Ação e traição

SÃO PAULO | Então foi isso: a Ferrari descobriu que Alonso quis pular o muro novamente e mandou o espanhol ir ciscar de vez na casa do vizinho, seja ele quem for. É o que revela a edição mais recente da revista Autosport.

Logo às vésperas do fim de semana do GP da Itália, Alonso foi bater na porta da Mercedes para propor uma troca com Hamilton. Os alemães não aceitaram, e a história caiu na boca do pessoal em Maranello, que até então estava preocupado em demover Luca di Montezemolo da presidência. Aí, meu filho, já quiseram fazer a rapa de uma vez, sob a indicação do rumo da finestra feita pelo dueto Marchionne-Mattiacci.

Então, no fim das contas, só sobrou a McLaren para o espanhol, por quem não nutre o maior dos amores pelo ano terrível que passou em 2007. Ou a Lotus, se desse certo aquele plano mirabolante e salvador de venda para Lawrence Stroll, o bilionário lá do mundo da moda.

A pressa que se mescla com o desespero de Alonso em ganhar um título enquanto é tempo o deixa numa situação desconfortável na F1. Reconhecidamente um piloto de ponta, visto pelos seus pares como o melhor de todos, acaba carregando consigo o inerente carimbo da dúvida ética e moral — e dos bons costumes, segundo essa gente do bem aí. A ação de bastidores se converte numa traição e deteriora qualquer relacionamento. E isso acaba influindo nas pessoas que trabalham em prol do piloto. Se ele não está totalmente dedicado, por que é que mecânicos e engenheiros deveriam fazer o melhor?, hão de pensar, e com razão.

Alonso tem todo o direito de buscar o melhor pra si, evidentemente. Como Vettel o fez assim que a Ferrari o procurou. Só que o alemão pôs tudo às claras: chamou Christian Horner e Helmut Marko, chorou e agradeceu. O espanhol prefere a sombra e agir à espreita. E este modo de lidar — muito semelhante ao do ano passado, quando foi bater na porta da Red Bull para ficar com o lugar do amigo Webber — acaba resultando como parte da explicação da ausência de oito anos sem títulos. Mais pra frente, quando estiver maduro, fora do meio e resolver olhar pra trás, Alonso vai encontrar facilmente onde errou e por que não soube transformar todo seu talento em taças.

Comentários

  • Muito bom mesmo! Eis o caráter do príncipe das Astúrias (ainda bem que pararam com essa história…). Mas, apesar de ser um zé-ninguém nessa vida e não ter 65 milhões de Dilmas (ou Aécios Novos) na minha conta por ano, digo que Alonso precisa sim provar a que veio. Foram três temporadas logo atrás de Vettel como vice. Será mesmo que a Ferrari era tão ruim assim? Será que ele tirou leite de pedra? Sabemos que por lá existia a política do “todos para um”. Agora quero ver o circo pegar fogo! Ver o que Alonso consegue em outros times. Ver se ele vai continuar culpando os carros como sempre. Ver se ele vai ganhar algum título nesses seus anos finais de F1. E, finalmente, ver se o Kimi vai acordar pra vida sem a presença de Alonso, El Fódon, e a política de privilégios que desanima qualquer cristão. As próximas temporadas irão esclarecer as dúvidas desta mente perturbada…

  • O Alonso sim é um ótimo piloto nas pistas, mas nos bastidores ele possui duas fraquezas: não consegue gerenciar bem sua carreira, e não consegue ajudar a equipe a desenvolver um carro vencedor.

    Sua carreira teve um início bastante semelhante à de Schumacher, com um bi-campeonato quando jovens (por coincidência, na mesma equipe). Ambos abandonaram a equipe onde foram bi-campeões para buscar um projeto mais sólido de longo prazo. Todavia, a carreira de ambos divergiu neste ponto.

