Xeque-mate

SÃO PAULO | A Pirelli deu hoje mais um passo para a eclosão apropriada de uma guerra sem na prática entrar na batalha que a artilharia da F1, liderada por Vettel, vem armando nas últimas semanas. Ouvindo que seus pneus não são bons o suficiente e no meio-termo entre manter o produto que tem e trazer a receita do ano passado, a fornecedora começa a pressionar paralelamente as 11 equipes para firmar os acordos necessários para garanti-la no espetáculo — como protagonista ou coadjuvante.

O contra-ataque dos italianos foi claro e inteligente: enquanto ninguém se decide, chora ou se conforma, a fabricante quer que todos concordem, de papel assinado e tudo, que seja ela a responsável pela borracha do ano que vem e dos seguintes o quanto antes, afinal vai precisar entregar em pouco mais de três meses o resultado de seus novos pneus, que obviamente vão ter de se adaptar ao novo regulamento da F1, o de motores menores, mas turbinados. Do contrário, cai fora da brincadeira. Simples.

E todo mundo vai ter de assinar logo, porque ninguém está disposto a pegar uma outra empresa nesta altura do campeonato para lidar com uma incógnita. Xeque-mate.

Provavelmente, a Pirelli não terá muito mais trabalho com 2013 porque as mudanças dependeriam de uma aprovação unânime, e Ferrari, Lotus e Force India, pelo menos, não estão dispostas a beneficiar a Red Bull e seu choro desbragado. De fato, e como já dito, mudar a regra do jogo no meio do campeonato sempre traz a sombria questão de favorecimento, e não é porque agora Sebastian se vê num quase-limbo é que o resto tem de se curvar.

Justiça seja feita: se Alonso virou La Chilica, Vettel já faz jus a uma alcunha semelhante. Pitizenten lhe cabe bem. Um tricampeão que também foi auxiliado vez ou outra pela condição que os pneus lhe trazia tem se mostrado multifacetado neste ano — ao menos neste fim de semana, compensou com um capacete termoativo que mostra peitinhos. Os brados que destina ao grupo de Paul Hembery poderiam encontrar os ouvidos de Adrian Newey e companhia para que averiguassem onde é que o carro deste ano não é aprazível aos pneus.

Porque nem na Mercedes, a maior destruidora de borracha que a F1 viu nos últimos tempos, se ouve um mimimi tão grande.

Comentários

  • Os pneus PIRELLI estão avacalhando a F1. Está uma vergonha, pior do que as bandeiras amarelas da Indy, por isso propus a mudança q segue abaixo. Vejam os pneus da Michelin usados em Le Mans. Passam dos 500-600 Km e calçando carros mais potentes, mais velozes e mais pesados que os F1. Então jeito tem, é questão de querer.
    Se querem manter os pit stops, q reduzam os tanques para 60-80 litros, abastecimento só na gravidade. Tanques pequenos permitem carros menores, mais leves e mais seguros em caso de um pancadão.

    Olá, eu acabei de assinar esta petição — você não quer se juntar a esta campanha?
    Alterar os pneus de competição para que um jogo seja suficiente para todo fim de semana. Os pneus dos F1 duram somente 8 voltas. São gastos mais de 5.000 pneus em cada GP e são 20 ao longo do ano. Some-se a isto as outras categorias e veremos um lixão altamente poluidor do meio ambiente. É isso q vc quer para o nosso planeta? Não? Então assine e compartilhe. Obrigado. Abração.

    Para: Fabricantes de pneus

    Esta petição é muito importante e poderá fazer uso de nossa ajuda. Clique aqui para saber mais e assinar:
    http://www.avaaz.org/po/petition/Alterar_os_pneus_de_competicao_para_que_um_jogo_seja_suficiente_para_todo_fim_de_semana/?email

    Muito obrigado, Sydnei Alves.

  • Tem uma coisa estranha em todos estes comentários criticando o Vettel e a Red Bull. Parece que todo mundo se esqueceu quem está liderando o campeonato. Para com isto, estão reclamando dos pneus porque os acham muito ruins e estão roubando a show, isto é um fato, ou tem alguém que pensa o contrário? A F1 está uma merda devido a estes pneus, tá um saco assistir corridas sem disputa real na pista. Torcedores parece que não pénsam direito, eu torço pela disputa e não por pilotos, gosto de grandes ultrapassagens e não estas artificiais feitas com asas móveis e pneus esfarelando. Todo mundo diz que se os pneus fossem resistentes apenas uma equipe venceria, ora, quem faz os melhores carros e pilota melhor deve vencer. São corridas ou não. O tal do Bernie quis transformar isto num show e conseguiu, eu prefiro as corridas. E que vença o mais rápido.

  • esclareço que sou fã dos seus textos e sempre envio comentários no seu blog. mas esse texto eu fiquei meio abismado com certas coisas que vc escreveu e o pior é que lendo nas entrelinhas sugere que vc tem muito mais informações do que foi divulgado aqui. por exemplo é sugerido sutilmente que a pirelli favoreceu a red bull anos passados e que agora não o faz mais???

