Pura Cinga, 2


SÃO PAULO
| A enfadonha corrida de Cingapura pode ser resumida em dez tópicos e nada mais, como diria o outro lá:

1) A bobeada na largada de Rosberg, que tomou a ponta e abriu demais na curva 1, permitindo que Vettel retomasse o primeiro lugar.

2) O salto de Alonso de sétimo para terceiro, decisivo para que conseguisse mais um resultado impressionante com uma Ferrari fraca.

3) O ‘Whaaat? For What?’ de Hülkenberg ao saber que teria de dar posição a Pérez sendo que ele havia sido jogado para fora na disputa de posição.

4) A batida de Ricciardo e a confissão da culpa – que demonstra personalidade do jovem risonho de boné de aba de mano.

5) O ritmo de Vettel após a saída do safety-car, cerca de 3 segundos mais rápido que a rapa.

6) A incapacidade da Ferrari em elaborar uma estratégia decente na troca de pneus: colocou seus pilotos sempre encaixotado atrás de alguém (tanto Alonso quanto Massa perderam tempo atrás de Di Resta).

7) A dúvida da transmissão em um determinado momento: “Talvez Vettel seja melhor que Webber”. Talvez.

8) A carona que Webber pegou com Alonso e a realização de seu sonho de andar de Ferrari.

9) A cara de poucos amigos e dores de Räikkönen no pódio, mas a disposição para abrir a champanhe e vertê-la.

10) A certeza de que Vettel é favorito em todas as provas do restante da temporada e a quase-certeza de que ele vence todas e faz história.

2013, acostumem-se, é um rito de passagem para o baita campeonato que se ensaia no ano que vem. A taça, há tempos, é deste espetacular Vettel, este gigante Vettel, este primoroso Vettel. “Ai, porque ele só ganha por causa do Adrian Newey e do carro da Red Bull”. De novo: olha ali para Webber e vê o que ele ganhou nestes últimos anos, filhão. De novo: olha para todos os grandes campeões e aponta algum deles que tenha ganhado uma sequência de vitórias e títulos com um carro ruim.

Acostumem-se: este Vettel, nesta toada, caminha para ser o maior de todos os tempos – e antes que se faça a grita descabelada e ouriçada, o mimimi de quem torce e distorce, maior é diferente de melhor. Quanto a isso, cada um pensa como quiser. Mas é de bom grado pôr Vettel na galeria dos melhores.

Comentários

  • Sobre o item 3 não vejo ninguém comentar. Não seria mais ou menos o que aconteceu na stock car etapa de Cascavel entre Atila Abreu e Max Wilson ? Na F1 pode e na stock car não pode ? Não vejo ninguém criticando os Comissários da FIA, só os da CBA !!! Não sou partidário de CBA, nem nunca serei, pelo contrário !!!! Mas o que os Comissários da CBA fizeram e foram execrados foi tão somente seguir uma orientação da própria FIA sobre ultrapassagens. Ou seja, utilizar área de escape para realizar ultrapassagem NÃO PODE !!! Independentemente se o piloto que executa é “jogado pra fora” !!! Um erro não justifica o outro !!!! Vale a reflexão ………..

  • Quando Toro-Rosso e RBR estavam na merda em 07/08, nenhum piloto de ponta foi atrás do fantástico Newey(foi ignorado). Depois que Vettel se torna um dos “pilares” da equipe chega ao sucesso avassalador, ofusca concôrrencia! Os críticos, principalmente Alonso e Hamilton, vem choramingar na mídia? Leite quente e cama para os dois!!!

    O novato alemão apostou naquilo que tinha nas mãos, apenas a “nanica” Toro-Rosso em 07/08, e logo mostrou serviço. Foi destaque nas provas do Japão e China 07, no ano seguinte, a confirmação do talento com pole e vitória histórica em Monza. Detalhe, o alemão foi buscar tudo tudo isso sem ter um carro de ponta. Muito menos dependeu de abandonos ou acidentes na pista italiana para se manter em primeiro. Senna fez uma grande corrida na Toleman em Mônaco 84, mas quantos rivais abandonaram a sua frente por quebras, acidentes ou perdas de rendimento no carro? Galvão fez o maior “carnaval” quando Senna ultrapassou Lauda, só que o austríaco se arrastava na pista momentos antes de abandonar. Se Vettel tivesse jogado a vitória no lixo em Monza, o mundo ia desabar em sua cabeça. Agora, imaginem a pressão desse novato alemão liderando em Monza, não foi pouca coisa…

    A promoção na RBR a partir de 2009 foi mais que merecida(mesmo caso Raikkonen da Lotus pra Ferrari). O conjunto(carro + trabalho de equipe) é ótimo na RBR, mas o alemão não fica atrás, esta cada vez melhor ao volante. Com um grande carro, Vettel não joga chance de título no lixo como fizeram: Jones-Reuteman(Williams em 81), Mansell Piquet(Williams em 86), ou Hamilton e Alonso(Mclaren 07). Outra observação, a temporada de 1989 não tinha como Mclaren perder os títulos de pilotos e construtores. O time deixou tudo nas mãos dos pilotos, mas Senna jogou uma boa chance de campeão pela janela.