    Schumacher foi pra Ferrari em 1996, não encontrou um carro muito competitivo, mas perseverou. Chegou a disputar os títulos de 1997 e 1998, mas foi superado. Em 1999, se acidentou e saiu da disputa de um campeonato que, dadas as circunstancias, acabaria vencendo caso não ocorresse o acidente. Seu trabalho junto com a equipe acabou rendendo frutos que o levaram a ser campeão de 2000 a 2004. Em 2005, pegou um carro lamentável e não se abateu: continuou trabalhando e em 2006 quase conseguiu o título (que veio em 2007 com Raikkonen e quase em 2008 novamente com Massa).

    Já Alonso pegou um carro muito melhor que a Ferrari de 96 em 2007 (de fato, o melhor do grid), mas suas brigas de bastidores com o talentoso Hamilton fizeram com que o campeonato fosse pra Ferrari. Nervoso, juntou suas coisas e foi pra Renault cumprir tabela até que conseguisse uma vaga na Ferrari. Foi pra lá, novamente com um carro excelente em 2010 e perdeu o título. Também teve enormes chances em 2012 e perdeu. Só foi pegar um carro ruim em 2014, e não aguentou um ano. Foi correndo tentar passar a perna na sua equipe e tentar um acordo por baixo dos panos.

    Sem contar que a maioria dos campeonatos perdidos por Alonso foi nas últimas corridas. E mesmo os vencidos por ele começaram com um domínio no início, mas outras equipes se recuperaram e chegaram a ameaçar seu título no fim do campeonato. Valoriza-se tanto sobre a capacidade de certos pilotos em ajudar a desenvolver o carro, e parece que Alonso não é um dos melhores nesse quesito, pois é muito comum que seu fim de temporada seja pior que o início.

    Todo piloto quer um carro vencedor, mas Alonso quer um carro dominante e privilégios de primeiro piloto à todo custo. Do jeito que as coisas andam, suas atitudes podem ter sido decisivas para que ele no futuro ele seja lembrado apenas como um piloto que foi bi-campeão jovem e nunca mais conseguiu repetir a performance do início de carreira.

  • Apesar de achá-lo um grande piloto, também o considero um tremendo mascarado.
    Falastrão.
    Fanfarrão.
    Chorão.
    Mas desejo a ele sorte. Ele merece mais um título pelo talento, já que não tem maturidade até hoje.

  • Se ele não vivesse numa bolha seria classificado de mau caráter. Armou pra ganhar em Cingapura com a batida do Piquet Jr. (só ele e o Lula não sabiam de nada), depois usou dados roubados da Ferrari quando corria de McLaren, a hora que o caldo entornou, dedou todo mundo pra sair livre, acabou com o clima da equipe e perdeu o campeonato pro Kimi quando encontrou um Hamilton faminto pela frente, foi pra Ferrari e se ofereceu à Red Bull e à Mercedes, acabou demitido. Ele ficar nos boxes esperando o tempo passar enquanto o Hamilton precisava parar para trocar pneus e voltar pra pista pra marcar tempo é um dos atos de maior filhadaputice da F1 moderna. Este é o melhor piloto da F1 atual, dizem por aí. Vai ser muito engraçado se o Vettel se der muito bem em seu primeiro ano de Ferrari.

  • Ahhh para com isso Victor. A Ferrari deve mais ao Alonso do que o contrário. O cara é diferenciado e acima da média. Como ele não precisa mais de grana assinava com a McLaren nos termos que quisesse por um ano e ia pra cima mostrando que ainda é o melhor em atividade. Rosberg e Hamilton não aguentam mais do que 2015 juntos e daí sobrara uma vaguinha na Mercedez caso a McLaren não triunfe com o motor Honda. O Vettel esta ferrado em assinar com essa Ferrari porque todos sabem que com aquela unidade de força mequetrefe ela não vai vingar tao cedo.

  • Nao é só o caso de buscar outro lugar as espreitas, sua índole é questionada por muitas outras coisas, caso do Nelsinho ja se esqueceram ??…e a ameaça a Ron Denis de revelar as q tinham as informaçoes da ferrari se a Mclaren nao desse preferencia a ele em relação ao Hamilton, e acabou dedando msmo…esses tempos ouvi qualquer coisa do Riakkonen reclamando q seu carro pesa mais nao sei qtos kilos a mais q o de alonso e por ai vai….entao ate esse negocio de ser o melhor piloto jah tenho minhas duvidas !!!!!!!!

