O que o doping ensina

SÃO PAULO | A entrevista de Lance Armstrong a Oprah Winfrey, muitíssimo melhor do que o esperado – principalmente porque a apresentadora soube prensar o ciclista –, prendeu a atenção do mundo tal qual uma final de futebol ou de um seriado. A confissão do uso de substâncias proibidas veio inteligentemente no início, num aparentemente pueril ping-pong de sim ou não, e com a admissão feita, Lance já estava devidamente desarmado para então contar as histórias que viveu, venceu, negou, lutou para negar e se rendeu.

O agora sete vezes perdedor da Volta da França demonstrou nervosismo por vezes também por ser confrontado, possivelmente sem saber, com declarações em que desmentia categoricamente o uso de EPO (eritropoietina, um estimulante para que a medula óssea produza as hemácias e permita uma melhor oxigenação), testosterona e outros dopantes. Mesmo com tantos nomes de ex-companheiros e pessoas que ajudaram a delatá-lo e permitiram a investigação que culminou em sua derrocada esportiva e moral, Armstrong evitou falar dos outros, mas indiretamente deu as letras. Deixou claro que o mundo do ciclismo vive à base de doping. “Entre 300 ciclistas, 5 não se dopam”, chegou a comentar, e reiterou que nunca se sentiu arrependido por ter ganhado na base da trapaça porque “era a maneira de igualar as condições”.

Porque é simples: todos trapaceiam. Não só no ciclismo.

No mundo dos iguais bolados e anabolizados, Lance era o melhor, e notória e abertamente faria tudo para ser o melhor e vencer. Daí sua cabeça deitar no travesseiro sem peso, mesmo utilizando o câncer como mote. Lance era o desigual num mundo de desiguais, que morreriam abraçados se os antidopings, defasados, não acusassem as evidências. E levantar a questão de liberar o doping no ciclismo é admitir a derrota do esporte.

O esporte em geral vive de seus dopings. O atletismo é uzeiro e vezeiro, a natação vira e mexe aparece com seus casos, o automobilismo teve os seus, aqui, inclusive. E há seus paralelos e metáforas neste último. O carro da Brawn de 2009 era anabolizado com aquele difusor duplo que era proibido no início da temporada, mas que a FIA deu um jeito de liberar por conta da situação da equipe recém-comprada da Honda. Bem como a Benetton de 1994 com os auxílios eletrônicos proibidos e seu assoalho diferenciado. E a asa que flexiona, e a espionagem que se faz para obter dados de outra equipe, e o time que ordena troca de posições.

No jornalismo, o doping é usar escuta ilegal, inventar entrevista ou acrescentar palavras que o interlocutor disse – alguns casos no meio – , roubar a notícia do outro sem dar o crédito, usar a informação com um outro fim que não informar – aliás, colegas, Oprah deu um banho de como se fazer uma entrevista ontem; é uma lição e tanto. Se os fracos não superam seus limites, procuram os últimos meios. O importante é competir, contanto que ganhe.

Longe de ser conivente com o ciclista, principalmente porque sua admissão só se deu porque não tinha mais jeito de esconder sua farsa – sua personalidade suja vai ficar para sempre. A grande questão é que parece que a criação humana é feita, em maior ou menor escala, com a intenção de se suceder a qualquer custo: no tapete que se passa no colega de trabalho para subir de cargo, no uso do acostamento na estrada parada pelo excesso de tráfego, no furo da fila do banco ou do show, na carteirinha de meia-entrada, na comissão que se leva para escolher um negócio em detrimento de outros, na propina que se paga ou que se recebe para que não haja multa. O exemplo de Armstrong, mundial porque ele se fez grande desta forma e se tornou pequeno igualmente, é apenas um reflexo social e leva a uma reflexão. Geralmente os maus exemplos ensinam muito melhor, e se houve um choque geral pela forma com que Lance obtinha seus êxitos sem achar aquilo um descalabro, é porque há realmente algo a se mudar – sem precisar de lei de moral e bons costumes. É questão de adotar outras posturas se o caráter já não estiver desviado. Porque não adianta depois passar o resto da vida pedindo desculpas.

Um dia, as pessoas vão entender que a única trapaça aceitável na existência é no truco.

Comentários

  • Perfeito! Não o critico por ter feito o que fez, mas sim por ter negado veemente antes! Pois para mim ele era o desigual entre os desiguais. Bons conhecedores do esporte, ciclismo, sabem que os esforços exigidos são sobre humanos, por isso todos recorrem à “tecnologias” alternativas – acredito que suas declarações façam o esporte ser repensado. Quanto a trapaça em geral, sou contra, no caso do ciclismo, se todos usam, porque não todos se unirem para mudar as regras do seu esporte?

