S18E04 Azerbaijão 2

SÃO PAULO | Ao lance da corrida que mudou o GP do Azerbaijão. Esperei o replay da corrida para entender como se deu a briga entre Verstappen e Ricciardo ao logo das X voltas que deram neste domingo. Há uma constante que, ao meu ver, mantém a opinião que dei no Twitter de que a culpa é do holandês.

Depois do primeiro safety-car, a corrida volta a ter ação na volta 6. É nesta que Verstappen passa Ricciardo na entrada da curva 2, por dentro. Aí começam os seguintes casos.

Volta 8 – Verstappen dá lado de fora a Sainz na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 9 – Verstappen dá lado de fora a Sainz na reta principal, mas perde a posição.
Volta 10 – Verstappen dá lado de fora a Hülkenberg já no meio da reta principal e perde a posição.
Volta 11 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 12 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição. Os dois se tocam de leve depois da curva 1. Na reta seguinte, Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal e consegue manter a posição.
Volta 27 – Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal, mas perde a posição. Verstappen tenta retomar, Ricciardo espreme, mas dá espaço suficiente. Verstappen retoma a posição.
Volta 35 –Verstappen dá lado de fora a Ricciardo na reta principal, mas perde a posição.
Volta 38 – Ricciardo para nos boxes
Volta 39 – Verstappen para nos boxes e volta à frente de Ricciardo.
Volta 40 – Verstappen entra na reta principal fazendo um longo ziguezague para evitar que Ricciardo pegue o vácuo. Ricciardo faz menção de tomar a trajetória de fora, Verstappen vê e aponta levemente o carro para a direita, Ricciardo percebe e vira o carro para a esquerda para tentar o lado interno, Verstappen vira para a esquerda. No vácuo, Ricciardo tenta frear e não consegue evitar o choque.

O ziguezague, para mim, já é indicativo do que Verstappen viria a fazer. Max é astuto ao não ser brusco no movimento que lhe é característico: ele vai de leve para um lado e depois joga para o outro para não dar a impressão de que moveu o carro duas vezes.

Quer lembrar como foi o GP da Bélgica em 2016? A vítima foi Räikkönen.


Foram, então, seis tentativas, contando a fatal, até que o toque ocorresse entre os pilotos da Red Bull. Verstappen foi correto em todas as anteriores e seguiu um mesmo padrão: dar o lado de fora a seu oponente. Naquela volta 40, não. Na velocidade normal da corrida, fica muito evidente que Verstappen puxa para a direita para dar o menor espaço possível por fora, nota que Ricciardo tenta o X e embica para o outro lado.

Edit: Outra coisa que vi novamente no replay da onboard de Ricciardo: Verstappen está em linha reta passando certinho entre os colchetes de largada. Assim que cruza a linha de chegada, puxa suavemente à direita — se houvesse um prolongamento da fila da esquerda, daria para ver bem que o holandês não estaria mais naquele espaço retilíneo.

Até posso compreender quem veja culpa também em Ricciardo – embora não concorde –, mas não entendo quem não veja culpa em Verstappen.

Comentários

  • Os jornalistas e comentaristas brasileiros tem prazer em desmerecer os pilotos jovens de outras nacionalidades . Me lembro que o Schumacher deselmpregou dois e era pior que Rubinho e massa,o Alonso era pior que o massa e agora oMax Verstappen é a bola da vez . Talvez fosse mais útil a época o apoio aos pilotos que tentaram se firmar como o Christian , o Zonta, o da Matta e o Luca di gracci que nunca tiveram o mesmo retorno de mídia que outros . Talvez por isso hj estamos pagando com a ausência de pilotos na f1.

  • Fica claríssima, vista da câmera on-board do Ricciardo, a manobra ilegal do Bestappinho. Lembram-se de que o apelido do pai dele, Jos, na F1 era “a besta holandesa? Pois é, está no DNA. Ele se movimenta para os dois lados, e não é a primeira nem a quinta vez que faz isso.

