FIA (da mãe)

F

Danny

SÃO PAULO | Como diria a solerte Nathalia de Vivo, a FIA e a Fórmula 1 nos dão motivos suficientes para debater e criticar no Paddock GP. Só que não dá para esperar até terça-feira para explicar o sistema de punição que conseguiu fazer a soma mais burra de todos os tempos, em que 2 + 3 não dá 5, mesmo dentro do formato abestalhado que a entidade criou anos atrás.

As penalizações no grid são um porre completo e chegaram a ter aberrações como a de 90 ou 100 lugares nos tempos em que Honda e McLaren fingiam se amar. Tentaram modificar o sistema, só que as quedas de posições seguiam acontecendo a rodo.

Nesta temporada, até que a coisa caminhava sem muitos percalços porque não haviam sido feitas tantas substituições de peças. Chegou na Áustria, e o negócio descambou. Albon e Sainz já sabiam que perderiam a vida e nem teriam por que treinar cônscios de que largariam no fundo do grid. Magnussen ia ganhar um +5 por troca de câmbio; Russell, +3 por atrapalhar Kvyat no Q1; e, por fim, Hamilton um +3 por atrapalhar Räikkönen.

Importante salientar um ponto: o item ‘c’ do artigo 35.2 do Regulamento Esportivo segue estabelecendo que as punições são aplicadas na ordem em que surgem, de modo que a de Hamilton é a última a ser contada no grid.

myWorld

Assim, a de Magnussen vem antes, o que lhe jogaria para 10º, fazendo Vettel subir um posto e indo para 9º. Norris, que subiria para 5º com a punição de Magnussen, passaria a ganhar mais um posto e ir para 4º, já que Hamilton desceria de 2º para 5º.

O próprio rapaz da McLaren chegou a celebrar no Twitter.

Parecia simples este caso, não? Pois é. Não. Porque a FIA divulgou que Hamilton larga em 4º e Norris em 5º.

Há uma nova normativa para esta patacoada. E, acredite, é tosca a ponto de não se conseguir fazer entender por palavras.

Agora, a punição acontece assim — e vou pegar pelos 10 primeiros, o Q3, para que não confunda ainda mais. O grid, em pista, foi assim:

1) LEC
2) HAM
3) VER
4) BOT
5) MAG
6) NOR
7) RAI
8) GIO
9) GAS
10) VET

Magnussen cai cinco posições. Mas os demais nomes não sobem, como seria comum. A posição de Kevin fica VAGA no grid, e ele passa a ficar AO LADO da posição do piloto que está ocupando seu novo lugar. Sim. É isso. Assim:

1) LEC
2) HAM
3) VER
4) BOT
5) 
6) NOR
7) RAI
8) GIO
9) GAS
10) VET | MAG +5

Daí tem a punição de Hamilton, que sai lá de 2º para ir para 5º.  Assim, Hamilton passa ao lugar onde estava Magnussen e não tem ninguém, deixando VAGO seu posto original. Fica:

1) LEC
2) 
3) VER
4) BOT
5) HAM +3
6) NOR
7) RAI
8) GIO
9) GAS
10) VET | MAG +5

Aí as punições são encerradas. Só assim há o ajuste. E, então, a aberração matemática e lógica:

1) LEC
2) VER
3) BOT
4) HAM
5) NOR
6) RAI
7) GIO
8) GAS
9) VET
10) MAG

Se eu bebesse, já teria aberto uma cerveja. Litrão. Pensando em tomar o segundo (não vago).

Sobre o Autor

Victor

Jornaleiro, dinamarquês, bebum, calhorda, galhofeiro, mulambo e autor de selfies com urnas. Tô sempre no Grande Prêmio e às vezes na ESPN

7 Comentários

Por Victor

O dono da bola


É jornalista, palmeirense, dinamarquês por opção e sempre pensou que ia ter de cobrir futebol antes de chegar ao automobilismo, que acompanha desde os 7 anos. E desde que se formou, está na Agência Warm Up e no Grande Prêmio, isso há mais de 13 anos. Neste tempo, foi colunista do iG, escreveu para 'Folha de S.Paulo', 'Lance!' , 'Quatro Rodas' e 'Revista Audi', foi repórter da edição brasileira da 'F1 Racing', cobriu F1, Stock Car, DTM, a Indy e quatro edições das 500 Milhas de Indianápolis, e outras categorias ‘in loco’. Agora também é comentarista dos canais ESPN. Conheceu cidades como Magdeburgo, São Luís, São Bento do Sul e Nova Santa Rita, traduziu um livro da Ferrari e já plantou um monte de árvores. Tem quem fale que seria um grande ator, mas ter ganhado o Troféu ACEESP 2011 como 'Melhor repórter' da imprensa escrita mostrou a escolha menos errada. Adora comida japonesa, música eletrônica e odeia ovo, ervilha e esperar. “Necessariamente nessa ordem", diz.
ASSINE O RSS

Arquivos

Categorias

Tags

Twitter

Publicidade

Facebook

Publicidade