    Em termos de pilotagem, Airton sempre foi mais rápido que Prost, em piso molhado dava até dó do francês. Mas então, porque Senna não foi campeão em 89 largando treze vezes na pole? Oras, Senna era isso, dava show no sábado, mas tinha Domingo que fazia cada besteira…

    O brasileiro pecava muito em “controle de corrida”, Senna errou muito na temporada 89, tanto que Prost cutucou: “Ele(Senna) é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Airton é muito bom em classificação, mas em corridas não assusta, erra muito”. Vettel não passa por esses apuros, mostra controle total em treinos e corridas, Alonso esta desesperado. Se o espanhol tinha chance de ser campeão em 2010/12/13, ou era apostando em quebras, ou erros ao volante. Melhor Alonso apostar em quebras, porque se for esperar por erros…

    Webber nem pode reclamar da equipe, em 09 ele venceu corridas, fez pódios e não ficou longe do companheiro na tabela. No ano seguinte, no geral, Webber teve carro de ponta pra ser campeão. Na decisão em Abou Dhabi o australiano não aproveitou a vantagem que tinha sobre o alemão(Alonso, 246; Webber 238; Vettel 231). Com o título, Webber poderia mudar as coisas na equipe, pelo menos mostrar que tinha capacidade pra ser campeão, não deu. Aquela pixotada do canguru no GP da Coreia custou muito caro, era segundo quando rodou abandonando a prova, esses 18 pontos fizeram falta na tabela.

    Agora observem as temporadas de 2010/12/13, se Vettel fosse um piloto AFOBADO, teria jogado corridas fora e ficaria pelo menos com um título a menos. Em 2013 estaria passando sufoco nas mãos do tricampeão Alonso. Criticar Massa por ficar “devendo” resultados depois de quatro temporadas é normal, o que não faz sentido é criticar Vettel que esta fazendo tudo certo, como piloto ele só vem evoluindo. Se realmente quem faz a diferença é Newey, porque ele nunca é criticado?

    Vettel não trocou um time em baixa por uma que estava em alta pra ser campeão(caso de Senna em 88/90 ou Lewis entre 07/08). O alemão começou por baixo e foi um dos pilares do sucesso de Toro-Rosso e RBR até o sucesso. O alemão fez história na RBR, Senna só ganhou títulos pela Mclaren, mas isso Prost já tinha feito “erguendo” a equipe…

    Anos atrás Hamilton esculachou geral, disse que e RBR era apenas uma empresa de bebidas, mas o inglês até hoje não venceu uma corrida com uma “nanica” com Toro-Rosso. E em 2007 com carro de ponta, o que Lewis fez? Jogou um título praticamente ganho no GP da China(ficou atolado na brita por erro na entrada dos boxes). Antes da etapa chinesa, e faltando duas provas para a decisão, Lewis tinha 12 pontos de vantagem(mais que uma vitória). Detalhe, Lewis poderia sair da pista chinesa como campeão antecipado.O estilo arrojado de Senna ou Hamilton, pode até agradar mais aos fãns, mas isso não quer dizer que sejam os melhores do grupo. Basta lembrar da aula de regularidade que Senna tomou de Prost em 89…

    Pontuação antes do GP da China 2007:

    1-Lewis Hamilton,107
    2-Fernando Alonso,95
    3-Kimi Räikkönen, 90

    Bom lembrar, nesse GP da China, Vettel com nanica Toro largou em 17º chegando em 4º…

    Pilotos de grande experiência como Mark Webber e David Coulthard pilotaram carros de Newey em 07/08, mas pouco fizeram após 35 corridas. Vettel antes de correr pela Toro-Rosso já tinha pontuado pela BMW-Sauber, isso sem conhecer pista ou carro em rítimo de corrida.