    O mais surpreendente, para mim, é o fato de ele não ser punido. Será que os comissários da FIA têm ordens para poupá-lo, já que ele é o piloto-espetáculo, que aumenta a sensação das corridas? É a única explicação. Por muito menos, Grosjean já chegou a ser levar uma suspensão, ficando no “gancho” por uma prova e tendo que procurar ajuda psicológica.

  • Ótima análise Victor , durante a corrida eu tive a impressão que o Verstappen tinha jogado o carro de leve para a direita, agora com a sua analise dos colchetes de largada , tenho certeza. No segundo replay, após a imagem de Adrian Newey , da para ver o carro do Verstappen no meio do último colchete , o replay frontal é mais nítido a manobra do que o onboard.

  • Agora que todo mundo já falou, meu pitaco:
    Verstapem vai para a direita para defender a posição, ao perceber que o ataque seria pela esquerda, volta e CRAVA nos freios, obrigando Ricardo a uma freiada de emergência que não teria chance de dar certo. Vendo o filme se percebe um travamento da traseira direita do Verstapem ANTES do travamento do Ricardo.
    O regulamento é claro: apenas uma mudança de direção.
    Sr. Victor, concordo inteiramente com a sua interpretação.
    ……
    Ricardo errou: achou que o seu companheiro de equipe RESPEITARIA o regulamento!

  • VES paga pelo histórico… e concordo com a opnião exposta…

    os prejuízos são:

    RIC – num ano que aparentemente será disputado, estes pontos pondem fazer falta no final do ano…

    VES – vai começando a criar para si a imagem de novo-Maldonado

    RBR – vai ter dificuldades em manter o RIC para 2019 e como comentaram antes, vai ficar com um espetacular batedor de carros e um novato…

  • O único erro do Ricciardo foi “esquecer” que estava disputando posição com o piloto mais sujo, desleal, cretino e irresponsável do grid. Este moleque é um risco para ele é principalmente para os outros pilotos, é arrogante sempre se achando mais “macho” que os outros… Toda corrida ele arruma problema com alguém e destrói a própria corrida ou a corrida de outros. Não é atoa que Ricciardo está sendo cotado para Mercedes e Ferrari enquanto o moleque mal criado só agrada na Red Bull, daqui a pouco nem lá mais vão achar ele tão gênio assim. F1 custa caro, é para poucos, quem destrói o carro e compromete os resultados é cortado mais cedo ou mais tarde.

  • Podemos analisar a distância do Verstappen para o muro.
    Na entrada dos colchetes a distância é X, depois no final dos colchetes é 2X, no momento da batida volta a ser X.
    O Ricciardo já estava muito em cima do Verstappen e a diferença de velocidade dos dois naquele instante era grande, o que impediu que o Ricciardo conseguisse evitar a batida.

  • Ricardo, com os pneus na temperatura ideal vinha muito mais rápido, Max fechou a porta à direita e na sequência puxou o carro à esquerda já entrando na zona de freagem o que é proibido e extremamente perigoso.
    Na hora do acidente, no Sport TV, Lito Cavalcanti foi firme em dizer na hora que Verstapen foi culpado, análise fria e correta, os politicamente corretos da TV oficial fazem o que são pagos para fazer e não opinam em nada.
    Além disso o histórico de burrices do Verstapen é infindável.

  • Bom dia!
    Na minha opinião, Ricciardo tem também alguma culpa pelo facto do acidente ter acontecido daquela forma (embatendo em cheio no traseiro do Verstapen), Ricciardo deveria “ter ido com tudo” pela esquerda, depois, se o toque tivesse realmente acontecido naquela posição, estando ele no lado esquerdo, deveria ser totalmente ilibado. “hesitações e automobilismo não ligam”!

  • Eu vi claramente o erro do Riccardo,

    ele tenta dar um drible no Verstappen, mas não conta que ele pode fechar a porta.

    Mas também vi incidente de corrida.

    • O bestapem não podia mais fechar a portaumavez que ja havia mudado de direção uma vez e outra que desde 2016 por uma manobra deste tipo deste nesmo individuo ficou descidido que não se ooderia mais mudar de direção na área de frenagem.

