Semana Senna

SÃO PAULO | Mais uma daquelas ausências aqui, mas é explicável pelo resultado que o povo deve estar acompanhando no Grande Prêmio e na Revista Warm Up. É a ‘Semana Senna’, um especial dividido em sete partes que resgata os 20 anos sem Ayrton — e sem Ratzenberger — e daquele fim de semana do GP de San Marino.

Eu vou arrumar um tempinho para postar algumas linhas sobre aquele dia, quando eu tinha 11 anos e tive de correr…

A ‘Semana Senna ‘ começou ontem com uma releitura feita pelo Flavio Gomes de seu belo texto ‘Ìmola, 1994′, um dos únicos em que acertou as palavras, e o resgate de sua entrevista com a médica-chefe Maria Teresa Fiandri, do Hospital Maggiore, de Bolonha.

Hoje, temos ’20 nos 20’. Deu um trabalho que muitos até devem imaginar. Reunir 20 pessoas que estiveram em Ímola — na verdade, 18 deles; outros dois envolvidos diretamente são Bruno Senna e Éder Luiz — e pedir que contassem com riqueza de detalhes o que viveram naquele fim de semana de 1994, as lembranças sobre Senna e o quanto aquilo afetou suas carreiras precisou de uma elaboração que teve início no ano passado. Mas tudo se intensificou nos últimos dois meses. Os últimos dias, então, foram de correria imensa: trocas de e-mails, telefonemas e o temor de que não fosse dar certo.

Dá, sempre dá. Como a gente diz no jornalismo, sempre fecha.

É claro que muita gente boa acabou ficando de fora. Sim, nós procuramos Schumacher no ano passado. Ligamos para o escritório de Berger no Principado de Mônaco. Lamy sumiu de última hora. A assessora de Senna esteve muito ocupada. Mas o time que reunimos é de primeiro escalão: os chefes Frank Williams e Ron Dennis, o projetista Adrian Newey, os ex-companheiros Mika Hakkinen e Damon Hill, e colegas que sabem como desenvolver as palavras, como Roberto Cabrini, Celso Itiberê, Nilson César, Luis Roberto e até Gomes, dentre outros.

’20 nos 20′ é só uma parte, mas é um orgulho em especial no esforço que envolveu Evelyn Guimarães, Renan Do Couto, Pedro Henrique Marum, Gabriel Curty, Juliana Tesser e Hugo Becker, até mesmo de Gomes, além de Bruno Mantovani, Rodrigo Berton e Ivan Capelli.

É um orgulho dos grandes.

Comentários