    O novato alemão após 35 corridas pela Toro e RBR já possuía: 03-vitórias; 04-poles; 06-pódios e 01 melhor volta. Então fica a pergunta: “porque Webber e Coulthard ficaram devendo com equipamento desenhado por Newey? Eles tiveram duas temporadas pra mostrar serviço”. O projetista inglês é fantástico, mas Toro-Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão ao volante. Outro detalhe, mesmo com Newey ao lado, Raikkonen não chegou ao título em 2005. Como podem ver, não adianta ter um projetista fantástico se outro setor deixa na mão, e Kimi sofreu muito em 2003 com departamento de câmbio e motor…

    Newey esta feliz, nenhum outro piloto “tirou” tanto de seus carros como faz Vettel. Temporada por temporada, super carro por super carro, basta comparar Mansell e Prost em 92/93, ele ficaram devendo vitórias(com s) nas últimas seis provas…

    Vettel é insaciável, vai buscar recordes mesmo com fatura liquidada(temporada de 2013 já tem campeão). Vettel toma até puxão de orelha pelo rádio por buscar melhor volta, mas é isso que faz um grande campeão. E depois de ver Prost e Senna no Japão 89-90, ou Schumacher na Austrália 94, quem pode criticar Vettel pelo ocorrido esse ano na Malásia?

    Vettel chegou a um nível raramente visto na Formula 1, é veloz /preciso/cerebral. Quantas vitórias e pódios Senna jogou no lixo por pixotada entre 88 e 90? Com um carro “do outro mundo”, Senna não conseguia ficar mais que 10 corridas sem fazer besteira, a lista é longa: MON-88, ITA-88; BRA-89, ING-89, ITA-89(não poupou motor), POR-89, AUS-89; BRA-90; AUS-90.

    Agora contem quantas pixotadas Vettel cometeu nas últimas 48 corridas. Velocidade e arrojo não é tudo sem controle de corrida. Vettel não comete erros bizarros como acontecia com Senna nos anos de domínio da Mclaren, o alemão esta um degrau acima ao volante.

    O fato do alemão ter Newey ao lado não quer dizer muito, independente da época outros campeões também dependam de grandes projetistas.

    Clark teve Chapman em 63/65
    Graham Hill teve Chapman em 68
    Jackie Stewart teve Derek Gardner em 69/71/73
    Rindt teve Chapman em 70
    FITTIPALDI teve Chapman em 72
    Lauda teve Mauro Forghieri em 75/76/77
    Andretti teve Chapman em 78
    PIQUET teve Murray em 81/83
    Lauda teve Barnard em 84
    Prost teve Barnard em 85/86
    PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em 87
    SENNA e Prost tiveram Murray e Nichols em 88/89
    Mansell teve Newey em 92
    Prost teve Newey em 93
    Schumacher teve Brawn e Byrne, são vários os casos…D.Hill, J.Villeneuve, M.Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.

    Senna sequer ajudou no desenvolvimento daquela fantástica Mclaren de 88/89/90, os responsáveis foram: Prost-Murray-Nichols. Senna chegou na equipe e pegou tudo pronto, só sentou e pilotou, assim é fácil chegar a recordes de títulos. Vettel tem sua parte no sucesso da RBR, ajudou a “erguer” um time que não ganhava nada, o alemão esta fazendo história na RBR. Pra Senna fazer história na Mclaren, primeiro teve que pegar chassi desenvolvido por Prost e motor Honda desenvolvido por Piquet…

    Parte mais dura na F-1 não é sentar, pilotar e ser campeão, é ajudar a organizar um time, desenvolver carros e chegar aos títulos, isso Senna nunca conseguiu sozinho…

  • O Victor Martins esquece que ele justifica as vitórias do Vettel, dizendo porque o Webber não faz a mesma coisa, então porque o Massa que eu acredito ser um bom piloto, não chega pelo menos uma ou duas posições atrás do Alonso? Você fala que a Ferrari favorece o Alonso, e acha que na Red Bull o Vettel não é favorecido? Então porque você acha que o Vettel esta sendo vaiado? Um dos motivos que acredito ser, é a vitória que ele tirou do Webber contra as ordem da sua própria equipe. Se o Webber fosse brasileiro, aposto que vocês estavam até hoje falando do assunto. Quantos casos já vimos a Red Bull favorecer o Vettel? Vários, mas como não é contra um brasileiro, então está tudo bem, pode fazer o que achar melhor. O que estou querendo dizer, não é que o Vettel não seja um piloto excelente, mas a disputa não esta sendo igual, e porque o próprio Webber deve esta cansado de brigar com um adversário forte, e uma equipe sempre a favor do Alemão. Então com certeza, o Vettel esta cada vez mais confiante com a situação que ele se encontra no momento. Eu tenho certeza que Webber só não é mais criticado pela impressa brasileira, porque o Massa não faz nem a metade que o desmotivado da Red Bull faz.

