Tão jovem

SÃO PAULO | Um post separado sobre Pérez, tão jovem para a Ferrari, coitada, que põe como opções para o ano que vem Di Resta e Hülkenberg.

Notem, oh!, que curioso: os três pilotos têm exatamente 33 GPs no currículo. Sergio só não correu em dois, Mônaco e Canadá do ano passado, por consequência do acidente que teve nos treinos livres em Monte Carlo.

Aos resultados em quase duas temporadas: Pérez, 80 pontos, 3 pódios e 1 volta mais rápida. Hülkenberg, 53 pontos, 1 pole e 1 volta  mais rápida. Di Resta, 73 pontos.

Assim, os forceíndicos são igualmente jovens, o que manda aquela desculpa de Luca di Montezemolo às favas — o eufemismo é tudo. A Ferrari não quis o mexicano por algum outro motivo, que pode ter nome e sobrenome.

Comentários

  • Olá Victor,
    Seguem algumas observações:

    1 – Acredito que só em 2013 teremos respostas sobre o mexicano. Perez parece ser um piloto muito bom, muito rápido, com potencial para conseguir resultados excelentes na carreira, tem um talento inato, sabe cuidar dos pneus etc e tal…

    2 – Porém…. porém. Fazendo um parênteses específico sobre a prova de Perez em Monza, eu tenho uma análise um tanto diferente. Todo mundo diz que foi algo de mestre, espetacular, incrível etc. Humm. Sim, ok, foi um excelente trabalho, excelente resultado. Isto não se discute. Mas, para mim, teria sido espetacular mesmo se ele tivesse feito tudo isto com os mesmos pneus dos demais naquele momento da prova. Na classificação, largou atrás do mito Kobayashi, como em várias vezes este ano. Na corrida, Sergio fez este stint espetacular nas 15, 10 voltas finais porque tinha o pneu mais macio que os outros, que dava uma grande vantagem por volta. Friamente falando, acredito que não fez mais que obrigação. Até um Petrov ou um De la Rosa (com todo o respeito aos dois) teriam feito estas ultrapassagens finais e voado na pista se estivessem guiando uma Sauber com pneus em condições bem melhores. Seria como um piloto que, por estratégia, estivesse com pneus para chuva enquanto os outros estivessem com pneus para pista seca em piso molhado. Passaria todo mundo também.

    3 – Não consigo imaginar a Ferrari com dois pilotos “fora de série”. Se não me engano, a última vez que ocorreu isto foi com Prost e Mansell em 1990. E veja no que deu. Para que a Ferrari quer outro piloto assim ao lado do Alonso? Por que esta busca para colocar alguém no lugar do Massa? Sinceramente, nunca entendi. Por mais que falem, na minha visão o que importa mais é o título de pilotos. É que que dá visibilidade. É o que dá propaganda. É o que dá retorno. Sabemos claro da importância (monetária, econômica) do título de construtores, mas isto dá para conseguir sim se o Massa se reencontrar. Massa é um piloto bom (teve momentos de “muito bom”). Para a Ferrari, é muito mais confortável e seguro deixar como está. Sinceramente, não vejo sentido esta suposta busca por outro segundo piloto. Eles já tem um Alonso liderando o time. Que mais eles precisam? No dia que o Alonso se aposentar, com certeza vão arranjar um substituto com grande capacidade. Quem sabe o próprio Perez?

    Obrigado, abs!

  • Imagina você ser um piloto emergente, com pelo menos dois contratos na mão, esperando só o passo do Hamilton. Ou entrar na suposta disputa arrastada sabe-se lá até quando com um monte de gente na Ferrari por uma vaga talvez só por um ano, sem apoio do patrão da escuderia nem do companheiro de equipe. Fora a história do diário motosport, que a Ferrari deveria ter liberado o Massa para negociar com outras equipes até o fim de agosto e não fez.

  • Michael Schumacher na Ferrari???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Vcs acham mesmo que Alonso iria querer o Heptacampeão como companheiro de equipe em 2013?? Mas nem sonhando.

