Mais do autódromo do DF

Moto 1000 GP


SÃO PAULO | Alexandre Barros vai ter de fazer exames no joelho devido a uma queda na prova da Moto 1000 GP em Brasília no último domingo. O brasileiro falou ao BandSports que sente um incômodo, que não há de ser nada, mas também sobre o autódromo local. O piloto definiu a pista como “precária”.

Estava chovendo no momento da corrida. “Quando chove, não dá pra correr, tanto que foi cancelada a prova da 250. Era o momento pro diretor de corrida ter parado, numa outra pista não teria acontecido”, falou.

Cêis devem lembrar bem que, no ano passado, a equipe da Revista Warm Up fez um dossiê sobre o que estava rolando no autódromo do DF, entre desvios de dinheiro, descuido e morte mal avaliada. Logo veio a notícia de que a MotoGP correria lá, caso uma reforma geral fosse realizada. Nada aconteceu até o começo deste ano, e a Dorna, organizadora do campeonato, se viu obrigada a retirar o Brasil do calendário.

Então como num passe de mágica, a pista voltava ao mesmo papo de reforma e tudo mais por causa da Indy. O governador Agnelo Queiroz, que havia dado suas garantias ao pessoal das duas rodas, apertou as mãos dos organizadores da categoria e foi lá na festa da Bandeirantes para acertar os pauzinhos. O acordo se dava, principalmente, para que a emissora evitasse o lindo processo já aberto contra ela por falhar no cumprimento da realização da etapa brasileira, antes feita nas cercanias do sambódromo do Anhembi. Na ocasião, escrevi que desconfiassem e que aguardássemos até junho ou julho para o desenrolar da história.

E olha onde chegamos: a nada. O autódromo continua na mesma. Agnelo e uma comitiva com mais de 10 negos viajaram a Indianápolis na semana das 500 Milhas, e o papo lá era de que o acordo com a Indy fora assinado e tudo mais. Não pudemos confirmar a informação à época, bem como agora. Já se foram dois meses. A prova da Indy está marcada para o começo de março do ano que vem, portanto daqui oito meses.

Remontando a história: é necessária uma licitação para que sejam realizadas as obras. Vasculhei aqui e ali e descobri que o processo de escolha só vai acontecer em setembro. E que a reforma vai durar mais de um ano, consumindo uns bons sete milhões de dilmas dos cofres do Distrito Federal.

Anotem aí que este autódromo, se reformado, só fica pronto em 2016. O papo de corrida da Indy no Brasil em Brasília era só um pano.

Comentários

  • Mais um capítulo da várzea,
    “Em 27 de agosto, Brasília recebeu a terceira etapa do Brasileiro de motovelocidade, o Moto 1000 GP.
    Logo na primeira curva após a saída dos boxes, três pilotos se acidentaram no trecho que frequentemente recebe as etapas do campeonato de arrancada.
    O produto usado para que os carros tenham maior aderência ao asfalto, o VHT, proporciona uma espécie de camada emborrachada quando entra em contato com os pneus.
    A química da junção dos dois elementos deixa a pista escorregadia, principalmente quando chove.” Trecho retirado de: http://www.jornaldebrasilia.com.br/esportes/mais-esportes/566055/usado-em-competicoes-de-arrancada-no-autodromo-vht-e-um-perigo-para-as-motos/

    Mais a respeito da potencialmente fatal prática: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20140812-jornal/pdf/46.pdf

  • Cada povo tem o governo que merece. Afinal, muitas dessas figuras que exercem mandatos, independente do partido ou do cargo, são velhas conhecidas do público, que pelo jeito, gosta de se prestar ao papel de “vítima”. E segue a vida.

