Hoje é dia de Hockenheim, bebê, 3
SÃO PAULO | O editorial do Grande Prêmio também tratou da cretina opção da FIA em não soltar o safety-car no momento em que Sutil, sei lá por que cargas d’água, resolveu fazer da reta principal um vallet para que três corajosos fiscais se arriscassem e empurrassem a Sauber lá para o canto interno da pista de Hockenheim. Os pilotos também se mostraram bastante surpresos com a decisão – Alonso falou até mesmo que a entrada do SC prejudicaria sua corrida, mas que era necessário.
Mas aí já tem quem diga que foi uma medida clara e evidente de que há todo um complô e um esforço para que Rosberg vencesse a prova tranquilamente e que, com Hamilton perto, isso não aconteceria. “Ain, o inglês ia ganhar fácil, ele tava de pneus mais novos, mimimi”. Bem, já que é para entrar no terreno da suposição, mesmo, OK, vamos lá.
Se Charlie Whiting tivesse acionado o safety-car, assim como Hamilton fora chamado para os boxes e colocar pneus novos enquanto a corrida transcorria normalmente (volta 51, 1s2 atrás do segundo colocado), a Mercedes chamaria Rosberg e a Williams, Bottas, para trocá-los também já em período de bandeira amarela. Lewis teria de andar limitado pela velocidade determinada da ECU, portanto sem desenvolver a velocidade suficiente para passar o finlandês e fazer o melhor uso de seus pneus.
Assim, voltariam ambos à frente do inglês. E a situação ficaria da mesma forma. “Como?”. Ora, com pneus mais novos, voltando à realidade dos fatos, Hamilton encostou em Bottas como que atraído por ímã, rapidíssimo. Mas lá ficou, sem ao mesmo conseguir atacá-lo, até o fim da prova. Imaginem, então, se Valtteri tivesse calçados mais recentes…
A presença do carro de segurança só promoveria o ajuntamento do pelotão e, de quarto em diante, poderia teria alguma ação e emoção. O resultado entre os três primeiros não mudaria em absolutamente nada.
SE você nao tivesse escrito esse texto, você nao precisaria estar tentando defender um cenário que nem você mesmo acredita mais =) brincadeiras a parte. O problema nao é o quê iriar acontecer. O problema é: Rosberg na frente e SC que já foi chamado em horas bem menos perigosas que essa nao entrou na pista. Devemos discutir, na minha opiniao, o porquê do SC nao ter entrado, e nao o que iria ou nao acontecer!
Hamilton apostou na entrada do SC e perdeu. As estratégias, erradas ou acertadas, também fazem parte da disputa.
Então se não iria mudar o resultado da corrida (coisa que discordo, pois pelo menos em segundo o Hamilton iria chegar), por que o SC não entrou?
Não acha que no mínimo a direção da prova teria que dar uma resposta coerente de quais são as regras e motivos para a não entrada do SC?
Não concordo, VM porque ao juntar o pelotão, poderia acontecer qualquer coisa, seja pneu mais frio de um, uma vacilada na relargada. Fora os problemas de pit stop que sempre acontecem nessas situações, vide caso Massa x Mangueira x Cingapura 2008.. Enfim, achei muito estranha a decisão da direção de prova, contando que era um piloto alemão, GP alemão, levantasse mais suspeita ainda…
O que vc disse é que ele não passaria nos pits, nas CNTps rsrsrs, mas teríamos um quadro mais suscetível a mudanças, principalmente na relargarda.
A entrada do Safety Car ia mudar muito a corrida e imagino que teríamos sim trocas de posição. Se estamos falando da Formula-1 atual, não ignore o DRS.
Só que mesmo com ambos com pneus novos, você esqueceu o quanto a Mercedes é superior então acho que o Hamilton teria sim ultrapassado o Bottas. E sobre o que realmente aconteceu na corrida, os pneus supermacios se desgastam mais rápidos e o Hamilton estava com o pé fundo, ele começou tirando mais de 2s por volta e depois foi caindo pra 1s e 0.7, quando ele chegou no Bottas o pneu já não era grandes coisa e como a Williams também não estava devagar ainda mais nas retas, ficou mais difícil pro Hamilton passar!
