Terra do Tejas, 2

SÃO PAULO | O resultado final, 0s109 sobre Hamilton, mascara totalmente o que foi a classificação de hoje ou mesmo o que o fim de semana vem apresentando: o massacre de Vettel nos demais. Há, claro, um fator imprescindível para isso, além de o carro da Red Bull ser melhor e Vettel ser o que é: o conservadorismo extremo da Pirelli na escolha de seus pneus.

Acostumada e escolada a fornecer produtos que desgastam, a fábrica italiana surpreendeu — não porque quisesse — a todos com pneus duráveis como os de rua. Tanto é que provavelmente os pilotos poderiam fazer a corrida de amanhã sem ter de parar nos boxes, não fosse a regra que os obriga a alternar os compostos. Os melhores tempos vieram, com muito esforço, na quinta ou sexta volta, depois de muito aquecimento. A demora em achar a temperatura ideal dos pneus evidenciou um dos graves defeitos da Ferrari. Alonso, ora, ora, tomou tempo de Massa — que, curiosamente, sempre carregou a pecha de ter problemas no trato com as borrachas redondas. Sem ter a intenção de atrapalhar, a Pirelli pode ser fundamental na balança do título. É tipo aquela coisa que o Jô fala: sem querer atrapalhar, mas já atrapalhando…

Neste cenário novo, a Ferrari, que treinou para se aproximar da Red Bull, sofreu um duro golpe. Para piorar, não haverá tática de boxes para ajudar Alonso amanhã: todas as suas ultrapassagens terão de ser feitas em pista porque todos vão parar uma vez só. Saindo de oitavo — contemplado em uma posição pela punição cambial de Grosjean —, o espanhol sabe que pelo menos um posto é seu: o de Massa. Aí tem Hamilton (rápido, mas com um carro não tão confiável), Webber (que não anda nem com a igreja batista protestante rezando no ritmo de Vettel, mas que ainda assim é rapidíssimo), Raikkonen (que sabe bem o que fazer, deixem-no sozinho, e ele faz bem), Schumacher (que anda para trás nas corridas) e Hülkenberg (que deve ser presa fácil).

Considerando que Vettel vai nadar de braçada e levar os 25 pontos e Alonso precisa passar quatro competidores para evitar o tri do rival — sendo que três são claramente viáveis e outros três são quase impossíveis —, é bem sóbria a chance do sacramento, CA, do campeonato em Austin, TX.

E olha Massa, mano: andando muito o fim de semana todo. Isso pode significar que a corrida vai ser chata amanhã. Toda vez que ele manda bem assim é em prova monótona. E Senna, mano: ai, ai, ai. A história de sempre: Maldonado no Q3, Bruno lamentando. Desta vez “foi frustrante” porque ele colocou uma roda fora do traçado, sujou, fedeu. Não adianta: Senna não é um piloto para classificação, bem diferente do que foi seu tio. Mas a Williams está em boa forma, ao que parece. Dá para beliscar alguns pontinhos.

Corrida, é bom que se lembre, já que o narrador preferiu omitir esta importante informação, não vai passar às 17h de Brasília na Globo, e, sim, no SporTV. E que aparenta,  ao vivo ou em VT, transformar Interlagos em um mero fim de festa.

Comentários

  • Difícil não é passar pelos 4 da frente…… É se livrar do perigo que vem atras….. O maluco da 1ª volta…… Coladim,coladim…. E aquela rampa com curva….. Sei não.

    • Amigão Lewis assombrou ontem, só vc nao viu? Ahh se o Hamilton pega uma RBR coloca meio segundo no seu Alemão! Alonso vai fazer uma corridaça, o melhor so stint vem nas voltas finais do pneu. Nao me espantarei se ele usar os duros só no regulamento…

  • Victor, uma sugestão pra amanhã: Vocês blogueiros (FG, Victor Martins, Fábio Seixas, etc.), poderiam aproveitar alguns minutos antes da corrida e postar, no blog, para aqueles que não têm twitter, links ao vivo para a corrida em livestream. Eu posso fornecer o da RTL, da Alemanha, que é onde estou, mas com certeza há leitores em outros países que podem fornecer mais links. Ajudaria a ver ao vivo sem depender das organizações globo, aliás.

  • Eu tenho a impressão que Schumacher e Massa vão se dar bem nessa de pneus de mármore. Logo eles que tanto reclamavam que não curtiam a parada de ficar aliviando no pé pra economizar pneus… Acho que vão se destacar.
    Faz tempo que não via nego rodando 7, 8 voltas com o mesmo jogo de pneus no qualify. Saudades da época dos pneus de qualificação… #F1Vintage

  • Disse tudo, a Pirelli não quis atrapalhar, mas foi aí que atrapalhou !!!
    Bruno Senna, desonrando a família em classificação, está criando um bordão em suas entrevistas pós Q2, ou Q1, como queiram: ” Mas, enfim…. ” !!