar outro piloto pra passar a régua de vez…