      • Concordo com você que Vettel é um piloto fantástico, faz coisas incríveis, mas você tem que admitir que o Webber não tem o mesmo tratamento que o Vettel, e vocês falam de amarras que o Massa tem na Ferrari, e você acha que a Red Bull não favorece muito o Vettel? Não Tem comentarista de transmissão de tv, que fala em carro feito para favorecer determinado piloto? Sem dizer os problemas que quase sempre são com o Webber, na Ferrari não falam que os brasileiros estão sempre com equipamento inferior, não pode acontecer a mesma coisa na Red Bull? Eles não deram a vitória para Webber no Brasil, inventando um suposto problema no carro de Vettel. O que estou querendo dizer Victor Martins, é que não tem como um piloto, por melhor que ele seja, ser 3s por volta mais rápido do que seu companheiro de equipe. Pior do que tudo isso, é ninguém da impressa comentar um negócio desses, colocando os méritos só no talento de Vettel.

  • Vai ver que não é nem o piloto e nem o carro. Vai que a Pirelli escolheu ele para ser campeão e dá para ele pneus melhores, que aderem mais que os outros. Quem vai ficar sabendo?
    E em comparação o Weber quebra sempre e nunca tem uma aderência boa nas largadas.

    • Pois é, problema na largada só acontece com o Webber. Sem dizer que a mudança nos compostos, ajudou e muito a Red Bull e Mercedes. Se tivesse favorecido a Ferrari, esta todo mundo dizendo que era por causa Jean Todt que era da Ferrari, e estava ajudando a mesma a ser campeão. Engraçado é ninguém comentar um absurdo desses, que foi trocar o tipo de pneu, com desculpa que era por causa da segurança.

  • Eu não gosto do Vettel, opinião própria, ele não me mostra o carisma ou a personalidade que outros pilotos de destaque da F1 mostram… Mas essa é minha opinião pessoal, simplesmente não vou com a cara do alemão… Mas isso não quer dizer que eu não admita que sim, ele é um dos melhores pilotos da atualidade, e possivelmente de todos os tempos.
    Fico pasmo com alguns comentários feitos aqui, sou fã assumido de Senna, mas nem por isso também não reconheço seus defeitos…

    Vettel esta fazendo por merecer, hoje ele tem o melhor carro do grid? Tem sim, mas como todos dizem Weber também tem, porém foi abalado psicologicamente quando perdeu a taça para o próprio “garoto prodigio” da mesma forma que Massa um bom piloto se abalou com a chegada e a atenção dada a Alonso.

    E vim falar que tem piloto que é programado para vencer, e piloto que sonha em correr na F1 só por correr… Me poupe, não existe piloto que nao sonha com vitória, se chegou num time grande, é por que merece, exemplo disso é Jenson Button, que quando teve um equipamento melhor que os concorrentes, mostrou que realmente é um ótimo piloto, mesmo depois de 9 temporadas de F1

    Vamos parar de dar crédito somente a red bull, se o carro realmente fizesse toda a diferença, então por que Weber nao esta a frente de todo o resto, e a dobradinha da Red Bull nao acontece em toda corrida? É o mesmo carro, é o mesmo projetista, o mesmo engenheiro, e a mesma equipe… PELO MENOS nos ultimos 4 anos ele deveria ser o segundo colocado no campeonato… Mesmo digo sobre Barrichelo e Shumacher, pq nao foi em todos os anos que o alemão foi campeão Barrichelo nao brigava de igual pra igual? Simples, pq Schumacher igual a Vettel, era melhor!

    Pessoal, formula 1 não é futebol, formula 1 não é esporte coletivo, é cada 1 por si e Deus por todos, portanto se um piloto alcança a marca que vettel alcançou em tão pouco tempo, é por que ele não é bom, mas sim excepcional, fantástico, e um gênio do esporte… Ele não esta atras nem de Alonso, nem de Kimmi, muito menos do Hamilton que vemos hoje… Eu diria que ele esta no mesmo nivel dos primeiros 2, e acima do ingles… O pódio deste domingo deixou bem claro, quem são os melhores da atualidade, eles estavam lá…

    Portanto meus compatriotas, vamos parar de olhar para Vettel como um alemão, e vamos olhar para ele como um atleta, que realmente esta mostrando que é melhor do que se pensa, e que pode atingir marcas, e bater recordes.

