Budapeste bubônica, 3
SÃO PAULO | Que nem ontem, vou começar pelo fim. Parece que na sexta-feira, pipocaram rumores que viraram informações de que Flavio Briatore foi chamado para ‘salvar’ a F1 e pensar em métodos de deixá-la mais animadora, excitante, prazerosa, uh!. Encontre o erro.
Uma pausa para pensar. A resposta, caso seja necessária, no próximo parágrafo, em texto cosmerimolístico.
A F1 quer se remodelar usando um cara que arquitetou uma manipulação de resultados. Que não vive o ambiente da categoria tem cinco anos. Cujo histórico, pois, não presta. A F1 quer pensar no futuro olhando para o passado de quem tem antecedentes criminais. O que Briatore pode acrescentar à F1? Segue.
A corrida na Hungria hoje foi excelente, nível Bahrein. O que Alonso fez hoje foi mágico. O que Hamilton guiou foi uma barbaridade. O que Vettel fez para controlar o carro e não bater foi sublime. O que Vergne conduziu a pequena Toro Rosso na frente das grandes foi memorável. E o que fez Ricciardo?
Bem, Ricciardo fez e faz o bem da F1. Não tem um nego neste mundo que não torça para esse moleque. Desde o GP da Austrália, classificando-se em segundo no grid, chegando na mesma posição, sendo desclassificado, sorriso no rosto, alegria, e aí veio o pódio válido na Espanha, a vitória no Canadá e outras tantas aparições. E teve hoje. Foi pra cima de Hamilton e Alonso, capengas, mas decidido, firme, meticuloso.
Nas redes sociais, o Twitter do UFC se manifestou e parabenizou o australiano; o da F1, calado, se presta apenas a publicar notícias e seguir uma única arroba, a do Verified Account. E quer Briatore como salvação…
A F1 tem Button, Räikkönen, Hamilton, Alonso e Vettel, putas véias deste negócio, e tem um ídolo tão evidente nascendo que, tão óbvio quanto, precisa se aproveitar dele. A Indy, tempo atrás, quis fazer de Newgarden seu ídolo na América. Para isso, colocou o próprio junto dos torcedores na posição mais curiosa possível: desconhecido, fazia o piloto perguntar ao povo seus preferidos e, na sequência, falava de si perguntando em terceira pessoa. Quase ninguém sabia quem era, e foi assim que se popularizou.
Ricciardo, a gente já sabe bem quem é. Basta a F1 descobrir. É metade do caminho para que volte a crescer.
Até um tempo atrás a salvação era Vettel, o alemão divertido e bla bla bla.
Agora é o sorrisão. Espera ele tomar umas na cabeça pra vê se não muda o discurso.
Não tem de salvar nada, a F1 precisa é olhar mais para internet, mídias sociais, etc; As corridas esse ano tem sido ótimas, apesar do domínio da Mercedes (que fizeram por merecer, ou só a Red Bull é competente?), o que tem parar é essa mania de reclamar de tudo, como se tudo fosse uma merda. Coisa que a Ferrari faz e um monte entra na pilha (não estou dizendo que é o caso do blogueiro).
Meus amigos, as declarações de Eclestone, de quem será Campeão este Ano nos leva a começar a rever as atitudes da Mercedes com Hamilton, nos tempos dos pites,” o cara do macaco não descia o carro, e as coisas do Carro ?….alguém tem dúvida? Ele está lutando não só para o Campeonato, mas, conta a Equipe…..e ninguém fala nada !!!!
Eu acho “legal” uma legião de “entendidos” enaltecerem Ricciardo e Bottas, é a mesma legião que falava que Kimi esse ano iria colocar o Alonso pra trás e que o Grosjean desafiando o Kimi no final da temporada iria surpreender a todos, Formula 1 é, foi e sempre será, o melhor conjunto, independente de piloto, Ano que vem se a RBR e Willians estiverem ruins e o Ricciardo e Bottas não mostrarem muita coisa, vão estar aqui a mesma legião falando de outro piloto qualquer.
Eles estão vencendo seus companheiros, daí a comparação. Os carros das equipes são bem diferentes, todos sabem.
