Por outro lado

Felipe Nasr e seus patrocinadores

SÃO PAULO | Chega comunicado informando que a SKY TV é a mais nova patrocinadora da carreira de Nasr, que, vejam, ainda está na GP2 e vai fazer seu segundo ano na categoria.

A empresa de telecomunicações se junta ao Banco do Brasil — maior instituição bancária do país — e à OGX — petrolífera de Eike Batista — como apoiadoras de Felipe, cuja carreira é administrada por seu tio, Amir, homem de décadas de esporte e que sempre soube o quanto é duro batalhar por patrocínios no Brasil.

Mas é perceptível como as coisas são bem feitas neste caso — e como os patrocínios são fortes; nada de porcaria. Que quando o projeto é exposto às claras e se tem interesse de buscar investidores corretos, a coisa flui. Enquanto isso, Razia sofre as consequências de um planejamento mal feito e se vê na agrura da resolução de seu caso de não pagamento à Marussia sem poder sequer andar no carro.

Não só pelo talento, que é alto, é por isso que Nasr vai chegar com relativa tranquilidade à F1, sem perrengue ou aborrecimento.

Comentários

  • Caramba, espero que tudo dê certo para o Nasr. Ele fez uma estréia muito boa na GP2. Agora que ele conhece bem o carro ele vai deslanchar. Eu queria mesmo é ver outro Felipe, o Guimarães na F1. Aquele corre muito. : )

  • A Globo e sua eterna busca por campeões,agora a bola da vez é o tal do Razia que não anda,que não tem tipo de campeão mas adora um microfone tipo Rubinho, a eterna promessa.Razia está na F-1 graças a dinheirama suspeita cavada no interior baiano e não por seu talento,talvez seja um piloto razoável mas nunca será de primeira linha.É a maldição do microfone,quem fala demais não anda bem.Já Nasr que não caiu ainda nos encantos da mídia oportunista vem fazendo uma carreira mais sólida e muito mais vitoriosa,coisa que poucos sabem.Afinal a estrela do momento é Razia.Viva a Globo.

  • o felipe é um piloto diferente, acima da média e por isso é procurado pelas grandes equipes da F1. Quanto ao Bruno vai fazer uma ótima carreira no endurance.
    O que não podemos é ficar falando que esse é ruim esse é aquilo só de ter chego na F1 ja é uma vitória.

  • Pelo jeito meu caro colega tem bola de cristal. Como vc sabe que ele vai chegar a F1 com relativa tranquilidade?, a F1 atual permite fazer essas previsões?. Nelsinho Piquet era mto mais talentoso que o Nasr…não vingou!

    B.Senna com um forte apoio financeiro foi engolido pela politicagem e o Di Grassi que chegou a bater o Glock tb não teve oportunidade, talentos ambos tinham.

    Não adianta ter só talento, vai ter que trazer um forte patrocínio e ainda entrar no jogo da politicagem.

    • Abner…fora os patrocinadores e também o talento do Felipe Nasr, que inclusive, é amigo pessoal do Nalsinho Piquet, ele tem além do tio, o mesmo empresário do Raikkonen, e isso o mantém com excelentes contatos dentro da F-1. Por tudo o que ele já fez na pista, por tudo o que faz fora dela, ele vai chegar tranquilo como o Victor disse mesmo.

    • Eu não sei qual o critério que o Abner usou para dizer que o Nelsinho é melhor que o Felipe? No desafio das estrelas o Felipe chegou na frente do Nelsinho nas 2 baterias, em Daytona a volta mais rápida do carro que eles estavam dividindo foi do Felipe. Falando nisso, quem estragou a corrida deles em Daytona foi o Nelsinho ao bater no muro na saída dos box.

  • Quantos títulos o Razia tem? Tem um vice campeonato em uma categoria que ele já estava a 5 temporadas. Já o Felipe foi campeão em todas as categorias que correu (F-BMW no 1º ano e F3 no 2º anos). Acho que é por isso que um tem patrocínio e o outro não

  • Parabéns pra ele e empresario, e certo por parte das empresas. Mostrou talento, ganhou, tem q ter apoio. E a coisa é cara mesmo.

    Se olhar o quanto o BB gasta com outros patrocínios, isso é um valor insignificante.

    É o minimo pra um garoto que está “devolvendo” na pista.

  • Victor, realmente ainda não consigo entender o porquê de o Razia não ter apoio. Como disse o colega abaixo, o Di Grassi também teve pouco. Pessoalmente acho o Razia, enquanto piloto, extremamente profissional…ótima comunicação com seus fãs, basta ver seu canal no Youtube, o Drive Riot. Porquê tanta preferência pelo Nars, se ele ainda nem chegou na F1? Será que foi a história da grilagem? Quem são os responsáveis pela carreira de Razia? Abç!