  • Parabéns pelo artigo! Excelente interpretação da entrevista com o Lance Armstrong. Realmente e infelizmente o mundo é feito de trapaças…Lembro muito bem do caso do Ben Johnson em 1988 e que na minha opinião foi o pontapé inicial para alertar o mundo que o pior estava para acontecer. Agora, a moda é usar anabolizantes e achar uma maneira de esconder isso com transfusões, etc…

    Guilherme da Luz
    Editor do Site SeguroAuto.org

  • Qual a credibilidade de uma entidade “Pilantrópicas“ de um Ladrão e Mentiroso.

    Muitas são criadas apenas para elisão fiscal, provavelmente, é o caso Fundação Livestrong.

  • Não vou justificar o uso de doping, assim como não aceito a corrupção e as falcatruas. Os mensaleiros e todos os corruptos, ladrões e safados têm que apodrecer em cana. Mas a situação de Lance difere da desses calhordas acima referidos. A corrupção é um desvio, é praticada por poucos filhos da puta, em um país cuja maioria é honesta, assim espero. Já Lance fazia parte do seleto grupo de ciclistas que participam dos gran tours, não muito mais que 300 em todo o mundo. E todos, pelo que é dito na imprensa, praticam o doping. Ora, então Lance continua a ser o melhor, já que há a suposição da igualdade nas condições dos participantes. Quem acompanha minimamente o ciclismo sabe o que estou dizendo. Eu continuo a admirá-lo como esportista, autor de uma obra importante, a Fundação Livestrong, de pesquisa do câncer. E penso que ele pode ser o exemplo para a cessação do uso de substancias proibidas no esporte em geral, razão pela qual sua volta ao ciclismo é medida que se impõe.

  • gente porque nao deixam o jogador nilmar ir para a europa,porque na europa todos os jogadores tomam hormonio do crescimento messi nao era nada ninguem queria dar uma chance na argentina teve que ir para a europa,aqui o caso do zico cresceu como no leite e feijao com arroz,foi hormonio o cara no começo de carreira de quintino nao tinha tamanho de jogador….acorda gente a rede globo metendo o pau nos ciclistas,esporte que falta apoio e o apresentador metendo o pau no ciclismo para de criticar esporte e testosterona….falei.

  • A gente tem que se preocupar com assuntos ligados aqui no Brasil, não me interessa se esse cara usou substâncias químicas, não faz parte do meu mundo, me interessa se os Políticos estão fazendo alguma coisa que melhore a vida dos Brasileiros.

  • Bom nâo estou querendo defender Lance Armstrong(O ciclista), mas quero levantar uma questão, eles deviam fazer o mesmo com o segundo, terceiro, e quartos colocados assim sucesivamente, eles irão ver que isso que fizeram com Lance não seria nada bom para eles também, em recentes publicações os atletas que usam substancias dopantes, usam produtos para limpar o organismo duas semanas antes das provas, e se nao ficar nenhum vestigios no organismo não tem como ser detectado, espero que isso não manche a imagem do ciclismo visto que isso acontece em todos os esportes, natação, atletismo, futebol, levantamento de peso, espero o que fizeram com Lance seja feito nos restantes dos esportes se nao isso e apenas perseguisão .

  • Eu achei bacana o texto do Victor…mas por outro lado, acho que em meio a tudo isso seria interessante que todos aqueles que dedicaram algum espaço em seus blogs, sites, colunas e por aí vai, dedicassem algum espaço também para falar sobre algo positivo que ainda existe nesse esporte tão bonito e exigente que é o ciclismo, em todas suas vertentes.
    Todo mundo fala sobre Armstrong, Tour de France…mas muitos sequer sabem o que é uma temporada de um ciclista profissional, na Europa principalmente. Poucos têm noção do que é um Tour de France, um Giro D´Italia ou mesmo uma das clássicas da Primavera…nem imaginam que uma etapa dessas poucas provas que citei chegam a durar 6…7 horas…é mais tempo do que muita gente tolera dentro de um carro, mesmo a passeio.
    Não quero de maneira alguma justificar os meios que Armstrong elegeu como sendo os necessários para vencer…só gostaria que agora se desse espaço para os aspectos positivos (que não são poucos) deste esporte, afinal, para atirar pedras tem muita gente na fila e ansiosa para chegar a sua vez !
    Vamos ver quantas vezes mais se ouvirá falar tanto sobre ciclismo na mídia…ops…só não vale quando o assunto for alguma desgraça relacionada à modalidade.