Não desmerecendo a vitória de Ricciarco mas vejo mais oportunismo do que uma grande corrida feita por ele. E foi justamente no pneu mais novo que dos demais que o fez ganhar, somente isso. O carro ainda não melhorou, portanto o clima, as paralisações e o pneu mais novo foram decisivos para sua vitória e não que tenha feito por si algo extraordinário. Bom foi essa a corrida que vi.
FRANCISCO M…Diria M de MERD..a… ouw..deixa o cara trabalhar seu pacheco..
Po..cria um blog pra vce e deixa o cara em paz..que porra..viu..
Ou…junta com o outro bagué, e vai lavar pratos ..carai..meu…orraaaaa..
pelas suas atitudes nos bastidores, nunca fui fã do Alonso mas ainda assim o considero o melhor piloto em atividade, que corrida fantástica e o tal do Ricciardo, caraca o moleque corre muito….o f…. é ter que ouvir comentários do tipo…mas também com pneus mais novos até o Maldonado. E animou ver o Massa voltando a ter ritmo de corrida. Agora que venha o melhor dos circuitos, quero ver alguém parar a Williams na subida da eau rouge
Ritmo de corrida?? O Massa?? Ele estava logo atrás do Riccardo no primeiro Pit Stop e chegou muito atrás!! Ele apenas não fez nenhuma besteira, mas não é consistente!!
Concordo parcialmente, acredito que a F1 possa buscar no passado algo de “novo”, como a venda de chassis por exemplo, seria uma forma de facilitar a entrada de novas equipes e pilotos, elevando o grau de competitividade da categoria.
Com relação aos pilotos, você tem toda razão, a F1 não sabe usar a imagem de seus protagonistas, Kobayashi é outro exemplo, possui uma legião de fãs em todo o mundo, conseguiu uma vaga no grid atual graças ao $ arrecadado por seus fãs, como falei no inicio, se a venda de chassis fosse permitida, talvez pudéssemos desfrutar mais do arrojado Kobamito, isso vale para Bianchi tbm, acho um desperdício esses dois correndo em equipes insignificantes.
A Lotus foi esplêndida ao utilizar a imagem do irreverente e excêntrico Kimi Raikkonen nas duas últimas temporadas, tornou-se a equipe mais querida do grid, foi uma maneira sábia de exposição, com irreverência e humor.
É esse tipo de exposição que a F1 necessita urgentemente, a aproximação e interação com o público são indispensáveis em nossos dias.
Massa não sabe mais brigar pela ponta. O melhor investimento de piloto que a W fez chama-se V Bottas, em 2015 ele e o Ricciardo serão a tormenta dos medalhões. Abraço Vitor e parabéns pelos comentários!
Tem razão, Victor.
O Ricciardo está guiando o fino. Parece ele o tetracampeão. Agressividade na medida, leitura perfeita da corrida (“visão de jogo”), consegue administrar pneus e combustível como ninguém (ou como o Alonso). Isso tudo porque seu único ponto forte até o ano passado era a classificação.
Impressiona.
Alguém se lembra de algum erro dele neste ano? Zero.
Agora, imagina se esse cara fosse brasileiro? Histeria geral e orgasmos múltiplos.
Brasilino Pacheco teria um treco.
Pensando bem, ainda bem que Ricciardo nasceu australiano.
Abraço!
Celso
Quer melhorar a F1. Simples, chama o responsável pelo Twitter da Lotus e o Charlie Whiting “fake”.
Assim, como diz o slogan do nobre deputado, pior que está não fica.
Esse rapaz tem que ser campeão.. ano que vem.. em 2016.. não importa..
A ultrapassagem dele no Hamilton vai ficar pra historia..
E a cara de alegria.. genuína é incomparável.
Olha o Alonso (pilotaço).. mas um limão azedo
Gustavoc, volta a lavar pratos, deixa os outros em paz..Cara mais panaca carai..
Eu acho boa a idéia de trazer o Briatore de volta, o cara entende tudo de F1, inteligentíssimo, faria muito bem ao esporte.