    Enfim, ele ja é tetra, e mais tem todo o potencial de ser o maior vencedor de todos os tempos… E eu digo isso com ou sem Red Bull.

    Por isso, (mesmo que eu engasgue ao admitir) Palmas para o garoto prodigio, ele merece.

    • Webber não é parâmetro! Nunca fez picas até 2010. Agora, mesmo o cara não sendo grande coisa…é impossível tomar 3 seg. por volta. Isso nunca aconteceu. Nem nos anos 50 em que um circuito tinha mais de 20Km. Isso não existe. A atuação foi brilhante? Ok, o cara tirou o máximo que o equipamento podia. Mas foi ridículo ao mesmo tempo.
      Repito. Por mais que o Webber seja medíocre, nenhum piloto da mesma equipe toma 3s. por volta do companheiro. Ainda mais em uma pista de menos de 5Km.

  • Ao mesmo tempo que a confiança do Massa sumiu, depois que ele foi constantemente derrotado nestes 3 anos, a confiança do Vettel cresceu, de tanto ganhar nestes 3 anos. é o mesmo processo!! O Cara se sente imbatível e vai quebrando recordes!! Tudo bem que neste final de semana a RedBull escancarou e humilhou todo o Grid!! Confiança e o lado psicológico são tudo para um piloto! Alonso tem confiança, Kimi, Hamilton, Hulk , Maldonado…e outros! veja o Senna com a Williams, tomou pau do Maldonado o ano inteiro!!

  • Gosto de cingapura porque é uma corrida dura demais mas duas horas é demais,se fosse em outros tempos teriam pilotos abandonando por falta de condições fisicas,o Grojean mas uma vez teve azar porque ele terias no fim da prova mas pneus para atacar o Alonso e certos comentarista só sabem falar mal dele que tirando monaco quase não cometeu erros este ano,ta ficando chato os pilotos serem punidos toda vez que tentão uma ultrapassaguem mais disputada,desse jeito vai ter gente trocando a F1 pela Nascar

  • O que estraga os blogs são essas opiniões que só enchem o saco do tipo “Vettel não é piloto”. Ou Hamilton e Alonso são melhores. Na verdade, nem eles mesmos sabem quem deles é o melhor, muito menos nós, telespectadores. Desfazer dos feitos de Vettel é infantil demais. Prá quem não lembra, sua primeira vitória foi em sua primeira temporada, debaixo do maior temporal, em Monza, de Toro Rosso. Não era o melhor carro na época, embora com carro quase igual ao da matriz. Naquele grid tinham pelo menos 3 carros iguais ou melhores que o dele, com pilotos muito mais experientes: Coulthard, Webber e Bourdais, fora as outras grandes equipes, pois a Red Bull ainda não dominava. Passou a dominar com a entrada de Vettel. Naquele dia ele deu seu recado, só não entendeu quem não quiz.

  • Dizer que o Vettel VAI ser o melhor da historia é muito difícil! após 2008 todos diziam que o Massa ia ser campeão da F1 ! E nunca foi e provavelmente não será. O que pode se dizer é que o Vettel e a Redbull tem potencial para fazer o mesmo que a Ferrari fez na época de Schumacher! Bom pra Alemanha!

  • Que besteria! Ae pergunto: o Berger foi campeão com melhor carro? Claro que não, pq ele era um boçal igual ao Webber que, convenhamos, nunca fez NADA na F1. Não é parâmetro de comparação nenhum. Deu é sorte de estar sentado neste carro na hora certa pra beliscar uma vitória aqui, outra ali.

    Piloto que ganhou campeonato sem o melhor carro? Tá de brincadeira? Existem vários!!! Só pra atiçar, Prost 86. Enfiou uma beringela no Mansell e no Piquet. Ah, mas tinha a história do pobre coitado brasileiro que era tratado em detrimento ao inglês, na equipe inglesa, com chefe inglês e blá-blá-blá!!! As piquétes malham o Rubinho, mas o Piquet chorava igual!

    Senna 88 ganhou com o melhor carro e tinha o melhor piloto da F1 ao seu lado. Prost 89 ganhou com o melhor carro e tinha o 2° melhor piloto da F1 no momento ao seu lado. Senna ganhou em 91 sem ter o melhor carro, que era a Williams FW14.

    Piquet ganhou em 81 sem ter o melhor carro, que era a Willliams FW08
    Rosberg ganhou em 82 sem ter o melhor carro, que era a Ferrari 126C
    Piquet 83…Hunt 76…Emerson 74…Surtees 64…Hill 62.

