Quem ganha mais

SÃO PAULO | Aproveitando que reformulou todo seu site no mês passado, a FIA se adaptou ao mundo moderno da comunicado e trouxe uma revista online mensal deveras interessante, chamada Auto. No conteúdo das 84 páginas da mais recente edição, há um destaque interessante para um infográfico baseado no dinheiro que os patrocinadores envolvidos com a F1 faturam anualmente. Os números assustam.

A arte e as informações têm como base a conceituada Forbes e datam do ano passado. De acordo com a consultoria, a Shell (Ferrari) é a empresa que mais ganha: 470 bilhões — e não está claro se são de obamas ou de merkels. Não muito atrás aparece outra petrolífera, a Exxon Mobil (McLaren), com 433,53 bi. E sem estar na categoria como fornecedora de motores, a Volkswagen é a terceira, liderando o time das montadoras, com 221,9 bi — aparece atrelada à Toro Rosso.

A Pirelli, fornecedora solo dos pneus, aparece apenas em 45º, com 7,87 bilhões, atrás de marcas muito menos conhecidas como Weichai Power, Richemont, Experian e Avenade. A dica do infográfico veio do sempre atento Andy Bono, do GPUpdate.net.

Comentários

  • Ah ta! Nao podia ser tanto! Senao, todo o PIB do mundo estaria na F-1 :P

    Agora, esse grafico fala muito de poderio economico, mas nao fala nada de ganhos efetivos. Na verdade, sempre foi uma curiosidade minha saber quem e quanto ganham com marketing na F-1. Pra dizer a verdade, a impressao que tenho é que o ganho é bem menor do que se pensa, mas a exposiçao vale como “boi de piranha”. Mas é apenas uma especulaçao.

  • Otimo esse gráfico, serve para provar para os CEO´s das grandes corporações que o retorno do investimento em automobilismo é ABSURDAMENTE MUITO MAIOR que o investimento.

    • Devem existir muitos, internos nas empresas para saber o impacto em si próprio e nos concorrentes. Em geral se fala em exposição da marca. Como essa exposição realmente gera melhora na imagem e consequente lucratividade é algo bem distante para se calcular. Até porque a evolução da imagem perdura por muitos anos após o patrocínio efetivo.

  • Interessante o patrocínio da VW na STR, procurei nos carros e macações, mas só aparece naqueles painéis que costumam ficar ao fundo cheio de patrocinadores. No site da equipe aparece também, mas quando cliquei no logo aparece uma texot que direciona para o site italiano da VW. O Ricciardo fez ações promocionais para a Volks australiana no GP da Austrália, sendo que o quando correu na F3 inglesa tinha VW no macacão. Parece mais uma ação local do que patrocínio, da mesma forma que a Burguer King espanhola bancou o de la Rosa na Sauber.

  • Victor, mais uma pequena correção: o nome correto da empresa “desconhecida” é Avanade e não Avenade. Essa é uma consultoria de TI de propriedade da Accenture e da Microsoft. A Experian é dona da famosa empresa brasileira Serasa (aquela mesma que dedura os caloteiros). As outras duas citadas eu também não conheço.

  • Victor, acho que a matéria fala do faturamento geral da empresa, e ainda comparam dizendo que nem sempre quem tem mais dinheiro mais quer aparecer.