    • Grande Douglas,
      Fiz provas de Biatlo e de Mountain Bike entre meus 15 a 24 anos, adoro bicicleta e gosto de assitir as provas de longa duração, seja no Brasil ou no Exterior.
      Acho fantástico os avanços tecnolólicos das “magrelas” e que tais avanços não tiram a responsabilidade das pessoas de “pedalar”..
      Como admirador de bikes, também achava fantástico ver Amstrong, Contador, Nilceu, Chamorro, Cavendish nas chegadas etc…
      Ocorre que ao mesmo tempo vi aquela reportagem investigativa na ESPN Brasil…
      Infelizmente Douglas nestas provas de “altíssima” performance, até que se prova ao contrário, os atletas estão “irregulares”, seja lá fora ou seja aqui no Brasil.
      O problema é que tais irregularidades são descobertas após anos, pois eles burlam o regulamento com soluções medicinais que hoje não é doping mas quando esta medicina avança tudo se descobre posteriormente.
      Tenho um amigo ex-atleta que informou que “TODO esporte de desempenho” tem irregularidades, que ninguém ganha “LIMPO 100%”!
      Fico triste pois tinha o Amstrong como ídolo, e suas ações filantrópicas passavam a imagem de “bom esportista e bom homem”.
      Infelizmente Amstrong foi um “castelo de cartas”, e o COI, corretamente, pensa seriamente em tirar o ciclismo das Olimpíadas, pois acredita que o esporte está “contaminado”.
      E acho que o COI, neste momento, está certo…
      Abraços,
      Marcelo

  • As pessoas que amam o cilcismo como eu e companham algumas provas, já tinham o conhecimento sobre o ocorrido com este ´´Atleta“desde o começo de suas vitórias.
    O que me impressiona é pessoas que pouco fazem pelo esporte tentando justificar uma atitude como essas, como se fosse uma coisa normal no meio esportivo.
    Só gostaria de fazer uma pergunta, o que o maior envolvido neste assunto tem a dizer a nós que amamos o esporte ??? A NIke sua maior patrocinadora.
    O que as pessoas podem falar sobre o ´´El Pirata´´ Marcos Pantani que se matou em meio a uma competição por não ter aguentado tanta pressão dos patrocinadores e pessoas que não sabiam nada sobre o ciclismo jurarem que ele usava os mesmos meios que Lance Armstrong, usava.
    Infelizmente o esporte de uma forma geral esta ficando ´´podre´´, quando vejo esse monte de politico ´´ gordão ´´ se metendo cada vez mais no meio esportivo com o unico intuito de engordar suas contas bancarias fico preocupado. Mas não podemos fazer nada, nosso país prestes a sediar a maior competição do mundo não tem um gestor de esportes se quer. Nossos atletas estão cada vez mais fadados ao vexame como a última apresentção da seleção sub-20 de futebol que estava disputando a copa sulamericana, os jogadores foram para a Argentina mais para fazer festas do que para jogar futebol e honrar sua nação. O que o futuro nos reserva é muito pior do que o que estamos vendo atualmente, pois o esporte como tudo na vida depende muito do carater e da educação da pessoa, fatores que estão cada vez mais em baixa aqui na terra ´´Brasilis“ onde levar vantagem é o mais importante não importa que meios você vai utilizar.

    • É uma perda enorme… ficou machada a modalidade e também fica visível que o esporte é mais uma oportunidade de mercado para os empresários. Será que os empresários também serão banidos???
      Lógico que não !!!!!!!!!!!

    • Sei não cara, mas Pantani também foi suspenso por “dopping” e, acreditar que algum ciclista hoje vence um Tour de France ou qualquer competição sem dopping é inocência. O problema é que o público EXIGE heróis… Há imensas somas de dinheiro para o vencedor, PORQUE O PÚBLICO SE IDENTIFICA COM OS VENCEDORES… O que estão fazendo com o Lance é “caça as bruxas”. Acreditar que Merckx, Hinaultd, Contador, Evans, Wiggins não se dopam é inocência ASTRONÔMICA! Precisamos controlar, coibir, suspender, mas NUNCA “DEMONIZAR” um atleta que se dopa, pois ele só faz isso porque o público EXIGE! Justificativa para meu posicionamento: NÃO EXISTEM SUPER HOMENS, não se vence um Tour com 20 etapas pedalando 180 km/dia com média horária de 40/km e montanhas gigantes pedalando somente com “feijão e arroz”… Quem deseja idolatrar um ser humano MERECE pagar com desapontamento!

      • Troque a palavra público pela palavra patrocinadores.
        A nós, o público interessa a competição, o esforço honrado, a luta e o sofrimento real por uma conquista e não uma mentira, uma falcatrua, um golpe esperto.