    II- se isto não está acontecendo esse ano ela está favorecendo a ferrari, force india e lotus ( o desenvolvimento do atual pneu foi feito na lotus de 2011).

    III – a pirelli está chantageando as equipes para manter o seu feudo, o seu monopólio ( que credibilidade tem essa empresa então????? quer ficar na base da chantagem?????)

    iv- que contrato é esse que tem de ser renovado e vence no meio da competição?????e isso não é mudança de regra??? e o mimi da pirelli para ficar depois de sua comprovada incompetencia, com pneus dechapando????

    kara, então quem tiver que solte as frangas porque a categoria tem muito mais falcatruas do que imaginamos. e o mimimi do vettel é choro de criança porque todos estão correndo é num mar de lama.

  • A Pirelli só precisa resolver a excessiva macies dos compostos deste ano. Como disse antes, soltar pedaços grandes, placas da banda de rodagem não é certo e evidência um erro crasso de concepção.
    Quanto ao resto, são lagrimas na chuva.

  • Mas que o próprio Bernie bradou contra os pneus os chamando de impróprios para a F1 e que a FIA, presidida por um tal Jean Todt, barrou as mudanças que a própria Pirelli já admitia fazer, ninguém ousa argumentar? Vai ficar nesse discurso simplório de chorô de pilotos?

    F1 é politica de todos os lados, e não é só porque não vai se mudar mais os pneus, que este ato, estaria deixando de beneficar alguém. A não alteração nos pneus, pode também se configurar uma tentativa de “manter um benefício” a alguém.

    Vale lembrar os últimos anos da F1, quando a FIA proibiu diversos avanços e recursos muito bem utilizados pela RedBull, e que a lococava muito a frente das demais equipes. Aí incluímos: difusor duplo (sei que surgiu com a Brawn, mas já em 2009 a RedBull implementou o dispositivo, e terminou o ano melhor que a Brawn, e no ano seguinte, quem deu um passo adiante no dispositivo foi a própria RedBull), difusor assoprado, o mapeamento de motor diferente da classificação para a corrida, entre outros, numa clara tentativa de barrar a genialidade de Adrian Newey, tentando assim, dar chance para algumas equipes, como, quem sabe, a Ferrari.

    Sobre os pneus, 4 paradas (e 5 jogos de pneus, contando o que se larga), numa prova como Barcelona, de 66 voltas, é ridículo. Fazendo a conta, não se consegue dá 13 voltas de duração para cada jogo de pneu.

    Não é nem questão de beneficiar A ou B, é questão de se ter um meio termo. Ano passado tivemos uns dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, e o pneu não era essa farofa, que é hoje. Não vi durante todo o campeonato, nenhum pneu decepando como estes e exibindo sua estrutura métalica (ou seja lá qual material seja aquele).

    O que se tem que admitir é que a Pirelli foi muita agressiva com os pneus. E isso ela mesmo admitiu, falando inclusive, que ela possui um carro para testes antigo e que subestimou os carros deste ano.

  • Prezado Victor,

    Sempre achei fosse a fornecedora de pneus (pirelli) quem pagasse as equipes (F1). Ao ler a tua frase: “E todo mundo vai ter de assinar logo, porque ninguém está disposto a pegar uma outra empresa nesta altura do campeonato para lidar com uma incógnita. Xeque-mate.” me pareceu que seria o contrario.

    Afinal, quem paga quem?

  • Interessante porque o chefão da RBR deu pit falando que não era F1, mas campeonato de pneu.

    Lembro que antigamente, os pilotos tinham que saber controlar e dosar combustível, caixa de marcha, motor e ninguém ficava numa choradeira dessa. Quem não se lembra de corridas com Prost, Mansell, o falecido Elio de Angelis empurrando o carro na linha de chegada?.

    E tava claro que Ferrari, Lotus e Force India não iam aliviar.

    A RBR não tem o mágico da aerodinâmica?, Sebastian não é do mesmo nível do Alonso?.

    Há então não é bem assim?. Então mano, corra atrás de resolver o seu problema.

  • Bem que podiam aproveitar a deixa pra trazer, pelo menos, mas uma marca de pneu pro circo. As coisas eram bem mais interessantes quando as equipes tinham que jogar com pneus diferentes.

    Sempre defendi que cada equipe deveria ser livre para escolher a marca do próprio pneu. Bem como fazem com o motor, os freios, a gasolina, os pilotos…

    • Concordo absolutamente. Em 2003, mesmo sendo conquistado pelo Schumacher, a guerra de pneus proporcionou uma disputa muito boa, levando até a penúltima corrida do ano 3 pilotos na disputa: Raikkonen e Montoya, que usavam compostos da Michelin, e Schumacher, que utilizava Bridgestone. Acho que seria saudável para a categoria…