    • Amigo é regulamento. Quem está a frente (no caso o Verstappen) não pode fazer 2 movimentações de defesa. Se ele defendeu o lado direito primeiro não poderia voltar para tentar defender o lado interno como fez.

    • Ele não pode fechar a porta, já tinha mudado a trajetória uma fez, para a direita, não podia ter voltado para a esquerda. Victor Martins matou a questão.

  • Meu pitaco: Verstappen foi sujo.

    Ele vem na reta, olhando pelo espelhos, marcação homem a homem.

    Ele bate o olho no espelho direito e vê seu Nemesis encostar, crescer e JOGAR PRO OUTRO LADO!

    O moleque joga o volante pra esquerda, por aqui vc não passa.

  • Perfeita a análise Victor. Eu concordo.
    Max, sobretudo, é um mau perdedor. É sujo em suas manobras, embora eu o admire como um piloto talentoso. Mas fez merda hoje. Ele não aceitou “tomar uma” do Ricciardo.

    E com essa de hoje, creio que Ricciardo assine definitivo com a Ferrari.

  • Tontostapen prefere bater que entregar a posição, sempre é questionavel as defesas que ele faz, foi assim com Sainz na toro rosso, e é assim na RBR, sem contar contra outras equipes

    • Para mim foi incidente de corrida, meio a meio. Mas concordo com vc! Corrida passada, na ultima manobra para assumir a ponta, foi o Bottas que salvou eles de baterem por muito pouco.

      • Não. Bottas deixou um espaço e Ricciardo foi, algo normal de corrida, quem teve um controle fenomenal do carro foi Ricciardo na China

  • Concordo plenamente com o texto. Agora eu vejo porque o Kimi perdeu a fome de vez.

    Sobre o incidente, faltou comedimento entre as partes, isso desde o princípio, mas o erro de Ricciardo só aconteceu por causa da sutil manobra do Verstappen.

  • Vitor, compreendo a sua opinião e a respeito. No entanto, o Ricciardo simplesmente não conseguiu parar o carro, ele falhou nesse ponto, o cara é companheiro do holandês e sabe como ele defende, os dois convivem na mesma garagem, e não é o primeiro ano de nenhum dos dois.
    Na minha visão, o que o Verstappen não é errado ou “ilegal”, ele não move o carro 2 vezes, pois ele não mudou completamente a posição, só joga um pouco pro lado, o que é natural tendo em vista que ele quer proteger a posição. E até que altere as regras, isso não é errado.
    Os dois estavam em uma disputa e devem ter esquentado os ânimos, mas dessa vez, não vejo culpa do Verstappen, penso que o australiano falhou na hora de frear, e não notou que o holandês iria fazer aquilo, o que ao meu ver foi uma falha grave.

  • Felipe Massa, 16 anos de F1 e Burti, outros 3 ou 4 anos de experiencia. Ambos disseram que a culpa foi do Ricciardo, agora vem um jornalista que nao sabe um quarto do que um piloto sabe e da o seu veredito quanto ao Verstappen. Vitor Martins, meu respeito a voce mas nao ao seu comentario. Voce esta errado.

    • VM responde: Max Wilson, igualmente experiente, tem a mesma opinião que a minha. Errado é, sei lá, menosprezar a opinião do outro porque pensa diferente para um caso que cada um pode ter sua avaliação.

      • VITOR MARTINS, acho Massa, talvez mais abalizado para definir o culpado entre os pilotos da RB, afinal até quatro meses atrás, ele estava la. Conhece os envolvidos no acidente, as reações desses carros e muito bem o circuito do Azerbaijão.
        Também ouvi de um dos comentaristas da emissora, durante a transmissão, ser característica do Ricciardo, esse tipo de drible, ameaçar sair para um lado e enfiar do outro, o Versttapen sabia disso, tratou de proteger-se.
        Acredito pegarem pesado demais com Max.