  • Agora que ele descobriu que é precária? Outra coisa, quem é o diretor de prova? Mais uma coisa, lembro no briefing da fatídica 3ª etapa do brasiliense de motovelocidade do ano passado que estava um cara do staff da Moto1000GP ajudando a organização, que foi contra os alertas de pilotos da necessidade de mais bandeiras amarelas e em locais corretos (por conta de erros ocorridos na 2ª etapa), pois “tirava a velocidade da prova “.
    Agora, em 2014, de acordo com a organização da Moto1000GP, o asfalto está bem estabilizado: ““Brasília, onde já tivemos eventos duas vezes, foi a melhor alternativa à situação que se apresentou por conta da necessidade das obras em Goiânia. “Temos acompanhado as etapas do campeonato regional do Distrito Federal em boas condições, o circuito já está com o asfalto bem estabilizado depois do último recapeamento”, aponta Scudeler. “Ficamos à mercê dessa questão e a nossa opção foi por uma praça onde não há risco à realização do evento”.” Trechos retirados de : http://www.motonline.com.br/moto-1000-gp-3%C2%AA-etapa-e-transferida-para-brasilia/
    Bem estabilizado? Então, agora que o Barros caiu, a pista é precária. E agora que ele caiu a prova devia ter sido interrompida. Quem sabe agora que um medalhão caiu que se começa a dar mais ouvidos aos alertas de falta de segurança e precaridade do autódromo de Brasília, pois após um ano da morte da pilota local Vanessa Daya e do Dossiê da revista WarmUp muita coisa ainda não foi bem explicada: http://revista.warmup.com.br/edicoes/42/df-dossie-de-falcatruas.shtml

    http://revista.warmup.com.br/edicoes/42/causa-mortis-descaso.shtml

    http://revista.warmup.com.br/edicoes/42/o-autoduto-federal.shtml

    http://revista.warmup.com.br/edicoes/42/o-que-justificam-os-fins-lucrativos.shtml

    http://victormartins.warmup.com.br/2014/07/30/mais-do-autodromo-do-df/

  • Sobre o autódromo, não sei como o Gilson que já foi piloto e é organizador, aprovou a corrida da Moto1000GP lá. Tudo bem que foi meio que cima da hora, uma vez que a corrida estava marcada pra Goiânia que foi fechada temporarialmente para algumas correções.
    Fica cada dia mais claro a zona que vivemos quando falamos de obras e esporte. Brasília é o exemplo disso., assim como seus governantes fajutos.

  • Caraca, mas que enrolação, por isso que eu digo, quando tem politico no meio disso é por que a maracutáia ja esta armada, espero que a Indycar processe a Band por não cumprimento de contrato e que esta notícia tome todos os rumos possíveis por que ja que não haverá corrida que pelo menos nenhum centavo seja usado pra isso.

  • calma….vem eleições aí e com certeza vão verter verbas até para pista de autorama, infelizmente nosso amado país funciona assim.

  • Victor, boa tarde, Uso indevidamente esse espaço por que não achei como escrever-lhe direto sem passar por aqui. Vi notícias sobre Nelson Jr, disputando uma tal de Rallye Cross nos USA, e fiquei de cair o queixo !!! Não entendo isso,. e peço seus esclarecimentos! O cara se preparou como poucos para o sucesso na “olimpo” da F-1, …. e dá nisso???? Tudo bem que aconteceu aquela “P” cagada de Singapura, mais ….rallye cross???
    Eu sempre achei que Nascar truck seria um auto exilio, pra deixar a poeira baixar inclusive fazia todo sentido não se envolver com a Indy , para não “perder a mão” e não se envolvendo com aquele troço,…. achei que voltar a europa e buscar seu lugar ,… seria questão de tempo,… daí que rallue cross não “encaixa”,…. te peço uma materia didática sobre o assunto pode ser?? Não escrevi para o “chefe” o que seria a opção natural,.. pois o cara vive mal humorado ,…. dando patada…. Agradeço a atenção! jairo

    • Acho que o amigo está perdido no post assim como na vida. Piquet fez a escolha dele, corre onde quer e assim como muitos pilotos, está se lixando pra esta F1 de hoje. Considerar a Nascar “auxilio” é pura arrogância de quem não conhece a categoria. O Rally Cross é uma modalidade legal, com muita gente boa correndo iclusive Ken Block, mas acho que vc nem conhece…
      Acorda meu velho.