Julgar o caráter dele por causa de uma manipulaçãozinha de resultados, que exagero, sem falar que o maior culpado é quem executou o plano e não o idealizador.
VM responde: Pois é, como Briatore é bom e íntegro.
Volto a dizer, já tem o Wolff, não precisa de mais, mas se quiser tem o Mattiaci, o Eclestone, todos formandos da mesma escola do Briatore. Pessoal, tem criança que assite corrida.
A F1 não precisa de mais manipuladores sem carater. Já tem o Totó Wolf, o Eclestone, o Matiaci…
É, Victor. A analogia da F-1 com a CBF/seleção brasileira é perfeita. Quando comecei a ler seu texto até pensei que sua idéia era essa. Basta trocar F-1 por CBF e Briatore por Dunga que o resto se encaixaria direitinho. Bem, resta o “consolo” de que os esportes tem sido pessimamente geridos no mundo inteiro e está longe de ser uma exclusividade do Brasil.
Alex : apoiado
Bixo
Muito bom ver aqui o reconhecimento ao controle magistral de Vettel na rodada.
Ele soube acelerar no momento exato para evitar danos, coisa q aquele mexicano mequetrefe não teve competência de fazer.
Este foi um de tantos outros detalhes que aquela narração vagabunda não soube aproveitar.
Pior que isso foi ouvir o “narrador” exaltando a corrida de recuperação do Massa. Recuperação do Massa? Como??? Largando em #6 e chegando em #5????
Pelamor…
Ué, recuperou uma posição, kkk!!!
Então imagina o estardalhaço se o Hamilton fosse brasileiro…
Amigo, com todo respeito, acho que você nunca guiou um carro qualquer no limite pra entender o que é controlá-lo. Tanto Vettel como Perez foram meros passageiros no episódio, o alemão deu sim uma sorte impressionante, já que o carro parou de escorregar e alinhou com a pista SOZINHO a milímetros do muro. tanto é que vettel seguiu a reta inteira devagar meio sem entender o que aconteceu. Veja o vídeo, não há aceleração alguma em momento certo algum, nem outra atitude qualquer em busca de controle, apenas sorte.
Sorte??? Se preferes acreditar nisso, OK!
Aliás, o Vettel também deu “sorte” ao ser campeão 4 vezes, já que só venceu com carro bom…não é assim que pensas também amigo?
Não temos dados de telemetria, mas acho muito plausível que o Vettel, tenha sim acelerado no momento preciso para estabilizar a rodada, evitando assim o muro.
Fatos desta prova: Ricciardo é um piloto padrão de poucos erros, Hamilton um idiota veloz, Rosberg um medroso veloz, Vettel um campeão fake criado pelo carro e Massa nem comento. Agora, se dessem uma Mercedes pro Alonso, ele largava do centro de Budapeste e terminava 2 voltas à frente do segundo colocado. Esse é o cara.
Cara disse tudo, levar aquela carroça vermelha sem pneus à frente das Mercedes e quase levar a corrida foi demais. Se ganhasse, Alonso deveria correr em Spa com a Mercedes do Safety Car que anda mais do que essa Ferrari bomba.
Deveria haver um filtro automático para comentários com esse grau de burrice. O rapaz ainda tem a pachorra de escrever a palavra “Fatos” antes da sua diarréia mental insana.
Hehe, na verdade deveria haver um filtro para imbecis que, na incapacidade de comentar a notícia ou debater com civilidade e inteligência, limitam´se a atacar a opinião alheia com agressividade e truculência dignas de um perturbado social. Vai se tratar amigo, dependendo da sua idade ainda dá tempo!
Hehe, na verdade deveria haver um filtro para criaturas que, na incapacidade de comentar a notícia ou debater com civilidade e inteligência, limitam´se a atacar a opinião alheia com agressividade e truculência dignas de um perturbado social. Vai se tratar amigo, dependendo da sua idade ainda dá tempo!
