Nada muda

SÃO PAULO | Duas notícias agitaram a tarde d’hoje no mundo da F1: o sempre atento e solerte Américo Teixeira Jr. apurou que nem Senna nem Razia figuram na lista da Force India para ocupar uma das vagas de 2013. Segundo o jornalista, os favoritos são Paul di Resta, Adrian Sutil e Jules Bianchi.

Quedê o Mito, Américo?

Logo na sequência, a Lotus, surpreendentemente, confirmou a renovação de contrato de Grosjean. Que não pintava como favorito, primeiro pela demora de a equipe se pronunciar e pelo avanço das negociações com Senna e Kobayashi. O Pica-Pau de Polainas francês vem de uma bela vitória na Corrida dos Campeões, disputada ontem na Tailândia. Ao que parece, ganhou algo além de uma massagem.

Agora, o brazuca e o japa estão com o pires na mãos agora, um bebendo uma pinga 51 de alambique novo e outro, um saquê que deixa nego tipo aquele sr. Hiroshi que invadiu o link ao vivo da ESPN Brasil dias atrás. Os dois estão com certa grana, Bruno muito mais que Kamui. Ao primeiro, resta a Caterham, que, sim, espera uma decisão dele — que, agora, parece óbvia; a não ser que Senna decida ir pro DTM, onde testou recentemente. Mito luta desesperadamente para a Force India vê-lo com olhos diferente dos seus, bem abertos. É lá a única chance. Na Marussia e na Caterham, não corre.

E pelo jeito, Kobayashi vai ficar a pé. O mundo já pode acabar na próxima sexta. Mas se ele seguir e contrariar os maias, que Bruno e Kamui entendam que é muito melhor tentar alguma coisa fora da F1. Tipo um DTM da vida. Ou um Super GT. Andar no fundo do grid não acrescenta em nada à vida e só faz o bolso perder.

Comentários

  • Desejo muita sorte ao talentoso piloto japonês Kamui Kobayashi. Sou fã dele e acho que um profissional arrofado como ele merecia permanecer na Fórmula 1.

  • o koba pode tentar lutar para voltar em 2014,o Bruno não mostrou evolução suficiente para ser uma opição melhor que os varios pilotos pagantes que estão atraz de vagas neste panorama melhor fazer carreira em outro lugar

    • Quem nao mostrou grande evoluçao foi o Koba, que teve tres anos nas melhores condiçoes (2010, 2011 e 2012) e foi batido por um colega que chegou a equipa depois dele. O Bruno ainda so teve um ano com condiçoes razoaveis, mesmo assim inferiores a dos seus adversarios por perder 15 treinos livres. Portanto quem pode evoluir mais nos proximos anos, se tiver as oportunidades, e o Bruno. Se nao as tiver acho que deve procurar outra categoria (Formula E em 2014?), nao tanto pela idade mas pelo seu historial (teria de continuar na F1 em 2013 para nao voltar a perder terreno para os outros, como perdeu em 2009, 2010 e 1011). O japones e diferente, teve sempre oportunidades boas para se desenvolver e ficar um ano fora nao sera tao prejudicial como sera para o Bruno. Mesmo assim nao sei se conseguira voltar, e uma questao de sorte. Alguersuari e Buemi nao conseguiram voltar apos um ano de fora…

      • Fernando, vejo que você não entende nada de F-1! Sou apaixonada pelo estilo arrojado, agressivo do japonês Kamaui Kobayashi. Saiba que a Honda poderá retornar em 2014 e as chances do MITO voltar serão enormes. Obs.: mulher também assiste ao campeonato de F-1.

        • Mulher ou homem, convem saber respeitar a opiniao dos outros e nao vir com a frase feita de que quem nao concorda connosco nao entende nada de F1.

          Eu se tivesse de fazer um ranking agora ate colocaria o Kamui na frente do Bruno. No entanto, na minha opiniao, o Bruno tinha uma margem de progressao superior a do japones. Estilos de pilotagem e outra conversa. O estilo do Bruno e parecido com o do Button e eu tambem aprecio mais os estilos de Maldonado (nas qualificaçoes) ou Kobayashi (nas corridas).

          Sim, tambem acho que o Koba tem mais chances de voltar, talvez com o apoio da Honda em 2015.

      • Fernando Cruz:

        Desde quando o Bruno Senna é melhor que o Kamui Kobayashi? Bruno só tem sobrenome e um mala repleta de muitos dólares do Eike Batista, Santander, P&G, Embratel etc. O brasileiro mostrou, em três temporadas que é fraco como piloto. Experimente digitar “Bruno Senna” e “desculpas” no Googe.

        • Digite “Kamui Kobayashi” e “desculpas” e tambem encontrara muita coisa. Ainda agora fui corrigido pelo Felipe Giacomelli quando disse que o japones perdeu a vaga na Sauber por causa do dinheiro do Gutierrez, pois ele considera que foi Hulkenberg quem tirou a vaga do japones e que Gutierrez substituiu Perez. Se analisarmos bem acho que ele tem razao.

          Quanto ao sobrenome do Bruno, se acha que ele ganhou no Monaco na GP2 ficando em casa a descansar, isso e um problema seu…

  • Sabido mesmo é Augusto Farfus que não almeja a Fórmula 1, preferindo fazer carreira nas categorias de turismo e buscando a glória por lá.
    Boa tacada, Ninho!