  • Boi de piranha e bode expiatorio da vez. Agora espero que seja feita tbem antidoping em alguns “medicos” e “dirigentes esportivos” coniventes com tudo, e que ganham fortunas com isso, porem, jamais saem da toca.

  • Quanta hipocrisia !
    Acho um absurdo um atleta ser tratado como bandido por ter usado aditivos . A caretice dos americanos que gostam e vir a público se desculpar e se expor ao ridículo é risível, é bizarro.

      • No mesmo país que está organizando copa do mundo e olimpiada, e não tem dinheiro, nem recursos, tecnologia, vontade, vergonha na cara, enfim, porra nenhuma para levar água ao Nordeste. E os animais e as plantações que se fodam.

  • Concordo com a repercussão da matéria, bem como os comentários aqui trazidos, todavia, diante de várias assertivas, fica aqui uma pergunta:

    A medalha subtraída de Armstrong, assim como os diversos títulos furtados serão entregues de forma solene as vítimas dele, que não tiveram a “sorte” de estar no lugar dele, ou os mesmos temem por também serem investigados e preferem se manter no anonimato?

  • Acompanhei todas as vitórias de L.A. no Tour ,inclusive assisti ao vivo em 2002 a etapa do Mont Ventoux onde ele foi terceiro mais colocando tempo em seus adversarios diretos…mais oque quero contar é que qdo o caso ‘ESTOUROU’ um amigo aqui de minha cidade,TENISTA PROFISSIONAL e que participou da ultima COPA DAVIS aqui no Brasil contou que o nosso ‘DEUS’ GUGA(GUSTAVO KUERTEN)no seu auge recbeu a visita do agentes antidoping em Florianóplis,mais foi avisado(o sistema sempre foi falho…)e para NÃO SER PEGO FOI COLOCADO EM UMA LANCHA E FICOU O DIA TODO CIRCULANDO A ILHA…

  • Eu acho o doping um enorme problema no automobilismo Brasileiro!!

    Teria que ser como a mova lei do bafometro!!

    Para vc provar que nao esta com doping deveria fazer o teste toda a corrida!

    Sei que isto é muito difícil, mas pelo menos aumentar o número de exames nas provas a nível nacional pelo menos!! Pois tem muito $$$ envolvido, e a coisa tem que ser mais séria!!

    Obrigado e parabéns pelo post!

    • A Constituição Federal determina que todos são iguais perante a Lei. Pelo que parece, as cotas vieram contradizer essa igualdade. Concordo que as cotas são o doping dps vestibulares e concursos públicos.

      • Discurso muito belo “todos são iguais perante a lei”. Estudo na USP e não vejo muita igualdade por aqui não…. negro aqui, como aluno, é muito raro! é fácil querer que tudo seja igual quando na verdade estamos na porção favorecida de um mundo de diferenças….

      • No mínimo vcs são desses filhinhos de papai e mamãe que estudaram a vida toda em colégio particular, tiveram aulas de inglês, terceirão, cursinho pré-vestibular, etc, e não querem cotas para pessoas que são obrigadas a estudar nas escolas falidas do nosso sistema público. E ainda querem falar de igualdade… só matando mesmo!

  • Doping está em todos nós. Nas nações, vê EUA, agora Europa, o sempre no Oriente Médio. Cuba
    Os partidos políticos, principalmente o PT.
    Quanto maior, mais existem.
    A própria apresentadora é um exemplo de Doping

  • Quando mudei para os Estados Unidos em 2007, foi por razões pessoais, mas já estava cansado daquela se ser o otário no Brasil. Eu era chamado de otário por não gostar de dirigir no acostamento, por comprar DVD’s e CD’s originais ao invés de piratas, por comprar livros respeitando direitos do autor ao invés de tirar xerox.
    Por exemplo na Fórmula 1 o escândalo de espionagem Mclaren x Ferrari foi detonado quando foram tirar xerox de documentos da Ferrari. Pois é, existem as pessoas que querem as coisas da forma certa e ficam indignadas com a trapaça. Também tem aquelas que preferem conviver com a trapaça.
    Uma das melhores coisas nos Estados Unidos é a possibilidade da sociedade fazer uma reflexão sobre si mesmo quando estão vendo filmes. Eu adoro filmes, tem aquele filme Dia de Treinamento com o Denzel Washington, que aborda quando é que você cruza a linha entre o que é certo e o que é errado.
    De certa forma em todo o mundo os espertos tentam tirar vantagem, e acreditam que não tem nada demais no que estão fazendo. Por vezes mesmo fazendo o errado, acreditam que estão não fazendo nada de mal. As leis estão aí para defender a sociedade contra o que faz mal a ela. Embora pessoas acreditem que é normal piratear, andar no acostamento, etc, as leis estão aí para definir o que é errado e qual punição deve ser aplicada.
    Voltando aos Estados Unidos e ao Lance Armstrong, lá no Tio Sam muitos são aqueles que acreditam que podem fazer o que quiserem desde que não seja pego fazendo o errado. Pois quando o esperto, o malandro, o trapaceiro é pego cometendo uma irregularidade, a primeira coisa que vai fazer é dizer I’m sorry e não tinha visão da conseqüência dos meus atos.
    O que consola os otários como eu, é que sempre chega a hora do esperto pagar a conta pelos erros cometidos.