Alonso foi muito bem, mas se é carroça, então Raikkonen é Deus, pois largou do fundão e chegou em sexto. E no último stint ainda abriu 7 segundos para o Vettel e terminou botando pressão em Massa.
pois é, o Raikkonen mandou melhor nesse GP do que vinha fazendo, mas há que se tomar cuidado com números. O grid da F1 não é nada homogêneo, de forma que ganhar uma posição entre os 7 top é muito mais difícil que escalar o pelotão vindo de trás. Sair de último pra chegar nos top8 é relativamente fácil para Ferrari, Mercedes ou Williams, mas partir de 8º pra segundo é com essa ferrari é coisa rara.
Comentários ignorantes a respeito de uma corrida que não tem como definir a não ser a sorte e competência de um piloto que parou exatamente no momento de um safety car, que fez o que tinha de fazer no momento e equipamento oportuno. Ricciardo guiou como um herói e Vettel, Rosberg, Hamilton e Alonso, com a sua sabedoria e o que tinham disponível no momento. Palmas para todos, competência não faltou numa pistas historicamente limitada para pilotos agressivos e dinâmicos.
Realmente, como vc falou, a F1 precisa começar a renovação por aí. Olha a diferença dele para Hamilton, que este, depois de duas corridaças, chega de cara fechada ao pódium, pela segunda vez seguida. Ele tá representando a F1 de hoje, que apesar de ótimas corridas, as pessoas estão deixando de gostar e de curtir. A F1 precisa abrir um sorriso, igual ao de Ricciardo e deixar de ser um esporte tão linha dura e rabugenta como é.
E Briatore de volta? Tá parecendo a CBF com o Dunga.
Meu velho, a cara fechada do cara foi porque ele agora tem certeza que a Mercedes escolheu o 1º piloto. Simples assim..
Sim, aliás são por diversos fatores. Só quis fazer uma comparação meio capenga com a F1 atual, seguindo o texto do post.
Na diversão é fácil mostrar todos os dentes. Quero ver o Ricciardo sorrir o tempo todo quando estiver disputando o título e tiver suas frustrações. Nada contra o australiano, que demonstra ser muito boa gente, mesmo. Mas fazer comparações com Hamilton e Alonso, e esperar comportamento idêntico, só se fossem um “bobo alegre”. Hamilton na maior adrenalina pra ganhar o campeonato que pode ser o último da carreira. Alonso falta pouco pra jogar a toalha. Rir do que, cara pálida?
O que Vettel fez hoje foi uma cagada,erro de novato,tomando pau de novato e ainda perdendo para carros mais lentos como a Ferrari de Kimi e Alonso.
Não, não! Foi sublime! Tenha dó, né Victor? Tá parecendo a rede Globo com o Massa, brincadeira!
VM responde: Cara, você voltou a encher o saco? Velho, se tudo que eu escrevo não agrada a você, não leia, cara. Vai ler o que você quer em outro lugar, e assim todos ficamos na boa. Boa sorte.
Victor esses babacas não sabem nada,
portanto na proxima não responda, deixa
êles falando sozinhos( chico m e gustavoquinho)
Ha ha ha, concordo contigo. Putice total. Aliás, o cara falou, falou e não disse nada. Esse Riccardo também é um babaca danado. Se o futuro e a salvação da F-1 for esse cara, fodeu! E a comparação da Indy é ridícula. Lá faz sentido ter um piloto propaganda pois só mesmo americano assiste aquela merda. A F-1 é mais globalizada. Então, cada país deve ter um cara que brigue decentemente nessa porra, não esses Barrichelos e Massas da vida que abrem a porta para o companheiro passar. Certo fez o Hamilton. Portanto, a desgraça da F-1 está exatamente nessa centralização de um único cara com chances de ser campeão, como foi com Schumacher e Vettel. Então, o que a F-1 deve fazer é exatamente ao contrário da Indy. Precisamos de mais gente com chances de vitória. Me diz, qual a motivação de um brasileiro, argentino, chinês e de outra país qualquer assistir a F-1?
VM responde: Meu deus…
Moço, como você ainda tem paciência de ler comentários assim…
Erro de novato foi a RB não chamá-lo para os boxes no segundo safety car e deixá-lo de pneus velhos tentando segurar o Lewis.
Muito Bom!