  • Victor, sei não heim, tá pintando ele na Lotus pq tem o motor Mercedes, ele pode ficar lá por um ano pq ele tem patrocínio forte + Maldonado que tb carrega um bom dinheiro… ao menos eles construindo um chassis de médio ao menos o motor pode resolver com um cara que acerta bem carros para diferentes situações como ele… pode caber ai viu…

    • Até faz sentido, tirando a parte do chassis médio, indo pra Lotus nessas circunstâncias seria suicídio, a menos que já houvesse um acordo com a Mercedes pra 2016, por isso, acho que o Américo acertou mais uma, Alonso vai pra McLaren.

      • Somados dinheiros de Alonso e Maldonado ao menos dá para ter um ano decente, e ao menos o motor Mercedes acho que pode ser que sim… quanto ao chassis.. ai é apenas a questão de se fechar um b0m carro é a equipe trabalhar na surdina..a Williams foi assim… de última das que pontuaram para a terceira de agora… tudo é tempo e oportunidade… espero que eles consigam isso, pq seria mais legal mais um time na ponta… como nos bons tempos..

  • Do jeito que está escrito parece que o Dick Vigarista é o único vilão , em uma categoria tão “ética” !! Ora , não sejamos ingênuos !!

  • Resumindo: o Choronso sentou na graxa. O Ron Dennis sabe que é a única opção, e vai propor pra ele correr de graça.

    Uma coisa é você não estar contente em uma equipe, deixar isso claro para todos os envolvidos e saltar fora na primeira oportunidade. Outra coisa é ficar fazendo juras de amor, como fazia o Fernandinho, e depois querer pular a cerca. Perdeu, preibói.

  • Como dizem o melhor piloto da atualidade, mas não converte em titulo…O Nelsinho Piquet pagou o preço e o Alonso continua pagando pelo seu carater….

    • Sem carro ninguém consegue pode ser o melhor de todos os tempos em um só ,automobilismo não é atletismo em que só a força do corpo basta,é difícil de entender,melhor ficar só na torcida pelo time do coração no futebol. Se derem um carro tipo médio(um turismo mexido) para um piloto profissional dos melhores e por ele numa pista para disputar com amadores mas dirigindo ,Corvettes,Porsches,Lambos e outros do mesmo nível, este piloto também ira perder,pois é o carro que o tem dentro e não ele que corre com o carro nas costas,E o Nelsinho pagou porque também é mau caráter e ainda por cima tem um gigantes popo mole,igualmente aos outros brasileiros de sua geração que chegaram na F1 e é um piloto de nível inferior a maioria dos pilotos que correm na F1,pois nem na Indy,que é a salvação daqueles bons pilotos que não tem espaço na F1 ele conseguiu lugar.Chefes de equipe devem saber avaliar potencial bem melhor que qualquer um de nós aqui distantes dos autódromos e principalmente da telemetria. E se Alonso é mau caráter ,também se valeu da fraqueza de caráter e personalidade dos seus ex companheiros,porque com Hamilton que tem espirito vencedor e é um magnifico piloto, ele não conseguiu impor seu “modus operandi”;Simplesmente pela força e determinação e velocidade que Lewis demonstrou,e isto ocorreria em qualquer equipe em que os dois estivesse ,com banco ou sem banco,pois não é da personalidade do piloto inglês abdicar de uma luta,ele nunca cederia sua posição para outro piloto sem disputa,isto é para os de espirito fraco.

  • Perfeito! Ótimo texto! E com a McLaren como única opção, acredito que a negociação com Ron Dennis deve ter ficado mais difícil, pois Ron não é tonto. Abs!

  • Belo texto.

    Com a notícia que acabou de pingar que a Mercedes fornecerá motores para a Lotus, acho que Fernando procurará o time de Enstone.