VM responde: Vale o mesmo: http://184.106.145.74/f1-championship/f1-2014/f1-2014-10/2014_10_GER_F1_R0_Timing_RaceHistoryChart_V01.pdf. Só ver se ele foi atrapalhado ou não entre voltas 51 e 55.
Sem contar o DRS.
O que não vai ser mostrado pela TV ESGOTO;;
O radio do eng do amassa barro(zacarias)
Filipinho…listen dear queer: Bottas is the driver numero uno, and you…go back to the car wash,,,,scan ass..
Se, se , se, bem, na minha opinião, “se” houvesse safety car, o Bottas ia se jogar pra tentar vencer, seria divertido, mas “se” não altera nada. Gostei da corrida
Tambem acho que passaria Vitonez…. Além do mais, a Williams “abriria as pernas” e, em nome de um pódio, iria pedir pro Bottas “cuidar do consumo, não se arriscar” e todos os eufemismos possiveis para a frase “abre e deixa o cara passar”…
Aliás, já era isso que eles estavam falando pro Bottas quando notaram a aproximação do Hamilton…
Agora, em relação ao Rosberg, acho que não passava não… A Mercedes iria sutilmente intervir no assunto… rsss
Abraços
VM responde: Os caras não pediram quando ele tava 3s mais lento, mas pediriam estando com pneus mais novos? Ah.
Não concordo. Lewis passaria SIM o Bottas se estivessem com Pneus iguais. Ele não passou quando encostou pq os pneus acabaram.
VM: OK.
Também concordo com o BOCA.
Acredito que o Hamilton passaria Bottas, pois com pneus novos(Bottas e Rosberg) no início da corrida, jamais Bottas ameaçou ou chegou junto do Rosberg.
Hamilton antecipou a parada, é bem possível que se Bottas parasse Hamilton estaria na frente. Aí era briga até o fim. Poderia sim ter mudado o GP.
VM responde: Está explicado no texto: se tivesse o safety-car, Hamilton reduziria a velocidade por conta das regras e da centralina padrão. Bottas faria seu pit tranquilamente. Não mudaria nada.
Se tivesse SC, todos andariam em velocidade reduzida por conta das regras o que faria juntar todos.
Além disso, o Hamilton foi chamado logo quando o Sutil rodou, o que provavelmente, faria ele ficar à frente de Rosberg e do Bottas, ou pelo menos do Bottas.
Quando Hamilton trocou os pneus ele caiu pra quinto, Ele teve que forçar mais pra recuperar esss duas posições perdidas, o que o fez desgastar mais os pneus. Por isso, ele alcançou o Bottas e não consegiuu passá-lo.
VM responde: Não é verdade. Ele caiu para quarto, atrás de Alonso, e Alonso parou voltas depois, sem atrapalhá-lo. Voltas de Hamilton na casa de 1min20s. Está aqui o histórico da corrida: http://184.106.145.74/f1-championship/f1-2014/f1-2014-10/2014_10_GER_F1_R0_Timing_RaceHistoryChart_V01.pdf
Sim, realmente ele voltou em quarto. Ele parou na volta 51 e voltou atrás de Alonso de novo.
Alonso não atrapalhou óbvio, pq Alonso estava distante dele. E o foco de ambos eram distintos.
Na volta 53, ele foi 2,396 s mais rápido que Bottas. Na 54 2,636 s, na 55 2,297 s e na 56 1,483 s.
Quando ele chegou, os pneus estavam muito desgastados, além disso, teve o problema da asa quebrada que o atrapalhou.
E ele só fez essa última parada contando exatamente com a entrada o SC, que não ocorreu.
Nossa!!!! Esse povo esta assistindo muita corrida americana e etão achando que os pilotos top times da F1 gostam de um muro como os da Indy.Preferem corridas lotéricas do que técnicas.Que pobreza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!