A F1 digital

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SÃO PAULO | Na onda do clamor pelo uso e difusão na internet, a FOM (Formula One Management) já está envolvida em conversas e discussões com várias plataformas digitais e de mídia social, como o Google/YouTube. É o primeiro passo claro que a gestora da F1 dá para que seus vídeos passem a ser exibidos no canal de vídeos do principal site de buscas e seja compartilhada no Facebook e no Twitter.

Ainda, a FOM está em vias de desenvolver e seguir seu próprio caminho digital para uso em suas plataformas — site oficial e app —, incluindo a criação de versões em várias línguas. Ainda não está definido se o português vai fazer parte delas.

Pegando o exemplo do YouTube, a coisa funciona assim até os dias atuais: é botar um vídeo lá para ser removido em questão de pouco tempo. Isso impede que as pessoas que não tenham eventualmente acompanhado uma corrida vejam os melhores momentos ou que cenas de outras provas estejam à disposição do sedento e interessado internauta.

O desejo de expansão da F1 pela internet é visto em todo o paddock, principalmente pela queda de interesse e da audiência do público em praças onde a categoria sempre teve grande apelo, como a Alemanha e o Brasil. O assunto foi mote da reportagem de capa da Revista Warm Up de junho deste ano.

Comentários

  • a dona FOM poderia fazer como eu faço no youtube publicar videos de corridas antigas pq no meu caso postar todas as temporadas (por enquanto) de 1987 a 1997 com a tal dos direitos da FOM não é pra ninguém

    • Grande MrViniciusF11995, acompanho muito o seu canal, sobretudo, quando a F1 está de férias, valeu por reunir tão bom material e colocar à disposição de todos os fãs da categoria. Mais uma vez, parabéns e muito obrigado pelo trabalho bem feito.

  • Está mais que na hora do tio Bernie aproveitar a internet para alavancar o interesse da Fórmula 1 para novos espectadores. E claro que isso impactará nos contratos de TV que o velho já possui, vai ver especulou até agora e só por isso julga conveniente. Um caso interessante é o que acontece com o SPORTV. Quem assina o canal fechado e acessa o aplicativo GlobosatPlay em tablets, smartphones e desktops para assistir o dito canal não consegue acompanhar as transmissões e aparece uma mensagem dizendo que este evento não pode ser visualizado. A MotoGP, ao contrário, é transmitida e inclusive os VTs. Há muito a ser aproveitado pela Formula1 para ser acompanhada com mais deleite.

  • A solução está muito além do melhor uso das mídias sociais. Uma vez que a F-1 começa a perder espaço na TV aberta, inexoravelmente vira esporte de nicho. Como tal, é preciso criar uma plataforma dedicada, sob assinatura, e hoje a web é perfeita pra isso. Disponibilizar os eventos ao vivo, replays, entrevistas e a íntegra de diaputas anteriores – porque a F1 tem seu romantismo e saudosismo.
    Hoje há tecnologias pra isso, para distribuir os conteúdos globalmente via streaming e performance superiores ao que se vê no YouTube.
    Só falta a F1 começar a encarar esta realidade, gradual e inevitável. Imagino o quanto será muito difícil o Bernie conceber que um dia esses contratos vultuosos de transmissão serão cada vez menores.

  • Victor, na sua opinião a MotoGP é o modelo a ser seguido, em termos de administração de seu conteúdo na internet (tirando as Paddock Girls porque aí é covardia)?