    Quem dançaria? Grosjean. Sem Boulier e agora sem a Renault Romain perde muito suporte na equipe.

    Pastor tem a grana e provavelmente ficará.

      • Em 92, Senna era piloto da McLaren e declarou para quem quisesse ouvir que correria em 93 de graça para Frank Williams. Essa história de correr sem contrato também é lorota. Ron Dennis já contou que ele correu as primeiras três provas na base do um milhão por corrida mas depois assinou com a equipe para o ano mas os dois combinaram de continuar o jogo pra arrancar mais dinheiro dos patrocinadores.

    • Ayrton Senna só queria um carro ganhador assim como Alonso. Na Lotus (a antiga,) ele vencia tanto com a JPS Lotus Renault que tinha um motor fortissimo mas o carro não era tão eficiente como tempos mais tarde Nelson Piquet em entrevitsa à Playboy disse que o motor da Lotus era um foguete mas o carro era mal projetado por Gerard Docarouge e depois que quando a Honda fornecera motor para a Lotus , a Lotus Camel, não era tão boa como as Williams Honda que eram vencedoras e aí ele foi para a McLaren que vinha de um tricampeonato com a Porsche passou a ter a Honda como parceira , a McLaren depois de 1992 os carros dela já a Honda queria sair da categoria e em 1993 a equipe de Ron Dennis com um motor Ford de segunda linha não tinha o mesmo baque de acompanhar a Williams e a Benetton.
      Senna foi sondado pela Ferrari para correr nos carros de Maranello , mas não era competitivo e Senna queria carro vencedor e este era o Williams e aí Briatore com a coisa de defender os times pequenos e Senna contra os apoios eletrônicos fizeram mudar a regra e deu na Williams 1994 desequilibrada que o matou .
      Agora, Alonso foi sujo . Na Renault (ex-Benetton) ele foi campeão com um carro fraudando o regulamento e calçado nos fenomenais pneus Michelin bateu a Ferrari que sofria com os Bridgestone em 2005 e 2006 e ficava assediando a McLaren e foi para o time de Woking em 2007 causar briga com Hamilton e com Massa em 2009 tramou na Renault a armação com Briatore que prejudicou Nelsinho Piquet e estava de olho na Ferrari e em 2010 quem não se lembra das sujeiras do GP da China e do GP da Alemanha contra Massa? A Ferrari trouxe Raikkonen da Lotus (ex-Renault) para dar um pito no espanhol e para proteger Massa demitiu o brasileiro que foi para a Williams e agora o safado espanhol fez de novo querendo ir para a Mercedes e fazer um troca-troca com a McLaren, mas no time da estrela de tres pontas tem uma raposa velha e felpuda : Niki Lauda e ali a coisa disse não pro safado e na McLaren ele é persona non grata , e o asturiano na McLaren tinha o apoio do fraco Martin Witismarsh , mas com Ron Dennis a coisa é mais pesada

  • Ele se achava o dono da Ferrari e achava que ir bater em qualquer lugar não daria nada.

    Só que agora queimou o rabo, porque justo o único que poderia ameaçar seu lugar dentro da fuzarca italiana aceitou assumir…

    Mas bom, isso é o universo, ou sei lá o quê cobrando a conta de Cingapura 2008 para ele.

    Vai terminar a carreira sem mais nenhum título.

  • E quem é que insatisfeito com seu empregador, não procura outra empresa pra ver se se dá melhor mas fica calado e não diz nada ao seu atual patrão?
    Afinal, é preferido assegurar o ruim enquanto outro melhor não aparece.

  • Fernando, como diria o “craque Neto”, é um baita piloto, but age de forma errada por trás dos bastidores. Se nos colocarmos em seu lugar, acho que podemos ter outro ponto de vista. “Quero um carro pra ser campeão!”
    O problema é que, tudo que a acontece na F1, não fica na F1, roda o mundo. Fernando sabe disso, mas também, quem mandou ele ser tão bom assim, né mesmo?