S18E08 França 2

DgePHZYWAAAiD_G

SÃO PAULO | O GP da França foi levemente acima do esperado – e, com isso, entenda-se que era bem pouco – porque Vettel estava naquele dia dele em que resolve fazer um delivery de paçoca. O alemão até largou melhor que as duas Mercedes, e se fosse num circuito que não tem uma largura de kartódromo, teria conseguido até tomar a ponta de Hamilton. Já tinha ganhado a posição de Bottas, mas acabou encaixotado atrás do inglês. Nisso, o finlandês retomou a desvantagem. Veio a curva à esquerda e o toque. Talvez Vettel tenha pensado que Bottas faria a curva com uma tangência mais aberta, mas se é que tenha pensado em algo, não poderia contar com isso. Errou. Errou feio. Pôs tudo a perder.

Mas graças a esta F1 dividida no esquema 3-7, em que há uma categoria para Mercedes-Ferrari-Red Bull e outra para o resto, Vettel pôde, sem muitos sobressaltos, retomar as posições e terminar no máximo que conseguiria, o quinto lugar. Bottas foi o maior prejudicado: com o assoalho danificado –  o pneu furado fez a Mercedes se arrastar até os boxes –, não pôde brigar com o rival nem persegui-lo ao longo da prova.

Lá na frente, Hamilton foi mantendo uma diferença confortável para quem recebeu o segundo lugar de bandeja, Verstappen. Ricciardo teve leve dificuldade para superar um grande Sainz e foi ficando distante do companheiro, mas andou abaixo do ritmo, com uma asa danificada, a ponto de, com o decorrer da prova, ser ultrapassado por um inesperadamente ligado Räikkönen, que voltou ao pódio.

Havia previsão de tempestade para a corrida. Não veio. Deveria. De novo: não fosse o incidente com o então líder do campeonato, a prova seria mais do que normal. Houve, no entanto, ultrapassagens ali no pelotão do meio, tanto antes quanto depois das paradas nos boxes. Hülkenberg, Leclerc, Grosjean e Magnussen estiveram envolvidos em disputas. Mais atrás, a McLaren se arrastava para brigar com a Sauber. E Alonso, diante da privada cheia, voltou a se irritar. Não há como ter paciência com esse carro laranja que anda para trás e só é melhor que a Williams.

Aliás: Grosjean fez muito, novamente, para ficar fora dos pontos. Com este carro, que é pelo menos o quarto do grid. Mal conseguiu passar Leclerc, este gigante. Não dá.

Para não deixar passar: Hamilton fez hoje sua terceira grande corrida no ano. Na Austrália, por força do safety-car, acabou perdendo a vitória para Vettel. Como na Espanha, o inglês foi soberano, sem dar chance alguma para quem quer que fosse. Com as presepadas do alemão, Hamilton leva 14 pontos de vantagem em um campeonato que agora tem três trocas na ponta entre os dois. Ricciardo está ficando muito para trás. Não vai ter fôlego, não, para brigar – mais fácil que dispute o título do resto contra Bottas e Räikkönen – e, eventualmente se tiver o desempenho visto nas últimas duas provas, Verstappen.

É isso. Tem Copa.

Comentários

  • Corrida normal dentro das expectativas para 2018, carros mais rápidos com uma batalha de pneus a cada prova. Torcida para que RedBull e Ferrari não deixem a Mclarem descolar na disputa pelo caneco maior.

    Destaque para o Idiota Veloz Espanhol, é pelo comportamento dele nesse ultimo final de semana que as grandes da F-1 sonham com Ele… sonham com Ele bem longe delas.

    O Cidadão em questão devia bater um papo com o Montezemolo para entender o que é um piloto campeão capaz de levar um time ao estrelato como fez o Schummy.

    Esse cidadão já mofou para a F-1, falam mal do Stroll e do Sirotkin que são incapazes de levar a Williams a um patamar melhor de desempenho… o que falar do Espanhol???

  • Resumo da obra:

    Victor, falou tudo!!!

    Nem tenho o que dizer a respeito… disse tudo!!!

    Talvez mencionar a corrida um pouco acima de média de Raikkonen que garantiu mas pontos para a Ferrari do que para a Mercedes.

    Vettel falhou… é humano!!!

    Alonso faz hora extra na Mcfezes… carro horrivel!!!

    O mais do mesmo.

    Vettel vai bem em umas…Hamilton vai bem em outras e torcemos para ser assim até o fim!!!

    A ferrari…bem, precisa arrumar um algo mais pois a versão b do motor mercedes caiu bem… Então errar daqui pra frente tá fora de questão!!!