  • A grande verdade disso tudo é que Felipe Nasr foi o único brasileiro nesses últimos tempos que chegou nas categorias de acesso e no primeiro ano aprendeu (indo sempre muito bem com vitórias) e no ano seguinte foi campeão, assim como Hamilton.
    Quando o cara é bom mesmo e bem assessorado as coisas fluem naturalmente, as empresas procuram e não o contrário.
    É preciso saber escolher, isso é fundamental, por ex. o Di Grassi aceitou entrar no programa de jovens pilotos da Renault em 2004, na minha opinião isso é retrocesso (assim como Farfus na BMW), já o Nasr recusou o convite da Red Bull para entrar no seu programa de jovens pilotos para ficar com o empresário Steve Robertson (Raikkonen e Button).
    Tenho absoluta ctz que esse cara chegará a F1 numa boa equipe podendo mostrar realmente o seu talento, o que de certa forma não aconteceu com Di Grassi, mesmo este sendo um grande piloto e com potêncial…

  • Victor
    Você acha que a familia de Razia em esquema com marcos valério e esses patrocinadores que segundo o flavio gomes com endereços digamos “estranhos”, sendo agora trocado por Petrov…seu nome não vai ficar banido de vez da F1…como uns Yamamoto, Yde, Albers da vida

  • Patrocinio para a Gp2 é em torno de 3 milhões de dólares, na WSR 3.5 o valor é pela metade. O Nasr terminando no Top 3, fazendo um bom campeonato (vitorias) e mostrando potencial, chega sim… inclusive acho que tem possibilidades em Sauber, Toro Rosso e quem sabe até mesmo Lotus (dependendo da temporada do Grosjean) sem contar nas nanicas (mas me surpreenderia muito)

  • Não é bem o planejamento nesse caso. é questão de poder aquisitivo. Enquanto a mídia no geral só falava no felipe, o Razia dentro da pista , mesmo com carro inferior, mostrou ser melhor. Eu acompanhei isso na GP2.

    • Se viu isso mesmo, deveria saber que o que o Razia fez, em seu 4° ano, era não só obrigação como deveria ser sido bem menos afoito na corrida de Monza, onde jogou o título fora de maneira bisonha.

    • Eu acho que não é apenas planejamento, é nome e marketing que é feito em cima do piloto. O Lucas di Grassi é muito melhor que o Bruno Senna e o o nome Senna falou mais alto… Lembrei-me que o di Grassi foi terceiro colocado (a poucos pontos de Senna) tendo começado o campeonato com 3 ou 4 provas de atraso.

      • lucas di grassi é piloto top que com carro bom nas maos anda de igual para igual com qualquer piloto top da formula 1, só nao teve dinheiro pra poder sentar em carro.
        .

        • Assim como o Razia era muito mais experiente que o Nars ano passado, o Di Grassi tinha mais experiência que o Senna em 2008, ou estou enganado? O Di Grassi não é essa Coca Cola toda tb né… bom piloto, talvez melhor que o Senna, mas nada demais. Seria um nível Sutil, Fisichella, Trulli da vida.

      • O Bruno Senna esteve melhor do que o Di Grassi no teste com a Honda e na GP2 o Bruno tambem tinha menos experiencia. Ambos sao bons. O Di Grassi foi 17.º na sua estreia na GP2 e no ano seguinte teve dinheiro para ir para a equipa Campea, sendo vice-campeao (2007). O Bruno foi 8.º no seu primeiro ano de GP2 (melhor ate do que o Nasr, que foi 10.º) e no ano seguinte tambem teve dinheiro para ir para a equipa Campea, sendo tambem vice-campeao (2008).

        Na F1 o nome Senna nao ajudou o Bruno na altura certa (fez muito mais do que o Damon Hill nas categorias de acesso e poderia fazer melhor tambem na F1 se tivesse oportunidades semelhantes – pelos resultados merecia mais entrar na Brawn em 2009 do que o Hill mereceu entrar como titular na Williams em 1993).

        Quanto ao Di Grassi, sendo um piloto do mesmo (bom) nivel do Bruno Senna e sendo ambos da mesma altura, dificilmente teria alguma chance real na F1. Isso nao devia ser razao para adeptos seus culparem o Bruno de forma demagogica. Mesmo na unica oportunidade real que o Bruno teve na F1 (com a Williams, na sua unica epoca completa com um carro decente), dificilmente o Di Grassi faria melhor (ou muito melhor) nas mesmas circunstancias, perdendo 15 treinos livres. De qualquer forma o destino seria igual, sairia no final do ano para dar lugar ao Valtteri Bottas.

      • Colega…sempre que andaram juntos, o Bruno andou na frente do Di Grassi…como você diz que o cara é muito melhor que o outro?! Embora este não seja o tema dos comentários.