X’Abu, 2


SÃO PAULO | É, foi aquilo que se imaginava: Webber largando mal, Vettel contornando a primeira curva tão soberano quanto o pai do Félix e adeus. Mas, assim, adeus bem dado. Teve quem perguntasse pelo Twitter se seria possível dar uma volta no segundo colocado. Seria uma UMILIAÇÃO enorme, tipo não entender o texto irônico do Antonio Prata d’hoje.

Olha, o fim do campeonato é chato por si só numa pista que não é lá essas coisas. O mundo quer 2014 há tempos, e estas corridas que cumprem tabela trazem situações isoladas interessantes. Primeiro e sempre: deem um carro decente pro Hülk, plmdds. O passão duplo nas Toro Rosso no fim da prova é de tirar o chapéu. É um desalento saber que o pobre vai ter de escolher entre ficar na Sauber – se der – ou negociar uma difícil volta à Force India, a contragosto de Vijay Mallya. Segundo: o boníssimo desempenho de Massa. “Ah, mas terminou em oitavo, atrás de Alonso, isso é patriotada”. Calma. Felipe, hoje, tem de cobrar da equipe o porquê de ter feito uma estratégia com pneus mais duros no fim, sendo que os moles aguentariam e o fariam render melhor. Alonso encaixou uma sequência de voltas rápidas que comprovam a tese. Terceiro e principal: Vettel é tão gênio que foi lá peitar a FIA dando sequência aos zerinhos, um acinte para os velhotes da FIA, e ainda imitou Räikkönen quando ouviu via rádio que tinha de levar o carro aos boxes. “I know what I’m doing”.

E, sim, discutir se Vettel vai ser punido é a demonstração clara do patamar Gourmet da FIA.

Então que a prova de Abu Dhabi se resume a poucas linhas além-Vettel: Webber se aproveitou de um momento para recuperar o também perdido segundo lugar para Rosberg na largada depois de uma parada nos pits – ao menos foi na pista. Nico fez aquilo que se esperava na Mercedes: levou o carro até o fim para ocupar o lugar que restava no pódio. Hamilton, curiosamente, cai pelas tabelas: não tem desempenhos bons já há algum tempinho e se vê obrigado a ter de andar mais lento por tentar parar menos vezes, virando presa fácil. Foi só sétimo, longe do parceiro. Grosjean ficou fora do pódio, mas andou no ritmo dos dois anteriores. Alonso só foi quinto graças à tática da Ferrari e seu talento; não tinha carro para tal. Di Resta e a Force India que sempre para menos ficou em sexto; Sutil, décimo. Massa terminou em oitavo, mas o resultado engana. Pérez passou Sutil na última volta para ser nono. Hülk só não está aí no bolo porque a Sauber deu uma rateada ao liberá-lo perigosamente nos boxes, quase acertando o mexicano. Assim não dá.

Bem como não dá para entender por que vão julgar a manobra de Alonso ao sair dos pits sendo enxotado por Vergne após a prova. O que se entende, mesmo, é a louvável tentativa da transmissão em diminuir os furos de Américo Snowden Teixeira sobre Massa/Williams e Maldonado/Lotus. São uns fofos.

Vettel se iguala a Ascari e Schumacher com a sétima vitória consecutiva, imbatível nas férias. O recorde é nove, de Alberto. E nisso vai fazer falta a prova eliminada de Nova Jersey, que poderia transformar Vettel no maior de todos os tempos neste quesito. Fatalmente vai empatar nas duas provas que restam neste fim de feira.

Falando nisso, um chopp e dois pastel cairia bem neste domingo. Para dar uma despertada.

Comentários

  • Então pode dar “zerinhos” desde que leve o carro para os boxes? Desculpe não entendi, a punição não foi devido a segurança ou risco aos fiscais ou foi simplesmente por não levar aos boxes? O problema todo é não levar o carro aos Boxes? Pq se for só isso, quem completar a corrida e ficar pelo caminho sem levar o carro poderia ser punido também.

    Se não me engano, uma ou duas corridas antes daquela que o Alonso deu carona para Webber, o próprio Alonso teminou a corrida e não levou o carro ao Box e não vi nenhuma punição, se for isso, a FIA tem dois pesos e duas medidas na hora de punir….

  • ficou estranho essa noticia. nas semanas passadas quando, brilhantemente, deu-se o furo de massa na williams e maldonado na lotus não havia.”se” ou nenhuma condicional.

    • Exatamente. Eu fiquei com um pé atrás quando vi o Américo postando isso em inglês, como se quisesse dar um furo mundial. Aqui fora ninguém está falando nada nesse sentido – embora um ou outro canal tenha noticiado, timidamente. Assume-se que massa pode mesmo parar – o que é uma pena.