  • É incrível como o sucesso pode cegar as pessoas. Se no dia-a-dia sempre existem pessoas que conhecem ou já viveram situações onde fulano pisou no outro para subir na carreira, imagino como isso deve ser exponencialmente mais usado em um ambiente tão competitivo como o dos esportes, onde em geral, onde somente o vencedor que é reconhecido como atleta fora-de-série.

    Lance Armstrong pode se desculpar quantas vezes quiser e em qualquer idioma que souber, porém nunca mais vai recuperar algo que já deve ter perdido há tempos: sua honra.

  • Vitor,

    Acredito que o ciclismo vivia dopado, agora não mais do modo como era, o controle AD melhorou muito, mas ainda há muito doping na base onde o sujeito toma Gh, Epo para desenvolver e se destaca desde cedo, consegue apoio, patrocínio, treinamentos melhores e ao partir para o profissional chega gigante. E isso você deve estender ao Futebol, Tênis, Volei, Basquete, Atletismo e Natação.

    E longe disso de querer isentar Lance das besteiras que fez. Um crápula, eu admiro o atleta que perseguiu Pantani (dopado e cheirado) no Monte Ventoux… mas quando assisti aquilo, tinha absoluta convicção que ambos estavam dopados e eram os melhores dentro daquela indústria de atletas de alta performance.

  • ate em torneios de ordenha de leite, de vacas leiteiras, eles aplicam oxitocina, para a vaca dar mais leite…. alguns dao ate sucrilhos…

    em torneio de canto de passaros, eles alguns criadores dao canhamo, e milho verde, para o passaro apresentar seu canto no máximo… o dopping realmente esta em todo lugar

  • Perfeita sua análise, em todos os setores da sociedade sempre tem alguém levando vantagens. Eu participo de uma associação que foi criada com fins de desenvolver o automobilismo de base, o kart e esta associação é baseada em lei federal. Levamos 2 anos para conseguir a homologação e agora depois de mais de 3 anos não conseguimos um centavo sequer, pois o jeitinho brasileiro está impetrado dentro do orgãos públicos e principalmente dentro de muitas empresas para nossa decepção, e infelizmente estamos a ponto de desistirmos deste sonho. Caso alguém queira saber sobre nós entre no site http://www.sc-racing.org

  • Realmente o mundo vive uma mascara de hipocresia, quando condenamos um atleta por uso de doping de um ciclicista americano, que foi incoberto durante anos pelas autoridades americanas e francesas, nao quero dizer com isso que sou favoravel ao que ilegal, imoral ou indecente, mais c formos olhar mais a fundo na sociedade em que vivemos, nos deparamos com coisas estarrecedoras que se tornaram costumeiras. No Brasil por exemplo os atletas de baixa renda que são a maioiria , são esquecidos e desprezados pelas confederaçoes, nao temos quadra de esportes, professores de educaçao fisica, politicas publicas que visam desenvolver o espeorte, um legislativo protencionista, coorporativista e em algumas vezes corruptos, entao ficar discutindo o por que ance Amistrong se dopou é irrelevante em relaçao aos debates que deveriam ter em nosso país como por que a saúde publica é uma vergonha, a segurança publica é ineficaz, a educaçao esta a anos luz dos paise mais desenvolvidos ou por que nós como um país tão rico e grandioso somos considerados subdesenvolvidos. Lance amstrong que me perdoe mais temos mais é que cuidar da nossa vida.

    • Excelente sua opinião amigo, concordo plenamente com vc, realmente essa mídia hipócrita , quer nos fazer engolir coisas que não faz parte do nosso mundo, enquanto estamos enfrentamos sérios problemas sociais aqui no Brasil.

      Ainda bem que existe pessoas como nós que não nos deixamos tapar a nossa visão.

      Parabéns !!!!

  • belo texto VM concordo contigo, bater no VM nessa situação é fácil, a coluna do Juca Kifouri é um exemplo disso fazendo uma comparação com os outros Amstrongs…. Por que eles são grandes e serão lembrados como imortais? Porque morreram e nós não ficamos sabendo de suas trapaças, de seus erros. Erros, que todos em menor ou maior grau cometem. Mas para encobrir o nosso é sempre bom deixar o do outro bem descoberto.