      • Não façoa menor idéia de quem seja o “famoso” Ken Bloc, assim como o amigo não entendeu a minha colocação! Para quêm fêz (e gastou) , eles (os Piquet) claramente mirando a F-1, e depois ir parar na rallye Cross, foge a minha compreensão,…em qualquer lugar do mundo isso é retrocesso! Ou no seu entender o objetivo da vida dele era terminar os dias na “fantastica’ rallye cross???? Ah,.. por favor,…. meu amigo, o Nelsinho era respeitado pelo Hamilton com o adversário dele na disputa pelo título da GP2, o cara mirou a vida inteira pra chegar e se estabelecer na F-1,…. na F-1 meu amigo a maior categoria do planeta, Razão pelo qual o pai dele gastou uma fortuna desde o Kart para o sujeito chegarm lá , se estabelecer e ser vitorioso!!! A minha questão é tentar entender o porque de isso tudo terminar na “gloriosa Rallye Cross (onde inclusive corre o glorioso Ken,… Quem??? ) Essa categoria é boa na ótica de um piloto que vai subindo de categoria na base do se deus quiser,… o que francamente não foi o caso do nosso amigo Nelson Jr…. que teve desde a primeira vezinha que subiu num troço de 4 rodas o melhor disponível no mercado,… Nascar,, Nascar truck e todas aquelas infinitas subdivisões , são automobilismo sim ,… (um automobilismo meio estranho,..) mais é objetivo pra quem não teve acesso ou din-din pra bancar o caminho até o “olimpo da F-1,…. ou vc acha que quem corre na America, fora os nativos corre [á por que sempre quis isso,..??? Todo mundo fora os nativos do USA, querem a F-1 e ponto final! Agora se não dá , o cara chega numa hora que tem que pensar na vida,.. na continuidade da carreira sendo piloto e capitula,… abraça o automobilismo americano e cuida de prover o leitinho das crianças como faz tudo mundo,… agora me dizer que ama de paixão, pela amor de deus!!!!…. Um automobilismo onde um cara como o Montoya por exemplo,… que nem deve caber mais dentro de um F-1, fica fora uma vida e depois e volta vencendo corrida,… na F-1,… ele nem largava mais,… o abismo e sem fundo,…. não tem comparação….. mais claro,.. na Rallye Cross tem o Ken …. Quem?

        • Realmente vc não conhece mesmo o automobislismo americano, então se não conhece não fale o que não sabe, ou é daqueles que torcem o nariz pela organização e sucesso que eles tem. Ainda por cima acha que F1 é a melhor coisa do mundo, meu Deus….Ah sim Piquet, é o lider do Rally Cross e com certeza por méritos. Montoya voltou e venceu e assim como Piquet, está se lixando pra F1, e se te incomoda se ele está gordo ou não, acho isso bem estranho. Vc deve preferir os magrinhos né. Quanto ao Ken Block, não vou falar do cara, pq seria perder tempo com vc…

        • F-1 não é mais o ápice, respeito a opinião de cada um e até gosto da sugestão de matéria acima, mas não cabe desmerecer o talento e garra de pilotos como o Ken Block e tantos outros que “domam” essas maquinas de não sei quantos cavalos independente da categoria que estejam, acho que todos concordam que não deve ser fácil pilotar no nível deles, independente de que seja na Nascar, Rally Cross, WRC, WEC, DTM, F-1, GP2, F-E e tantos outros que existem por esse mundo afora.

        • Estes são Ken Block e seu Ford Fiesta do Rally Cross: https://www.youtube.com/watch?v=4TshFWSsrn8
          Este vídeo não é de uma corrida, é só diversão! Então, assista e divirta-se! Mas preste atenção do que são capazes carro e piloto.
          Agora, cuidado! Você pode acabar gostando…

          Mais: Assista ao Top Gear no History Channel, um dos apresentadores é Tanner Foust, outro maluco do Rally Cross que corre com Fiesta.
          Abraço.