    A história está cheia de pilotos que superaram a máquina defasada! Vettel pode ganhar 3000 campeonatos. Nunca será Clark, Prost ou Senna.

    • Entre os pilotos que ganharam sem ter o melhor carro, acrescente também na lista:

      Alonso – 2005 (Melhor carro era da McLaren)
      Alonso – 2006 (Melhor carro era da Ferrari)
      Raikkonen – 2007 (Melhor carro era da McLaren)

      E menção honrosa pra 2012, onde Alonso, com uma carroça horrenda da Ferrari, lutou pelo título até a última prova, e conseguiu ficar somente a 3 pontos da Red Bull que era um foguete.

  • Parabéns pelo texto! O Vettel emocionou-se no pódio?ou foi impressão minha? A cara do Alonso quando Vettel recebeu o troféu, ,me pareceu o reconhecimento deste a um fora de série! Oficialmente, passou o bastão hoje.

  • Não discordo de você Victor, de que Vettel é um pilotaço, mas compará-lo a Alonso, Prost, Shumacher e Senna é demais. Sempre que a Red Bull não tinha um carro tão eficiente, e o alemão precisava largar no meio do pelotão, era um piloto afobado, dependente extremo de estratégias e chorão mimimi nos bastidores, ora pneus, ora motor renault, ora Webber na frente.
    E parem de compará-lo a Webber, vou resumir: 1 O australiano chegou a Fórmula 1 numa Minardi sonhando ganhar uma corrida na categoria, Vettel chegou a Fórmula 1 preparado a brigar por títulos 2 Webber nunca foi tão esforçado assim, tem uma vida social e divide a Fórmula 1 com outras vários esportes em igualdade de peso (bike, surf, luta) e tem um bar na inglaterra. Vettel assim como Senna, só tem uma paixão na vida, embora não admita, correr de F1. Fácil assim

  • Não discordo de você Victor, de que Vettel é um pilotaço, mas compará-lo a Alonso, Prost, Shumacher e Senna é demais. Sempre que a Red Bull não tinha um carro tão eficiente, e o alemão precisava largar no meio do pelotão, era um piloto afobado, dependente extremo de estratégias e chorão mimimi nos bastidores, ora pneus, ora motor renault, ora Webber na frente.
    E parem de compará-lo a Webber, vou resumir: 1 O australiano chegou a Fórmula 1 numa Minardi sonhando ganhar uma corrida na categoria, Vettel chegou a Fórmula 1 preparado a brigar por títulos 2 Webber nunca foi tão esforçado assim, tem uma vida social e divide a Fórmula 1 com outras vários esportes em igualdade de peso (bike, surf, luta) e tem um bar na inglaterra. Vettel assim como Senna, só tem uma paixão na vida, embora não admita, correr de F1. Fácil assim

  • O Vettel é um fenômeno sim, em um carro excepcional. Essa combinação é que faz um campeão, ou melhor tetracampeão. Mas não quer dizer que será o melhor de todos os tempos. Não diziam isso de Alonso após o bi? Do Hamilton após ser vice no primeiro ano e campeão no segundo. A RedBull pode perder a mão ano que vem. A Mercedez pode acertar o carro e dominar por algumas temporadas como os energéticos. A Ferrari pode acertar com Alonso ou Raikkonen. A Mclaren pode acertar com a Honda. Esse ano ja era, mas ano que vem tudo pode acontecer. Os últimos anos os regulamentos anti RedBull não deram certo, quem sabe em 2014?

    • VM responde: Cara, astro não significa que ele vá ganhar, mas que ele será alguém a se observar, numa condição de protagonista. Porque, enfim, segundo suas palavras, vai correr sem ajudar Alonso e precisa se garantir na F1. É isso que eu quis dizer.

      • Pela mor de Deus,garantir OQUEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,dos pilotos brasileiros que atuaram em top time ele é disparado o PIOR DE TODOS.Sê não estiver no grid em 2014 não fara falta alguma.Sê não tiver alguma promessa em vista ,melhor esperar que surja,pois este nunca sera mais do que é ;um homem de pequena estatura ,más com um gigantesco glúteo flácido e nada mais que isto.
        Ora,a Italia que tem tudo o que se possa pensar em matéria de automobilismo,não tem um piloto na F 1 ,porque brasileiros estão preocupados em manter um pilotinho do nível de Mepassa na F 1(nível:de subordinado incompetente,pois mesmo sendo o carneirinho obediente ,tomou o Pé no Grande traseiro flácido.Bem ,pelo menos não de ter doido muito!)