      • Corrigindo: quero dizer, ele ir pra Willians porque é uma opção (uma das poucas). Mas essa cravada com contrato de 5 anos é que não bate.

  • Vettel e seu Red Bull , estão quase no limite da perfeição .

    Webber com seu Red Bull , são especialistas em complicar suas corridas com costumeiras péssimas largadas .

  • O Galvão Bueno e o Reginaldo Leme ainda tentam colocar o Massa no Céu com um placarzinho de treino que não vale nada! O Massa por sua vez consegue errar taticamente pela milésima terceira vez com sua Ferrari, isso para você ver como o desgaste dele é grande dentro da equipe. O Vettel está em Marte! Para os outros só restam pegar sobras que ficaram pelo caminho, valendo até para o Alonso que é Segundo anos-luz atrás do Vettel. O Romain Grosjean está conseguindo se colocar em Sétimo na frente do Massa. Que chegue logo a definição oficial da Dança das Cadeiras para 2014, porque 2013 já foi!

  • A pergunta sobre o porque do 2 pit do Massa não ter colocado os pneus soft é:

    – Ele tinha pneu soft pra durar 19 voltas???

    Lembrem ele passou pro Q1 e fez 2 tentativas com soft, uma com os mesmos do Q2 e outra com pneus zero, os mesmos que ele largou.

    Já o Alonso tinha um jogo novinho que era pra uso no Q3.

    Ou seja, antes de falar, é melhor se informar.

      • Calma, Nando… VM não gosta de ser contrariado… Como tantos outros… Agora, vamos ao que interessa: seu comentário foi pertinente. Alonso tinha um jogo de pneu soft sobrando, já que não foi para o Q3. EN-TRE-TAN-TO, largou com pneus soft TAM-BÉM…

        • VM responde: Pôxa, professor… você, que ensina, podia dar o caminho das palavras de Massa, que queria os novos pneus macios – era só lembrar que Massa também guardou um ao ir só uma vez para o Q3. Mas tudo bem.

          • Correto. Mas neste caso, foi a equipe Ferrari que optou (não se sabe se por medo de Felipe ser mais rápido que Alonso) de mantê-lo à 19 voltas do fim da corrida com pneus médios. Como o próprio Felipe disse, teria chegado em 5º lugar fácil…

          • Me informo, a corrida começa no sabado.

            Dos pilotos alinhados no gird apenas o Alonso largou com Pneus soft zero. Todos estavam calçados com pneus com algumas voltas de uso.

            Veja a propria informação do site do GP, apenas Alonso usou 2 jogos de pneu soft, pois era o unico a ter 1 jogo a mais.

            Mesmo no segundo pit do Felipe foram colocados pneus medios já usados na classificação com 6 voltas de uso.

  • Vitor,

    cara será mesmo que ano que vem na Ferrari, essa coisa de primeiro piloto n vai existir? p q hj por exemplo que o Massa foi prejudicado sem uma explicação viável..
    Justamente em um dia após a imprensa pressionar o Alonso em uma entrevista ,sobre essa coisa do Massa ter passado a anda na frente dele!
    muito estanho… é por isso que Piquet e Senna nunca quiseram andar de Ferrari,,,

    abs

  • Ah… Mesmo liberando pontos a mais pra abrirem asa, ou seja la o que for, mesmo com a saída antecipada (e prevista?) do Kimi da prova, mesmo com o passeio do Vettel (é sempre bom ver esse cara pilotando!), a corrida hoje deu sono. Se aliada a ela eu comece “dois pastel e um chop” dormiria na certa …

  • Passão por passão, o do Felipe foi muito superior aos do Hulk, afinal foi sobre o Hamilton e sobre o Sutil…Mercedes e Force India são bem superiores a Toro Rosso…

  • pelo que eu entendo, Alonso está saindo dos boxes, Vergne está no traçado dele, Alonso que tinha que tirar o pé pra não bater. isso justificaria ser punido.

  • Um chopps, Com s. haha

    Hulkenberg na McLaren já. Nada contra o Pérez, mas tudo a favor do Hulk.

    Patética a tentativa global de ainda colocar a ida de Felipe para Williams e Pastor para a Lotus como “provável”. Assim quando eles noticiam, vira “oficial”.

    Segundo Barrichello, “concerteza” é o que leva a negociação pra frente.

      • A ida do Massacrado para a Williams é puramente uma questão de economia,devido a draga em que esta,poderão usar o mesmo banco do piloto brasileiro que correu a uns poucos tempos atras e tem o mesmo bio-tipo glúteo,ou seja um assento com medidas bem generosas.E pelo que ouvi dizer levarão o mesmo “genial” engenheiro de pista que também trabalha na Rossa di Maranello,será que é para não chocar se tiver que ouvir :– ????????? this faster than you