2012 e 2013


SÃO PAULO
| Uma rápida comparação entre as temporadas 2012 e 2013 da F1 até as férias, considerando os pontos conquistados pelos doutos pilotos:

1) Vettel, 172 em 2013 | 110 em 2012
2) Räikkönen, 134 | 98
3) Alonso, 133 | 154
4) Hamilton, 124 | 92
5) Webber, 105 | 120
6) Rosberg, 84 | 76
7) Massa, 61 | 23

A evolução de Vettel é clara. O líder do campeonato marcou 56,4,% mais pontos que em 2012. Para se ter uma ideia de sua constância, a primeira parte desta temporada foi melhor que a segunda parte do ano passado, quando o alemão arrancou para o tricampeonato (fez 171). Sebastian tem em média 17,2 pontos por corrida — arredondemos para 17. Para Räikkönen superá-lo só com uma sequência de vitórias, levaria cinco etapas para tal.

Kimi também mostra melhoria evidente, de 36,7%. Mas contribui para isso o fato de não ter abandonado e ter vencido uma corrida, diferente da fase inicial do ano passado. Significa dizer, na prática, que a Lotus continua num mesmo patamar. Em algum momento lúcido das férias, o finlandês há de analisar a situação com seus pares. E a conclusão a que se chega é que, se quer alguma coisa como piloto, o caminho só pode ser a Red Bull.

Alonso caiu em relação ao ano passado, só que há alguns pontos distintos: o carro do ano passado não começou nada bem e foi evoluindo, ao contrário desta temporada. Em 2012, o espanhol venceu três provas e terminou todas; agora, foram dois triunfos e dois abandonos. No geral, é mais do mesmo.

A comparação com Hamilton acaba sendo desproposital, mas digamos que a Mercedes de hoje seja a McLaren de ontem. Woking fez um carro que começou melhor e terminou melhor o Mundial de 2012, mas o seu miolo viu uma sequência de baixos feroz. Pelos lados de Stuttgart, um carro ultrarrápido nas classificações nem sempre resulta em vitórias. Se for considerar o resultado da última corrida, é aquele quem teria mais chances de ir perturbar a vida de Vettel. Mas o carro e os pneus ainda hão de incomodar mais a vida de Lewis.

Webber, OK, deixa pra lá. Rosberg venceu duas neste ano, mas acaba tendo muitos problemas mecânicos. Não é culpa dele, óbvio, mas era para estar muito mais acima na tabela. É outro que deu um grande passo, insuficiente, porém, para voos maiores.

E Massa não poderia ter ido pior que em 2012, mas ainda é pouquíssimo em relação ao que deveria ter com uma Ferrari nas mãos. Tem menos da metade dos pontos de Alonso, bem como tinha no ano passado. A pressão, então, é a mesma que lhe recai.

No fim das contas, os números ajudam a mostrar que Vettel continua tendo uma rota tranquila a caminho do tetra, ainda mais porque as equipes não vão trabalhar tanto em cima dos carros porque têm de pensar em 2014. Nada indica que o germânico vai apresentar uma queda brusca em seu rendimento — em nenhuma das etapas terminou além de quarto. Se Sebastian voltar do descanso com uma vitória na Bélgica, é bem capaz que se ouçam e vejam as confissões de que a Inês, coitada, ela já estará morta.

Comentários

  • NA época do Senna, como ele era brasileiro, e as equipes estrangeiras, foi intensificado essa formação do mito, o piloto era enaltecido. Um cavaleiro do 3o mundo como se nada mais existisse. O Alonso tem esse pensamento. Já o VEttel, é mais esperto. Ou melhor mais inteligente. Corre com capacete com foto de todos os membros da equipe, dá beijinho no carro.
    Isso são os novos tempos. Ninguém ganha nada sozinho. A tecnologia está em todo lugar, e todos os técnicos que cuidam do carro, são muito importantes.
    Quando Alonso ganha, é o piloto. Quando perde, faz aquela baixaria de alisar o carro da RED BULL. E claro perdeu porque a Ferrari estava ruim.
    O cara ainda teve coragem de pedir emprego na RED BULL hahahahaha.
    Amigos isso é cultura. O piloto alemão tem, o piloto espanhol não tem.