  • Vettel aprendeu a fazer uma coisa que quase ninguém percebeu.
    Ele hoje se não é tão rápido que o Alonso em ritmo de corrida, anda ali na bunda do espanhol.
    Se ele não é tão incrível quanto Hamilton em volta lançada, tá ali no traseiro do Inglês.

    Tudo isso aliado a um carro muito bom e a um setup de cambio que o permite abrir nas primeiras voltas tem sido a principal tática do tedesco. Perceba que quando Vettel larga atrás ele não tem a velocidade final para avançar, mas largando na frente com mais downforce, faz voltas inscríveis.

    E assim ele vai botando na bunda de todo mundo.

    Abraço Victor!

    • Não, ele não é tão rápido quanto lolonso em ritmo de corrida. Hoje a gente viu o espano abrindo 1, 2, 3 segundos por volta. Nem é tão rápido em classificação como o Inglês, por isso o record de poles dele só é menor que o do Senna e do Schumacher. Você tem razão, é tal do setup de câmbio. Como os outros não descobriram isso ainda? É só colocar marchas longas e voar na pista. Karaca você acaba de descobrir o segredo da Red Bull, e tem gente “achando” que era o braço do garoto junto ao projeto do Newey!!!

    • Este papo me lembrou uma antiga piada: “Você tem uma cadela chamada Nabunda. Você vai atravessar um rio, mas Nabunda não sabe nadar! O que você faz? Deixa Nabunda ou leva Nabunda?”

      Muito cuidado, ANALisem bem antes de responder, kkk.

    • Para fazer essa tatica funcionar sempre é necessario muinta competencia que nem todo mundo tem,é bom lembrar que ele não tem o super kers da ferrari nem o motorzão da mercedes para vim de traz passando todo mundo

  • VM, fala ai, esse carro da Ferrari eh mesmo um “caminhao”? Ou sera que eh so marketing do Alonso? Achei a corrida do Kimi mais impressionante. Noves fora a largada, o Espanhol nao fez nada!

    • Porque não no nível de Alonso e Hamilton?

      O Alonso está na Ferrai desde 2010 e ganhou o que? E não vale o papo de que o carro é ruim. Ele é o autoproclamado bambambam que tinha levado 6 decimos para a Mclaren..

      O Hamilton então nem se fala… nem lembram do passão que ele levou do mesmo Vettel em Interlagos em 2008, ele de Mclaren e o Vettel de Toro Rosso.

      Falam como se os Red Bull fossem carrões e o Vettel sentou la e “só” fez vencer..

      A equipe NUNCA tinha ganho nada antes dele…

      Ele sim, venceu de Toro Rosso (ex-MINARDI) em Monza, debaixo de chuva… já tinha feito estrago no Japao em 2007 (com umas 3 corridas de F1), e não foi pro podio porque o Sr. Hamilton resolveu brincar de break test durante um safety car,

      • Alguns pontos:

        – Alonso não ganhou nada na Ferrari porque uma andorinha sozinha não faz verão. Ele sempre tirou o máximo dum carro mal feito por um staff técnico incompetente que não sabe nem fazer um carro, nem fazer uma estratégia de corrida. E ainda sim, brigou pelo título duas vezes.

        – Como você quer comparar a ultrapassagem do Vettel no Hamilton em Interlagos 2008, numa corrida atípica, com a chuva desabando do céu, a cabeça do inglês fervilhando pois estava brigando pelo título, precisava pilotar com segurança, enquanto Vettel estava a toa na prova

        – Toro Rosso pode ser a ex-Minardi no papel, mas todos sabemos que recursos técnicos da Minardi, não sobrou absolutamente nada

        – Quando Vettel chegou na Red Bull, o regulamento da F1 mudou drasticamente, Mosley fez um regulamento que prejudicou as grandes equipes, onde os donos são seus eternos desafetos (Dennis, Montezemolo e Briatore). Tanto que o campeão do primeiro ano que Vettel estava na Red Bull foi Jenson Button, que corria pela mesma equipe, que um ano antes fez o pior carro do grid.

        Enfim, fica os apontamentos aí amigo. Abs.