    Agora, o Kubica sim. Nisso eu levo fé.
    Se ele conseguir se recuperar é nome certo na Ferrari em 2014.

  • O nome é Robert e o sobrenome Kubica. A Ferrari está de olho nele para 2014. Manterá o Massa em 2013 e Kubica sendo observado quanto a sua recuperação e evolução.

  • Só espero que o garoto seja campeão já em 2013 com a McLaren pra fechar a boca do Luca. Fernando pode até ser o melhor, mas não se garante. Precisa de alguém só um pouquinho melhor que o Massa pra ser seu companheiro. Alguém que pontue com frequência, que frequente o pódio mas sempre atrás do espanhol. Por isso qualquer um dos dois da Force India servem para a equipe italiana. O ligeirinho é bom demais para ser segundo piloto de quem quer que seja. Ele é daqueles que salvo um grande engano de todos, nasceu pra ser campeão e é ao lado de Buttom na equipe inglesa que ele terá talvez sua melhor chance.

    • Exatamente! De cara não, mas a partir da segunda metade, o Pérez começa a bater o Button, principalmente em classificação. Esta chance do Pérez é daquelas que só acontece uma vez na vida, em ter um Button de parceiro, ao invés de um Alonso, Vettel ou Hamilton, e ainda com o atual melhor carro do grid. Massa teve a mesma chance em 2008, onde tinha o melhor carro e um companheiro bom, mas desmotivado. Abraço

  • Ta mais do que claro o problema pra mim…. o Perez é uma prima-dona….. nunca vai “jogar em equipe” pro Alonso, o que significa não se submeter. O Alonsito não gosta de carinhas como esse no time…. vide os anos instáveis de McLaren que ele teve com Hamilton. E a Ferrari não vai arriscar instabilizar o Alonso que é fonte certa de resultados pro time perante a uma incerteza de o Perez dar certo de cara….. só isso…..
    Com Alonso no time, um segundão que produza pontos e aceite sua condição funciona…. Portanto se o Massa continuar produzindo pontos e tirando pontos da concorrencia porque a Ferrari vai botar em risco o time todo numa mudança????

  • A verdade é que o Perez se deu muito bem. So de ter se livrado da Ferrari foi uma bençao…

    Acreditem: quem mais perde com isso tudo é o timinho italiano. Perdeu um baita potencial pra se atear a um estilo de administraçao que deu certo no passado, mas que é deveras ultrapassado. E como bom fa da McLaren, vou adorar ver esse barco italiano afundar….

    • Vai esperar sentado. Se tem um barco que vai afundar, é o da McLata, que perde a atenção total da Mercedes, perde seu piloto genial e caminha firmemente para ser mais uma Williams da vida, sem nenhuma grande montadora por trás e em regime pré-falimentar.

  • Depois de ver uma Sauber crescendo em seu retrovisor enquanto liderava na Malásia e vê-la novamente em Monza, desta vez para ficar comendo poeira, ‘nome e sobrenome’ com certeza não quer saber de alguém tão jovem ao seu lado na Ferrari

  • A contratação do Pérez não foi aprovada pela câmara de vereadores de Oviedo. El Capitán exige um companheiro meia-boca e submisso – e ele mesmo afirmou que tem poder de veto na equipe.

    É só o Massa não fazer bobagem nessa reta final, que ele garante a boquinha por mais um ano.

  • O nome e Michael e o sobrenome e Schumacher.
    Comentários da Ferrari….”o mexicano e inexperiente para a Ferrari”….faz sentido…
    Abs.
    M.

    • Concordo plenamente com você, Michael Schumacher!!!

      Como a Ferrari é 1000% Alonso, seria uma bela despedida do Schumy, principalmente depois das últimas temporada pífias do Massa, algo que acredito seja fácil para ele superar e se aposentar com todos os records, inclusive o numero de GPs disputados.

      Como em F1 tudo pode mudar, esperemos as próximas voltas, digo, notícias!

      Abs