      • Quanto GPS de F1 largados tem vc e o Max Wilson mesmo? Qtos? Ata obrigado mas eu vou ficar com a opinição do Massa e Burti >)

          • Vitor e Leonardo, o grande erro neste caso, é que ninguem, procurou o regulamento oficial para analisar o culpado.
            A mudança de lado ocorre quando o piloto, digamos, vai totalmente para esquerda, impedindo espaço para ultrapassagem naquele lado da pista.
            Mudar a trajetória, oferecendo, ainda assim, espaço suficiente para seu perseguidor efetuar a ultrapassagem, não caracteriza mudança de lado.
            Foi o que Versttapen fez, uma manobra arriscada, porém legal.

          • Antonio Carlos, quando o Max foi para a direita, Ricciardo voltou para esquerda. Nesse momento havia espaço para Ricciardo na esquerda. Aí Max voltou para a esquerda e deixou de existir esse espaço.
            Li um pessoal mencionando que a culpa foi do Ricciardo pelo mergulho no lado esquerdo. Tô tentando enxergar o “mergulho”…

    • Pra mim o Bestappen foi o culpado, a imagem é clara, afinal vc tem que considerar o retrospecto de cada um, nesse caso o Ricardo vem de uma belíssima vitória,já o Bestapinho!

    • A grobo e seus convidados, ainda continua ‘formando” opiniões…. O que me espanta, na verdade não, é que só o fato de acessarmos o Grande prêmio e seus blogueiros, seria em tese, um certo grau de amadurecimento, fugindo assim, digamos do padrão “oficial” de ver e fazer jornalismo esportivo ou não. Mas… sigamos em frente. Sempre!!!

  • Já é de se começar a dúvidar se ele tem mesmo mais a mostrar do que essas lambanças disfarçadas de arrojo. Se a tinta pesa quando se falou de Kvyat, quando se fala de Hartley, talvez seja a hora de se olhar para o Max com as mesmas desconfianças. Max já tirou o Ricciardo de duas provas. Por muito menos o Russo foi chutado da Red Bull e da Toro Rosso.

    • Não foi só por situações de pista que chutaram o Kvyat.
      Max seria mais vendável para o público jovem que bebe Red Bull.
      Só que é jovem demais para administrar situações de combate e mimado demais para saber perder.

  • Depois que o Max foi para a direita, o Ricciardo já definiu seu ponto de freada, sem ninguém à frente, com pressão aerodinâmica. Quando o Max volta, o carro do Ricciardo perde pressão e não freia. Sacanagem isso. Cagada do Max, que ziguezagueou feito uma puta louca.

    Não é de hoje que as manobras dele não são leais.

    De verdade, o maior problema vai ser se um dia a roda dianteira do carro de trás bater na traseira do carro de Max. Aí a coisa é séria. Esse cara precisa parar com isso.

    • Mudar de lado uma vez bloqueando o adversário pode, quando Max ameaçou para direita não caracterizou mudança de lado, pois havia espaço para ultrapassar, quando volta para esquerda e bloqueia o Ricciardo, estava dentro do regulamento.

  • Ainda achei que o verstappen freou antes do tempo de propósito.
    Precisa evoluir muito esse moleque. Claro que, para quem assiste é ótimo saber que ele sempre tá pronto para bater com alguém.

  • Max foi burro, se não tivesse dado essa guinadinha pro lado o Ricciardo iria passar que nem merda na curva. Culpa do australiano.

  • Se o Ricciardo estava se movendo sutilmente para fora da Redbull e, depois dessa, ainda lhe cobrarem alguma coisa, o movimento pode se tornar mais decidido. Sobrará o batedor q pontua pouco e outra aposta num novato…

    • Gosto muito do Massa, mas os comentários dele não estão muito técnicos. Ele tá parecendo mais um torcedor. Pra quem correu há tão pouco tempo na F1 ele poderia falar um pouco melhor sobre a parte técnica dos carros.

  • Perfeita a sua análise. Note que o Riccardo sempre deixa espaço pro Verstappen por isso demorou tanto para passá-lo na pista, mas o Max sempre fez isso (trocar de direção) e nunca foi punido, sequer advertido.
    Deu no que deu.
    Acho que o Riccardo não tem planos de continuar na Red Bull…

  • Enfim, alguem que vê isso, é so observar a on board do #33 ele move p os dois lados, Massa falou algo de poder mover até que o piloto esteja ao lado mas depois que está ao lado não há troca de lado e sim crash!