  • Não sei porque, mas não me impressiono mais com absurdos como estes, apesar de achar uma situação escrota.

    A teoria diz que o que Armstrong fez é repugnante, sujo, péssimo, etc., entre outros tantos adjetivos.

    Como você bem comparou, Victor, o que Armstrong fez é muito similar ao que grande parte da população do mundo faz e acha normal fazer. Talvez por isso que eu não tenha me impressionado com o “lance” do Armstrong. Vejo isso nos Estádios, Autódromos, Hospitais, Supermercados, Trabalhos, Escolas, etc etc etc… Minha consciência, infelizmente, se acostumou a aceitar absurdos como coisas normais.

    Agora, se a grande maioria do mundo faz coisas similares às que fez Lance, será que a teoria que eu sigo como certo, de que não devemos usar quaisquer meios para vencer e que devemos respeitar o próximo, não está errada? Se a prática é diferente da teoria, a teoria está errada? Por que ser justo e respeitador é o certo? Por que eu devo continuar fazendo “papel de trouxa”, seguindo o que eu considero certo, se eu sei que quase todos ao meu redor fazem o contrário? E o mais importante, por que mesmo eu sabendo disso tudo, continuo fazendo “papel de trouxa” e me sentindo bem fazendo o justo mesmo que, assim, fatalmente não venço os que trapaceiam?

    Malditos Maias que erraram a previsão!

    • Continue fazendo papel de trouxa, pois o que importa é o que você sente e não o que pensam e dizem de você. Você tem que se sentir bem com algo de bom que exista dentro de você. Nós fomos criados como algo de bom, mesmo que depois tenhamos nos desvirtuados.
      Porque se você aceitar fazer tudo para que sempre falem das suas vitórias então não terá feito algo muito diferente do Lance Armstrong, que é um incompetente no que diz respeito a construir uma história de vida que se sustente por si só, precisa sempre de uma mentira.
      Quem se dopa sempre vai inventar uma justificativa, uma historinha, uma mentirinha para justificar sua conduta e continuar aparecendo bem na fita.

    • Desejar o fim do mundo é um tipo de dopping para fugir da realidade… Teu mundo desabou?

      Não existe perfeição, ainda, na raça humana. Portanto, é fácil conviver com erros humanos, logo, não há motivos para tanta tristeza…

  • Argumentar que “se não estiver dopado, nem consegue chegar ao final”, como ouvi pessoas falando hoje, é ridículo. O Tour de France existe desde 1903.
    Ao mesmo tempo, o ser humano é foda: em 1904 o Tour já era “vítima do seu sucesso” e as trapaças começaram. Os competidores foram acusados inclusive de tomar trens durante as provas e a fanática torcida chegou a agredir ciclistas e cobrir diversos trechos do trajeto com pregos e cacos de vidro.
    Já na segunda edição do Tour de France, os vencedores de TODAS as etapas foram desclassificados e o idealizador da prova chegou a escrever:
    “O Tour de France terminou e temo que a segunda edição será a última. Ele terá morrido por conta do seu próprio sucesso, das cegas paixões despertadas, dos abusos e das suspeitas vindos de pessoas ignorantes e mal intencionadas.”

    está tudo em:
    http://en.wikipedia.org/wiki/1904_Tour_de_France

  • Ótimo o paralelo feito por Victor Martins a todos os outros descalabros de nossa vida cotidiana, já meio condescendente com a maioria das trapaças rotineiras que por menores que sejam não deixam de serem trapaças, e muitas vezes acontecessem silenciosamente e de forma velada fazendo com que se tornem normais, realmente algo para que reflitamos!!! Parabéns Victor!!!!!

  • O texto é definitivamente brilhante, especialmente o ultimo paragrafo que trata a questão dos valores morais e éticos.

    Parabens, Victor!