  • Kobayashi, muito mais ferrado que o Bruno, sempre teve a decência de dizer com todas as letras que não topa certas vagas de jeito nenhum. Já o Bruno, lá está batendo na porta da Caterham. Diz muito.

    • Acabou, não dá mais para Bruno repetir as façanhas do tio Ayrton. Terá que escrever sua própria história, do seu jeito. Muito dificilmente conseguirá coisa melhor do que Heikki Kovalainen consegue com a Caterham.

    • Na verdade ninguem na F1 sentirá a falta deste “concorrente” principalmente o Tião alemão que quase perdeu o titulo pela largada atabalhoada do primeiro sobrinho,no GP Brasil.O pior é que poderia sim estar numa nanica em 2013 satisfazendo seu ego de “piloto de F1” nem. que seja só de mentirinha pois as ultimas do grid não são bem um F1,talvez um F 171,más para quem anda enganando como piloto de GP,estaria de bom tamanho.Afinal ele assim como aquele outro que corre na squifiosa di Maranello, de maneira nenhuma esta lá para ganhar alguma coisa,mas somente para atrapalhar quem queira realmente ganhar no caso do segundo piloto da rossa somente Alonsito pude ganar,com su total submissão.

      • Quem teve uma largada atabalhoada foi o Vettel, perdendo varias posiçoes e travando cedo demais para a curva 4, obrigando Raikkonen a seguir para a escapatoria. Quanto ao acidente com o Bruno, as imagens aereas mostraram bem que Vettel foi o culpado, mas tendo como atenuante o facto de nao ter visto que o Williams estava no interior da curva, porque o Force India do di Resta estava entre ambos a tapar-lhes o angulo de visao.

        Apenas na quarta curva apos a partida Vettel nao poderia fazer a trajetoria normal como se estivesse sozinho em pista. Se o Alonso tivesse feito o mesmo o Hulkenberg (piloto que estava no seu interior na curva 4) nunca teria feito a corrida que fez, ficava logo de fora na 1.ª volta como aconteceu com o Bruno. Foi um azar grande pois com a pista naquelas condiçoes o Bruno poderia ate lutar pela vitoria (como fez o Hulkenberg), por ser um dos melhores pilotos no piso molhado, como mostrou na Malasia, onde esteve entre os mais rapidos com a pista molhada, andando ao nivel de Alonso e Perez na sua recuperaçao desde a ultima posiçao ate ao sexto lugar final.

    • Kobayashi muito mais ferrado do que o Bruno? Isso e esquecer o que se passou em 2008/2009 por causa dos efeitos da crise financeira. O Bruno merecia entrar em 2009 mas a saida da Honda e a falta de oportunidade para fazer mais testes fe-lo perder a vaga na Brawn quando ja nao havia lugares disponiveis na GP2. Foi por isso que perdeu 3 anos sem uma epoca normal, em 2009, 2010 e 2011. So com a Williams conseguiu ter uma epoca completa num carro decente mas mesmo assim em condiçoes inferiores aos seus adversarios. Kobayashi ao menos teve 3 epocas completas nas melhores condiçoes e ja se viu que nao da muito mais do que deu, enquanto Bruno e do mesmo nivel do japones e tem ainda uma margem de progressao superior, pois nunca teve as condiçoes que o japones teve. Alem disso enfrentou um piloto que ja estava na equipa ha um ano enquanto Kobayashi foi batido por um colega de equipa que chegou a Sauber depois dele.

      Alem disso quem lhe disse que o Bruno considera a Caterham como opçao para 2013? Se nao for para a Force India prefere ficar fora da F1 a ir para essa equipa, tal como acontece com o japones.

  • Victor,

    Que erro monumental da Lotus.

    O “Pica-Pau de Polainas francês” só ganhou no RoC pq cada um fica na sua pista.
    É o tipo de corrida perfeita para ele, uma competição de voltas voadoras.

    Para refletir: em 2004, Kovalento ganhou o mesmo RoC contra um Schumacher em sua melhor forma.

    Abs!

  • Mancada da Lotus. O Grojã deve ser o queridinho de alguém ali dentro, ou algo mais. O cara é muito meia-boca pra andar num carro vencedor. Se a Lotus contratasse o Mito ainda seria uma baita jogada de marketing – quer dizer, uma equipe com Kimi e Koba não teria como não ser a preferida de todo o mundo.

    Dos brazucas, o Razia não é o bicho, e o Bruno também não. Seria legal ver o Bruno no DTM. Suspeito que o destino do Razia seja algo parecido.

  • Olha, pelo que andei lendo, o Giedo van der Garde é forte candidato, e ao que parece, tem tanto dinheiro como Bruno Senna.

    Sinceramente? Não vale a pena ir pra Caterham, ele não vai conseguir se destacar por lá e vai perder um ano da vida… O negócio é, se possível, ir para DTM, que é uma categoria excelente..

  • Ao fim do ano, vamos ver quantos carros destruidos, punições recebidas e o arrependimento por causa de um brilhareco numa “pelada de fim de ano”.