  • Perfeita análise. Verstappen não tem noção do risco das suas atitudes. Ricardo estava a 340km/h e o moleque faz um zigue-zague na frente. Tinha que ser punido

  • Parece que alguns não conseguem enxergar a realidade. Esse vídeo de 2016 só comprova as manobras ilegais que Verstappen faz. Deveriam dar punição pra ele hoje no sentido de evitar novas manobras no futuro.

  • O Verstappen vai causar algum acidente sério, e aí vão todos falar que estava demorando pra acontecer. O problema é que ninguém faz nada agora.

  • O problema em si é no momento que tem a última mudança, na área de frenagem e se não me engano existe algo q menciona que não se pode mudar nesse momento, cabe ver pela telemetria se isso ocorreu.
    No mais vejo q foi incidente de corrida.

  • A culpa de Max é evidente e vou além. Os pilotos que estão na F1 sabem ficar ziguezagueando na pista, mas não o fazem. Max age de maneira crítica. É absurdo o que ele tem feito.

  • Boa Victor, mas ninguém está atentando para o que pode ter desencadeado a ira do australiano para tentar a manobra: a Red Bull claramente privilegiou Max nas paradas de pneus, porque em Baku, andando perto com carros iguais quem para depois volta na frente devido às condições peculiares do desgaste na pista, e todas as equipes sabiam disso, então o time privilegiou Max e inverteu no box a brilhante posição de ultrapassagem na pista que Ricciardo havia ganho, ele pode ficado puto e ido pra cima com a frase do rádio “agora você vai ter que passar de novo”, e foi com tudo pra passar ou pra botar os dois pra fora, meteu um “foda-se ” claramente e com toda razão, tivesse o cara de feto holandês ganho a posição na pista e não no box com ajuda da equipe, Riccardo com certeza teria cautela e não tentaria ultrapassar com tudo como fez, se bem que a fechada de porta do holandês foi descarada.

    • Concordo com você Charles, o Riccardo foi mais rápido que o Max em toda a corrida, bastou passá-lo para começar a abrir … tudo bem que não o suficiente para voltar na frente após a troca de pneus, a equipe pode até ter invertido as posições no box sem querer, mas faltou bom senso da equipe em não solicitar que o Max devolvesse a posição ganha sem mérito nenhum.
      Adicionalmente, acho que o Riccardo já está de contrato assinado para demonstrar tão claramente sua insatisfação.
      Parabéns, Vitor, também acho que a FIA tem que “baixar a bola” do Max, quanto mais rápido possível.
      Abraço, Cleber

  • Eu vi mais como acidente de corrida, Ricciardo foi muito otimista no espaço que viu, se não batesse na traseira como foi, imagino que se tocariam na curva e iria sobrar para um deles ou ambos também.

  • Aleluia! Os comentaristas da globo não conseguiram ver o obvio. O holandês muda de trajetória sutilmente para fazer com que o piloto de trás fique em “panico” e pare de agir, como fez com o kimi. Fazer isto a mais de 300 por hora é loucura. Falta inteligência pra esse cara. Se deixasse o Ricciardo brecar na sujeira extrema (por dentro ), fatalmente embarrigaria a curva seguinte e não teria grip. Retomaria a posição com facilidade.
    Quantos acidentes este cidadão já se envolveu? Quando será lhe aplicada uma punição severa?

  • Concordo plenamente. Este holandes sempre faz esse tipo de manobra ilegal e já causou vários acidentes. Todos na F1 fazem vista grossa a sua deslealdade. Somente qdo ocorrer alguma fatalidade é que irão tomar providências.

  • Eu tambem acho, o Verstappen fecha a porta pra um carro notadamente mais veloz sem dar tempo de reação, Ricciardo “sai do vacuo” alçado a uma velocidade maior e pra mim é nítido que ele tenta frear mas sem conseguir, tanto é que na batida o carro do Verstappen levanta a traseira, mostrando que a colisao nao foi suave.

  • Com certeza o erro foi de verstappen porem sendo o protegido da equipe com certeza nao tera punição e ficará por isso mesmo