  • Pois é, fica a decepção por esta situação do Lance. Fica a impressão de que isso vai tirar o ciclismo das olimpíadas, fica ainda maior o recalque dos detratores de fenômenos de outros esportes como Lionel Messi e Usain Bolt aumentando a certeza deles de que uma hora estes fenômenos cairão por causa de doping.
    E fico me perguntando como vai ser agora pra assistir o filme “Com a bola toda” em que Armstrong aparece para motivar o personagem de Vince Vaughn dizendo que ele tem que ter um motivo muito forte pra desistir do campeonato lá que ele tava jogando porque ele superou um cancer e foi 7x campeão da volta da França…

    Flávio Gomes disse ontem que o Lance fez o que fez por causa de uma bendita lei da humanidade: ganhar sempre e foda-se o resto. E realemente, ele fez isso, mesmo que ele tenha a consciência tranquila de o que ele tenha feito foi somente para se igualar aos outros ele acabou desviando seu caratér por causa dessa maldita lei…

  • Acho que o mais grave de tudo que aconteceu com o Armstrong nao foi nem o doping, mas a maneira que ele perseguiu e fez questao de destruir reputacoes e vidas daqueles que ousaram de alguma forma falar a verdade. O doping, como voce relatou, acontece em varios lugares de maneira diferente, mas as pessoas muitas vezes colocam o limite em performance e beneficio proprio, nao em fazer questao de destruir outros enquanto se dopando.

  • Grandes exemplos foram dados nessa entrevista, pro bem e pro mal.

    O caso do ciclista escancara um escândalo por conta da fama dele e de todo um mundo empresarial que foi criado com isso. Mas como Victor diz em seu texto, o uso de anabolizantes é tão comum quanto o uso da maconha, por exemplo. Basta ir pra qualquer academiazinha de bairro pra encontrar, no mínimo, metade dos praticantes se exercitando sobre o efeito de alguma droga.

    Infelizmente, isso é um costume comum do ser humano.

    Sendo bastante extremista, até o cafezinho antes do expediente de trabalho não deixa de ser uma forma de se turbinas.

  • Lance é um sociopata? Se querer ganhar as custas de tudo e todos é ser um sociopata sim, ele o é. Mas não apenas ele, todos os esportistas de primeira linha mundial são assim. Querer ganhar acima de tudo é o que move a cabeça deles a cada segundo. Ou alguém acha que o sujeito é feliz e pimpão por acordar as 5 da matina, se exrecitar sem parar (faça frio, calor, sol, chuva, neve ou qualquer outra variação climática) dormir cedo, ter dores insuportáveis no corpo, não poder curtir a noite, uma bebidinha, uma perdida na hora, uma folga prolongada de feriadão, um “que se foda o mundo, vou ficar na cama hoje”, nada disso. Para ser um top é preciso ser mais que regrado, é preciso ser escravo do esporte. Para se chegar ao redimento de alto nível basta isso, todos fazem isso. Agora, para atingir o rendimento de excelência, esse infelizmente só com o dopping, seja ele o legal ou o ilegal.
    É triste pensar assim? Claro que é! Amamos os esportes, a disputa incansável pela melhor marca, a superação a cada prova. Aprendemos a admirar, por vezes venerar, os vencedores. Admitirmos que todos os grandes campeões dos últimos 20 anos se dopavam é ir contra todos esses sentimentos prazerosos que temos ao acompanhar uma competição esportiva.
    Mas as substâncias potencializadoras do rendimento infelizmente estão aí, sempre estiveram e sempre estarão, é o eterno jogo de gato e rato. O problema é que o gato é manco e cegueta, a disputa nunca vai ser de igual pra igual…

  • Victor,

    Voce exagerou no seu comentario – “muitíssimo melhor do que o esperado “,

    Todo mundo do ciclismo não se surpreendeu com as revelações que o Lance fez, pelo contrario a entrevista deixou a desejar em vários aspectos.

    veja o link do principal site de ciclismo do mundo.

    http://www.cyclingnews.com/news/motorola-teammate-anderson-expected-more-in-armstrong-interview

    Enfim, para os leigos e jornalistas sensacionalistas de plantão pode ter parecido uma baita entrevista que superou a expectativa.

    R.Cardoso

    • VM responde: Ainda bem que a democracia me permite ter uma opinião, ainda mais no meu espaço. Outra: não sou do ciclismo. E você pode ter a sua. Eu não vou te achar leigo ou babaca por isso, por exemplo.

          • Só quando você for top 20 no ranking mundial de truco… E desde que o Marcelo bolinha vá também!! ;P

          • Chicão, quando você descer do salto e o Belucci ser primeiro do mundo eu vou…
            Só não esqueça do agasalho e da sandália com meia social para não pegar frio, já que foi criado com a vovó…

          • Bolinha vai dar uma corridinha pra desestressar.. Se não tiver algo de interessante pra falar, recolha-se a sua insignificância… E pare de ser repetitivo, era pra ser engraçado? Pare de ser puxa saco de blogueiro e vá arrumar alguma coisa pra fazer.