  • O Vettel Hoje é o melhor do Grid, se ele tivesse na ferrari ou na mercedes seria campeão, eu torço pelo Hamilton desde 2007, quando vettel deu aquele passão em Hamilton em 2008 em interlagos gelei tava torcendo para Hamiltom ser campeão, ai pensei esse garoto é de outro planeta desde 2008 venho observando Vettel o cara só tem 26 anos vai ser tetra e ainda tem gente duvidando do valor desse fenômeno. quando falo dele ser campeão se tivesse na ferrai é exatamente porque ele é melhor que Alonso é mais Rápido e mais cerebral. o Alonso jogou os campeonatos de 2010 e 2012 fora e esse carro de 2013 é um dos melhores em ritmo de corrida que é o que conta no final.

  • Sabe qual o problema do Vettel? O mesmo do Schumacher: Não serem brasileiros. Se um chamasse Sebastião e o outro Miguel, ninguém se lembraria de um certo tricampeão… Eu duvido que, se ele fosse brasileiro, alguém falaria que ele só vence com o melhor carro. Infelizmente é assim, nenhum piloto de outro país é melhor que qualquer brasileiro, quando este é superado, é porque a equipe fez alguma “sacanagem”.

      • Também concordo com o Fontes ,más que esperar de um povo que entre os seus (os de espirito bem Vira Latas)denigrem a imagem de seu maior piloto ,respeitado por todos os conhecedores de automobilismo mundo afora,mas desprestigiados pelos pilotos de carros 1.0 que “correm” por ruas e avenidas neste país.
        Bem não dá para esperar muito não é mesmo: Um país onde Cientista e Pesquisador são chamados de “LOUCOS” e jogadores de futebol de “GÊNIOS”.

  • VM, que calor heim..rss
    Olha não fui piloto de F1,as falo o que não deve..rsss
    Não acho que o Vettel, seja um piloto, como sabemos que é o Alonso e Hamilton, e quando toma uns gorós o Kimi..
    Com o carro que tem , até o massa de tapioca anda entre o segundo e o quinto..
    Pensa esse carro na mão do Alonso, Hamilton Kimi,,,e o e o…eo..acabou. Não tem mais piloto de F1..A pataiada, que vem atrás, sempre vem atrás..
    O que temos ai, é uma combinação de desenhista, grana, tecnologia, e por último o alemão……Colocar mais um caneco na prateleira, o alemão vai colocar, mas sem esforço nenhum…Em confronto direto. Alonso, Hamilton, Kimi, o alemão fica em 5º,,,terceiro e quarto fica a pataiada que souber socar no germânico..
    Piloto, não tem mais de 30% de participação…..
    ATENÇÃO..ATENÇÃO..
    O MASSADETAPIOCA ASSINOU UM PRE CONTRATO..VAI SER OFICIALIZADO AMANHA. NO PROGRAMA DA ANA MARIA BREGA,, PARECE QUE A GROBO VAI LANÇAR O PULA PIRATA,NA CATEGORIA E,,eletric Racing duddes…rsssssssssss

      • Também com esse nome “AGS” esperariam o que?
        Os mesmos IMENSOS resultados dessa TRADICIONAL (sic) equipe na F1, alguém lembra?
        Enfim, uns caras tomam mais que Raikkonen e saem falando bobagem atrás de bobagem; não se trata de ser mais um Pacheco chato, e sim de uma tremenda inveja, pois está claro que Vettel é um demolidor de recordes, de companheiros (no bom sentido, pela sua adorável competência); o tempo mostrará ao que ele veio (se bem que para mim já basta 4 titulos seguidos, é o maior!), para essa pachecada escrota além de viúvas de Senna, irem chorar seus mimimi’s em outro canto.

    • VM, mas assim também é fácil vencer, hoje o Ricciardo bateu no muro pra beneficiar o Vettel e depois o Webber tacou fogo no carro pra beneficiar ele também. Alias o Webber só não saiu na pole hoje porque tiraram o lacre do carro dele para o ale-mão-grande ficar na primeira posição. O problema do príncipe espanhol é a ferrari, se ele corresse de marusia estava entre os primeiros, ele é um semi-deus, ele tira sete décimos por volta só no braço, ele consegue parar no pit stop, sair do carro pra dar uma mijada e voltar na frente. O lolonso é o máximo, nada nem ninguém é melhor que ele, qualquer outro que seja campeão enquanto ele estiver nas pistas, vai ser um campeão circusntancial. Nunca, nunca será tão belo e nem terá o brilho do lolonso, a patricinha espanhola da estrela!!!

    • De boa, eu tenho de ouvir cada comentário. o Weber corre com o que então? Lata de energético com rodas? os carros são diferentes? ou o dele tem marchas a menos? e depois falam que a xilikenta de Oviedo que é perturbada..