  • Não há perigo do Massa sair da Ferrari, é um 2º piloto que não atrapalha o 1º, é o que a Ferrari quer. Só tem que fazer pontos suficientes para o campeonato de Marcas. Como o Chefão falou ” no meu terreiro só pode ter um Galo”.
    O Vettel não ganhou a última corrida por falha do boxe. Se tivesse dado uma volta a mais com cada jogo de pneus, faria uma parada a menos, e ganharia a corrida. É o que penso.,

  • Quero ver o Sebastião Vettel pilotar um carro inferior, não projetado pelo Adrian Newey… aí sim, vamos ver se ele pode chegar no nível de um Alonso ou Hamilton…

  • Eu estou de acordo com Victor Martins, o Vettel alem de ser ótimo piloto, é aguerrido, e tem uma equipe de 1ª a sua volta (piloto+carro+engenheiros+diretores). Não sobra p/ninguém. Olha meus amigos, falar e inaltecer pilotos estrangeiros não me interessa, gostaria mesmo que no grid houvesse um brasileiro p/nos dá alegria nas manhãs de domingo. Ir buscar o passado, só de referencia, Massa, Rubinho, qual o pior dos dois. É, ir atras do passado, Emerson, Pace, Piquet, Senna, essa turma nos enchia de orgulho. Vamos esquecer o presente vácuo, e torcer para surjam novos talentos. Tá dificil! É muita lombada eletrônica, é muita fabrica de multas de cunho arrecadatóri! – Valeu, Victor Martins.

  • Olha só, tô de saco cheio de se falar em Alonso, que é o melhor etc, não é e nunca foi. A Ferrari é sim um carro competitivo, quase inquebrável, ao contrário da frágil Red Bull. A Ferrari foi competitiva em 09, 10,11,12 e é competitiva agora, o que falta é esse tal de Alonso desenvolver o carro, fato que ele nunca fez em equipe alguma, que vá tomar algumas aulas com o Piquet e o Sapateiro. Em tempo, o Choronso foi campeão em 2005 por puro azar do Kimi que passou meio ano quebrando motor e suspensões. Em 2006, foi campeão, porque o Sapateiro também teve o ano mais azarado de sua vida. Resumindo, Alonso é um bom piloto, talvéz no nível de Button e KImi, nada mais do que isso, os fatos provam.

  • Destes citados, quase todo mundo tem bem mais pontos q no ano passado, quando Sauber e Williams roubaram bastante pontos das grandes no início da temporada. Já nesta estão com as migalhas.
    Mas metade eram pontos da Mclaren, coitada.

  • Eu não entendi pq vc disse que a Lotus tá na mesma do ano passado se Kimi melhorou. Ano passado a Lotus era claramente a quarta força, esse ano parece que a Ferrari está piorando e a Lotus parece surgir como terceiro carro até o fim da temporada. A classificação do time só não está mais alta pq Grosjean é rápido mas ainda inconstante.

  • Salve Victor,
    Comparando os dois anos, vemos que a diferenca Alonso-Vettel em 2012 era de 44 pontos enquanto Vettel-Alonso em 2013 sao 39.
    No ano passado a virada de Vettel veio realmente na segunda metade do ano, encaixando uma serie de vitorias e contando com dois “azares” de Alonso. Embora principalmente merito da Red Bull de ter melhorado muito o carro – embora a Ferrari tenha evoluido ao longo da temporada, a Red Bull saia sempre da primeira fila na segunda metade, nao?
    Assim, embora concorde que a logica seja como voce expoe, da mesma forma que parecia dificil para a xiliquenta de Asturias perder no ano passado, um acerto pelos lados de Maranello poderia tornar a situacao ao reves. Enfim, talvez apenas uma esperanca de um campeonato que nao termine tao cedo, mas concordo que a logica va ao contrario desta expectativa.

  • Não da pra imaginar o troféu fora das mãos de Vettel. Ainda mais se considerar que Kimi, Lewis e Alonso irão roubar pontos um do outro.

  • Se o Vettel , fechou as portas para Raikonem , e poque ele não se sustenta, pois sabe que o Kimi é muito mais piloto que ela. Coloca o Vettel numa equipe pequena e vê o que ele faz…

    • Onde vc leu que Vettel “fechou” as portas pro RAIKKONEN?
      Se informe melhor, amigo. E vai ver as corridas do Vettel na época da Toro Rosso, pra ver o que ele fez.

      Abs

    • Fechou para o Alonso, presta atenção senhora. Em uma equipe pequena, ele ganhou uma corrida em 2008 em seu primeiro ano na F1, quem mais fez isso ???

      • Ganhou quando o Adrian Newey projetava o carro, que era ótimo. Depois quando mudaram as regras o carro do Torosso começou o seu calvário no pelotão de trás.