          • Chicão, insignificante é você no “cume”…
            Você é daqueles que escrevem no site com intuito de ser questionador, do contra, arrogância para aparecer, sem contar que baixa o nível “xingando” os outros…
            Gosto de automobilismo e acompanho os Blogs de referências na área, como o Flavio Gomes e o Victor Martins, que são pessoas que eu confio em suas opiniões e que tenho o mesmo pensamento que eles. Isso não é ser puxa-saco…
            Você que já mostrou ser frustado e desinformado, faça o seguinte – abra seu site e “vomite” as suas opiniões como você faz aqui. Eu prometo que serei o “Francisco M” repudiando suas opiniões…
            Se não gosta do Victor, porque escreve? É melhor “calar os dedos” antes de escrever tais bobagens…
            E viva o Bellucci, atual 33º do mundo! e Viva o “Cume” do Chicão!
            Cada figura Victor…

    • Eu me surpreendi. Qualquer coisa que o Lance Armstrong disser só vai trazer processos para cima dele. A imprensa norte-americana não faz idéia de por que ele saiu de sua posição para admitir a culpa. Eu acho que ele fez isso para evitar algo pior, no caso, PRISÃO. Capaz que tenha algo mais cabeludo para aparecer aí.

  • Não só o fato de ser falcatrua, mas até aonde nós estamos envolvidos nisso, nós que queremos alguém pra admirar, nós que precisamos de alguém pra se espelhar, nós que alimentamos os egos, nós que queremos ser e queremos que eles sejam super-humanos.

  • Brilhante texto e acho que há uma questão mais profunda, na verdade: qual é o esporte que queremos? Quais interesses estão envolvidos? QUEM LUCROU COM TUDO ISSO?
    Acredito que sem essa resposta a gente tem uma visão parcial, válida sem dúvida alguma mas sem reconhecer que o esporte, seja ele qual for, está inserido em uma engrenagem que às vezes não se dá conta.
    Abraços e parabéns!

  • Gostei muito do texto. Acho que a maior surpresa pra mim não foi a admissão do doping, isso já estava claro, mas foi a impressão de como ele é um sociopata que venderia a mãe pra ganhar, se fosse necessário, e isso meu amigo, não tem humilhação pública que resolva.

  • Eu era fã do Lance Armstrong.

    Pela superação dele sobre o câncer, pelo que ele representava para o esporte, por ele ter, pelo menos ao que eu sabia até então, vencido grandemente e limpo (era o que eu achava) em um esporte onde muitos estavam sujos.

    Isso tudo caiu.

    Não sou ciclista, não acompanho tanto o esporte, mas eu era fã dele principalmente pela pessoa, superação e atitudes que ele mostrava.

    Isso tudo caiu. Junto com seu caráter.

    Agora, há de se pensar em outros esportes, quantos ídolos de ponta estão em uma situação parecida. Não tenho como dizer nomes, mas agora é muito fácil desconfiar de qualquer fenômeno.

    Lance Armstrong jogou uma nuvem de desconfiança em TODO o esporte. Esse foi o maior desserviço dele, maior até do que trapacear.

    • Olha… ele prestou um serviço ao esporte falando que “estava igualando as coisas” pois se fizerem com TODOS os atletas de 84 p/ cá o que fizeram com ele(exames retroativos) vão pegar e retirar premiação de, no mínimo, 80% dos “atletas”.
      teve um “super atleta” dos EUA(me recuso a falara nome de dopado) que ganhou um monte de medalhas no atletismo e há pouco tempo admitiu que usava anabolizante.
      Porque pegaram nadadoras chinesas ?? porque eram uma ameaça aos EUA e, na boa… se gritar “pega dopadão, não fica um”
      O André Domingues do atletismo deu uma entrevista ha un 2 ou 3 anos e falou claramente que as olimpíadas não eram mais dos melhores atletas pois era nítido que a maioria estava sob condições “anormais”…
      Vejam o adador brasileiro que pegaram…. (me recuso a falar nome de gente que se dopa) ele estava usando substancia que raramente pegam… refaçam com a tecnologia de hoje os exames feitos de Los Angeles 1984 p/ cá….. alias… acho que deveriam liberar isso… assim fica td mundo no mesmo nível… todos dopados e morrendo cedo….
      Para dar um basta nisso é muito fácil… mas terão que peitar muitos interesses…. é só banir de qualquer competição por 2 anos o país que tiver atleta pego. Aí quero ver arriscar e as confederações fazerem vista grossa como fazem hoje…
      e hoje tem a segunda parte da entrevista….

      Abraços

      • se a coisa está nesse nível, e não é dificil isso estar acontecendo, é melhor que os esporte olímpicos voltem a ser amadores e sem direito a patrocínio. pronto acabou toda a disputa desenfreada. e por último prá que aquele papo inocente que o esporte afasta a juventude das drogas. muito antes pelo contrário…